Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A ideia é mesmo esta. Indiquem técnicas e métodos para poupar o orçamento familiar.
    Esqueçam as óbvias pois essa já há muito que pratico
    - Deixar de jantar fora
    - Deixar de ir ao cinema
    - Deixar de fumar e de beber, deixar de "gostar de mulheres" está fora de questão.
    - Aproveitar as promoções
    - Reaproveitar as sobras de comida
    etc.
    Concordam com este comentário: LIMOURAO
  2.  # 2

Substituir o acto de ver televisão, filmes, jogar jogos de consola, ou surfar na internet, pelas velhas e boas conversas de família, jogos de tabuleiro, ou leitura de um bom livro à lareira.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., maria rodrigues, LIMOURAO
  3.  # 3

Colocado por: treladocaosurfar na internet

lá se vai o fórum da casa... :)
  4.  # 4

Minha contribuição.

Quem está a construir:
    - circuito de canalização das sanitas separado, como possibilidade de comutar para a água da companhia ou outra (furo/poço/reaproveitamento....)
    - se tiver água no terreno, aproveitar como poço/furo
    - circuito de iluminação separado das tomadas com possibilidade de usar uma UPS ou um banco de baterias para que, em conjunto com painéis solares/moinho produzir eletricidade
    - reaproveitar a águas das chuvas para um depósito generoso para usar nas sanitas/jardim
    - mesmo que agora queira trifásico, deixe a instalação de modo a passar para monofásica facilmente

Quem já construiu:
    - verificar se a taxa de potência de eletricidade é a melhor (quanto maior, mais paga)
    - se estiver em trifásico, ponderar mudar para monofásico
    - procurar pelo operador/es de comunicações mais económico (por vezes, escolher um produto de cada operador poderá ser mais vantajoso)
    - reduzir o tempo dos banhos, desligando a torneira quando está está literalmente a deitar água para o esgoto
    - colocar lâmpadas económicas (e verificar se mudar para LED fica de facto a poupar, por ex. uma economizadora de 9W dá mais luz - espalha mais - do que um LED de 9W)
    - desligar as boxs da tomada (não standby)
    - escolher percursos onde a condução seja mais fluída e sem grandes subidas
    - reservar no inicio de cada mês uma certa quantia para uma conta a prazo
    - refaça as contas que lhe são apresentadas (não aceitar porque dizem que é mais barato, comprove por si)
    - se já acabou o período de fidelidade, renegociar pacotes/preços
    - aceitar que tem de perder alguns benefícios/regalias/vícios/comodidades hoje para que amanhã não se arrependa (tipo, precisa mesmo dessa velocidade de net, desse pacote de minutos do telefone/móvel, desse serviço de TV)
    ... ...
  5.  # 5

Colocado por: Erga Omnes
    lá se vai o fórum da casa... :)

Ele questionou quanto ao "orçamento familiar", portanto, deduzo que as medidas pretendidas fossem para aplicar em casa...
    Logo, está à vontade para, fora de casa, poder continuar a surfar na internet.
  6.  # 6

A internet está incluida no pacote de telefone e não é descartavel pois é uma ferramenta de trabalho indespensavel.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  7.  # 7

boas
    acabar com as obras em casa.
    abraço
  8.  # 8

Colocado por: antonio almeidaboas
    acabar com as obras em casa.
    abraço

Você não diga isso nem a brincar. Então se o pessoal deixar de fazer obras em casa onde é que eu vou ganhar para a sopa?
    Concordam com este comentário: Luis K. W., two-rok
  9.  # 9

+ umas

- Se tiver terreno aproveite-o, em vez de uma relva que mete inveja ao vizinho e que lhe leva o dinheiro da carteira e a saúde, opte pelo cultivo de hortículas e frutícolas....
    - não compre com cartão de crédito se sabe que vai ter de pagar juros, adie a compra
    - aproveite os saldos e promoções (por vezes há na loja artigos em promoção por estarem apenas expostos)
    - pesquise muito antes de comprar (funcionalidade e preço)
    - não comprar por impulso
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012 editado

# 10

De tudo o que compro para casa guardo o talão ou o recibo e faço a distribuição numa pequena tabela, mensalmente.
    Parece idiota e perda de tempo...

Quando comecei a ver quanto gastava em cafézinhos, pastilhas e coisas 'parvas' por mês, tive um wake up call!

Outra dica que posso dar é: (e isto funciona comigo, claro, cada um sabe de si)

Fazer as compras da despensa mensalmente. Compro alguma quantidade de carne - há pessoas que não gostam de congelar durante muito tempo - eu compro a suficiente para o mês, nem que depois tape uns buracos se não chegar.
    Compro variada e antes de congelar separo tudo e preparo algumas refeições se for o caso, por exemplo;

Separo saquinhos de carne à bolonhesa;
    Panados;
    Hambúrgueres já condimentados;
    Bases para sopas;

Depois no resto do mês, e semanalmente vou comprando os frescos. Uma alface, tomates, queijo, etc, etc e tenho a regra dos 20€ por semana neste tipo de compras. Somos só dois, e se os excessos não forem todas as semanas é mais que suficiente. Não vivo reprimida, não.

Desde que temos casa tenho mais gosto em comer em casa, do que propriamente andar a experimentar restaurantes.

Atesto sempre o depósito, e consoante o meu dia-dia dá-me para 15 dias +/-, por isso obrigo-me a cumprir esse prazo e não faço grandes voltas desnecessárias.

Antes de comprar qualquer coisa que não seja essencial penso se for usar/olhar/tocar no próximos 6 meses, se a resposta não for logo um sim, por norma, não compro.

No início do mês, 'retiro' sempre 100€ do meu ordenado e guardo. Se não necessitar (mesmo!) de usar, guardo 'melhor' e finjo que não existem.

Faço de conta que não recebo sub. de férias e natal, e por isso não há despesas extras só porque os vou receber.

Programo a revisão geral do carro para o mês da inspecção.

Não tenho débitos directos - eu sou uma maníaca do controle e odeio não controlar quando me tiram dinheiro da conta. Assim recebo por carta e sei que tenho x dias para pagar. A única coisa que lá cai é a Via Verde que é coisa pouca.

No final do mês temos direito a um dia de desforra, que é onde comemos qualquer coisa fora e compramos umas coisinhas para a casa (estamos a mobilar).

De resto o bom-senso e a frase 'nunca se sabe o amanhã' deviam imperar, pois há muita gente que é 'chapa ganha, chapa gasta'. Já fui mais assim... mas entretanto surgiram outros objectivos e as pessoas aprendem e entram nos eixos.

Ah! Tenho uma varanda de 3x1.80 - Mas tenho pimentos, salsa, hortelã, alfaces, tomates e outras coisinhas. Não se poupa grande coisa nisto, mas enquanto se está 'a lavrar a terra' não se está a ver o telejornal - coisa que faz muito mal nos dias que correm.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., two-rok, jorgealves, Nia_, JPN761, maria rodrigues, leiria
  10.  # 11

"Acordei da parvoice", Deixei de encher o **** a gulosos.
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 12

Colocado por: TROLHA...consegue traduzir isso para linguagem de trolha?

levei com um barrote em cima e percebi que tinha de passar a usar capacete!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • dato
    • 12 outubro 2012

# 13

De tudo o que compro para casa guardo o talão ou o recibo e faço a distribuição numa pequena tabela, mensalmente.
    Parece idiota e perda de tempo...

Quando comecei a ver quanto gastava em cafézinhos, pastilhas e coisas 'parvas' por mês, tive um wake up call!

cheguei a fazer isso durante umas semanas, axo q ate tinha uma app no telefone, mm um abuso..lol

neste momento praticamente só tomo café em casa e deixei de fumar a um par de anos..só nestes dois vícios é uma pequena fortuna q se poupa
    isto sem falar na saúde q se ganha por n fumar
  11.  # 14

PORRAAAAAA
    Essas coisas já eu faço todas, vocês são uma cambada de ricaços sem imaginação.
    Formas de ganhar dinheiro extra sem ter que vender o corpito não hà?
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 15

Colocado por: zedasilvaFormas de ganhar dinheiro extra sem ter que vender o corpito não hà?

Uma vez por ano vou à feira da ladra vender.
  12.  # 16

Colocado por: imbs

Uma vez por ano vou à feira da ladra vender.

O corpito????????????
    • dato
    • 12 outubro 2012

# 17

Colocado por: zedasilva

O corpito????????????

tb se vende na feira? aqui no norte n há dessas coisas na feira..lol
  13.  # 18

Colocado por: dato

tb se vende na feira? aqui no norte n há dessas coisas na feira..lol

O pessoal do Norte sem foi muito quadradão
    •