Sera que alguem podera explicar como e possivel o que passo a expor e o que posso fazer para o contestar: Depois do Estado Portugues anunciar a reavalicao dos imoveis contruidos antes de 2004 e se proceder a sua actualizacao em 25%, como e possivel que no ano passado o meu imovel construido em 1998 estivesse avaliado em 39.375,83 euros e tenha recebido a semana passada a mal fadada actualizacao e o mesmo imovel tenha sido reavalido em 78.800,00???????? Onde estao os 25%???? A mim parece-me mais 50%!!!!! E obvio que so podera ter sido engano!!! Se houver alguem que me saiba responder, agradeco PM
Colocado por: pmalheirosComo assim, nao vou pagar mais de IMI, (peco desculpa pela minha ignorancia)?
Provavelmente vai pagar mais, mas pouco mais, porque até aqui estava sujeito a uma taxa que variava de 0.5% a 0.8% e agora para a pagar uma taxa entre 0.3% e 0.5%, como estas taxas variam de município para município, tem que procurar quais as taxas em vigor no seu.
O seu espanto prende-se com uma questão de semântica. O valor patrimonial que refere (39.000€) não corresponde a nenhuma avaliação mas sim atualização ou valores indicado pelos proprietários. Agora é que estão a fazer avaliações, ponho em causa que as avaliações estejam a decorrer de modo correto, mas pode crer que as finanças não vão perder em caso de reclamação. Pgue na fórmula e faça as suas contas e se houver uma grande discrepância então reclame. j.filipe
Há uma coisa que eu não percebo com practicamente todos aqueles que se queixam das novas avaliações, dizem que pagavam x e agora vão pagar x * 5 seja lá que valor for, depois dizem que a casa estava avaliada em x e agora está em x * 2 ou 3.
Mas quando lhes pergunto se vendiam a sua casa pelo valor que as finanças avaliaram raramente existe um que diga que vendia porque acha que a sua casa vale mais.
Sendo assim o que deve ser discutido não é a avaliação em si, mas as taxas que as autarquias cobram, se as autarquias existissem para servir/ajudar o municipe, poderiam começar a cobrar as taxas minimas 0,2 ao invés das máximas 0,5.
No caso acima estariamos a falar de montantes que variam entre 150€ e 450€ mais coisa menos coisa.
E posso dar um exemplo práctico a minha mãe queixou-se que tinha a casa avaliada em 4 mil e tal euros e agora passou para 58 mil, para mim nunca venderia a casa por menos de 80 mil Depois perguntei-lhe mas tu tens um vizinho novo não tens? Então achas justo que esse vizinho com uma mesma área que a tua pague 240€ enquanto tu e os outros pagam 40€, não parece justo não é verdade, o justo seria baixar a taxa e todos pagarem 80€ ou um valor próximo disso.
Meu caro hfviegas, o que as finanças são é tudo menos justas. Mas também lhe digo, que muita da diferença que alguns proprietários estão a ser confrontados foi por terem dado em determinada altura um valor baixo pela propriedade para pagarem menos (sisa/imi). Quanto á diferença entre o valor patrimonial (valor que conta para imi) e o valor que eventualmente possa vender o mesmo bem, a essa diferença chamam-lhe "mais valias" que se não as aplicar num prazo de 2 anos terá que pagar mais um imposto. E é assim a vida de quem tem um bem, vai começar a pagar renda ao estado por ter esse bem, quem manda ao pobre dar ares de rico (tese de Gaspar, provavelmente tirada do buraco donde saiu).