Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite aos participantes neste fórum.
    Conheci este espaço de discussão recentemente, quando procurei informações sobre a construção de casas.
    Apesar da "crise", decidimos avançar para um projeto de construção de uma moradia.
    Pensámos no que queríamos e achámos que a nossa casa deveria ter:
    3 quartos de dormir (temos um filho, mas queríamos chegar ao segundo, provavelmente ao terceiro);
    1 cozinha espaçosa (facilmente colocamos à mesma mesa 10 familiares);
    1 escritório com espaço para muitos livros, duas secretarias e dois computadores que trabalharão muitas vezes ao mesmo tempo.
    A garagem ficará para mais tarde (temos de nos conter em algum lado)

Assim, fui a um software e criei este desenho.
    Agora, peço-vos considerações sobre o mesmo (número de divisões, áreas das divisões, organização das divisões,etc).
      2012-10-16_202014.jpg
    • tiagot
    • 16 outubro 2012 editado

# 2

Viva Luís,

Teria muito gosto em ajudar mas com o que apresenta é complicado.
    Relativamente ao número de divisões, é um pedido relativamente comum, não tenho nada de especial a dizer.
    Relativamente às áreas, talvez os quartos de cima à esquerda estejam um pouco grandes demais (presumo que sejam dois quartos).
    Tem imensa área numa circulação que parece muito pouco qualificada. é estranho ter um quarto na ponta oposta da casa relativamente aos outros dois quartos.
    Bom em suma, relativamente à organização interna, não há muito que se aproveite honestamente.
    E se vai investir na construção de uma moradia tendo terreno envolvente, deverá tentar tirar o partido possível do espaço exterior. Pelo que apresenta, não conhecemos a envolvente exterior, orientação, vizinhança, etc...que são essenciais para definir a organização dos espaços.

Talvez seja mais indicado iniciar a procura de uma equipa projectista que o ajude no seu projecto. Quanto mais cedo começar melhor.

Cumprimentos, Tiago.
  2.  # 3

Pegue em tudo o escreveu acima de "fui a um software" e vá ter com um arquitecto. O resto esqueça.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, Picareta, adarq
    • SVM
    • 16 outubro 2012

# 4

pelo menos sabe o que quer, é um bom ponto de partida, o resto virá depois de umas conversas com uns técnicos experenciados...

Abraço
  3.  # 5

Parece muito bem.
    Uma moradia com planta de apartamento, e muito rasca.
  4.  # 6

O que eu desejo é organizar minimamente o que eu quero (e verificar as suas possibilidades de execução), para depois poder apresentar as ideias a quem de direito.
    Assim, talvez seja útil acrescentar alguns dados:
    As áreas apontadas nos quartos incluem os roupeiros que se encontram à direita de cada um, pelo que eles devem ter (sem os roupeiros) 16, 12 e 20 m2 cada um;
    Pretende-se que a frente da casa seja a parte inferior do desenho (virada para uma vista desimpedida);
    A estrada passa ao lado esquerdo do desenho;
    O terreno é retangular, encostando um dos lados maiores à estrada, e com um alto pronunciado no meio do mesmo (+ de 10 metros em relação à estrada);
    A divisão do canto superior direito corresponde à cozinha, ficando com acesso direto ao QUINTAL (terreno com mais de 5000m2) para as linhas da roupa e ao grelhador, por isso desloquei o quarto maior para a frente da casa;
    Deste modo, poderia ficar com o escritório, seguido da sala, do corredor e do quarto do casal, na frente da casa; e com dois quartos e a cozinha na traseira da casa.

Obrigado por participarem
    Luis
  5.  # 7

LuisAnt

Sinceramente acho que devia concentrar-se num programa escrito sobre o que pretende. Já vi que sabe as divisões que pretende, mas isso é o básico.

Depois de ter um programa bem definido, junte-se com um arquitecto da sua escolha/confiança, e deixe a parte de desenho e organização espacial para ele.
    Irá ver que poderá ser surpreendido por soluções bastante mais interessante que a que apresentou.
  6.  # 8

luis

repare bem, vai gastar dinheiro com alguem para meter isso na camara, vai gastar dinheiro na construção, portanto TEM DINHEIRO, assim o que lhe estão a sugerir é que comece desde já a gasta-lo correctamente.
    isso que tem ai não é nada para alem de um programa ou seja o que tem é o mesmo que escrever num papel quantos quartos são, quantas casas de banho, etc...
    um projecto começa por isto mas a sua formalização não, ou seja quando se passa para a formalização convem partir de um levantamento topografico, das condicionantes construtivas para a zona, das caracteristicas do terreno, da envolvente, da orientação solar, e muito importante, daquilo que pretende gastar por alto, ....
    ....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Monteiro, Rodrigo Cruz
  7.  # 9

Colocado por: marco1e muito importante, daquilo que pretende gastar por alto, ....

Seria melhor dizer, por baixo, lol
    • mog
    • 17 outubro 2012

# 10

Colocado por: LuisAntO que eu desejo é organizar minimamente o que eu quero (e verificar as suas possibilidades de execução), para depois poder apresentar as ideias a quem de direito.
    Assim, talvez seja útil acrescentar alguns dados:
    As áreas apontadas nos quartos incluem os roupeiros que se encontram à direita de cada um, pelo que eles devem ter (sem os roupeiros) 16, 12 e 20 m2 cada um;
    Pretende-se que a frente da casa seja a parte inferior do desenho (virada para uma vista desimpedida);
    A estrada passa ao lado esquerdo do desenho;
    O terreno é retangular, encostando um dos lados maiores à estrada, e com um alto pronunciado no meio do mesmo (+ de 10 metros em relação à estrada);
    A divisão do canto superior direito corresponde à cozinha, ficando com acesso direto ao QUINTAL (terreno com mais de 5000m2) para as linhas da roupa e ao grelhador, por isso desloquei o quarto maior para a frente da casa;
    Deste modo, poderia ficar com o escritório, seguido da sala, do corredor e do quarto do casal, na frente da casa; e com dois quartos e a cozinha na traseira da casa.

Obrigado por participarem
    Luis

Caro Luís,

É bom ter uma ideia do que quer. Contudo, como já o disse noutros tópicos, guarde os desenhos para si e espere por uma proposta de um técnico. A menos que eu tenha percebido mal as sas mensagens/desenho, ficam algumas sugestões:

- Eu gosto de uma casa (é um gosto pessoal, claro) que esteja claramente dividida em duas partes distintas: uma privativa e outra social. Não faz sentido colocar um quarto, ainda por cima o quarto de casal, separado dos restantes. A não ser que seja o quarto da criada:). Pense em questões práticas, como por exemplo: não é preferível estar a dormir ao pé dos miúdos para o caso de acordarem de noite aos berros?

- Todos os quartos devem, preferencialmente, ficar voltados para o mesmo sítio (virados ao sol);

- Cozinha: toda a gente gosta de cozinhas grandes. Eu também. Contudo, eu diminuiria o tamanho da cozinha um pouco (vai desde logo poupar nos móveis, que são carotes), e aumentava o da sala: não faz sentido convidar, mesmo que frequentemente, 10 familiares, para jantarem na cozinha em vez da sala. Já agora, parece-me qe a cozinha tem portas a mais...

- Garagem: compreendo que queira poupar dinheiro numa primeira fase, adiando a sua construção, mas provavelmente isso irá obrigá-lo no futuro a um novo projecto, licença, etc. É preferível, por exemplo, poupar nos arranjos exteriores (jardins, peqenos muros, calçada, etc) e fazer logo a garagem.

boa sorte, e vá dando notícias!
    Concordam com este comentário: tiagot
    •  
      FD
    • 17 outubro 2012 editado

# 11

LuisAnt,

Já leu o que diz neste link? https://forumdacasa.com/discussion/8189/novo-membro-leia-isto-antes-de-participar/
    Não leve a mal alguns comentários, são quase todos bem intencionados mas, como é uma pergunta algo comum e o erro é sempre o mesmo...

Colocado por: mog- Garagem: compreendo que queira poupar dinheiro numa primeira fase, adiando a sua construção, mas provavelmente isso irá obrigá-lo no futuro a um novo projecto, licença, etc. É preferível, por exemplo, poupar nos arranjos exteriores (jardins, peqenos muros, calçada, etc) e fazer logo a garagem.

Ou aprovar a garagem e não a fazer ou, não fazer sequer a garagem.
    Se é para estacionar carros, é caro para o propósito.
    Se é para guardar tralha, é preferível uma arrecadação.

0.0150 seg. NEW