Iniciar sessão ou registar-se
    • bmps
    • 15 outubro 2012 editado

# 1

Boas,

estou a tratar de construir casa e o meu arquitecto pediu-me para dizer se queria algum sistemas de climatização, falou-me que bomba de calor seria a escolha acertada.
    Estou a pensar em colocar piso radiante em cerca de 200mt2 da casa, mas o meu dilema é o seguinte, sei que, na zona onde vivo, Porto, precisamos mais de aquecer as casas do que arrefecer, mas queria ter uma opção de aquecimento e arrefecimento integrada, que pelos vistos a bomba de calor permite.
    Queria ter uma bomba de calor para trabalhar com o piso radiante e aquecer as aguas sanitárias, isto no inverno, mas queria que, no verão, aquecesse as aguas sanitárias e arrefecesse a casa, é possível?
    Se for possível, qual a melhor bomba de calor para o efeito na vossa opinião?
    Gostaria de saber também qual a melhor bomba de calor, tendo em conta a qualidade/preço.
    Se não for possível, qual a melhor solução para este efeito?

Agradeço ajuda por favor.

Obrigado.
  1.  # 2

Colocado por: bmpsno verão, aquecesse as aguas sanitárias e arrefecesse a casa

no verão o sistema solar dá conta das AQS. não precisa da Bomba de calor para esse efeito.
    se quer quente e frio, acho que a melhor opção é ventiloconvectores. o chão radiante hidraulico também dá, mas acho que os VC são mais eficientes a arrefecer.
  2.  # 3

Colocado por: fernandoFerreirase quer quente e frio, acho que a melhor opção é ventiloconvectores. o chão radiante hidraulico também dá, mas acho que os VC são mais eficientes a arrefecer.

eu acho que uma instalação de VC é somente mais barata que uma instalação de piso radiante para arrefecimento, mas não se compara uma coisa com a outra.
  3.  # 4

Colocado por: bmpsGostaria de saber também qual a melhor bomba de calor, tendo em conta a qualidade/preço.
    Se não for possível, qual a melhor solução para este efeito?

sendo muito parcial nesta analise, digo que uma bomba de calor ar\agua da Daikin é muito boa e com preço aceitavel, existem melhores é certo, mas com um preço mais elevado e muito,
    http://www.daikin.pt/for-your-home/needs/heating/new-heating-hot-water-and-cooling/

a nivel de piso radiante o da Schluter é muito bom.
    http://bekotec-therm.schluter.pt/
    • bmps
    • 15 outubro 2012

# 5

Colocado por: jorgealves
    eu acho que uma instalação de VC é somente mais barata que uma instalação de piso radiante para arrefecimento, mas não se compara uma coisa com a outra.

Quer dizer que a bomba de calor também dá para arrefecer através do piso radiante?
    Então posso colocar piso radiante ligado a uma única bomba de calor para fazer frio/calor e ao mesmo tempo aquecer as aguas sanitárias, certo?
    Ouço falar em bombas de calor da marca OCHSNER, acho que são as melhores, e também mais caras, certo?
  4.  # 6

Colocado por: bmpsQuer dizer que a bomba de calor também dá para arrefecer através do piso radiante?

genericamente falando, sim.

Então posso colocar piso radiante ligado a uma única bomba de calor para fazer frio/calor e ao mesmo tempo aquecer as aguas sanitárias, certo?
    sim,

Ouço falar em bombas de calor da marca OCHSNER, acho que são as melhores, e também mais caras, certo?
    acho que são das melhores, o que é um pouco diferente de "as melhores", mas pelo que tenho sabido são efectivamente as mais caras de todas.
    • bmps
    • 15 outubro 2012

# 7

Peço desculpa abusar da boa vontade, mas, alguém tem ideia, para cobrir uma área de 150 a 200m2, com piso radiante mais uma bomba de calor OCHSNER e um painel solar, para auxiliar a bomba de calor, quanto é que ficará mais ou menos, por alto, em €€€?
    • bmps
    • 15 outubro 2012

# 8

Colocado por: TROLHA...aqui sempre só se falou nas bombas....e o resto???...o resto que tem que acompanhar a qualidade da das ditas bombas!!

vê-se aqui discutir marcas de pisos,que uns são melhores que outros,mas,depois vê-se tubos de PPR alimentar os colectores,ou cobre ou mesmo tubos com acessórios bicones do mais fatela que existe!!

anda aqui uma foto de uma ligação onde se pode ver que as válvulas de retenção usadas são do mais rasca que existe.

Que aconselha então, para cobrir uma área de 150 a 200m2, com piso radiante mais uma bomba de calor e um painel solar, para auxiliar a bomba de calor?
    • bmps
    • 16 outubro 2012

# 9

Peço desculpa abusar da boa vontade, mas, alguém tem ideia, para cobrir uma área de 150 a 200m2, com piso radiante mais uma bomba de calor OCHSNER e um painel solar, para auxiliar a bomba de calor, quanto é que ficará mais ou menos, por alto, em €€€?
  5.  # 10

Colocado por: bmpsquanto é que ficará mais ou menos, por alto, em €€€?

conte entre 25000€ a 30000€, por alto, dependendo ainda das opções escolhidas.
    • bmps
    • 16 outubro 2012

# 11

Colocado por: jorgealves
    conte entre 25000€ a 30000€, por alto, dependendo ainda das opções escolhidas.

É mesmo muito alto!!!
  6.  # 12

Colocado por: bmpsÉ mesmo muito alto

e o valor maior deles é o da bomba de calor,

com outras maquinas (Daikin ou Mitsubishi) consegue fazer entre 15.000€ e 20.000€
  7.  # 13

Colocado por: bmps
    É mesmo muito alto!!!

Então porque não facilita as coisas coloque um sistema mais simples, que lhe vai facilitar as coisas e libertar alguns €, que pode aplicá-los por exemplo no melhoramento da envolvente. Se a envolvente já for boa então guarda-os que podem vir a fazer falta.
    Na minha opinião um sistema de AQS solar (painel solar, depósito de acomulação, circulador, acessórios, etc...) resolve o problema das águas quentes, para a climatização da habitação, aplique um sistema de climatização tipo multi-split, que faz aquecimento e arrefecimento, e vai ficar por valores bem mais simpáticos.
    • ns03
    • 17 outubro 2012

# 14

Só como sugestão, também passei por uma situação semelhante recentemente e aconselho que instale um sistema que lhe permita aquecimento/arrefecimento.
    Optei por instalar quase em exclusivo um sistema de aquecimento Piso radiante eléctrico (AC só na sala) e no verão a casa atinge temperaturas que considero um pouco elevadas para dormir confortável.

http://new-life-inn.blogspot.com
  8.  # 15

Boas,
    a marca solius onde se situa no ranking das bombas de calor?
  9.  # 16

Colocado por: salpicãoa marca solius onde se situa no ranking das bombas de calor?

nas chinocas de baixa gama.
  10.  # 17

Caro jorgealves, permita-me que discorde de si... a bomba de calor Solius, principalmente a Solius Thermabox é uma bomba de calor de um dos maiores fabricantes de bombas de calor do mundo. A bomba de calor é italiana e é fabricada para a Solius pela Climaveneta.

Antes de dar palpites, o ideal é saber de que é que está a falar.

Tenho um familiar com uma bomba de calor instalada à cerca de 2 anos e sem qualquer tipo de problema! Devo iniciar a minha obra ainda durante este ano e irei colocar exactamente o mesmo equipamento.

Para além disso, tive a possibilidade de acompanhar todo o processo negocial e digo-lhe que a Solius tem um departamento de engenharia muito acima da média! O engenheiro que acompanhou o processo é um técnico 5 estrelas e que em vez de querer apenas vender aconselhou o meu familiar de modo a que este tomasse a melhor decisão!

Sei que tem cobertura nacional mas não sei como funciona em todo o país. O que digo é que os técnicos da zona do Porto surpreenderam-me!
  11.  # 18

Colocado por: GstrikeCaro jorgealves, permita-me que discorde de si... a bomba de calor Solius, principalmente a Solius Thermabox é uma bomba de calor de um dos maiores fabricantes de bombas de calor do mundo. A bomba de calor é italiana e é fabricada para a Solius pela Climaveneta.

Antes de dar palpites, o ideal é saber de que é que está a falar.

Tenho um familiar com uma bomba de calor instalada à cerca de 2 anos e sem qualquer tipo de problema! Devo iniciar a minha obra ainda durante este ano e irei colocar exactamente o mesmo equipamento.

Para além disso, tive a possibilidade de acompanhar todo o processo negocial e digo-lhe que a Solius tem um departamento de engenharia muito acima da média! O engenheiro que acompanhou o processo é um técnico 5 estrelas e que em vez de querer apenas vender aconselhou o meu familiar de modo a que este tomasse a melhor decisão!

Sei que tem cobertura nacional mas não sei como funciona em todo o país. O que digo é que os técnicos da zona do Porto surpreenderam-me!

Boa, criar uma conta 6 minutos antes deste contributo, e único até agora!
  12.  # 19

e a climaveneta nesta gama e alguma coisa de jeito?

antes de falar deve pensar e nao dizer baboseiras,
  13.  # 20

Caro pacel, não tenho qualquer interesse em defender qualquer marca. No entanto, penso que este fórum serve para que as pessoas se esclareçam devidamente. É pena que se constate que muitos dos comentários parecem ser feitos por entidades a defender o produto que comercializam.

Tal como indicado, irei iniciar o processo de construção de uma moradia, e foi com esse intuito que dei a minha opinião sobre algo que verifiquei que não estava correcto.

Apenas isso.. Vale o que o Sr. entender que vale!

Cumprimentos.

0.0197 seg. NEW