Venho aqui pedir uma ajudinha... Então é o seguinte:
O quarto da minha filha é bastante pequeno, tem basicamente 3mx3m. acontece que, das 4 paredes, só uma está "livre": Numa parede tem roupeiro embutido com 1,80m de largura, noutra parede (que fica junto à parede do roupeiro) tem a janela 8que tem que levar sempre um "chouriço" e no inverno uma tolha na caixilharia, que entra um bocadinho de agua) e na 3ª parede tem a porta de entrada, que está colocada de maneira a que também não caiba ali a cama, porque a porta fica a 1,80m da outra parede (a cama tem 1,90m). A cama dela está ao comprido na única parede livre. Porque mesmo sem o problema da janela, com a cama nessa parede, 2 portas do roupeiro não tem espaço suficiente para abrir... Ela tem (quase, faltam menos de 2 meses!) 4 anos, e é claro que as brincadeiras de agora pedem algum espaço livre, e é coisa que, com muita pena minha, não tem.
Portanto, já tive umas ideias de maneira a conseguir tornar o quarto mais "espaçoso"
Primeiro que tudo, substituía as portas do roupeiro (são 3, com 60cm de largo a cada uma) por duas portas de correr, sempre poupava 60cm quando abro as portas) Com esta "solução", já conseguiria pôr a cama dela na parede da janela e aceder ao roupeiro na mesma. E assim ela ficaria com quase 2 paredes livres! :) Mas para isso teria que solucionar a parte da janela também. E já que ia mexer, e que a cama ficava mesmo por baixo da janela, a minha ideia era pôr uma janela de vidro duplo, não pela parte acústica (a nossa rua é caótica de dia, fica junto às escolas, mas de noite é um sossego) mas sim pela parte climática. São duas janelas de correr, pelo que penso que teria que substituir a caixilharia de alumínio toda, não acredito que tenha largura para vidro duplo. E penso que também teria que substituir a caixilharia do roupeiro, e talvez encurtar as prateleiras, visto que esta caixilharia teria que ter largura suficiente para 2 portas... E muito provavelmente teria que pôr as portas em aglomerado, se for mesmo madeira, além de muito caro, a longo prazo talvez venham a tornar-se muito pesadas para serem de correr, não?
O que pretendia era uma opinião geral, alguém substituiu janelas por vidros duplos? Notam diferenças? Foi muito caro? E a parte do roupeiro, aconselham-me algum material em especial para as portas de correr? e, se não for pedir muito, recomendem alguma empresa na zona Oeste (Torres Vedras, Caldas da Rainha, Bombarral, etc)