Iniciar sessão ou registar-se
    • bmps
    • 16 outubro 2012 editado

# 1

Boas, caros cibernautas!

Muito se tem dito sobre os diverso isolamentos, de paredes, pelo exterior, mas o que é certo é que ainda ninguém disse claramente qual o melhor método e quais os melhores materiais.
    Estou a tratar da construção da minha casa e penso adoptar o sistema ETIC's, mas deparei-me com um dilemas XPS ou EPS, qual escolher?
    Depois para complicar ainda existe placas de cortiça e fibra de vidro.
    Podem-me ajudar quanto ao melhor sistema e materiais?
    • AXN
    • 16 outubro 2012

# 2

1.  # 3

olhe há por aqui já muito topico sobre isso, inclusive a dizer que o sistema ETICS é com eps e não com xps, tem a ver com as condensações.
    em todo o caso o autor do projecto de termica ou o coordenador do projecto da sua casa, devia ter o telefone a "jeito" e tinha por obrigação de informa-lo tintin por tintin sobre isso.
  2.  # 4

Colocado por: bmpsPodem-me ajudar quanto ao melhor sistema e materiais?

O melhor sistema é aquele que cumprindo todas as normas esteja correctamente aplicado e caiba dentro do seu orçamento.
    Não embarque em sistemas XPT`os se não tiver a certeza de que tem orçamento para a sua correcta aplicação.
    Todos os sistemas são bons.
    • bmps
    • 16 outubro 2012

# 5

Colocado por: AXNhttps://forumdacasa.com/discussion/19228/11/o-melhor-isolamento-para-etics/#Item_20

Talvez fique um poquinho mais confuso, ou não...

Um pouquinho é favor!
    Basicamente, se optar por um sistemas EPS 10cm, com 2 camadas de rede fico muito bem servido, certo?
  3.  # 6

Colocado por: bmps

Um pouquinho é favor!
    Basicamente, se optar por um sistemas EPS 10cm, com 2 camadas de rede fico muito bem servido, certo?

E com base em quê foi definida a espessura de 10 cm?
    • bmps
    • 16 outubro 2012

# 7

Colocado por: zedasilva
    E com base em quê foi definida a espessura de 10 cm?

Segundo o que se diz, aqui no forum, é a espessura ideal, certo?
  4.  # 8

Quem é que disse isso?
    Não me parece que nunhum dos técnicos com capacidade para fazer projectos de termica dito isto aqui.
    A espessura do isolamento depende de várias variaveis em que a localização da obra e a àrea de envidraçados são apenas algumas.
    Sem ter um estudo da sua obra ninguem em consciência deveria adiantar qualquer valor ou matarial para o isolamento
    • bmps
    • 16 outubro 2012

# 9

Então, para uma casa construída na zona do porto, onde muito raramente as temperaturas descem abaixo de zero, e onde chove, em média, 3 meses por ano, se utilizar uma EPS 10cm, com 2 camadas de rede, serve muito bem, não é certo?
    Mesmo, considerando que 10 cm possa ser muito.
    • bmps
    • 16 outubro 2012

# 10

Já agora alguém conhece os blocos megatermicos e termicoacustico da artbel?
    Que opinião têm? Compensa ou é dinheiro mal gasto?
  5.  # 11

Colocado por: Anonimo16062021de norte a sul de Portugal a maioria dos projectos de térmica no que diz respeito a espessura de isolamento são quase sempre os mesmos,5/6 cm

Ou 4 cm...

Colocado por: bmpsJá agora alguém conhece os blocos megatermicos e termicoacustico da artbel?
    Que opinião têm? Compensa ou é dinheiro mal gasto?

Depende da sua carteira, das suas pretensões, do projectista, etc. Se investir num desses blocos, em princípio não necessitará de 10 cm de isolamento térmico.
    • bmps
    • 16 outubro 2012

# 12

Mas compensa esses blocos?
  6.  # 13

Colocado por: bmps

Segundo o que se diz, aqui no forum, é a espessura ideal, certo?

Colocado por: zedasilvaQuem é que disse isso?
    Não me parece que nunhum dos técnicos com capacidade para fazer projectos de termica dito isto aqui.
    A espessura do isolamento depende de várias variaveis em que a localização da obra e a àrea de envidraçados são apenas algumas.
    Sem ter um estudo da sua obra ninguem em consciência deveria adiantar qualquer valor ou matarial para o isolamento

Colocado por: zedasilvaQuem é que disse isso?

A espessura a utilizar depende das necessidades térmicas do edíficio (zona habiticional em particular, bem como do local onde será aplicado o isolamento térmico: no caso do telhado deve ser utilizado um material um pouco mais espesso, tornando-se assim mais resistente à água.
    A espessura está também dependente do ponto de aplicação, isto é: se o isolamento é realizado pelo interior ou pelo exterior do edíficio (caso do sistema Etics).
    Sem dúvida que 100mm, parece-me um valor exagerado: a maioria das soluções existentes no mercado no domínio do 30 e os 80mm. E estão perfeitamente adaptadas ás realidades existentes.
    O isolante térmico deverá ter pelo menos uma espessura mínima de 30mm ou 40mm, depois depende cada situação.

O que técnico de Etics proválvamente se referia a aplicação de duas camadas de 50mm e não de 100mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bmps
  7.  # 14

Nota:
    Quando menciono: "a maioria das soluções existentes no mercado no domínio do 30 e os 80mm". Refiro-me ao XPS (Poliestireno Extruído).

Uma vez que o EPS (Poliestireno Expandido) é menos denso relativamente ao XPS e daí a necessidade de aumentar a espessura do material e a utilização em dupla camada para obter a mesma performance térmica.
    Tendo em conta que os coeficiente de condutividade térmica do EPS e do XPS são aproximados, a principal diferença reside na capacidade da impermealibixação do material (ou seja resistência à difusão do vapor de água, que conduz à humidade), que é significativamente maior no XPS.

Na minha forma de abordar as questões: o EPS é mais adequado para aplicações de isolamento térmico no interior. Como por exemplo: preenchimento de caixa de ar entre paredes duplas.

O XPS apresenta também benefícios ao nível do isolamento a sons de impacto/estruturual funcionamento como amortecedor de vibrações, qual aplicado sobre laje, num contexto de um soalho flutuante.
    • bmps
    • 24 outubro 2012

# 15

Boa noite,

para que não me aconteça o que já vi a acontecer no forum, como dizerem para confiar no arquitecto ou no construtor, e, depois surgem as criticas, de que está mal e deveria ser assim, ou daquela forma, ou outro material....
    Vinha pedir-vos uma opinião de quais os materiais e marcas mais indicada para o sistema ETICS.
    Qual a melhor marca para o XPS ou EPS?
    Qual a melhor marca de "massa" para fazer a colagem do EPS ou XPS?
    Qual a melhor marca rede e densidade?
    Qual a melhor marca de "massa" de acabamentos?
    Não me refiro à marca para saber a mais cara, mas sim, para saber quais os melhores materiais que garantem uma aplicação correcta e duradoura.

Obrigado
  8.  # 16

Colocado por: bmpsVinha pedir-vos uma opinião de quais os materiais e marcas mais indicada para o sistema ETICS.
    Qual a melhor marca para o XPS ou EPS?
    Qual a melhor marca de "massa" para fazer a colagem do EPS ou XPS?
    Qual a melhor marca rede e densidade?
    Qual a melhor marca de "massa" de acabamentos?
    Não me refiro à marca para saber a mais cara, mas sim, para saber quais os melhores materiais que garantem uma aplicação correcta e duradoura.

Em vez de perguntar qual a melhor marca para cada material, deveria perguntar qual a marca com o melhor sistema ETIC`s.

Alguns com qualidade:
    Sto;
    Stomix;
    Weber;
    Viero;
    entre outras.

0.0149 seg. NEW