Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Só mais uma, para ficar mais esclarecido.

    Aqui, a solução que apresentam para que a janela seja à face é se a janela for para ter ganhos solares, o que, se for para ter ganhos solares como é à face é lógico que não apanha aquele bocadinho de sombra isto é o sol bate no vidro todo e aí sim tem ganhos solares, mas como dizem mais à frente, depois contrapondo aquilo que disseram antes, é que os ganhos solares só interessam no inverno, pelo que no verão interessa que o vidro esteja à sombra, por isso irá existir palas/sombreamentos para a janela ficar à sombra no verão...

    Portanto medindo bem as coisas temos que a janela à face exterior é pior já que em termos térmicos sai prejudicada, mas nos ganhos solares é a tal moeda de duas faces, pelo que como está na imagem, a melhor solução é a instalação ao centro com isolamento :).


    Abraço
      Imagem18.png
  2.  # 182

    penso que existem sempre soluções para tudo
    Concordam com este comentário: electrao
      3oriente_4.jpg
  3.  # 183

    Não digo que não marco1.

    Tanto é que no ultimo comentário tem lá que as janelas colocadas na parte exterior se quer obter ganhos solares é a melhor solução, mas depois tem o reverso da medalha, que é, os ganhos solares não interessam durante todo o ano, por isso quando não interessam as mesmas tem de estar à sombra, então, acho que prefiro "prejudicar" 5 ou 10 cm de sol que possa "perder" por causa da janela se encontrar a meio da parede, se bem que não são 5 ou 10 cm, já que a janela é composta por vidro e caixilharia, por isso se a caixilharia tiver um perfil de 5, 7, 8 cm, prefiro sacrificar sacrificar apenas 2 cm que irão fazer sombra no vidro, do que prejudicar o comportamento térmico da mesma.


    Este é o meu ponto de vista.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  4.  # 184

    ifv

    não estou a propor que uma coisa é melhor que outra

    apenas insisto em lhe dizer que exitem soluções de tal modo que é indiferente em termos termicos que a caixilharia fique por fora, a meio ou mais no interior, não é por ai.
    repare que a simples presença de uma pala bem dimensionada de acordo com os angulos solares ao longo do ano pode ser o suficiente para bons ganhos solares no inverno e boa proteção no verão.
  5.  # 185

    Certo, mas se fosse tão indiferente, em construções como as que eu falei, casas passivas, onde essas questões são estudadas e mais que estudadas, por algum motivo é que eles colocam a caixilharia ao meio da parede, para obterem a melhor performance da mesma.

    Pode-me dizer que estamos a falar de valores irrisórios e que para o comum não são esses valores que interessam, certo, mas...

    Assim como me falou dessa situação das palas, referindo que a caixilharia pode ser na face externa, o mesmo acontece se a janela ficar centrada... ja que como vê nessas fotos da caxilharia à face, aquilo que vai fazer para que tenha ganhos solares é o vidro e não a caixilharia, por isso, a caixilharia como tem sempre cerca de 8 cm ou mais no caso de ser a parte que abre e fecha, tem o perfil da caixilharia mais o perfil da janela em si, se esta à sombra, e o vidro totalmente ao sol, isto é, se esta estiver ao meio da parede temos na mesma ganhos solares.

    Como está naquela foto que coloquei diz exactamente isso, com a caixilharia ao meio obtemos a melhor performance da janela.

    Nunca disse que não há solução, o que eu disse foi que o melhor posicionamento da caixilharia numa parede é ao meio.

    Fora isso, há certas obras onde os vidros assim há face ficam muito bonitos e tudo mais, é diferente.

    Abraços :)
  6.  # 186

    ifv

    mais uma vez digo-lhe que depende do sistema construtivo que tiver e da exposição solar, caso contrário não é taxativo aquilo que diz, que o melhor posicionamento da caixilharia é ao meio.
  7.  # 187

    Eu até podia colocar aqui mais informação sobre isso, e gráficos com aquelas cores que representam a temperatura...

    Em todos eles diz que a melhor colocação é ao centro...
    Independentemente se tem isolamento no exterior, interior, parede simples ou dupla...

    Mas como não sou da área da caixilharia, nem vendedor, nem tenho empresa de pvc/aluminios ou o que quer que seja não quero estar a incutir nada a ninguém, sei o que li e vi nas pesquisas que efectuei por isso...

    Para mim eu sei o que quero.
  8.  # 188

    Anonimo16062021, pois é, e eu ainda não coloquei aqui aquelas "box's" que a beck-heun tem... a outra que você também colocou...

    Todas essas soluções a caixilharia é ao centro, mesmo sendo algo que poderia ser feito como "se quissesse", mas não... É ao centro porque tem razão de ser, pelo menos é o que acho, e como disse, o que eu sei é o que eu quero na minha obra, aqui estou a partilhar informação e como qualquer pessoa livre pode aceitar aquilo que "eu" escrevo ou não... (eu entre " " porque não fui eu que escrevi, apenas transcrevi o que pessoas creditadas no assunto escreveram).


    Abraços
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • PMMA
    • 20 março 2013

     # 189

    Colocado por: lfvmagalhaesA caixilharia para potenciar a sua eficiencia deve ser colocada ao meio da espessura da parede, isto é, se a parede tem 30 cm, o meio da caixilharia deve ser colocado aos 15 cm, só assim consegue potenciar a eficácia da caixilharia. De qualquer outra forma não é correcta a sua aplicação. E isto não sou eu que digo, até porque eu não tenho nada a ver com o assunto, são pessoas que fazem estudos certificados sobre este tema.
    Acha que os arquitectos pensão nisso...
    •  
      marco1
    • 20 março 2013 editado

     # 190

    naaa

    os arquitectos só fazem m#$&"%$"%$/
    sinto-me revoltado com as elites mas tambem me dá cá uma volta certos comentários da massinha, enfim será por não haver mais nada para fazer a não ser vomitar veneno??

    ah e já agora não é pensão é pensam
  9.  # 191

    PMMA claro que pensam, aliás, naquilo que falei, as casas passivas, os arquitectos tem a sua palavra na execução de uma planta capaz de obedecer a certos parâmetros que irão fazer com que a casa consiga obter o máximo de energia através do meio ambiente, não duvido nem nunca duvidei.

    E mais uma vez, digo para ver o site que falei, entre outros, porque os arquitectos também falam lá... e dizem, mostram, explicam aquilo que eu disse, como poderá ver eu não disse nada que esteja errado, antes pelo contrário. Se existem obras onde as caixilharias são colocadas na face externa? existem sim. Se existem obras onde as caixilharias são colocadas na face interna? existem sim. Estão a potenciar ao máximo as potencialidades da caixilharia? não, não estão. Podemos estar a falar de valores como 0,001 (como é o caso da imagem que postei antes), sim podemos, mas valores são valores, por isso.

    Numa obra, onde eu serei o dono de obra, a caixilharia será ao centro, agora existe pessoas para tudo, e isso é lá com elas.

    Eu antes de ver isto tudo, até pensava que o melhor era a caixilharia encostada à face interna com o isolamento pelo exterior a fazer a cantaria toda para quebrar a ponte térmica e a rematar na caixilharia... Mas afinal não era...


    marco1 não se sinta revoltado, acho que não é caso para tanto.
  10.  # 192

    é sim

    eu não venho para aqui falar mal dos clientes ou de outros profissionais numa de generalização

    acho que o rigor tambem passa por isto, de leviandades está o pais já farto.
  11.  # 193

    Eu não falei mal de ninguém.

    Disse o que sabia, porque me disseram que estava enganado, e pelos vistos não estou assim tão enganado porque ainda ninguém me mostrou nada nesse sentido, de contrapor aquilo que eu disse, que mais uma vez digo, só disse aquilo porque pesquisei, li, vi, etc... eu apenas coloquei aqui informação que outras pessoas estudaram, nada mais, eu nem sei nada sobre o assunto.

    Se acha que dizer que a aplicação está incorrecta é falar mal dos outros isso já é consigo... a partir do momento que o PMMA colocou fotos, sou livre de dizer o acho, se o PMMA quiser levar isso em conta tudo bem, ele até pode dizer, pois não é a melhor maneira, mas eu não mando, é assim que está no projecto etc etc, aí o que dizia (e foi o que eu disse) era, então faça um bom trabalho aí nesse remate porque se houver infiltrações poderá sobrar para si.

    Nunca disse o PMMA isto ou o marco1 aquilo, nada disso, apenas estava a expor a informação que tinha, e defendo-a porque até ver é o que me parece correcto, isto é quase como as regras da boa educação... Usar uma faca e um garfo para se comer à mesa, é de senso comum, mas eu também consigo comer com as mãos... Aqui é o mesmo, a melhor posição é ao centro, mas pode colocar onde bem entender...

    Abraço
    • PMMA
    • 20 março 2013

     # 194

    O que eu vejo e arquitectos a serem reconhecidos pelas suas obras extravagantes e muito pouco passivas. Não e assim? Cada vez mais vidro e betao, onde ta a preocupação com a parte passiva que um habitação poderia ter? Mas e claro que ninguém pensa de igual forma, se não fazíamos todos da mesma forma..
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  12.  # 195

    Também não vê projectos de arquitectos que apenas são "execuíveis" no papel??

    Assim como fala de obra extravagantes, então também lhe pergunto, não vê projectos de casas passivas a serem reconhecidos em todo mundo? e a serem cada vez mais apreciadas por mais pessoas? inclusive até já há certas autarquias que naquela cidade só aprovam construções habitacionais passivas ou bem perto disso...

    É como tudo... mas viva aos arquitectos extravagantes são o nosso futuro!
  13.  # 196

    ifv

    em lado nenhum estive contra si não interprete mal, eu "revoltei-me" com o que disse o PMMA

    mas no entanto até reconheço que tem aparecido neste pais muito projecto de m %$/#&%(# feito por arquitectos, mais propriamente esses de construção corrente em moradias que mais não parecem de que caixotes sempre do mesmo MAS lá está tambem podemos dizer que isso resulta muito mas mesmo muito de certas modas em que os clientes se ficam por um exercicio de estilo mal amanhado aliado tambem a preços de loja de esquina em que este cozinhado dá um projecto de caca.
    • PMMA
    • 19 abril 2013

     # 197

    Nada mau para passar só uns dias de repouso "absuluto" lol
      DSC02777.jpg
    • PMMA
    • 19 abril 2013

     # 198

    +
      DSC02766.jpg
    • PMMA
    • 19 abril 2013

     # 199

    +
      DSC02775.jpg
    •  
      FD
    • 22 abril 2013

     # 200

    Gosto da parede em pedra... :)
 
0.0546 seg. NEW