Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Comprei casa recentemente e tenho andado bastante indeciso:

Gostaria de saber para um casal qual a situação mais vantajosa, se ter um Termoacomulador para aquecimento de águas e uma placa de indução para cozinhar alimentos (c/ bi-horário) ou se por outro lado o esquentador e o fogão a gás é uma alternativa mais barata.

Já li muito sobre isto inclusive alguns tópicos deste forum mas estão algo desactualizados e uma vez que a situação do país está sempre a piorar de dia para dia, gostaria de ter uma opinião actualizada.

Fico a aguardar as vossas opiniões/sugestões,

RR
  2.  # 2

Caso tenha possibilidade de ter gás natural, penso que fique mais barato.

O Ser bi-horário para a placa e termo acumulador não trás grande vantagem, porque vai precisar de agua quente e de cozinhar fora do bi-horário (normalmente).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui_rdgs
  3.  # 3

Boas,

Como foi dito acima no caso de ter acesso a gás natural, é a solução mais barata. No caso de não ter a solução placa de indução vai fazer poupar alguns € ao final do mês... Mas caso tenha possibilidade aconselhava em vez de termoacomulador a aquisição de uma bomba de calor para AQS, que é uma boa solução e bastante económica.
  4.  # 4

Colocado por: gfrmartinsCaso tenha possibilidade de ter gás natural, penso que fique mais barato.

O Ser bi-horário para a placa e termo acumulador não trás grande vantagem, porque vai precisar de agua quente e de cozinhar fora do bi-horário (normalmente).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rui_rdgs

No caso de cozinhar é certo que não poderei "moldar-me" aos horários do bi-horário em que a tarifa é reduzida, mas no aquecimento penso que poderei aquecer a agua durante a noite e o termoacomulador tem a capacidade e o isolamento necessário para manter a agua quente durante todo o dia.
  5.  # 5

Colocado por: rui_rdgs

No caso de cozinhar é certo que não poderei "moldar-me" aos horários do bi-horário em que a tarifa é reduzida, mas no aquecimento penso que poderei aquecer a agua durante a noite e o termoacomulador tem a capacidade e o isolamento necessário para manter a agua quente durante todo o dia.

Sim talvez, o meu não dá porque fica no telhado :)

Alguém que tenha pode ser que venha dar a sua opinião e experiência .
    •  
      bcool
    • 17 outubro 2012

# 6

A menos que surja no mercado liberalizado, a tarifa bi-horária vai acabar em breve... :(
    Uma bomba de calor pode ser uma boa solução, mas deve de ter um custo inicial elavado...
    Bc
  6.  # 7

Colocado por: bcoolA menos que surja no mercado liberalizado, a tarifa bi-horária vai acabar em breve... :(
    Uma bomba de calor pode ser uma boa solução, mas deve de ter um custo inicial elavado...
    Bc

Pode ser que não acabe ;)

http://economico.sapo.pt/noticias/tarifa-bihoraria-garante-desconto-de-45-na-luz_154127.html
  7.  # 8

Colocado por: bcool... Uma bomba de calor pode ser uma boa solução, mas deve de ter um custo inicial elavado...

Depende da bomba de calor... existem no mercado aquelas soluções compactas que têm preços bastante atractivos.
  8.  # 9

A minha opção passa por nem sequer colocar gas em casa! Tenho gas canalizado, mesmo sabendo que é mais barato que o de garrafa, optei pela solução Paineis + termoacumulador + recuperador de calor + placa de indução. Doi agora mas recupera-se ao longo do tempo.
    Concordam com este comentário: pedromdf
  9.  # 10

Colocado por: rfcm_85

Depende da bomba de calor... existem no mercado aquelas soluções compactas que têm preços bastante atractivos.

Poderia indicar-me onde quais as marcas existentes no mercado e onde comprá-las?

Também gostaria de saber quais os aspectos a ter em conta na escolha de uma bomba de calor, uma vez que neste assunto estou completamente às escuras.
  10.  # 11

Colocado por: soules_sA minha opção passa por nem sequer colocar gas em casa! Tenho gas canalizado, mesmo sabendo que é mais barato que o de garrafa, optei pela solução Paineis + termoacumulador + recuperador de calor + placa de indução. Doi agora mas recupera-se ao longo do tempo.

Não duvido que essa seja a opção que a médio prazo se torne viável, mas no meu caso seria impossível uma vez que o imóvel em questão é um apartamento.
  11.  # 12

Pois ai ja é mais complicado.
    • eu
    • 18 outubro 2012 editado

# 13

Isto vale o que vale:

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
  12.  # 14

Se houver uma boa gestão de consumo de eléctrodomésticos conseguem-se grandes poupanças!

O bi-horario não ia acabar?

No meu caso ponderei o pagamento de mais um contador e mais uma prestação mensal que elimino. A poupança? Não será imediata mas a médio prazo...
  13.  # 15

No meu caso, tenho tudo a electricidade. Tenho termoacumulador com paineis solares e resistência eléctrica, forno eléctrico, micro-ondas, placa de indução, lâmpadas fluorescentes e algumas de halogênio, bem como pc's, tv's e aspirador, frigorifico, máquina loiça, máquina da roupa. Assim de repente são os equipamentos que devem ter mais utilização lá em casa e a minha média de consumo nos últimos 7 meses é de 59€.

Lá em casa somos duas pessoas. Na minha experiência anterior, passávamos só o fim-de-semana e tínhamos electricidade e gás, os consumos eléctricos andavam nos 50€ e os de gás talvez nos 40€. Era caldeira a gás e placa vitrocerâmica.

Neste momento estou muito satisfeito com os meus consumos, visto ter toda a minha casa ligada à corrente.
    Concordam com este comentário: joaosantos, pedromdf, soules_s
    Estas pessoas agradeceram este comentário: soules_s, rui_rdgs
  14.  # 16

Colocado por: pedro.peixotoNo meu caso, tenho tudo a electricidade. Tenho termoacumulador com paineis solares e resistência eléctrica, forno eléctrico, micro-ondas, placa de indução, lâmpadas fluorescentes e algumas de halogênio, bem como pc's, tv's e aspirador, frigorifico, máquina loiça, máquina da roupa. Assim de repente são os equipamentos que devem ter mais utilização lá em casa e a minha média de consumo nos últimos 7 meses é de 59€.

Lá em casa somos duas pessoas. Na minha experiência anterior, passávamos só o fim-de-semana e tínhamos electricidade e gás, os consumos eléctricos andavam nos 50€ e os de gás talvez nos 40€. Era caldeira a gás e placa vitrocerâmica.

Neste momento estou muito satisfeito com os meus consumos, visto ter toda a minha casa ligada à corrente.

Exactamente a minha realidade! Com o acrescimo do recuperador de calor no inverno.
  15.  # 17

Eu estou a colocar agora o meu, talvez vá reduzir um pouco por causa da resistência do termoacumulador, mas penso que não vá ser grande coisa, porque no verão também não senti nada de significativo.
  16.  # 18

Boas!
    Eu morei numa casa que tinha apenas o esquentador a gás sendo o restante electrico (tarifa bi), e gastava por mês cerca de 35 de electricidade mais 25 de gás por mês.
    Agora estou num apartamento com tudo electrico em tarifa bi-horária, fogão de indução, termoacumulador ligado a um relógio (para aproveitar as horas de vazio em que a electricidade é mais barata). Agora pagamos ao todo 45 por mês em electricidade.
    Pela minha experiência, e gás é bastante caro! O unico cuidado que temos com os horários de utilização é com as máquinas de lavar, que tentamos sempre que possível iniciar às 22:00.
    Quanto à tarifa bi-horária, ela vai ser implementada no mercado liberalizado até ao final do ano (é esperar para ver...)
    Cumps
    Concordam com este comentário: pedromdf
    • dato
    • 19 outubro 2012

# 19

o gás é caro, como tb é a mensalidade co contador e qq inspecção que seja necessária além q os esquentadores e caldeiras tb n são baratos e a manutenção dos mm se podem tornar dispendiosos

prefiro a electricidade
    Concordam com este comentário: joaosantos, pedromdf
  17.  # 20

Se pudesse era isto que colocava lá em casa.

Microgerador eólico
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, rui_rdgs

0.0217 seg. NEW