Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros Foristas,

Estou a remodelar e a ampliar a minha moradia e gostava de ter a V/ opinião relativamente à distribuição dos circuitos de iluminação, tomadas e ITED. Comentários são muito bem vindos.
    em anexo coloca a planta do 3 pisos com os circuitos identificados com cores. Os espaços sem circuitos representam áreas que não vão sofrer alteração.
  2.  # 2

3.  # 3

4.  # 4

confesso que fico muito apreensivo quando vejo um desenho destes,

1º já consultou o electricista que vai fazer este trabalho? Vai ter um profissional a executar as alterações?
    2º falou em circuitos, mas a unica coisa que se vê é localização\distribuição de aparelhos e comandos!
    3º uma legenda seria sempre bem vinda
    4º falou em ITED, mas não apresenta nada relacionado com ele,

um conselho: comece por falar com um electrecista,
  5.  # 5

A ideia é ter um esquema básico para poder consultar os eelectricistas e depois de selecionado o profissional será afinada a proposta. Relativamente aos circuitos estão marcados com traços de várias cores.
  6.  # 6

Relativamente ao ITED não coloquei nada no esquema mas vou acrescentar e actualizo
  7.  # 7

Junto também o ITED para que possam dar a V/ opinião e sugestões sobre as melhores opções de iluminação para as várias divisões. Estou igualmente a analisar várias soluções em LED
    • SVM
    • 22 outubro 2012 editado

# 8

Boas!
    Não se consegue perceber o diametro dos tubos... se conseguir coloque novas imagens.
    Conselhos: Deixar um tubo para o VideoPorteiro para se eventualmente quiser, injectar o sinal do VP na rede de distribuiçao da TV
    A mesma situação para a CCTV se existente
    A mesma situação para o comunicador da Intrusão, se existente...

no piso superior, coloque a localizaçao prevista das camas, nos quartos mais pequenos, as tomadas parecem-me mal localizadas... nada como colocar mobiliário...
    Na cozinha, imagine que está a comer na mesa, veja onde está a TV...imagine os tachos a fumegar... etc... etc...
    por fim... substitua a I3 no piso1 por uma C0. fica mais bem servido e a nível de execução para o instalador colocar aqueles tubos todos numa I3 é quase impossível.

Abraço
  8.  # 9

SVM,

Obrigado pelos seus preciosos conselhos nem me tinha ocorrido a questão do vídeo porteiro! coloco aqui novas imagens para que me possa dar a sua opinião mas pedia-lhe desde já um esclarecimento qual a diferença entre I3 e C0 enfim na realidade ao que se refere mesmo esta designação? e o símbolo -F no circulo (fibra óptica?) ainda uma curiosidade se tiver um sistema de som na sala a que tipo de tomada ligo para que possa por exemplo sair nas colunas ligando noutra tomada perto do sofá?

Frapiment
  9.  # 10

10.  # 11

Alguém pode explicar estas designações no ITED?
    • SVM
    • 29 outubro 2012

# 12

olá Frapiment...
    estou de fugida, embora tenha de cabeça uma ou outra consideração que queira fazer ao teu projecto.
    -F e +F é uma denominação que significa mais e menos favorável no caso das tomadas de TV, sabendo assim o intervalo em que o sinal de TV tem que estar dentro de casa.
    em relação a I3 e C0, são caixas de passagem em que a única diferença é a dimensão, nada mais. Se o electricista se sentir confortável em meter todos aqueles tubos numa I3...

em relação ao som, são infraestruturas distintas... primeiro escolhe o sistema de som, ve a infraestrutura base e depois faz um esboço das necessidades.
    Voltamos a falar amanha.
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frapiment
  11.  # 13

Neste caso significa que não esta previsto fibra no projecto mas não e necessário? Quanto ao som o que necessito e simples uma entrada de som atrás do móvel da tv na sala e uma saída numa tomada atrás do sofá. Se existisse infraestrutura de fibra não ficava resolvido?
  12.  # 14

Não misture tecnologias, uma é o sistema de som. Outra é o sistema de dados/ telecomunicações, que poderá ser através de fibra optica.
    depois injecta o som na fibra como? As colunas (atrás do sofá) estão preparadas para entrada optica?
    Em sistemas A/V, a unica fibra optica que tenho é entre o amplificador e os equipamentos A/V.
  13.  # 15

Se entendo bem o ideal será ter então um sistema independente mais simples como por exemplo um simples caminho de cabos entre a saida do sistema de som e o ponto onde quero as colunas?
  14.  # 16

Relativamente à iluminação estava a pensar nestas referências

Escadas:
    Aplique parede 1110-G9
    Luz de presença inferior Ivela 2400-10-31

Sancas:
    Fita de LED (alguma marca modelo que aconselham?)

Tectos:
    Focos de tecto quadrados lacado branco com led (alguma marca modelo que aconselham?)

Exterior:
    Aplique exterior LEDS C4 05-9229-z5 ou 05-9177-z5-b8
    Focos de chão deck LEDS C4 55-9243-54-B8
    • nfc
    • 14 dezembro 2012

# 17

Boa tarde,
    Se o projeto é depois de 1 de Abril de 2010 então terá que ter de acordo com DL 123 mais conhecido pelo ITED 2ª edição que diz que tem que ter no minimo duas tomadas de par de cobre CAT6 e um de coaxial em todos os quartos, salas e cozinhas e numa zona à sua escolha terá que ter a zap (zona de acesso privilégiado) que terá de estar num espelho unico duas tomadas de PC duas de CC e duas de fibra óptica do tipo monomodo SC-APC. Está instalação que ninguém liga nada é das nais importantes da infraestrutura da habitação por isso é que quando chega o operador ele passa fios pela parede, mete cola para segurar os fios, faz furos na parede etc... porque ninguém faz bem esta parte. Ter muita atenção à rede de telecomunicações do edifício.
    A fibra é unicamente para garantir a chegada do operador numa tomada em sua casa e nada mais. A fibra que se fala para o áudio normalmente são duas uma TX outra RX é do tipo Multimodo e fichas SC, LC ou específicas do fabricante.
    • nfc
    • 14 dezembro 2012

# 18

Quanto à iluminação veja bem o que escolhe pois tem que "casar" bem o tipo de interruptor ou variador em relação ao tipo de leds ou iluminação que vai escolher. Atenção às potencias quando um interruptor diz que até 2500 W normalmente é para cargas resistivas ou capacitivas e nunca indutivas. Não se pode sumar o consumo dos leds até um total de 2500W isto é só um exemplo. Quanto a variadores ainda é mais especifico. Compre sempre marcas com nome no mercado senão o que durava 100000 horas dura só 100...
    Cumps,
    • nfc
    • 14 dezembro 2012

# 19

Já vi que tem projecto ITED 2ª edição está tudo OK , um concelho a não colocar CATI e sim colocar um ATI em condições que tenha espaço para dois ativos. Evita assim de ter duas caixas em separado, mais caixas mas tampas mais buracos. A fibra esta na sala juntamente com o coaxial e o par de cobre. Depende da aparelhagem que vai colocar mas terá que estar tudo no mesmo espelho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frapiment
    • r.v
    • 14 dezembro 2012

# 20

concordo com o nfc. cuidado com o diametro interior do tubo.muita gente nao liga a isso e depois da buraco.mas acho que a ali um erro no diametro do tubo que vai para o quarto esquerdo que vai levar 5 cabos.devia ser de 32 senao estou em erro.ou dois de 25 ate o primeira tomada

0.0219 seg. NEW