Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes,em 2011 paguei o triplo de irs com os mesmos rendimentos.Alguém me sabe dizer porquê?

Irs 2010
    rendimento global--------------------------------------25.290,20
    deduções específicas-------------------------------------------------------------6.867,42
    perdas a recuperar---------------------------------------------------------------------0,00
    abatimentos-----------------------------------------------------------------------------0,00
    deduções ao rendimento--------------------------------------------------------------0,00
    rendimento coletável (1-(2+3+4+5))---------------------------------------18.422,78
    quociente rendimento anos anteriores----------------------------------------------0,00
    rendimentos isentos englobados para determinação da taxa--------------------0,00
    total do rendimento para determinação da taxa (6+8-7)-----------18.422,78
    coeficiente conjugal 0,00 taxa 34,880%
    importância apurada (9: coef x taxa)--------------------------------------6.425,87
    parcela a abater-------------------------------------------------------------------2.822,89
    imposto correspondente a redimentos anos anteriores----------------------------0,00
    imposto correspondente a redimentos isentos--------------------------------------0,00
    valor apurado ((11-12)x(1 ou 2)+13-14)--------------------------------------3.602,98
    imposto relativo a tributações autónomas-------------------------------------------0,00
    coleta total (15+16)------------------------------------------------------------3.602,98
    deduções à coleta--------------------------------------------------------------------708,30
    benefício municipal (0,00% da coleta)------------------------------------------------0,00
    acréscimos à coleta---------------------------------------------------------------------0,00
    coleta líquida (17-18-19(>=0)+20)---------------------------------------------2.894,68
    pagamentos por conta------------------------------------------------------------------0,00
    retenções na fonte----------------------------------------------------------------1.989,67
    imposto apurado (21-(22+23))---------------------------------------------------905,01
    juros de retenção-poupança----------------------------------------------------------0,00
    sobretaxa-resultado--------------------------------------------------------------------0,00
    juros compensatórios------------------------------------------------------------------0,00
    juros indemnizatórios------------------------------------------------------------------0,00

valor a pagar ----------------------------------------------------------------905,01

irs 2011
    rendimento global-----------------------------------------------------------26.376,21
    deduções específicas-------------------------------------------------------------6.111,42
    perdas a recuperar---------------------------------------------------------------------0,00
    abatimentos-----------------------------------------------------------------------------0,00
    deduções ao rendimento--------------------------------------------------------------0,00
    rendimento coletável (1-(2+3+4+5))---------------------------------------20.264,79
    quociente rendimento anos anteriores----------------------------------------------0,00
    rendimentos isentos englobados para determinação da taxa---------------------0,00
    total do rendimento para determinação da taxa (6+8-7)------------20.264,79
    coeficiente conjugal 0,00 taxa 34,880%
    importância apurada (9: coef x taxa)---------------------------------------7.194,01
    parcela a abater---------------------------------------------------------------------2.921,81
    imposto correspondente a redimentos anos anteriores-----------------------------0,00
    imposto correspondente a redimentos isentos---------------------------------------0,00
    valor apurado ((11-12)x(1 ou 2)+13-14)---------------------------------------4.272,20
    imposto relativo a tributações autónomas--------------------------------------------0,00
    coleta total (15+16)-------------------------------------------------------------4.272,20
    deduções à coleta---------------------------------------------------------------------423,02
    benefício municipal (0,00% da coleta)-------------------------------------------------0,00
    acréscimos à coleta----------------------------------------------------------------------0,00
    coleta líquida (17-18-19(>=0)+20)----------------------------------------------3.849,18
    pagamentos por conta-------------------------------------------------------------------0,00
    retenções na fonte------------------------------------------------------------------2.013,49
    imposto apurado (21-(22+23))---------------------------------------------------1.835,69
    juros de retenção-poupança-------------------------------------------------------------0,00
    sobretaxa-resultado---------------------------------------------------------------- ---471,62
    juros compensatórios---------------------------------------------------------------------0,00
    juros indemnizatórios--------------------------------------------------------------------0,00

valor a pagar -------------------------------------- ------2.307,31

ps,a sobretaxa de 3,5% não explica tudo.
  2.  # 2

Se pagou IRS é porque é mesmo um "asno"
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaSe pagou IRS é porque é mesmo um "asno"

tem toda a razão,enganei-me no titulo
    • eu
    • 18 outubro 2012

# 4

Colocado por: joaopires 97tem toda a razão,enganei-me no titulo

Olhe que não, olhe que não... nós (os contribuintes) somos todos uns asnos...
  4.  # 5

Colocado por: euOlhe que não, olhe que não... nós (os contribuintes) somos todos uns asnos...

então neste caso fugiu-me o teclado para a verdade.

e quanto às aos irs acima?consegue ver onde é que fui martelado ?
  5.  # 6

Com estes dados é impossível aferir.

Mas como gosto de jogar no totoloto vou tentar arriscar...

Isto trata-se de um trabalhador independente ou um empresário em nome individual. E devem estar no regime simplificado.

Não se esqueça que "perdemos" metade do subsídio de natal. Quem não o recebe, paga mais tarde.
  6.  # 7

Caro joao pires:
    Em 2011 o imposto que teria a pagar (sem a sobretaxa) era de 1835,69€ o que é sensivelmente o dobro do ano anterior.
    Isto deveu-se a (em grosso modo):
    - Aumento do rendimento coletável em 1842,01€ que se traduziu num aumento da taxa a pagar de 768,14€
    - Diminuição das deduções à coleta em 285,28€
    Concordam com este comentário: joaopires 97
  7.  # 8

Colocado por: bel99Caro joao pires:
    Em 2011 o imposto que teria a pagar (sem a sobretaxa) era de 1835,69€ o que é sensivelmente o dobro do ano anterior.
    Isto deveu-se a (em grosso modo):
    - Aumento do rendimento coletável em 1842,01€ que se traduziu num aumento da taxa a pagar de 768,14€
    - Diminuição das deduções à coleta em 285,28€

Caro bel99

agradeço a sua resposta e manifesto a minha total ignorancia nesta matéria.Só pretendia verificar que não havia nenhum engano nestas contas por parte das finanças.

Como estes rendimentos são totalmente de imóveis arrendados e nas obras que fiz de remodelação de alguns deles ninguém me passou fatura...ou era mais 23%...entalei-me!!
  8.  # 9

Colocado por: Silver WolfCom estes dados é impossível aferir.

Mas como gosto de jogar no totoloto vou tentar arriscar...

Isto trata-se de um trabalhador independente ou um empresário em nome individual. E devem estar no regime simplificado.

Não se esqueça que "perdemos" metade do subsídio de natal. Quem não o recebe, paga mais tarde.
    Discordam deste comentário:bel99

obrigado pela resposta mas o caso está explicado abaixo

cumps
  9.  # 10

Basicamente aumentou o seu rendimento, aumentou o imposto a pagar e diminuiu nas despesas o que se traduziu na diferença de imposto a pagar.

Silver Wolf: só discordei da frase: "Com estes dados é impossível aferir."
    Os dados eram retirados da declaração de irs, por isso pode-se aferir alguma coisinha para ajudar o joao pires :)
  10.  # 11

Caro bel99,

Sem "ver" a declaração não é fácil perceber de que categoria são os rendimentos, e dar uma melhor explicação.
    Foi a esse ponto que me referi.
  11.  # 12

Os valores estão correctos. E não é o triplo!

1. Ganhou mais 1.080 euros, a 34,88% são mais 375 euros
    2. As deduções específicas baixaram em 750 euros, a 34,88% são mais 260 euros
    3. Teve menos 320 euros de deduções.
    1+2+3 = 955 euros

4. O que é importante é comparar a colecta líquida: 3.849-2.894= 955 euros
    Q.E.D.
    O resto é da sobretaxa.

Colocado por: joaopires 97 Como estes rendimentos são totalmente de imóveis arrendados e nas obras que fiz de remodelação de alguns deles ninguém me passou fatura...ou era mais 23%...entalei-me!!
    É BEM FEITO!
    Quando uns roubam há sempre outros que têm de pagar por ele.
    AINDA BEM que quem mais beneficiou com o roubo do IVA (você) foi quem MAIS o sentiu na pele (e pagou ainda mais imposto IRS!!). LOLOL!

Agora a sério:
    Você pagou 100,00 de obras para não pagar 23,00 de IVA?
    Se tivesse pago os 123,00 das obras teria pago menos 42,90 de IRS. Isto é, teria desembolsado (123-42,9=) 80,10 em vez de 100,00!

Repitamos o exercício, mas imaginando que a taxa do IVA a aplicar era de 6%... (*)
    «Você pagou 100,00 de obras para não pagar 6,00 de IVA?
    Se tivesse pago os 106,00 das obras teria pago menos 36,97 de IRS. Isto é, teria desembolsado (106-36,97=) 69,03 em vez de 100,00

Ou seja, você acabou por desembolsar entre 25 e 45% por cento A MAIS do que devia (no que diz respeito ao que pagou em obras)

MAS QUE AAAAASNOOOO!

O que lhe vale é que, em princípio, em 2013 a taxa de IRS sobre os rendimentos prediais baixa para os 28,5%.

(*) TOME NOTA: o IVA sobre a mão de obra nas obras de reparação, recuperação, conservação etc. de imóveis de habitação tem uma taxa de 6%.
  12.  # 13

Colocado por: joaopires 97Boas tardes,em 2011 paguei o triplo de irs com os mesmos rendimentos.Alguém me sabe dizer porquê?

Colocado por: Silver WolfSem "ver" a declaração não é fácil perceber de que categoria são os rendimentos, e dar uma melhor explicação

Silver Wolf, para responder à questão do joao pires não me pareceu necessário sabermos de que categoria eram os rendimentos...
    Mas enfim, está respondido.
  13.  # 14

Ex Sr Luis K. W

ofensas à parte agradeço-lhe a resposta que é bastante elucidativa.

Por conseguinte se tivesse a amabilidade e a disponibilidade de me esclarecer nalgumas questões ficar-lhe-ia grato.

1º Não há um "teto" sobre as despesas que se podem deduzir?

2º é possível deduzir facturas cujo valor do iva seja a 6%?(pensava que era só as que eram taxadas a 23%)

3º Em que quadro do impresso do irs é que eu devo deduzir essas a despesas?(materiais de construção ,mão de obra etc)

4º como é que se acha este valor no irs?deduções específicas---6.867,42

Qual o seu conselho?pedir sempre fatura?

Desculpe a ignorancia mas este é o 1º ano que estou "debruçado" sobre isto...não me pergunte porquê.

grato.
  14.  # 15

Colocado por: joaopires 97Ex Sr Luis K. W

ofensas à parte agradeço-lhe a resposta que é bastante elucidativa.

Por conseguinte se tivesse a amabilidade e a disponibilidade de me esclarecer nalgumas questões ficar-lhe-ia grato.

1º Não há um "teto" sobre as despesas que se podem deduzir?

2º é possível deduzir facturas cujo valor do iva seja a 6%?(pensava que era só as que eram taxadas a 23%)

3º Em que quadro do impresso do irs é que eu devo deduzir essas a despesas?(materiais de construção ,mão de obra etc)

4º como é que se acha este valor no irs?deduções específicas---6.867,42

Qual o seu conselho?pedir sempre fatura?

Desculpe a ignorancia mas este é o 1º ano que estou "debruçado" sobre isto...não me pergunte porquê.

grato.

A lei obriga-o a isso, não precisa ser aconselhado.
  15.  # 16

Colocado por: rjmsilvaA lei obriga-o a isso, não precisa ser aconselhado.

tem toda a razão!!

a lei também me come o que acima se vê.Fora o imi que não está lá e foram mais 1900 aéreos!!

e o mais escandaloso foi a lei andar-me a comer 1500 € por mês durante 14 anos de imi por 4 andares em condições boas de habitabilidade com rendas de 20 e 30 €

e a lei também me deu uma medalha por ter gasto 29 mil euros na remodelação de 3 apartamentos que os inquilinos de rendas mixurucas me deixaram todos abandalhados.
  16.  # 17

Colocado por: joaopires 971500 € por mês durante 14 anos

leia-se 1500 € por ano durante 14 anos
  17.  # 18

Colocado por: joaopires 97Ex Sr Luis K. W.
    Caro Joao Pires,
    Deixe os Exmos Srs de lado.
    Se me conhecesse, saberia que eu não «insulto» as pessoas desta maneira (quando insulto sou muito mais grosso). O que disse em cima foi uma crítica bem disposta e aproveitando o seu lapso na palavra «a(s)no».

Colocado por: joaopires 971º Não há um "teto" sobre as despesas que se podem deduzir?.
    Não.
    No rendimento predial até pode ter prejuízo (ter mais despesas de manutenção/obras do que receitas). Esse prejuízo será abatido no rendimento (predial) de até 3 anos seguintes.
    (nota: estou a falar de cor. Era assim até há poucos anos. Mas não vi nenhuma alteração recente à lei).
    (editado: o que gastou em obras de recuperação, se DEVIDAMENTE documentado, poderia ser abatido nas rendas futuras).

Colocado por: joaopires 972º é possível deduzir facturas cujo valor do iva seja a 6%?(pensava que era só as que eram taxadas a 23%).
    Claro!
    Se, por exemplo, tiver trabalhos de manutenção em fracções habitacionais do tipo: "trabalho de canalizador a desentupir um cano"; ou "trabalho de elecricista para substituir uma lâmpada", é só mão de obra, pelo que o IVA deveria ser à taxa de 6%.
    E é tudo dedutível.

Colocado por: joaopires 973º Em que quadro do impresso do irs é que eu devo deduzir essas a despesas?(materiais de construção ,mão de obra etc).
    As rendas e TODAS as despesas prediais são inscritas no quadro 4 do modelo F.
    Na coluna que diz *DESPESAS* enfia lá as "deduções específicas", que é um valor que inclui isto TUDO: as despesas de «manutenção e conservação» dos imóveis (pinturas, electricidade, manutenção de elevadores, porteiro e limpeza, seguro de prédio (incêndio), quotização de condomínio, taxas autárquicas, segurança, IMI, ...

Colocado por: joaopires 974º como é que se acha este valor no irs?deduções específicas---6.867,42
    È a soma de tudo o que você declarar como *despesa*.

Colocado por: joaopires 97Qual o seu conselho?pedir sempre fatura?
    Que raio de pergunta. :-)
    Há dias perguntaram-me como se fazia para não declarar uma renda ao fisco.
    E eu, que ando «nisto» há muitas dúzias de anos, respondi a verdade: «não sei»!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopires 97
  18.  # 19

Colocado por: joaopires 97a lei também me come o que acima se vê.Fora o imi que não está lá e foram mais 1900 aéreos!!
    e o mais escandaloso foi a lei andar-me a comer 1500 € por mês durante 14 anos de imi por 4 andares em condições boas de habitabilidade com rendas de 20 e 30 €
    e a lei também me deu uma medalha por ter gasto 29 mil euros na remodelação de 3 apartamentos que os inquilinos de rendas mixurucas me deixaram todos abandalhados.
    E o que é que você pretende fazer?
    Não cumprir determinada lei porque é desfavorável para mim, mas cumprir e defender uma outra que é (ou, porque é) desfavorável para os inquilinos?
    Ou não cumprir NENHUMA lei?
    Já imaginou se TODOS fizéssemos isso?

Concordo que a lei, no que diz respeito ao imobiliário, é um assalto ao senhorio (a começar pelo congelamento das rendas).
    Mas na minha família (que tem vários imóveis arrendados), ninguém quer ter nada que se nos aponte.
    Há outras pessoas que acham que nunca vão ser apanhadas a roubar ... acham-se muito espertas mas esquecem-se que estão a roubar todo o país, incluindo os familiares e amigos.

O «golpe» de fugir ao IVA e pagar muito mais em IRS é um exemplo da esperteza saloia que por aí grassa.

Mas também lhe digo que, depois de termos gasto muitas dezenas de milhar de euros a recuperar apartamentos abandalhados por inquilinos que só saíram quando morreram, um dos prédios aumentou o rendimento 30 vezes em 20 anos (havia apartamentos, de 5 assoalhadas com estacionamento no centro de Lisboa, com rendas de 20 euros - hoje alguns dos apartamentos ultrapassam os 900).
    E com a taxa liberatória, ... pode ser que comece a compensar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopires 97
  19.  # 20

Colocado por: Luis K. W.Caro Joao Pires,
    Deixe os Exmos Srs de lado.

Caro Luis K.W,não me senti realmente ofendido,portanto vamos ao que interessa.

Por motivos de força maior estou a ser "obrigado"a tirar um curso intensivo sobre esta matéria,e como gosto pouco de fazer figura de urso,neste interregno em que lhe respondi e agora volto a responder andei a pesquisar.
    As suas respostas (as quais agradeço)confirmam tudo aquilo que li sobre o assunto,portanto está certissimo em tudo o que escreveu.

Colocado por: Luis K. W.E o que é que você pretende fazer?
    Não cumprir determinada lei porque é desfavorável para mim, mas cumprir e defender uma outra que é (ou, porque é) desfavorável para os inquilinos?
    Ou não cumprir NENHUMA lei?
    Já imaginou se TODOS fizéssemos isso?

Ás vezes é o que dá vontade.

Colocado por: Luis K. W.Mas na minha família (que tem vários imóveis arrendados), ninguém quer ter nada que se nos aponte.

Parabéns,a minha familia também é assim...e não estou a ser sarcástico.Desde arranjar telhados,varandas e pinturas de prédios valeu tudo...com rendas de 20 paus.

Colocado por: Luis K. W.O «golpe» de fugir ao IVA e pagar muito mais em IRS é um exemplo da esperteza saloia que por aí grassa.

Tem razão,há sectores em que a economia paralela é maior que muita gente imagina.
    Não vou aqui mencionar aqueles que tenho conhecimento efectivo para não melindrar ninguém.
    Quero dizer-lhe ainda que a única vez que não faturei a mão de obra foi este ano porque tinha urgência na obra e o trolha que estava disponível nem sequer era coletado.Foi coisa pouca.

Colocado por: Luis K. W.E com a taxa liberatória, ... pode ser que comece a compensar.

Haja fé.

Colocado por: Luis K. W.Que raio de pergunta. :-)

Tem razão...esta foi imperdoavel :)))

Obrigado mais uma vez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.

0.0206 seg. NEW