Iniciar sessão ou registar-se
    • 9121
    • 15 outubro 2012 editado

     # 1

    Bom dia a todos vós.

    Mais uma vez recorro ao fórum no sentido de me elucidarem e/ou ajudarem-me.
    Como já aqui referi, estou a construir uma moradia e que pena tenho eu, não ter encontrado este sítio mais cedo.
    Tenho uma série de “anomalias” que gostava de ver “debatidas” para assim resolver da melhor maneira possível.

    Começo pela mais grave. O chão da moradia no rés-do-chão é todo igual. Assim, sala de estar, jantar, cozinha, wc, escritório e hall é todo em cerâmica branca retificada 60x60. Acontece que aquando da aplicação faltaram duas caixas. Foram pedidas ao fornecedor logo de seguida, no entanto tardaram a chegar. Como no hall e cozinha as soleiras tiverem que ser retificadas, foram esses os locais deixados para trás (recantos chegados as soleiras, não todo o local).
    Resumindo a coisa: Passado algum bom tempo e aquando da aplicação o “aplicador da cerâmica” não teve o cuidado de me alertar que as mesmas tinham uma tonalidade ligeiramente diferente das “originais”.

    Resultado:

    Image Hosted by ImageShack.us


    Zonas afetadas:
    Hall:
    Image Hosted by ImageShack.us


    Cozinha:
    Image Hosted by ImageShack.us


    Enquadramento geral:
    Image Hosted by ImageShack.us


    No meu entender de leigo na situação, só me restam 3 soluções:
    a. Deixar morrer a “coisa” assim;
    b. Alterar o chão aqueles locais criando zonas específicas delimitadas pelo chão, já que “não existe” paredes;
    c. Criar um chão com tonalidades diferentes, isto é, comprar “meia dúzia” de caixas com a tonalidade da segunda aplicação, arrancar/retirar em todos os compartimentos tijoleiras já aplicadas “originais” e aplicar as segundas. Sei que vai dar muito trabalho e “lavoura”;
    d. Algo sugerido por vós;

    A título de exemplo da opção c:
    Image Hosted by ImageShack.us



    A segunda situação que gostaria de obter ajuda é no seguinte.
    A moradia deveria ter sido implantada no terreno paralela ao muro de delimitação do terreno (zona de acesso ao carro), mas ficou com um “erro” de cerca de 20cm. Qual poderia ser a correção, no vosso entender, a fazer para que fique paralela?

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us


    a. Esquecer a ideia;
    b. Fazer a correção no “passadiço” colado à casa, pondo-o paralelo ao muro e retificando depois a calçada;
    c. Sair o euromilhões, deitar o muro de vedação abaixo e fazer um novo paralelo. Ehheh;
    d. Outra, sugerida por vós.


    Terceiro e último. Tenho uns bons m² de terreno para jardim. A minha esposa gostava de plantar uma árvore de crescimento rápido, que ficasse alta 7/8 metros para gosto pessoal e para dar “algum destaque” à casa. Uma só para este fim. Pensei num pinheiro bravo (? disseram-me que era uma árvore de crescimento rápido) para obter esse resultado. Que dizem? Sugeriam outra árvore?

    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    De referir que não tendo nenhuma vista deslumbrante, tenho uma visão desafogada no local onde está a casa, pelo que a uns bons 300/400 metros de distância já se vê a casa e tendo a árvore por detrás da casa, daria a meu ver um “toquezinho pessoal”. Ou não!

    A título de exemplo, mas não tão basto/denso. Metade disso.
    Image Hosted by ImageShack.us


    Caso necessitem de algo mais (foto, dados, etc.) indiquem por favor.

    A todos que leram, o meu muito obrigado!

    A todos que leram e me possam ajudar com algumas ideias/dicas, o meu muito e muito obrigado!

    Antecipadamente grato.
  1.  # 2

    Boa tarde,

    1ª Questão - A solução é arrancar as pedras de tonalidade diferente e arranjar umas iguais, você gastou muito dinheiro para ficarem assim.
    2ª Questão - Pode fazer uma pequena pala em betão armado para quebrar essa diferença.
    3ª Questão - O pinheiro obriga a muita limpeza, o melhor são os cedros ou cipestres à volta do muro.

    Cumpts

    Santos
  2.  # 3

    a 2ª é um não problema, não faça nada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rodrigo Cruz, hausbau
    • 9121
    • 15 outubro 2012

     # 4

    Colocado por: Eng.º SantosBoa tarde,

    1ª Questão - A solução é arrancar as pedras de tonalidade diferente e arranjar umas iguais, você gastou muito dinheiro para ficarem assim.
    2ª Questão - Pode fazer uma pequena pala em betão armado para quebrar essa diferença.
    3ª Questão - O pinheiro obriga a muita limpeza, o melhor são os cedros ou cipestres à volta do muro.

    Cumpts

    Santos


    Antes de mais, obrigado pela ajuda.

    1ª questão: Não é possível arranjar peças daquela tonalidade. Lote acabado. Recorri a isso depois de ver o "trabalho"!! Há a possibilidade de partir uma peça e com um pedaço entregar ao vendedor que por sua vez entregaria à fabrica/armazém/revendedor, para dentro dos lotes que têm ver qual é o que mais se aproxima da tonalidade.

    2ª questão: Peço-lhe desculpa, mas não entendi o que me queria dizer. Se puder explicar por outras palavras e/ou imagens, agradeço.

    3ª questão: É apenas uma única árvore, não árvores a ladear o muro de vedação. Sendo uma e pouco densa, certamente dará trabalho de limpeza, mas será menor.
  3.  # 5

    tem fotos das portas interiores da habitação?
    • 9121
    • 15 outubro 2012

     # 6

    Colocado por: marco1a 2ª é um não problema, não faça nada.


    Caro Marco1, é efetivamente um "problema", no entanto entendo o que me quer dizer. Obrigado.
    • 9121
    • 15 outubro 2012 editado

     # 7

    Colocado por: sergyiotem fotos das portas interiores da habitação?


    Não tenho, mas posso tirar. :) No entanto apenas as portas de entrada (frente, traseira e acesso à cozinha-sala (e vice-versa) é que são até ao tecto. Esta caraterística é que o fez questionar sobre as fotos? Se sim, são essas as fotos. As outras portas são normais. No entanto "postarei" imagens das mesmas caso precise.
  4.  # 8

    ... A ARVORE... essa espécie não é adequada, e crescimento rápido, com esse porte da foto, daqui a 30 anos.

    Os seus "problemas", excepto o 1º, necessitam de uma abordagem técnica... deveria:
    - Quanto a solução para o desalinhamento... se realmente o chateia.... peça opinião ao autor do projecto de arquitectura.
    - Os arranjos exteriores... se o seu técnico não está quallificado/ mostra interesse, deve contactar um Arquitecto paisagista... Existem diversas maneiras de abordar o tema.. e possivlemente a maior parte delas não passa por plantar uma arvore.. do que vi, não sei se vai valorizar alguma coisa...

    Opinião: Realmente a obra parece um pouco descontextualizada na envolvente.. possivelmente necessita de criar uma massa vegetal envolvente... vai demorar...
    • 9121
    • 15 outubro 2012 editado

     # 9

    Colocado por: Pedro Barradas... A ARVORE... essa espécie não é adequada, e crescimento rápido, com esse porte da foto, daqui a 30 anos.

    Os seus "problemas", excepto o 1º, necessitam de uma abordagem técnica... deveria:
    Quanto a solução para o desalinhamento... se realmente o chateia.... peça opinião ao autor do projecto de arquitectura.
    aos arranjos exteriores... se o seu técnico não está qaulificado mostra interesse, deve contactar um Arquitecto paisagista... Existem diversas maneiras de abordar o tema.. e possivlemente a maior parte delas não passa por plantar uma arvore.. do que vi, não sei se vai valorizar alguma coisa...

    Realmente a obra parece um pouco descontextualizada na envolvente.. posivelmente necessita de criar uma massa vegetal envolvente... vai demorar...


    Caro sr. Pedro. A árvore da foto serviu como exemplo. Sei que para ter aquele porte necessita de muitos anos. No entanto "como queria" uma com uns 6/7 metros talvez precise de menos anos. No entanto a melhor observação que pude constatar é : ...ARVORE... essa espécie não é adequada (...). (ponto). Pode-me indicar uma alternativa com as caraterísticas descritas acima?

    Realmente o desalinhamento chateia-me! Não gosto. Infelizmente o autor do projeto não está capaz de trabalhar (doente!). Como a casa está "acabada", estou a trabalhar por minha "conta e medida".

    Quanto ao jardim, tenho uma ideia um pouco minimalista da "coisa". Relva e um ou outro "apontamento". A árvore é/era a tentativa de um "destaque". Espero ter-me explicado da melhor forma. Creio que o conselho de um profissional/equipa me poderá ajudar.

    Se fosse possível, gostaria que por outras palavras me explicasse o que quer dizer com esta afirmação: (...)Realmente a obra parece um pouco descontextualizada na envolvente.. posivelmente necessita de criar uma massa vegetal envolvente... vai demorar.(...)

    Já agora, se possível, qual é a sua opinião para o ponto 1.

    Muito obrigado.
  5.  # 10

    Peço desculpa pelo desenho, mas acho que dá para perceber....
    Criar uma pequena pala em Betão armada a começar com 20cm e a terminar em 0cm.

    Quanto à árvore, ficava bem uma oliveira com uns aninhos!!!

    Cumpts

    Santos
      vistaentradarampasmall.jpg
  6.  # 11

    Colocado por: 9121


    Caro sr. Pedro. A árvore da foto serviu como exemplo. Sei que para ter aquele porte necessita de muitos anos. No entanto "como queria" uma com uns 6/7 metros talvez precise de menos anos. No entanto a melhor observação que pude constatar é :...ARVORE... essa espécie não é adequada (...). (ponto). Pode-me indicar uma alternativa com as caraterísticas descritas acima?

    Realmente o desalinhamento chateia-me! Não gosto. Infelizmente o autor do projeto não está capaz de trabalhar (doente!). Como a casa está "acabada", estou a trabalhar por minha "conta e medida".

    Quanto ao jardim, tenho uma ideia um pouco minimalista da "coisa". Relva e um ou outro "apontamento". A árvore é/era a tentativa de um "destaque". Espero ter-me explicado da melhor forma. Creio que o conselho de um profissional/equipa me poderá ajudar.

    Se fosse possível, gostaria que por outras palavras me explicasse o que quer dizer com esta afirmação: (...)Realmente a obra parece um pouco descontextualizada na envolvente.. posivelmente necessita de criar uma massa vegetal envolvente... vai demorar.(...)

    Já agora, se possível, qual é a sua opinião para o ponto 1.

    Muito obrigado.



    tem fotos das carpintarias?
    • 9121
    • 15 outubro 2012

     # 12

    Colocado por: Eng.º SantosPeço desculpa pelo desenho, mas acho que dá para perceber....
    Criar uma pequena pala em Betão armada a começar com 20cm e a terminar em 0cm.

    Quanto à árvore, ficava bem uma oliveira com uns aninhos!!!

    Cumpts


    Obrigado pela ajuda, mas não gosto da ideia. Aliás, o primeiro volume que retrata o desalinhamento é o passeio envolvente à casa. A solução que apresenta não iria resolver em nada.

    A ideia da ávore é ser uma alta. A oliveira não preenche esses requesitos (acho!) e até porque já tenho uma.

    Obrigado.
    • 9121
    • 15 outubro 2012 editado

     # 13

    Colocado por: sergyio
    tem fotos das carpintarias?


    Qual a razão de citar o texto que citou. Engano? Peço desculpa, mas não entendi a relação.

    Não tenho fotos aqui. Logo tiro e amanhã coloco-as aqui.

    Cumprimentos.
  7.  # 14

    Discordei com o forista Eng. santos, pois penso que ninguém notará esse desvio de 20 cm, enquanto que se puser a pala vai destacar esse desvio e a nível estético não favorecerá a casa. Eu deixaria como está...
    Concordam com este comentário: 9121
  8.  # 15

    Colocado por: 9121

    Qual a razão de citar o texto que citou. Engano? Peço desculpa, mas não entendi a relação.

    Não tenho fotos aqui. Logo tiro e amanhã coloco-as aqui.

    Cumprimentos.


    foi engano... a minha questão é porque pareceu-me ter portas até ao tecto e gostaria de as ver melhor... onde é a sua casa?
    • 9121
    • 15 outubro 2012 editado

     # 16

    Colocado por: sergyio

    foi engano... a minha questão é porque pareceu-me ter portas até ao tecto e gostaria de as ver melhor... onde é a sua casa?


    Sim, tenho portas até ao tecto. Para ser específico, essas três que aparecem nas imagens, como descrevi acima numa resposta à sua pergunta.

    As restantes são "normais" como mostra mal, (porque a intenção não era fotografar essa zona) esta imagem de acesso ao escritório (lado esquerdo da imagem):

    Image Hosted by ImageShack.us



    A casa localiza-se na zona de Santa Maria da Feira, distrito Aveiro. Caso seja de perto, convido-o a ver as portas. :)
  9.  # 17

    9121

    acho que devia alargar a calçada até ao alinhamento da casa ou seja apartir do portão de entrada até ao maciço do alpendre ( onde está o pilar redondo) e da rampa ( passadiço) ou seja este gesto iria soltar esse maciço mais ou menos assim:
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 18

    Problema 1:
    Quem comprou o mosaico? Quem fez a medição?

    Problema 2:
    Devo ter algum problema de visão, porque parece que só eu é que não vejo o desalinhamento!!!!!

    Problema 3:
    Não é problema, escolha uma árvore que goste e plante-a.
    • 9121
    • 15 outubro 2012 editado

     # 19

    Colocado por: PicaretaProblema 1:
    Quem comprou o mosaico? Quem fez a medição?

    Problema 2:
    Devo ter algum problema de visão, porque parece que só eu é que não vejo o desalinhamento!!!!!

    Problema 3:
    Não é problema, escolha uma árvore que goste e plante-a.


    P1: Fui eu que os comprei. Quem fez a medição foi o vendedor/revendedor.

    P2: Existe realmente um desalinhamento. Mínimo, mas existe. Hoje tirarei melhores fotos e amanhã coloco-as cá.

    P3: Não é propriamente um problema, nem coisa que o valha, apenas gostaria de "ouvir" a opinião de alguém(s) entendido na matéria que me possa ajudar e ilucidar.
    • 9121
    • 15 outubro 2012

     # 20

    Colocado por: TROLHA...um Pinheiro Manso.

    eu gosto muito.
    Concordam com este comentário:J.C


    Também gosto. Dizem que o bravo tem um crescimento mais rápido. É verdade?

    Amanhã coloco aqui imagens do enquadramento geral da localização da casa e do que a rodeia.
 
0.0255 seg. NEW