Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já agora, o toyota tem um motor da peugeot, disseram-me quando fui fazer uma revisão...
  2.  # 2

Colocado por: rjmsilvaAgora mais a sério, o que eu acho que ajuda bastante é fazer uma lista dos gastos fixos mensais pra se ter uma noção de quanto se gasta e de quanto sobra para outros gastos e a partir dai fixar um montante mensal a poupar.

Pois eu faço isso, e a partir daí comecei a fazer orçamento mensal!
    Aí é que conseguimos ver o que realmente "ganhamos"!
    sei que antes não tinha controlo, pagava as contas e chegava ao fim do mês "tesa"
    Agora, é claro que chego ao fim do mês "tesa" na mesma, mas assim que entram os ordenados transfiro logo para outra conta o valor das despesas anuais, e para a conta poupança!
    E também utilizo o "sistema" do envelopes", levanto logo o dinheiro previsto para gasóleo, supermercado, comboio, ginástica da miúda, condomínio, agua, luz e cabovisão etc!
    Depois o "pouco" que fica na conta tem que durar até ao fim do mês! ;)

Se do dinheiro que levanto para despesas sobrar troco, esse vai para um mealheiro que fazemos de Janeiro a Dezembro, e ao fim do ano, conforme o que tivermos conseguido amealhar, geralmente compramos algo para a casa (o mealheiro do ano passado deu para mudar os varões e cortinados do nosso quarto, do da miúda, e trocar uns candeeiros que já estavam no apartamento do tempo da antiga dona...)

Cumps
  3.  # 3

Bom, esse sistema para mim não dava: lidar com dinheiro directamente, sou um despassarado a deixar cair dinheiro aqui e ali, e qualquer um me engana nos trocos, cartões de débito para mim tem q ser
  4.  # 4

Eu sempre disse que o DESIGN é capaz de arranjar uma solução para a maioria dos problemas.
    Mérito da colega Liz To designer canadiana aqui fica a solução para combater a conta do gás e ainda nos livrarmos de uma grande percentagem dos nossos políticos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
    • Nessie
    • 16 outubro 2012 editado

# 5

Paramonte, daí o sistema dos envelopes! ;)
    Só ando com o dinheiro quando o vou usar! ;)

Cumps
  5.  # 6

zadasilva: obg pela figura, acho q vou implementar um fogão assim muito prático, o mais dificil é a rede à volta, e aquele buraco de baixo
  6.  # 7

A rede segundo percebi era feita com cabides, já o buraco pode fazer com uma lata
    http://cargocollective.com/designedbyliz#thab
  7.  # 8

ah e tb há nucleo tipo tubo q eu faria quadrado em tijolo refrátário empilhado
  8.  # 9

Tenho ai algures uma foto de um fogão a lenha antigo feito de ferro (penso), que está em casa da minha avó. Se encontrar anexo aqui.
    • hangas

# 10

Colocado por: ParamonteBom, esse sistema para mim não dava: lidar com dinheiro directamente, sou um despassarado a deixar cair dinheiro aqui e ali, e qualquer um me engana nos trocos, cartões de débito para mim tem q ser

Eu uso o site buxfer.com é um gestor de finanças pessoal online e é gratuito com algumas limitações, como por exemplo a limitação a 5 budgets.

Também não uso dinheiro.. é tudo com cartões para ficar registado. Já cheguei a comprar pão no continente, e pagar 70c com o cartão! :)
    E como uso home banking, faço regularmente o upload dos movimentos (faço download dos sites dos bancos em XLS ou CSV) e classifico as despesas. Depois é só analisar gráficos.
    Já uso isto há 3 anos e dá perfeitamente para ver a evolução dos gastos nas diversas categorias.

Criei também budgets para varios grupos de despesas, como carro, casa, alimentação, etc. Uns mensais, outros anuais.

Há muito mais programas como este, claro, mas dos que experimentei foi do que mais gostei. Mas até pode ser um excel.
    O importante é perceber quanto se ganha e onde é que se gasta e analisar onde se pode cortar.

Por exemplo, há 3 anos ia sempre almoçar com os colegas em tascos ou botecos com diarias ou então fast food nos shoppings, quando percebi (visualmente num gráfico) que só nisso se iam mais de 150Eur todos os meses passei a almoçar em casa e gastar em média 35Eur em vez dos 150 e a comer melhor! E ainda me dou ao luxo de fazer o almoço na hora!
    Concordam com este comentário: Nessie
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte, two-rok
  9.  # 11

E para quem não pode ir almoçar a casa a solução é mesmo levar.

Eu comprei na Decathlon uns termos muitos geitosos em inox, não para líquidos, mas para comida.

As empresas deveriam ter um espaço para pequenas refeições c\ micro ondas e frigo
  10.  # 12

Colocado por: ParamonteAs empresas deveriam ter um espaço para pequenas refeições c\ micro ondas e frigo

Aqui a cozinha estava a abarrotar, agora está tipo chouriço. :| É uma pena perder-se a parte social de ir almoçar fora com os colegas, mas cada vez mais é um luxo fazer isso. Onde trabalho um almoço normal fica entre 6 a 10€, multiplicado por 22 é uma fortuna. Almoçar no trabalho também tem a vantagem de ser muito mais rápido.
  11.  # 13

em Inglaterra é muito habitual haver esse espaço de refeições, na China e no Japão, é só levantar o teclado...
  12.  # 14

O que vale é que apenas uma minoria da população lê este tópico, ainda bem porque caso seguissem os conselhos que aqui dão, as lojas fechavam todas, os restaurantes desapareciam, stands de automóveis idem, desemprego nos 50%, enfim era o desastre. A redução do consumo provoca desemprego.

Alguns dão conselhos, que se fossem seguidos pela generalidade das pessoas eles próprios perdiam o emprego!!!!

PS: Eu também poupo, mas não digo nada a ninguém, para ver se os outros consomem :-))
    Concordam com este comentário: costa3333, ps casa, jp2011
    • eu
    • 16 outubro 2012

# 15

Colocado por: Picaretaas lojas fechavam todas, os restaurantes desapareciam, stands de automóveis idem

Você ainda não reparou que isto já está em marcha?
    • eu
    • 16 outubro 2012

# 16

Colocado por: PicaretaAlguns dão conselhos, que se fossem seguidos pela generalidade das pessoas eles próprios perdiam o emprego!!!!

Há pessoas que têm mesmo que poupar, pois já não têm alternativa.
    Concordam com este comentário: marco1, Picareta
    • becas

# 17

Colocado por: PicaretaO que vale é que apenas uma minoria da população lê este tópico, ainda bem porque caso seguissem os conselhos que aqui dão, as lojas fechavam todas, os restaurantes desapareciam, stands de automóveis idem, desemprego nos 50%, enfim era o desastre. A redução do consumo provoca desemprego.

Alguns dão conselhos, que se fossem seguidos pela generalidade das pessoas eles próprios perdiam o emprego!!!!

E o que é que vai acontecer no(s) próximo(s) ano(s), quando todos, mas sobretudo a franja da população que ganha um bocadinho acima da média, deixar mais de metade do seu ordenado em impostos? Aqueles que, apesar de tudo, ainda se davam ao "luxo" de comer fora ocasionalmente, ter empregada doméstica um ou dois dias por semana, comprar algumas peças de roupa por estação ou passar um outro fim-de-semana em hotéis?
    Alguém tem ilusões sobre o descalabro que representará o aumento brutal do IRS (no meu agregado, a subida será superior a 20%, pelo que tudo indica) sobre a economia local?
    Pobre país...pobres nós todos.
  13.  # 18

Colocado por: euVocê ainda não reparou que isto já está em marcha?

Claro, começaram todos a cortar nas despesas!
  14.  # 19

ainda bem porque caso seguissem os conselhos que aqui dão, as lojas fechavam todas, os restaurantes desapareciam, stands de automóveis idem, desemprego nos 50%, enfim era o desastre. A redução do consumo provoca desemprego.

Tem que ir um bocado atrás: a redução do consumo não cai do céu. O consumo a que estamos habituados, que tomamos por natural, e que agora tem que reduzir, só existe porque durante anos e anos o Estado não lhe pediu tudo o que precisava para gastar. Assim, o Estado gastava 100 e só nos pedia 90. Os outros 10 eram a crédito. Esses 10 continuaram no nosso bolso, e foram consumidos por nós - o que permitiu alimentar negócios e despesas que não existiriam de outra forma. Agora, que o Estado está a aproximar o que gasta do que recebe, vamos percebendo que o Estado gasta demais.
    Se calhar, o que temos que ver é : para o Estado gastar aquilo tudo, nós temos que gastar menos.

Portanto, a lição a tirar é : o aumento da despesas do Estado implica, em algum momento, a diminuição do consumo privado. O aumento da despesa do Estado faz mal ao emprego.
  15.  # 20

0.0347 seg. NEW