Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Estou a procurar uma solução para habitação própria, pois não quero viver numa casa de renda para o resto da vida, pagar e nunca ter nada meu. No entanto com a conjuntura económica não quero pôr a corda ao pescoço ao comprar casa. Tenho visto casas pré fabricadas que têm um custo menor, mas fico sempre com algum receio. Podiam-me dar a vossa opinião sobre a opção mais em conta e também a mais fiável. Já agora agradecia que me informassem de empresas para pedir orçamentos.
    Obrigado pela atenção.
    Cumprimentos
  2.  # 2

Viva Urbano.

A questão das casas pré-fabricadas é bastante debatida no fórum pelo preço que parece ser atractivo.
    Na verdade nunca foi uma solução que tivesse uma grande procura em Portugal por várias razões.
    Por vezes os métodos constructivos estão deslocados da realidade nacional, geralmente os donos de obra gostam de personalizar as suas casas, e na generalidade são bastante pequenas.
    Muitos dos preços (bastante baixos por vezes) referem-se a construções com áreas bastante reduzidas, sendo o custo de construção por m2 por vezes superior ao da construção dita "normal" para a realidade nacional, e acaba por se estar muitas vezes a fazer comparações entre construções pré-fabricadas e construções personalizadas com mais de o dobro da área.

Pode também pensar em construir de uma forma faseada. Tentar racionalizar ao máximo o programa da sua casa, admitir outras formas de ocupar o espaço, em suma, construir o estritamente necessário.
    Infelizmente, as casas portugueses são muitas vezes desmesuradamente grandes, perdendo em sustentabilidade futura, na qualidade constructiva e na organização espacial.
    Há imensas formas de poupar, mesmo na construção "tradicional".

Entretanto deverão aparecer conselhos mais específicos relativamente a construções pré-fabricadas.

Cpts
    Concordam com este comentário: fiat_uno
  3.  # 3

Eu acho que será uma boa aposta desde que se cumpram todos os pressupostos de segurança e de habitabilidade.

É possivel construir muito mais barato que em construção normal.
  4.  # 4

Boa noite.

A construção normal implica ainda muita burocracia, muito dinheiro e muito tempo. Até agora a melhor opção que vi foi uma casa pré fabricada mas em betão, penso que a foi a melhor relação preço qualidade. Mesmo as casas de madeira são muito caras, pelo que tenho visto. agradecia que se conhecerem empresas deste ramo coloquem aqui, não tenho encontrado grandes alternativas, pensava que era uma área em expansão.
    Obrigado pelos vossos comentários.

Cumprimentos,
  5.  # 5

em que zona quer construir?
  6.  # 6

Caro Urbanojsm,

No meu gabinete estamos a desenvolver um novo conceito de habitação unifamiliar préfabricada e modular cuja a execução é realizada em fábrica, com ambiente controlado e com um prazo de execução não superior a 90 dias. Se lhe interessar o conceito estaremos disponíveis para lhe fornecer mais informações: www.espacoalmada.pt.
    Além de ser um conceito totalmente inovador, permite ao seu proprietário custos muito inferior ao da construção tradicional. Mas acima de tudo, quando se cansar do lugar, poderá movê-la para outro local!
    Cumprimentos,
    Rui
  7.  # 7

Boa noite.

Quero construir nos arredores da Figueira da Foz. Visitei o site www.espacoalmada.pt e gostei do que vi e do conceito. gostaríamos de obter mais informações de como tudo se processa e claro de orçamentos.

Cumprimentos,
  8.  # 8

Por acaso tenho andado a pesquisar o assunto, e noto que começam a aparecer propostas interessantes.

Vejam as casas desta empresa da Letónia:

http://frame-house.eu/index.php/eng/project/9
  9.  # 9

Meu caro, urbanojsm o conceito das casas pré-fabricadas está associado à construção ataravés de materiais naturais e ecológicos. Por oposição ás habitações tradicionais de betão e tijolo.
    Neste sentido, as casas pré-frabricadas são em regral geral elaboradas apartir de materiais como: a Madeira (vigas) ou Aço.
    Não pense que o facto da habitação ser elaborada em madeira não oferece resistência, pelo contrário, aínda que sejam um pouco mais leves (se optar por painéis em MDF) a performance é bastante interresante.
    A madeira por seu turno é um material ecológico e deste ponto de vista do isolamento térmico apresenta resultados satisfatórios, face a materiais de construção convencional.
  10.  # 10

Boa tarde Sr. Urbano

As casas modulares pré-fabricadas, embora em voga e panfletariamente "vendidas" como uma ideia nova, repousam sobre conceitos com mais de meio século de existência, e com provas dadas essencialmente nos países do norte da europa.

A ALTER.modular, divisão de construção LSF (light steel frame) e pré-fabricada da ALTER.nativa, com fábrica e construção próprias, exporta já este tipo de solução por catálogo para esses mesmos destinos.

Temos 3 linhas distintas disponíveis:

1- Habitação modular por catálogo styandard medium end - normalmente para o mercado interno e para exportação para o norte da europa;

2 - Habitação modular por catálogo standard low end/low cost para mercados emergentes (temos soluções instaladas no Brasil, Angola, Moçambique, Senegal, Cabo Verde e Gana)

3 - Habitação modular high end - compreendendo soluções personalizadas, com desenho de soluções e arquitectura aplicadas ao local, com uma panóplia muito extensa de soluções, e acabamentos finais em que a distinção entre este tipo de conceito/método construtivo relativamente a uma construção convencional é indistinta para a esmagadora maioria das pessoas.

A construção modular, em especial LSF, usa prumos vericais de aço galvanizado de grande resistência, oferecendo possibilidades de acabamento das mais variadas naturezas como seja:
    - Vidro
    - Aço
    - Alucubond
    - Reboco com pintura
    - Epoxi
    - Madeira
    - Vidro temperado (em piano black ou das mais variadas cores)

Diferenças maiores relativamente à construção convencional:

- Em média, metade do valor investido
    - 1/4 do tempo para a conclusão de obra (3 meses em média).

São soluções extraordinariamente fiáveis (25 anos de garantia), e compreendem uma componente modular muito interessante. A ALTER.modular conjuntamente com a ALTER.natur possuem um protótipo de casa modular auto-sustentável, cujo projetgo compreende a possibilidade de expandir a habitação conforme as necessidades, deixando tudo pronto para que essa modularidade aconteça com a maior comodidade e rapidez possíveis.

Será para habitação de um novo casal? A casa terá uma forma e dimensão.
    Nasceu um filho? Está já prevista e pensada em projecto as possibilidade de acoplar um novo módulo, sem comprometimento da estética da casa e da funcionalidade da arquitectura.
    O filho foi para a faculdade? Podem vender-nos o módulo novamente. A ALTER.natur compra o módulo ao cliente e recicla-o para nova construção.
    Para além disso a aplicação de sistemas solars fotovoltaicos autoalimentados, iluminação eficiente e projecto luminotécnico dedicado, e a instalação de sistemas solares térmicos, para além do estudo térmico e acústico da própria casa em projecto, fazem com que todas as componentes se integrem visando a qualidade dos espaços, a agradabilidade visual (a maioria dos sistemas estão ocultos), e a eficiênncia energética revertida em poupança.

A construção modular oferece amplas e variadas soluções. Infinitas diria, e será até por uma questão e enquadramento fiscal com as novas taxas de IMI, uma solução cada vez mais válida, sem que fique a dever aos métodos construtivos tradicionais.

Qualquer esclarecimento que pretenda sobre esta matéria estou disponível através dos contactos do website: www.alternativa.pt, ou através desta mesma via.

Com os melhores cumprimentos,

ALTER.nativa 2J – Arquitectura, Construção e Consultoria, Lda.

Miguel Dinis, Arqtº
    Sócio - Administrador

ALTER.nativa 2J

Rua Paulo Barreto, nº 1 - 1º Andar.
    4490-673 Póvoa de Varzim
    Telef. : +351 304 500 250
    Tm. : +351 919 582 846
    E-mail: [email protected]
    Website: www.alternativa.pt

FACEBOOK - http://www.facebook.com/alternativa2j

LINKEDIN - http://www.linkedin.com/pub/alternativa-2j/59/636/a9a
  11.  # 11

Caro Miguel Dinis/alternativa,
    está desculpado pois acabou de criar a conta há poucas horas pelo que desconhecerá que existe uma divisão própria para classificados/publicidade. Estive agora mesmo a visitar o site e acho muito estranho que uma empresa criada este ano já tenha filiais em diversos países com obras executadas & exportadas e no portfolio apenas se pode ver algumas fotos de uma unica obra que nem foi concluída. Deixe-me dar a minha opinião: Fez-me perder tempo.....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, j cardoso, joao paulo, joaosantos
  12.  # 12

Boa noite.

Se as casas em madeira são uma boa opção, menos dispendiosa, porque razão existem tão poucas? Quando existem a maioria são utilizadas apenas para férias, ou estou enganado?
    Conhecem empresas que façam casas em madeira, com um bom orçamento? Ao nível burocrático, é tudo processado como a construção de uma casa em betão? Pedido de licença à câmara, podemos construir em qualquer terreno, saneamento, ligação eléctrica? E se for necessário pedir empréstimo ao banco, decorre como nos processos"normais"?
    Visitei o site e peço desculpa mas também não vi nenhum catálogo nem orçamentos e muito menos casas em madeira, mas estou interessado em todas as informações que me possa prestar.
    Cumprimentos,
  13.  # 13

Ao nível burocrático, é tudo processado como a construção de uma casa em betão? Pedido de licença à câmara, podemos construir em qualquer terreno, saneamento, ligação eléctrica?

Exactamente igual. Pode construir em qualquer terreno que a Câmara entenda como passível de construção, como noutro caso qualquer.
  14.  # 14

Sr. raulschone

Lamento desde já se feri as regras do fórum aos demais utilizadores, não foi essa a intenção.
    Devo esclarecer no entanto, a bem da seriedade e da competência das entidades envolvidas (que não apenas eu) na ALTER.nativa 2J, que esta é o resultado da fusão de várias personalidades e empresas, todas elas ligadas ao ramo da construção civil e com uma história própria. Naturalmente que de cada uma delas poderíamos evocar o histórico e o portefólio próprio, o que não seria de todo descabido, mas preferimos que a história enquanto empresa se contasse por ela própria, e não vivesse dos fragmentos que cada um dos elementos que fazem a composição final lhe pudessem oferecer.

Exemplo: Sou arquitecto, tenho o meu próprio portefólio, e não vou mimetizá-lo na orgânica da ALTER.nativa 2J, justamente porque esta vive da escrita da sua própria história.

Poderá achar estranho o que entender, a liberdade dá-nos esse privilégio, da mesma forma que me permitirá que eu próprio ache estranho que se faça uma análise de um grupo de pessoas, de trabalhos e de um histórico por meia dúzia de linhas e um website muito jovem com muito para introduzir que o tempo feliz, ou infelizmente vem quartando, e que ainda assim isso redunde em "tempo perdido". Terei contudo todo o gosto, se assim o entender, para que numa visita às nossas instalações, ou se nos der o prazer de o fazer por correio electrónico, de lhe contextualizar alguns dos nossos trabalhos.

Desconheço onde terá visto termos várias filiais... Somos efectivamente construtores em Portugal de habitações modulares pré-fabricadas (assim como construção civil convencional e demais especialidades associadas), e temos uma outra unidade, não terminada, mas que já opera parcialmente em S. José de Mipibu - Natal - Brasil. Temos igualmente obra em vários países africanos fruto de parcerias essencialmente feitas com os PALOP, que são, fruto do contexto económico-financeiro nacional, caminhos que pretendemos agarrar com as 2 mãos no sentido em que as exportações, são presente e efectivamente o garante de sobrevivência da economia nacional neste contexto tão delicado.

Lamento pois, que projectos fruto de muito, muito trabalho, de gente jovem que procura resistir com as suas empresas neste mesmo contexto, seja avaliada tão sumariamente e de forma tão contundentemente simplista. Lamento, mas não julgo. Como digo, a liberdade de pensamento e de expressão, são bens absolutamente inalienáveis.

Voltando ao assunto, e desculpando-me pela extensão do preâmbulo, a questão de existirem poucas casas pré-fabricadas (que não apenas em madeira) prende-se com variados factores:

1º - Por questões de natureza cultural. É difícil mudar hábitos muito enraizados numa cultura nacional cujo departamento de construção civil esteve profundamente mal servido durante décadas. Qualquer "pato bravo", perdoem-me a expressão, virou construtor, e especulou um sector de actividade da maneira que todos sabemos e que culminou da forma que todos conhecemos.

Por outro lado a apropriação que o português sente relativamente ao seu espaço leva-o a entender a habitação como um bem perene. Não é. Qualquer habitação mal mantida ou conservada, vem a revelar patologias que o tempo se encarrega de adensar. O custo da correcção das mesmas e da actualização contextual da habitação, são com sistemas de construção tradicional bastante onerosos.

Os países norte europeus, e sobretudo a América do norte, fazem uso deste tipo de construção há décadas, sendo que, em termos laboratoriais, os países escandinavos estão anos luz à nossa frente, empregando soluções que acharemos estranhas daqui a 40 anos.

2º A Arquitectura. A gestão e organização dos espaços, assim como a aplicação de materiais obsoletos e uma linguagem formal demasiadamente conservadora, estática e cliché, fizeram com que este tipo de solução fosse marginalizada, e muitas vezes bem, pelo consumidor final. Trata-se de uma questão de adaptação de produto ao mercado, que evoluiu, e é necessário evoluir com ele, e de negligência em componentes fundamentais que o cliente valoriza cada vez mais - A funcionalidade, a linguagem formal na arquitectura, a qualidade dos materiais, e a variedade e multiplicidade desses mesmos materiais que fazem de cada uma, uma solução única e irreplicável. Hoje conseguem-se soluções arquitectonicamente tão interessantes (ou desinteressantes), especialmente com o LSF, como em qualquer outro método construtivo.

3º O contexto económico-financeiro e o preço. A realidade que vivemos e que se projectou para o futuro mais próximo, conjuntamente com a evolução que este tipo de solução vem evidenciando, gerou uma oportunidade para os agentes do ramo, por consequência da procura do mercado que não é de todo negligenciável.

Se por um lado a evolução linguística formal veio evoluindo, e se os padrões de qualidade foram reforçados conjuntamente com os equipamentos e materiais aplicados, temos uma solução tão fiável quanto a construção tradicional em alvenaria, mais económica, mais rápida de construir, com maior modularidade, com maior flexibilidade de crescer com o tempo e de se ajustar às necessidades, e com as crescentes taxas autárquicas a revelar-se mais económica na sua manutenção e presença no espaço.

A tramitação relativamente à entrada do processo legal na câmara obedece aos mesmos princípios da construção tradicional. O que faz sentido, e de certa forma atesta o valor e qualidade da construção com padrões que devem ser regulados e sujeitos ao mesmo índice de escrutínio que qualquer outra construção. Relativamente às especialidades, funciona exactamente da mesma forma, estando estes pressupostos previstos tanto em projecto, como na execução.

O pedido de crédito bancário funciona uma vez mais da mesma forma, sendo que o montante a pedir terá de estar de acordo com a avaliação do imóvel, que por força do menor investimento à partida, será também mais baixo, o que representa vantagens do ponto de vista de taxas como já referi.

Por último, Urbano, não tem que pedir qualquer tipo de desculpa. O website é uma apresentação genérica da empresa, muito jovem ainda e por isso incompleto. Quanto à orçamentação, essa como compreende, não introduzimos, nem introduziremos no website. Será analisada caso a caso e de forma personalizada como creio deverá funcionar neste ramo de negócio. Teremos no entanto todo o gosto em lhe enviar catálogos, preços de soluções isoladas/standard assim como fornecer-lhe contactos de clientes que tenham já este tipo de solução para que possa verificar o índice de satisfação por entidades insuspeitas.

Basta que me envie um e-mail ou que concretize neste mesmo espaço que tipo de dúvidas pretende ver esclarecidas. Terei todo o gosto em esclarecê-lo e de poder ser útil a quem mais possa interessar a informação.

Miguel Dinis, Arqtº
    Sócio - Administrador

ALTER.nativa 2J

4490-673 Póvoa de Varzim

15.  # 15

Se alguém me puder disponibilizar um resumo, eu agradeço.
    Concordam com este comentário: paulocst
  16.  # 16

Ao contrário do Picareta e por respeitar o esforço que me dedicou li o seu comentário e reparei que escreveu: Desconheço onde terá visto termos várias filiais...

Foi no site em Quem somos: Operamos igualmente no mercado de exportação, designadamente para mercados emergentes, onde possuímos filiais operacionais, como Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné Conacri e Senegal, sobre os quais possuímos portfólio de obra e nos quais estamos já implantados ao nível de produto para exportação.
    Concordam com este comentário: joao paulo
  17.  # 17

Agradeço o tempo que nos dispensou e agradeço ter chegado à resposta à pergunta.

Reforço no entanto a mesma que deixei, uma vez que o único reparo que deixo à citação que deixou reside no trecho a bold, no qual se devia ler possuímos filiais operacionais, que faz toda a diferença.

O nosso conceito de filial operacional, reside nas parcerias que temos com outras empresas nos países de destino, dado o maior grau de conforto com que operam nesses mesmos mercados, e dada a estratégia comercial que passa por envolver essas mesmas entidades no processo de negócio, o que nos oferece maior segurança ao mesmo tempo que nos abre portas de forma mais prudente, sem que tenhamos que dispensar recursos aleatoriamente. A excepção, e porque existe neste momento segurança e um estudo de mercado que suporta a sustentabilidade do projecto, quer pelo volume de negócios quer pelas condições dadas para a instalação de uma unidade industrial, é o Brasil. Não quer dizer, no entanto, que o mesmo não possa suceder em outros mercados.

Todavia, mais do que esclarecer questões estratégicas do foro empresarial, interessa aos demais oferecer soluções para os estímulos, problemas ou obstáculos que venham a manifestar. E é sobretudo para essa partilha que entendo este espaço como útil.

Miguel Dinis, Arqtº
    Sócio - Administrador

ALTER.nativa 2J

4490-673 Póvoa de Varzim

18.  # 18

Boa tarde!Antes de mais, parabéns pelo forum e por tudo o que aqui tenho aprendido com todos vós...há algum tempo como leitor e agora, como participante, pela necessidade, tal como os restantes.
    Depois de decidir construir uma pequena moradia e aproveitando o factor "crise", não querendo aproveitar-me do trabalho de quem o faz, mas tentando ajustar o mesmo ao seu justo valor (já que muito se tem falado de especulação!), comecei por pedir orçamentos a construtores para a estrutura em alvenaria de 140 m2, com 2 pisos em forma de caixa (cada um com 70 m2)por ser mais económico, simples(embora o meu desejo fosse em fardos de palha,construção desconhecida para a maioria), com as placas e telhado.O resto faria aos poucos, já que disponho de um orçamento pequeno e uma vez que consigo fazer alguns trabalhos de construção...também apresentei a possibilidade de comprar loiças e alumínios em segunda mão, pois na net tudo se compra e vende!A ironia desta situação é que só obtive um orçamento, pois apesar de até ter contactado pessoas que pediam trabalho nos jornais, ninguém o quis fazer!!!E ainda se fala em desemprego nesta área!,pois pode sê-lo para muitos, mas para uma maioria, é o tudo ou nada!Tive orçamentos para casa chave na mão, mas para a estrutura e um ou outro trabalho adicional, nada.Entretanto, encontrei aqui o alexp, que fala num site intitulado http://frame-house.eu/index.php/eng/project/9 e pesquisei.Para já, o que pretendo é saber qual a possibilidade de realizar um projecto destes em Portugal, nomeadamente Leiria e sendo viável, se andam por aqui carpinteiros capazes de o montar; apesar de no site dizerem que é fácil e se faz em 3, 4 dias, gostaria de poder contar com a ajuda de especialistas e ter a noção de quanto levam por hora ou dia.Não querendo abusar, se me pudessem informar qual o custo de um guindaste por dia e para terminar, anulando esta hipótese de construção, se houver algum construtor interessado em dar-me um orçamento para o que referi anteriormente, agradeço.Zona de Leiria.
    Cumprimentos a todos, Aguiar
  19.  # 19

Sr. Aguiar

Teríamos o maior prazer em apresentar-lhe um orçamento em LSF (Light Steel Frame), ou construção modular em madeira.
    Temos 2 linhas de catálogo - low end e medium end - e uma linha personalizada High End.
    Basta que nos faça uma solicitação pelo e-mail [email protected], ou através dos nºs de telefone infra, e entraremos em contacto o mais rapidamente possível

Miguel Dinis, Arqtº
    Sócio - Administrador

ALTER.nativa 2J

4490-673 Póvoa de Varzim

FACEBOOK -http://www.facebook.com/alternativa2j

LINKEDIN -http://www.linkedin.com/pub/alternativa-2j/59/636/a9a
    • dato
    • 31 outubro 2012

# 20

Colocado por: AguiarBoa tarde!Antes de mais, parabéns pelo forum e por tudo o que aqui tenho aprendido com todos vós...há algum tempo como leitor e agora, como participante, pela necessidade, tal como os restantes.
    Depois de decidir construir uma pequena moradia e aproveitando o factor "crise", não querendo aproveitar-me do trabalho de quem o faz, mas tentando ajustar o mesmo ao seu justo valor (já que muito se tem falado de especulação!), comecei por pedir orçamentos a construtores para a estrutura em alvenaria de 140 m2, com 2 pisos em forma de caixa (cada um com 70 m2)por ser mais económico, simples(embora o meu desejo fosse em fardos de palha,construção desconhecida para a maioria), com as placas e telhado.O resto faria aos poucos, já que disponho de um orçamento pequeno e uma vez que consigo fazer alguns trabalhos de construção...também apresentei a possibilidade de comprar loiças e alumínios em segunda mão, pois na net tudo se compra e vende!A ironia desta situação é que só obtive um orçamento, pois apesar de até ter contactado pessoas que pediam trabalho nos jornais, ninguém o quis fazer!!!E ainda se fala em desemprego nesta área!,pois pode sê-lo para muitos, mas para uma maioria, é o tudo ou nada!Tive orçamentos para casa chave na mão, mas para a estrutura e um ou outro trabalho adicional, nada.Entretanto, encontrei aqui o alexp, que fala num site intituladohttp://frame-house.eu/index.php/eng/project/9e pesquisei.Para já, o que pretendo é saber qual a possibilidade de realizar um projecto destes em Portugal, nomeadamente Leiria e sendo viável, se andam por aqui carpinteiros capazes de o montar; apesar de no site dizerem que é fácil e se faz em 3, 4 dias, gostaria de poder contar com a ajuda de especialistas e ter a noção de quanto levam por hora ou dia.Não querendo abusar, se me pudessem informar qual o custo de um guindaste por dia e para terminar, anulando esta hipótese de construção, se houver algum construtor interessado em dar-me um orçamento para o que referi anteriormente, agradeço.Zona de Leiria.
    Cumprimentos a todos, Aguiar

encomendamos já duas...23300€..lol

0.0243 seg. NEW