Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Então é o seguinte a minha habitação é uma moradia geminada T3 com 3 andares a contar com a garagem, tenho pré-instalação de aquecimento central, contudo não tenho gás natural, que para mim seria a situação mais vantajosa.
    Também não tenho como colocar uma lareira e a minha casa é mesmo muito fria, ao ponto de no verão à noite ser necessário um casaquito :) situa-se junto a um pinhal daí ser muito húmida e fria.
    Preciso de começar a investir no aquecimento da minha casa, como estamos sempre no piso de meio onde tem a sala 50m3 e a cozinha com 30m3 e como no momento não posso investir no aquecimento para toda a casa precisava de saber a vossa opinião:
    Colocar dois aparelhos de 12000btu inverter
    Como a sala é aberta para o andar se cima se é necessário colocar mais btu
    Se acham que colocar só dois aparelhos é pouco para o piso de baixo
    E em relação a marcas brancas se posso confiar

Tenho um colega que me monta o ac, visto se o trabalho dele

Obrigada
    • dato
    • 19 outubro 2012

# 2

o problema deve ser por causa da sua casa ser germinada..:)

quer meter um ac na cozinha e outro na sala e tentar aquecer o andar de cima?
  2.  # 3

Não só aquecer o andar de baixo, em cima só vamos dormir para já só somos dois e a dormir não temos frio :), mas como a sala é aberta para o corredor de cima tenho medo que não consiga aquecer o de baixo, ou que gaste muita energia.
    Só para ter uma ideia o ano passado tinha 6 horas por dia um aquecedor a óleo ligado na sala, tinha a casa fria a gastava 120€ de luz/mês quando no verão gasto 40€.
    • dato
    • 19 outubro 2012

# 4

meta o ac na sala, vai aquecer a sala sem problemas, pode é ficar mais tempo ligado para compensar a saida de calor para o andar de cima
  3.  # 5

Antes de investir em climatização, deve sempre fazer uma avaliação geral à casa, em termos de isolamento, caixilharias, soluções construtivas, etc...
    há sempre muitos pequenos e grandes pormenores a resolver antes de meter climatização, ou corre o risco de meter o aquecimento e depois o consumo ser muito superior ao desejado.
    Por exemplo: tem isolamento entre a cave e o rés do chão?
    as portas estão bem calafetadas?
    as caixas de estore estão bem isoladas?
    a cobertura tem isolamento?
    etc... etc...
  4.  # 6

Eu considero a casa bem isolada, tenho vidro duplo e portadas, a cave é revestida a lambri de PVC e o nosso telhado é aquelas placas com esferovite acho que se chamam "sandwich". Eu sei que isso influencia o consumo do aparelho, mas se a minha casa não fosse bem isolada, estando mais de 30º no exterior ela não se mantinha-se fresca?! estou certa ou não é tão linear assim?
  5.  # 7

Colocado por: CaSilvaa sala 50m3 e a cozinha com 30m3

dois aparelhos de 12000btu inverter

para a sala precisa no minimo de 18.000BTU´s para ter algum aquecimento, na cozinha o de 12.000Btu´s já chega,

E em relação a marcas brancas se posso confiar

depende e muito das marcas em questão, mas de uma forma geral todas cumprem a função de aquecer com mais ou menos consumo e mais ou menos barulho,

o verdadeiro problema é da reposição de peças em caso de avaria fora da garantia, e por vezes até na garantia.
  6.  # 8

Boa noite,

Vi uma promoção no leroy de um ac inverter 12000btu marca branca equation a custar 339€, estou a pensar comprar dois um para deixar na sala no piso de baixo e outro para deixar no corredor do piso de cima que é aberto para a sala. Agora a minha perguntar se no andar da sala eu abrir a porta da cozinha para aquecer, bem como no andar de cima abrir a porta do meu quarto também para aquecer, pode sair-me caro em relação aos custos da electricidade? um vez que vai estar a trabalhar durante mais tempo para tentar aquecer as outras divisões?
  7.  # 9

Colocado por: CaSilvapode sair-me caro em relação aos custos da electricidade?

vai sair mais caro uma vez que a area é muito superior ao adequado para maquinas dessa potencia e claro vai obrigar as maquinas a um trabalho suplementar para o qual elas não estão preparadas,
  8.  # 10

Boa noite!
    Já comprei os dois AC´s de 12000/14000 (aquecimento) Btu, entretanto já me instalaram um na sala o outro ainda não decidimos o que vamos fazer.
    O meu colega que instala AC´s diz que não vale a pena pôr os dois na sala porque um vai estar a maior parte do tempo desligado, segundo ele 28000btu é muito.
    Na opinião dele devia ficar no nosso quarto e deixar a porta aberta para o tal corredor que é aberto para a sala.
    Sinceramente a sala está quente temos normalmente a 22º, mas o AC está sempre a trabalhar o que não deveria acontecer visto ser inverter...o que me leva a concluir que está a trabalhar demasiado e consequentemente a gastar mais luz, estou certa não é?
    Outra questão, quanto à melhor função a usar será a AUTO? ou seja é a própria máquina define a temperatura adequada não é?

Obrigada pelas respostas
  9.  # 11

a maquina so para quando atingir a temperatura selecionada, se nunca para e porque nao consegue atingir a temperatura solicitada,
    o facto de ser inverter nao tem nada a ver com isto, mas sim com a variacao de potencia fornecida em funcao do diferencial entre a temperatura pedida e a temperatura do espaco,

a funcao que pretende e aquecer entao essa e a funcao que pede a maquina, o modo auto da um diferencial grande nas temperaturas e somente deve ser selcionado caso exista necessidade aquecer e posteriormente arrefecer o mesmo espaco ao longo do dia, o que no nosso pais nunca acontece.
  10.  # 12

mas o ac tem a indicação da temperatura pedida e também da temperatura do espaço. e por exemplo neste momento estamos a pedir 22º e diz que o espaço está a 23º/24º, mas o ac continua a trabalhar??? outra duvida que tenho é o ac interior para mesmo, deixa de libertar qualquer ar, ou apenas abranda???

em relação á função "AUTO" á o modo "AUTO" e também o "AUTO" relativo ao FAN. Podemos ter o modo "AQUECIMENTO" e o FAN em "AUTO", nesse caso não há problema pois não?
  11.  # 13

se tem essas indicacoes de temperaturas, algo nao esta bem porque numa maquina inverter a potecia e grosso modo a temperatura debitada e variavel a medida que se vai aproximando da temperatura selecionada,e quando a atinge deve desligar a producao de energia, se isto nao acontece algo esta mal.

o modo auto de ventilacao nao aconselho em modo de aquecimento em espacos de grande dimensao, porque a maquina vai ajustar a velocidade em funcao das temperaturas selecionada e do espaco, e quando se aproxima da selecionada vai diminuir a velocidade fazendo com isto diferencas de temperatura mais elevadas dentro do espaco a aquecer.
  12.  # 14

obrigado pelas dicas....

só uma coisa que não respondeu, a máquina interior "supostamente" quando a temperatura é atingida pára ou só abranda?? ou é só a máquina exterior que pára ou abranda?? mais uma vez, obrigado.
  13.  # 15

ja lhe tinha respondido mas aqui vai mais uma vez, quando a temperatura e atingida e em modo de aquecimento as unidades devem parar por completo.
  14.  # 16

não tinha reparado.... peço desculpa e mais uma vez obrigado.

então aconselha a instalar os 2 ac de 12000 btu's na sala?? acha que é a melhor opção a nivel de aquecimento vs consumo de energia??
  15.  # 17

a melhor opcao e uma maquina ajustada as necessidades da sala e isso era uma de 18000btu's, como so tem de 12000 teria que montar mais uma, mas espere mais um pouco ate saber qual o comportamente efectivo aquando da frio intenso que deve estar por ai aparecer.
  16.  # 18

ps: uns agradecimentos sempre fazem bem a alma, que na carteira nao custam nada.
  17.  # 19

mas se ele com "pouco frio" não pára, quando vier o "frio a sério" nem se fala!!! se a necessidade é 18000 btu's, se instalar os dois de 12000 btu's ficam 24000 btu's, ou seja, cobre as necessidades e sendo assim vai aquecer melhor e mais rápido, logo vai gastar menos energia. será que está certo o meu raciocínio???
  18.  # 20

Colocado por: CaSilvamas se ele com "pouco frio" não pára, quando vier o "frio a sério" nem se fala!!! se a necessidade é 18000 btu's, se instalar os dois de 12000 btu's ficam 24000 btu's, ou seja, cobre as necessidades e sendo assim vai aquecer melhor e mais rápido, logo vai gastar menos energia. será que está certo o meu raciocínio???
    sim, pelo menos na teoria.

0.0231 seg. NEW