Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho passado por este forum mas como visitante e ainda não encontrei uma resposta válida para mim. Por essa razão registei-me... Se alguém me puder elucidar agradeço.

    O seguinte cenário:

    Tenho aquecimento central em casa a gasóleo, para aquecer a casa no Inverno o consumo a gasóleo anda pelos 1000 l e a poupar... A caldeira que tenho de aquecimento a gasóleo já tem uns 12 anos. Surgiu uma oferta de instalação de novo equipamento, tanque canalizações necessárias (exterior) e caldeira. Isto de forma gratuita, comprometendo-me a comprar o gás a granel à empresa instaladora.

    Será que compensa o consumo do gás a granel comparando com o gasóleo? O consumo de gás anual para fogão e pouco mais anda pelos 100€. Ou existem outra soluções mais económicas?
    O consumo do gás a granel é idêntico ao gasóleo?
    As caldeiras do gás a granel são todas iguais ou devo ter algum cuidado especifico (devem existir com diferentes rendimentos e consumos)?

    Obrigado pela vossa colaboração
  2.  # 2

    O gás é mais caro que o gasóleo, mas a nível de manutenção não tem nada a ver, o gas é muito mais limpinho, o gasóleo ao fim de uns anos é uma chatice...
  3.  # 3

    gás menos manutencão mas bastante mais caro q gasóleo
    Concordam com este comentário: Nessie
    • eu
    • 15 outubro 2012

     # 4

    Eu não apostaria nem em gasóleo nem em gás... já pensou em AC ?
    • zeto
    • 15 outubro 2012

     # 5

    O AC para aquecer ou arrefecer é bom, só tem um problema
    "0 ruido" mesmo que o nivel de ruido seja 20/25 db
    Não é nada agradavél quando a noite está tudo em silencio e queremos dormir
    E se ouve esse ruido da ventilação.
    Concordam com este comentário: m.martins
  4.  # 6

    o problema é esse, o barulho encomoda um bocadinho
  5.  # 7

    Para atenuar i ruído, q pode na veradade ser um problema
    1. Afastar a unidade exterior do compartimento a aquecer/arrefecer

    2. Escolher marcas com baixo nível de dB´s

    3. usar sinoblocos
  6.  # 8

    Obrigado pelas dicas. Mas AC está fora de questão. O gasóleo não é muito mais caro que o gás a granel? O consumo não é equivalente 1 litro de gasóleo não é equivalente a 1 litro de gás a granel?
  7.  # 9

    Colocado por: LuisFilBom dia,

    Tenho aquecimento central em casa a gasóleo, para aquecer a casa no Inverno o consumo a gasóleo anda pelos 1000 l e a poupar...


    Boas,

    Então já pensou em substituir essa caldeira a gasóleo por uma bomba de calor de alta temperatura? Esta troca irá permitir uma poupança de +/- 75% se diz que gasta 1000l de gasóleo por ano para aquecimento então para um custo de 1,34€/litro de gasóleo de aquecimento irá gastar 1340€ p/ano... Com a bomba de calor irá poupar +/- 1000 € por ano, fora os custos de manutenção da caldeira que são elevados e o dado que com o passar dos anos o rendimento desta tende sempre a cair.

    Atenção que esta é apenas a minha opinião.

    Cpts
  8.  # 10

    Colocado por: LuisFil... Surgiu uma oferta de instalação de novo equipamento, tanque canalizações necessárias (exterior) e caldeira. Isto de forma gratuita, comprometendo-me a comprar o gás a granel à empresa instaladora.


    E a que preço é fornecido o gás a granel depois pela empresa instaladora, e qual a duração do vinculo.... Olhe que quando a esmola é grande o pobre desconfia.
  9.  # 11

    rfcm_85 obrigado pela pela sugestão de substituição da caldeira por uma bomba de calor de alta temperatura, este sistema não inclui novas tubagens (a nível exterior). O preço do gás a granel será o mesmo do mercado Repsol, o prazo de fidelização é de 10manos
  10.  # 12

    Colocado por: LuisFil este sistema não inclui novas tubagens (a nível exterior)


    Nem por isso... a substituição é relativamente simples... basta retirar a caldeira e colocar o módulo interior da bomba de calor, as ligações aos equipamentos terminais são as mesmas. Unicamente é necessário a passagem de duas linhas de cobre à unidade que tem de ficar no exterior.


    Colocado por: LuisFil O preço do gás a granel será o mesmo do mercado Repsol, o prazo de fidelização é de 10manos


    10 anos é muito tempo... Já agora é gás natural?
  11.  # 13

    Gás a granel. Já agora essa solução anda por que valores? Desculpa a pergunta mas não percebo nem domino nada sobre aquecimentos...
  12.  # 14

    Já agora estive a ver na net e encontrei isto, tem alguma coisa a ver? O problema destas soluções é o preço de inicial...
  13.  # 15

    Colocado por: LuisFil Já agora essa solução anda por que valores?


    Os valores depende das característica da habitação.... Qual é a área da habitação?
  14.  # 16

    estamos a falar de aprox. 220m2
  15.  # 17

    Bomba de calor custa à volta de 9800 € (daikin)
  16.  # 18

    Estou a ver que é um investimento inicial muito grande e a juntar a esses valores há que contar mão de obra para instalação e os restantes materiais certo?
  17.  # 19

    O investimento é elevado mas neste tipo de soluções tem que se ter sempre em conta que retorno leva sempre algum tempo...

    Este preço não deve variar muito mais...
 
0.0172 seg. NEW