Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, estou numa fasa da vida em que quero mudar, tenho uma namorada ha mais de 5 anos, e é pro resto da vida.
    Sou militar, soldado normal com contracto de 6 anos, mas pro ano que vem penso concorrer ao Curso de Sargentos, se conseguir, passarei a ser dos Quadros Efectivos. A minha namorada acabou ha pouco tempo a escola, um curso de Web Desgin com equivalencia ao 12 ano, procurou trabalho na area mas sem sorte, agora trabalha como part-time em restauração, comopodem imaginar ela nao recebe muito, ou seja, o rendimento dos 2 juntos é por volta de 800Euros.

    Vimos uma casa (da parte da imobiliaria ERA), por 60.000 euros numa zona que nos agrada, a casa é um t3 espetacular, e pelo que ja andamos a ver na net sobre preços e topologias, essa realmente é muito boa pelo preço.

    O financiamento (de acordo com o site) é 100%.

    Nos tavamos a pensar em pedir um emprestimo de 70.000Euros, sendo os 10.000 a mais, para equipar a casa e termos algum de parte pra alguma eventualidade.

    Na vossa opniao, que certamente sao mais experientes, o que deveriamos fazer? Acham que algum banco nos ia emprestar 70.000 (sem fiador)? Ou nem precisamos de emprestimo do banco visto que temoa financiamento 100%? Nao percebo muito bem como isso funciona.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Sinceramente não se metam nisso. Aluguem uma casa..esperem mais uns anos para ver a situação.
    É o melhor conselho que posso dar...vivam descansados, aluguem uma casa. Se isto melhorar, se a vossa situação melhorar, passares a efectivo e a tua namorada também então peçam um credito.
    Agora com este ambiente acreditem.. vocês vão viver melhor sem dividas a bancos
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, MDA, mmgreg, oxelfeR (RIP), jpereira
    • eu
    • 18 outubro 2012

     # 3

    Eu concordo com a opinião anterior: não se metam num empréstimo que vos poderá escravizar. Aluguem uma casa baratinha...
    Concordam com este comentário: mmgreg, fernandoFerreira
  3.  # 4

    Com esse rendimento e esse valor de ltv nao corre o risco de lhe emprestarem dinheiro .
  4.  # 5

    Além de não conseguirem crédito perante os vossos rendimentos, baixos, chegam perfeitamente para alugarem um apartamento com uma renda nos 250€ (T1, T2) e esperem uns aninhos até isto melhorar. "Ah e tal não estamos a pagar nada nosso é dinheiro deitado á rua" Não é, estão a poupar noutros lados. Eu desde o namoro até casar e ter uma filha sempre vivi em casas alugadas, não fomos menos familia por isso e avançamos agora com a compra da casa por ser um bom negócio caso contrario continuaria no mercado de arrendamento.

    Arrendar para casais em inicio de vida é o melhor. Foi por essa mentalidade de pedir a mais para mobilar a casa que muitos estão com a corda ao pescoço agora.

    Alem de que antigamente os bancos emprestavam tudo, até ofereciam "Não quer pedir a mais pras férias?" agora... 80% e e...

    Aluguem!
  5.  # 6

    Concordo com as opiniões aqui presentes.
    Arrendam uma casa e serão muito mais felizes.
    Como é que há pessoas que pensam que pedir emprestado para uma cama, um sofá, uma mesa e cadeiras, cortinados, ou mesmo um carro e ficarem a pagar durante 30 ou 40 anos é um bom negócio?
    É que vão pagar além do capital (montante do empréstimo) juros durante várias (bastantes) décadas. E ao fim da primeira década (ou seja,10 anos) todos (ou quase todos) os bens adquiridos já foram para o lixo.
  6.  # 7

    Aluguem durante uns anitos largos...
    • mmgreg
    • 18 outubro 2012 editado

     # 8

    Arrendem!! Nem imaginam as despesas inerentes a ter casa própria, com esses rendmentos não conseguirão pagar.
  7.  # 9

    Colocado por: FructisSou militar, soldado normal com contracto de 6 anos, mas pro ano que vem penso concorrer ao Curso de Sargentos, se conseguir, passarei a ser dos Quadros Efectivos.

    Acha que vai entrar no Quadro no final do contrato? Não se tem apercebido de nenhum camarada de armas terminar o contrato e ir engrossar as fileiras do desemprego?

    Colocado por: Fructiso rendimento dos 2 juntos é por volta de 800Euros.

    Com esse rendimento mensal (800€) não se meta a comprar casa. Espere por melhores dias.

    Colocado por: FructisO financiamento (de acordo com o site) é 100%.

    O financiamento pode ir até 100%, mas qual é o banco que hoje faz isso? E para 100% tem que ter um bom rendimento mensal, o que não é o caso.

    Colocado por: Fructis
    Nos tavamos a pensar em pedir um emprestimo de 70.000Euros, sendo os 10.000 a mais, para equipar a casa e termos algum de parte pra alguma eventualidade.

    Isso já lá vai, pedir mais que o valor da casa esqueça.

    Colocado por: FructisNa vossa opniao, que certamente sao mais experientes, o que deveriamos fazer? Acham que algum banco nos ia emprestar 70.000 (sem fiador)?

    Sem fiador? Ou tem fiador, ou então tem no banco um depósito do valor da Hipoteca.

    Colocado por: FructisOu nem precisamos de emprestimo do banco visto que temoa financiamento 100%?

    Não precisa de empréstimo do banco? Então quem empresta o dinheiro? Esta não entendi.

    Colocado por: FructisNao percebo muito bem como isso funciona.

    Já vi que não percebe muito bem como isto funciona, por isso aqui vai um conselho de alguém que já teve a sua idade e muitas dúvidas: Não compre, espere por melhor oportunidade, alugue e vá amadurecendo essas ideias.
    Boa sorte.
    • bel99
    • 18 outubro 2012 editado

     # 10

    Definitivamente arrendar é a melhor hipótese.
    Um T1 para os dois é mais do que suficiente. Nos entretantos vão poupando pois vão necessitar e daqui a uns anos, quando o panorama for mais animador, o dinheiro não for tão caro e já houver mais condições, comprem. Assim já terão algumas poupanças para não precisarem pedir tanto ao banco.
    E não esqueçam que se surgir uma hipótese de emprego noutro local podem sempre mudar de casa com alguma facilidade. Se comprarem não têm essa liberdade.
    Concordam com este comentário: J.C
    • Nia_
    • 18 outubro 2012

     # 11

    Concordo com as opiniões de alugar.
    Com esta conjuntura económica é mesmo o ideal para principio de vida a dois.
    Também o fiz e ainda nem estavamos perto do que estamos agora, foi á 10 anos. Alugamos de inicio e 3 anos depois quando já estavamos mais confortáveis e estaveis partimos então para a compra, com muito mais noção do que precisavamos e queriamos em termos de casa/apartamento.
    Aconcelho sempre que a 1º casa seja alugada, pois só depois de estarmos na nossa casinha é que vamos vendo que afinal ñ era preciso ser um T3, ou se calhar era preciso ser um T4, a cozinha deveira ter isto, ou wc não sei o quê...a nós ajudou bastante não ter partido logo para a compra, pois já procuramos outras coisas e sem aquela ansiedade de ter uma casa, mais calmamente.
    Por fim, a não ser que tenham uns trabalhos muito estaveis, a grande vantagem que eu vejo no aluguer é a liberdade de mobilidade que nos dá.Já para não falar no se a coisa apertar partir para um aluguer mais barato, enquanto que com um empréstimo bancário ...
    Concordam com este comentário: tiagot
  8.  # 12

    se alugarem acho que ainda podem ter 1 subsidio por parte deste organismo:ighape
  9.  # 13

    Fructis infelizmente conheço muitos ex-militares que também diziam o mesmo:

    -Entro para a ESE e passo ao QP.

    Na prática não é tão fácil, a maior parte nem consegue entrar e os que entram nem todos conseguem terminar. Sabendo isso à priori, achas que é sensato meteres-te numa coisa tão "pesada" como comprar uma casa? Muito sinceramente, acho que deviam pensar 4/5 vezes antes de se meterem numa dessas. Tu não sabes se entras na ESE, tu não sabes se irás concluir com aproveitamento o curso, tu não sabes se conseguires realmente entrar para o QP onde vais ser destacado. Vê o caso de dois Furriéis do meu tempo, ambos queriam voltar aos Páras e um foi para aos Açores e outro para o norte numa unidade qualquer.
  10.  # 14

    Colocado por: FructisAcham que algum banco nos ia emprestar 70.000 (sem fiador)?


    Felizmente não... O caro Fructis tem noção das despesas que um imóvel (e respectivo crédito) acarreta... com rendimentos (ambos empregados - e em sectores de alto risco) de € 800,00/Mês?

    Eu é que não era seu fiador... Porque é que não arrenda (usufrui do porta 65 p. ex.) e junta uns trocos para um dia comprar uma casinha...

    Cumps
  11.  # 15

    Desde ja obrigado a todos pelas respostas, ajudou bastante. Hoje tive a matutar sobre o assunto e tambem achei que nao era boa ideia, mas sabem, a vontade de morar juntos eh tanta que ficamos tao entusiasmados que apenas pensamos no quao bom ia ser, enfim.

    Aconcelharam.me a arrendar casa, e falaram num apooio jovem porta 65 ou algo assim, que ajuda.nos a pagar renda durante 3 anos, tive a pensar que isso era uma boa maneira de poupar, e alem disso quem sabe ja estaria nos Quadros efectivos.

    Mas como devo comecar? inscrever.me ja e ficar a espera ( Alem disso tive a ver no site e eh um bocado confuso ((se alguem souber como funciona isso do apoio agradecia imenso)), depois alugar?

    agradeco mais uma vez.
    • J.C
    • 18 outubro 2012

     # 16

    Entre no site. https://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/home/ajuda.html
    Vá em ajuda, lá explica tudo.
  12.  # 17

    Boas, estou numa fasa da vida em que quero mudar, tenho uma namorada ha mais de 5 anos, e é pro resto da vida.
    Sou militar, soldado normal com contracto de 6 anos, mas pro ano que vem penso concorrer ao Curso de Sargentos, se conseguir, passarei a ser dos Quadros Efectivos.

    Desde ja obrigado a todos pelas respostas, ajudou bastante. Hoje tive a matutar sobre o assunto e tambem achei que nao era boa ideia, mas sabem, a vontade de morar juntos eh tanta que ficamos tao entusiasmados que apenas pensamos no quao bom ia ser, enfim.


    Caro Fructis,
    Será melhor acalmar essa pressa toda de sair de casa dos pais, para viver com a namorada. Com tantas certezas, olhe que pode correr mal...
    Se vocês 2 ganham 800€ juntos, mesmo alugando uma casita pequena por 200€, sobram 600€, isto é, 300€ para cada um. Junte-lhe as despesas de comida, deslocação, roupa, etc, e veja quanto dinheiro sobra.
    Será que seria assim tão bom, como vocês afirmam?

    Recomendo que organizem primeiro a vossa vida profissional e posteriormente pensem em viver debaixo do mesmo tecto.
    Não se metam com créditos (aliás, nem vão conseguir qualquer crédito com estes rendimentos) caso contrário vão viver arrependidos para o resto da vida.
  13.  # 18

    Colocado por: MLopes_Recomendo que organizem primeiro a vossa vida profissional e posteriormente pensem em viver debaixo do mesmo tecto.


    Discordo, devem ir viver a vida enquanto podem. Desde que consigam fazer contas, está tudo bem. Se alugarem e correr mal, voltam para casa dos pais.
    Concordam com este comentário: eu, Paramonte, jpvng
  14.  # 19

    Arrendar, viver sem ser com a mãe e pai
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  15.  # 20

    normalmente as imobiliárias ajudam no processo do arrendamento jovem.
 
0.0235 seg. NEW