Olá a todos. Muito embora tenha pesquisado sobre todos os tópicos existentes no fórum para "transformar T2 em T3" não consigo idealizar uma única forma de o fazer no meu caso.
Gostaria de obter opiniões ( se possível com esboços sobre a planta em anexo) para efectuar uma reformulação no meu T2 de forma a transformá-lo num T2 com um pequeno escritório. Na criação das novas divisões existe a seguinte contingência: - não quero mexer na casa de banho existente pois foi reformulada há 4 anos atrás.
Em termos de necessidades, são as seguintes : - um espaço independente para lavandaria ( espaço para máquina de lavar roupa e pequeno móvel de apoio); - um espaço destinado a escritório onde caiba o seguinte mobiliário: 2 secretárias ( 0.80m x 1.60m) e uma estante (0.40m x 1.20m); - 2 quartos;
PS: Pelo que observei em outros posts a criação de uma divisão única para a sala e cozinha parece-me uma boa forma de "ganhar" espaço.
boas~ olhando a planta só lhe vejo uma solução. cortar espaço á sala junto á porta de entrada utilizando a porta existente e fazer ai o escritório.(obras a realizar- construção de uma parede divisória entre sala e escritório) unir sala e cozinha (obras a realizar - demolir parede e regularização do chão e paredes) pela imagem já tem uma área de lavandaria ou percebi mal. abraço
Colocado por: antonio almeidacortar espaço á sala junto á porta de entrada utilizando a porta existente e fazer ai o escritório.(obras a realizar- construção de uma parede divisória entre sala e escritório)
Caro/a a. azevedo,
a solução citada, se a percebi bem, tem o inconveniente de criar um espaço fechado sem ventilação e sem luz natural, além de retirar espaço à sala. Também tem um custo financeiro e de conforto com as obras (parede, pavimento, portas, rodapés, tinta, etc). Consegue um melhor resultado se mandar fazer um móvel, com todas as especificações de que necessita, e colocá-lo na sala. Este móvel se bem desenhado e pensado potencia o espaço da sala. O único inconveniente é alguma perda de privacidade e sossego enquanto trabalha, mas é melhor isso (penso eu) do que gastar dinheiro num espaço fechado, escuro e por isso desconfortável.
O seu apartamento é pequeno, não o torne ainda mais pequeno acrescentado um espaço desconfortável e ineficiente.
Se retirar a divisão entre a cozinha e a sala aumenta o espaço, o que é bom, mas não se esqueça das desvantagens/características de ter uma kitchnet (fumos, cheiros, bancas desarrumadas, etc). Não quero dizer que não seja uma boa solução, que pode muito bem ser, principalmente se os móveis da cozinha forem bem projectados, mas esta solução não se adequa ao modo de vida de todas as pessoas. Somos todos diferentes e vivemos todos de modos distintos, apesar de muitas vezes não parecer.
A sua casa apesar de pequena não me parece mal divida, mas pode ser melhor adequada ao seu modo de vida, tudo depende do que necessita. Normalmente, eu diria para procurar um arquitecto para lhe dar uma ajuda, mas compreendo que possa ser um investimento que não queira/possa fazer, apesar de todas as vantagens que traz.
Por isso, pesquise, pense, questione, sempre com a mente aberta, e depois com calma decida.
Boa tarde, nós somos uma empresa que está sediada no Porto, se necessitar de ajuda de um técnico, um arquitecto ou mesmo um engenheiro podes-nos contactar, ou visitar o nosso site: www.caeop.pt
Agradeço a V. ajuda e disponibilidade. Vou seguir o conselho do Rodrigo e pensar num móvel para a sala que possibilite a criação de uma zona destinada ao escritório.
O ideal seria recorrer à ajuda de um Arquitecto como foi referido mas numa primeira instância vou pesquisar mais um pouco.
Pergunta ingénua de quem entende pouco de tipologias: T0 - sala e quarto num mesmo espaço T1 - sala + 1 quarto T2 - sala + 2 quartos T3 - sala + 3 quartos e o T2 + 1? Aonde está a diferença entre um T3 e um T2+1
a diferença está em que o +1 não tem todos requisitos para ser uma divisão regulamentar ( pode não ter as dimensões minimas, janelas, etc) ou seja não está regulamentado mas constitui uma divisão a mais na casa.
não conheço as suas necessidades e estilo de vida, mas essa casa já é muito pequena para estar ainda a compartimenta-la mais, a meu ver e dependendo do seu estilo de vida, podia optar por algo mais em open space, em que a cozinha se abria para a sala e os proprios quartos poderiam ser algo com um tipo de divisórias que ainda deixariam passar alguma luz para a mesma e conferindo uma sensação de maior dimensão ao todo. os espaços muito pequenos e compartimentados podem gerar má qualidade de vida tanto no aspecto funcional como no emocional.e ainda em termos de saude.