Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: luisvvsó existe porque durante anos e anos o Estado não lhe pediu tudo o que precisava para gastar.

Não será antes assim: ....durante anos o estado gastou mais do que aquilo que eu lhe dava para ele gastar.
    Concordam com este comentário: eu, j cardoso, marco1, treker666, hfviegas, two-rok, Nessie
  2.  # 142

Colocado por: PicaretaAlguns dão conselhos, que se fossem seguidos pela generalidade das pessoas eles próprios perdiam o emprego!!!!

Mais ou menos. Porque é apenas uma questão de redistribuição de receitas.
    Por exemplo ao poupar no almoço do dia a dia comendo na empresa (aqui temos cozinha, com frigorífico, microondas, tostadeira, etc) ou indo almoçar, fico com mais dinheiro disponível para gastar em lazer ou noutros lados, como numa jantarada com os amigos, uma vez por mês. Ok, os restaurantes perdem um cliente de diarias, mas ganham um grupo a jantar e beber com menos contenção uma vez por mês.

Ok...a não ser que o dinheiro fique debaixo do colchão, o que nesta conjuntura em que também há uma crise de confiança no futuro é normal.
  3.  # 143

Não será antes assim: ....durante anos o estado gastou mais do que aquilo que eu lhe dava para ele gastar.

Até podia parecer que sim, mas... nao era você que lho dava, era ele que lho pedia/exigia. E por acaso até era ele que definia, grosso modo, quanto gastava e quanto cobrava (aqui, claro, sob pressão sua...)
  4.  # 144

Colocado por: hangas

Mais ou menos. Porque é apenas uma questão de redistribuição de receitas.
    Por exemplo ao poupar no almoço do dia a dia comendo na empresa (aqui temos cozinha, com frigorífico, microondas, tostadeira, etc) ou indo almoçar, fico com mais dinheiro disponível para gastar em lazer ou noutros lados, como numa jantarada com os amigos, uma vez por mês. Ok, os restaurantes perdem um cliente de diarias, mas ganham um grupo a jantar e beber com menos contenção uma vez por mês.

Ok...a não ser que o dinheiro fique debaixo do colchão, o que nesta conjuntura em que também há uma crise de confiança no futuro é normal.

Não. Quando se cortam brutalmente ordenados (o meu já o foi, e sê-lo-á mais), não há redistribuição de receitas. Nunca tive o hábito de almoçar fora de casa, mas almoçava e/ou jantava fora meia dúzia de vezes por mês. Em 2012? uma vez por mês. Em 2013? talvez uma vez por semestre.
    Não fica debaixo do colchão. Não entra e o que entra é gasto, basicamente, em despesas fixas, e em alguns extras para os filhos. Quem tem filhos ainda pequenos e vive de ordenados (sobretudo quando pagos pelo Estado) não pode deixa de sentir um enorme aperto no peito nos dias que correm.
    Concordam com este comentário: hangas, Nessie
  5.  # 145

.
  6.  # 146

.
  7.  # 147

Colocado por: hangas

Há muito mais programas como este, claro, mas dos que experimentei foi do que mais gostei. Mas até pode ser um excel.
    O importante é perceber quanto se ganha e onde é que se gasta e analisar onde se pode cortar.

Eu uso Excel! ;)
  8.  # 148

Claro, começaram todos a cortar nas despesas!

Remédio o nosso!
    Infelizmente (quase) tudo o que não é imprescindível tem que diminuir, não dando para tudo não vou cortar na comida, nem deixar de cumprir com as minhas obrigações (empréstimo,seguros, agua luz, gás, condomínio, etc). :/
  9.  # 149

Os carros são um sorvedouro de dinheiro. Gosto, mas dispenso. No entanto é divertido ver os ferraris nas revistas. :-)

Eu 100%

Acho os carros uma tecnologia falhada, antiquada, poluidora, agressiva, provavelmente aquilo q nos fica mais caro depois da casa.

Para mim, depois do q tenho a gora será um da gama do clio!!

Carro : ir de A para B
  10.  # 150

Colocado por: ParamonteCarro : ir de A para B

Falta-te imaginação. ;-)
  11.  # 151

Imaginação? Ok prefiro não falar nisso...se os carros falassem!!!
  12.  # 152

É bom ter carro de empresa, não é? E de preferência, com 5 lugares!
    Mas quem os tem/usufrui, deveria constar na folha de vencimento, porque só o facto de não pagar combustível, manutenção, impostos e seguros, implica que o seu ordenado anual REAL é MUITO superior àquilo que declara auferir! Isto porque não terá aquelas despesas.

Mas, estas pessoas depois queixam-se "ah e tal só ganho 600 euros..." pois, está bem, está... e o que poupas?

Ou seja, dos, imaginemos, 600 euros, consegue juntar 400 todos os meses. E ainda terá abonos e afins, além de menor IRS...
    Alguém que ganhe, p.ex., 1000 euros, mas necessite do carro diariamente, ao final do ano, contas feitas, se calhar nem 200 euros consegue juntar por mês!
    E agora, quem ganha mais?

Infelizmente nem todos vivemos nas grandes cidades, e precisamos dos automóveis para sobreviver!
    Onde moro não há transportes públicos dignos desse nome, por exemplo, para ir para o trabalho de transportes fazem-se cerca de 40km (15km de carro) , o que implica acordar bastante mais cedo e "andar às voltas" pela zona até chegar ao local de trabalho.

Bom, mas eu já dei a minha dica de poupança logo na 1ª página.
    Concordam com este comentário: treker666, two-rok
  13.  # 153

Colocado por: Nessie

Eu uso Excel! ;)

Eu uso uma folhinha simples de excel desde 2001, tenho todo o histórico resumido de consumo desde essa data.
  14.  # 154

Dica de poupança estapafurdia que me ocorreu ao escrever noutro tópico, em reunião de condominio mandar desligar os elevadores, deve ser uma poupança brutal em electricidade e manutenção, tambem poupa no ginásio porque subir 4 ou 5 andares com uns sacos cheios de compras ou filhos ao colo já é exercicio suficiente.
  15.  # 155

Mas, estas pessoas depois queixam-se "ah e tal só ganho 600 euros..." pois, está bem, está... e o que poupas?

Concordo!
    O meu marido trabalha a 80km de casa, e como aqui de transportes também está uma "bodega", tem que fazer 45km de carro para chegar a uma estação decente, e aí, sim: apanhar o comboio para Lisboa! Tão a ver o preço do gasóleo?
    Ainda ponderámos mudarmo-nos, mas não é nada viável: eu ficava automaticamente desempregada sem direito a subsídio de desemprego, e o que pagaríamos de renda iria sempre ultrapassar o valor que pagamos de empréstimo mais o gasóleo (comprámos há 9 anos, na altura em que ainda havia spreads a 0,6%). Não falando que em Lisboa os infantários não custam o mesmo que aqui...

Nós tínhamos dois carros, mas moramos mesmo na vila, pelo que estou perto do trabalho e do infantário da piolha. vamos a pé. Quando chove é lixado, mas estava-se a tornar insustentável ao fim do ano pagarmos 2 seguros, 2 inspecções e 2 selos, fora mudanças de óleo, etc.
    Lá foi o meu Punto(zinho) arranjar uma "dona" nova...
  16.  # 156

Colocado por: hfviegasDica de poupança estapafurdia que me ocorreu ao escrever noutro tópico, em reunião de condominio mandar desligar os elevadores, deve ser uma poupança brutal em electricidade e manutenção, tambem poupa no ginásio porque subir 4 ou 5 andares com uns sacos cheios de compras ou filhos ao colo já é exercicio suficiente.

lol
    Não é por aí, aqui no prédio estivemos mais de um ano com o elevador parado (precisava de uma reparação cara e não havia €€€) e digo-lhe já que não foi por aí... ;)
    Nem na parte da luz, nem na do emagrecimento, eheheheh

Eu uso a folha Excel, ao fim do mês é imprimida e arquivada num dossier só para isso, facturas em geral e restante papelada! ;)
  17.  # 157

Contas por alto

Electricidade - 35€ mês
    Manutenção - 1000€ anual
    Telfone - 19€ mês
    Dava-me uns 12,5€ por mês de poupança a cada condómino, se calhar 10€ vai fazer falta a muito boa gente, mais a poupança do ginásio :-)
  18.  # 158

Colocado por: hfviegas

Nós não gastamos tanto com o elevador.
    Há muitas empresas de manutenção a oferecer esse serviço durante pelo menos um ano, e até seguro.
    O que pedimos para fazer, e isso reduziu o consumo do elevador em quase metade, foi para deixarem o elevador parado no mesmo piso.
    Ele antes ao fim de x tempo parado, voltava ao piso 0, e gastávamos muito nisso.
    A conta da luz do prédio ronda os €25 mensais, com contagem dada mensalmente à EDP, e são 5 andares + 1.
    Telefone... que telefone?
    O número é fixo, e como há muitos condóminos que não pagam chamadas de fixo para fixo (quase se não todas as operadoras têm isso) acabamos por não pagar chamadas.
    Não sei, mas o facto é que pagamos €19/mês para o condomínio, e isso com a gestão, limpeza, manutenção e seguro do prédio com responsabilidade cruzada
  19.  # 159

Colocado por: Nessie

Nós não gastamos tanto com o elevador.
    Há muitas empresas de manutenção a oferecer esse serviço durante pelo menos um ano, e até seguro.
    O que pedimos para fazer, e isso reduziu o consumo do elevador em quase metade, foi para deixarem o elevador parado no mesmo piso.
    Ele antes ao fim de x tempo parado, voltava ao piso 0, e gastávamos muito nisso.
    A conta da luz do prédio ronda os €25 mensais, com contagem dada mensalmente à EDP, e são 5 andares + 1.
    Telefone... que telefone?
    O número é fixo, e como há muitos condóminos que não pagam chamadas de fixo para fixo (quase se não todas as operadoras têm isso) acabamos por não pagar chamadas.
    Não sei, mas o facto é que pagamos €19/mês para o condomínio, e isso com a gestão, limpeza, manutenção e seguro do prédio com responsabilidade cruzada

Os elevadores novos tem telefone, e é obrigatório ter uma linha telefónica do qual pagamos 19€ por mês à PT para não servir para nada.

Olha nós somos 5 andares mais 2 de garagens 10 inquilinos e pagamos 35€
  20.  # 160

Os elevadores são obrigados por lei a terem telefone, para quem fique preso possa contactar os serviços de emergência (linha de apoio da marca, ou outra)
    ;)

0.0365 seg. NEW