Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Vou colocar tijoleira cerâmica daquela sem tratamentos, côr de tijolo e estou com algumas dúvidas que são de certeza básicas para quem faça isto regularmente...
    Zonas a colocar: WC, casa das máquinas e cozinha
    A face inferior da tijoleira não é lisa, tem o género de uns filetes salientes parecidos ao que fica depois de passar a espátula no cimento-cola. Dimensões 30x30 cm, espessura 1,4 cm

    DUVIDAS:

    Estou a pensar usar uma espátula com dentes de 6mm. Chega, ou como a tijoleira não é lisa tem que ser mais?

    Qual a largura das juntas aconselhada para ficar um aspecto rústico? No mínimo aconselharam-me 8 mm.

    Qual a melhor cor para a juntas? alguém me pode aconselhar uma massa boa para isso? Já vi algumas colocadas em casas já com uns anitos que parece que as juntas são feitas com argamassa de cimento. Isto é viável?

    Qual o melhor tratamento a dar posteriormente à tijoleira? já me falaram em passa gasóleo ou óleo de linhaça misturado com qualquer coisa que não me lembro... alguém sabe ou aplicou algo assim?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Deve estar a referir-se a tijoleira de grés natural, do tipo soladrilho.
    Pelo que consultando o site do fabricante:
    http://www.soladrilho.pt/pdf/soladrilho_assentamento.pdf
    http://www.soladrilho.pt/pdf/soladrilho_tratamento.pdf
    http://www.soladrilho.pt/pdf/soladrilho_perguntas.pdf

    Utilize argamassa de rejuntamento, cor cinza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
    • ze79
    • 21 outubro 2012

     # 3

    DUVIDAS:

    Estou a pensar usar uma espátula com dentes de 6mm. Chega, ou como a tijoleira não é lisa tem que ser mais?

    :::: Tenazes para esse material aconselho espátula com dentes de 10mm e a cola deve ser ligeiramente mais liquida que de costume pois trata-se de tijoleira muito absorvente.

    Qual a largura das juntas aconselhada para ficar um aspecto rústico? No mínimo aconselharam-me 8 mm.

    :::: Se o mosaico não for muito bem calibrado faça entre 8 e 10 mm.

    Qual a melhor cor para a juntas? alguém me pode aconselhar uma massa boa para isso? Já vi algumas colocadas em casas já com uns anitos que parece que as juntas são feitas com argamassa de cimento. Isto é viável?

    :::: sim efectivamente antigamente fazia-se com argamassa de areia fina e cimento ,hoje em dia pode escolher já argamassa para betumar juntas a cor que desejar, mas é viável ser vs a fazer;))

    Qual o melhor tratamento a dar posteriormente à tijoleira? já me falaram em passa gasóleo ou óleo de linhaça misturado com qualquer coisa que não me lembro... alguém sabe ou aplicou algo assim?

    :::: Depende do que pretende ,mas gasoleo não lhe aconselho a meter pois vai ficar com o cheiro e a libertar partículas que não fazem bem a saúde , há quem passe azeite era assim que faziam
    os nossos antepassados não há nada mais natural e saudável. ;)))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
    • J.C
    • 21 outubro 2012

     # 4

    Azeite??!!? A 4€, 7,5l? ó zé você é rico?
    Existe N produtos acrilicos para lavar tejoleira/ladrilhos e são mais em conta!
    Concordam com este comentário: ze79
    • ze79
    • 21 outubro 2012

     # 5

    Colocado por: J.CAzeite??!!? A 4€, 7,5l? ó zé você é rico?
    Existe N produtos acrilicos para lavar tejoleira/ladrilhos e são mais em conta!
    Concordam com este comentário:ze79


    J.C sabe que eu defendo o que é nacional , mais ecologicamente não há melhor e para a saúde nem falamos ;)))
  3.  # 6

    Colocado por: TenazesBoa tarde a todos,

    Vou colocar tijoleira cerâmica daquela sem tratamentos, côr de tijolo e estou com algumas dúvidas que são de certeza básicas para quem faça isto regularmente...
    Zonas a colocar: WC, casa das máquinas e cozinha
    A face inferior da tijoleira não é lisa, tem o género de uns filetes salientes parecidos ao que fica depois de passar a espátula no cimento-cola. Dimensões 30x30 cm, espessura 1,4 cm

    DUVIDAS:

    Estou a pensar usar uma espátula com dentes de 6mm. Chega, ou como a tijoleira não é lisa tem que ser mais?

    Qual a largura das juntas aconselhada para ficar um aspecto rústico? No mínimo aconselharam-me 8 mm.

    Qual a melhor cor para a juntas? alguém me pode aconselhar uma massa boa para isso? Já vi algumas colocadas em casas já com uns anitos que parece que as juntas são feitas com argamassa de cimento. Isto é viável?

    Qual o melhor tratamento a dar posteriormente à tijoleira? já me falaram em passa gasóleo ou óleo de linhaça misturado com qualquer coisa que não me lembro... alguém sabe ou aplicou algo assim?

    Obrigado a todos


    Utilize uma espátula com dentes maiores em sistema cruzado e na vertical para que o cimento cola possa atingir as partes mais baixas da tijoleira.

    Para melhor orientaçã da abertura das juntas utilize cruzetas em plástico e depois retira.

    As juntas podem ser betumadas com cimento branco e oxido de ferro é o melhor! Dá-lhe a cor da tijoleira.

    Para conservação e limpeza o melhor é aplicar posteriormente um verniz proprio á venda em qualquer loja de tintas.
    Sendo a tijoleira porosa e absorvente e para melhor limpeza aconselha-se este verniz.

    Bom trabalho!
  4.  # 7

    hehehe, realmente o azeite sai caro. Por mais que goste e seja adepto do bom azeite não o vou "desperdicar" na tijoleira.

    Obrigado pelos comentários!!

    Cinzenta também me parece uma boa cor para as juntas. Mais uma razão para usar uma argamassa feita em casa :)
    Será que as argamassas especificas para juntas têm assim tantas vantagens?

    PedroBarradas, por acaso a marca não é essa (é Sotelha-rusticer), mas os links ajudam muito. Obrigado. Mais o comentário do Ze79 e estou pronto para a acção !!

    Em relação ao tratamento, já que estamos a falar de tijoleira de barro natural gostava de utilizar um método mais tradicional. O objectivo é apenas prevenir manchas quando cair água ou gordura, mas não precisa de ser uma coisa especial de corrida, até porque se resultava antigamente também resulta agora... claro que se não ficar bom, for caro, prejudicial ou dificil de aplicar desisto da ideia e aplico um produto normal.
    Até já me falaram em óleo de motor usado, mas parece-me que contaminar o chão com um residuo perigoso não deve ser coisa boa...
    Alguém ouviu falar do óleo de linhaça? com o que será que se mistura?
    Em ultimo caso, poderão indicar um produto actual bom para isto (relação qualidade/preço). Estes produtos da soladrilho sao faceis de encontrar?

    Por ultimo, têm algumas dicas sobre a disposição da tijoleira? género em frente a uma porta ficar centrado na porta? Zona onde começar?

    Obrigado a todos
  5.  # 8

    Costa 53, vi o seu comentário só depois de ter escrito o meu. Obrigado.

    O sistema cruzado e na vertical refere-se a passar a espátula nestas direcções?... peço desculpa pela ignorancia, mas sou um ladrilhador de água doce

    Realmente essa ideia das juntas ficarem com a cor da tijoleira deixou-me a pensar... é capaz de não ficar mal, mas cinza também não...
    Como é mais habitual? alguém tem ideia?
  6.  # 9

    Colocado por: TenazesCosta 53, vi o seu comentário só depois de ter escrito o meu. Obrigado.

    O sistema cruzado e na vertical refere-se a passar a espátula nestas direcções?... peço desculpa pela ignorancia, mas sou um ladrilhador de água doce

    Realmente essa ideia das juntas ficarem com a cor da tijoleira deixou-me a pensar... é capaz de não ficar mal, mas cinza também não...
    Como é mais habitual? alguém tem ideia?


    Passa a espátula dentada na horizontal e vertical para criar espessura o mais vertical possivel quanto mais deitar a espatula menos altura consegue de massa(cimento cola).
    • ze79
    • 21 outubro 2012

     # 10

    hehehe, realmente o azeite sai caro. Por mais que goste e seja adepto do bom azeite não o vou "desperdicar" na tijoleira.
    ::::o azeite é caro mas é um produto natural não tem químicos ,e só é caro se o comprar nos hiper ,veja com privados agricultores ;)

    Obrigado pelos comentários!!

    Cinzenta também me parece uma boa cor para as juntas. Mais uma razão para usar uma argamassa feita em casa :)
    Será que as argamassas especificas para juntas têm assim tantas vantagens?
    :::: os preço .

    PedroBarradas, por acaso a marca não é essa (é Sotelha-rusticer), mas os links ajudam muito. Obrigado. Mais o comentário do Ze79 e estou pronto para a acção !!

    Em relação ao tratamento, já que estamos a falar de tijoleira de barro natural gostava de utilizar um método mais tradicional.( AZEITE) O objectivo é apenas prevenir manchas quando cair água ou gordura, mas não precisa de ser uma coisa especial de corrida, até porque se resultava antigamente também resulta agora... claro que se não ficar bom, for caro, prejudicial ou dificil de aplicar desisto da ideia e aplico um produto normal.
    ::::todos os produtos a base de químicos são relativamente caros os de Boa qualidade, e cuidado que normalmente é preciso repetir o tratamento +- todos os 2 anos.:(((

    Até já me falaram em óleo de motor usado, mas parece-me que contaminar o chão com um residuo perigoso não deve ser coisa boa...
    :::: péssima escolha e cuidado a cor depois qual será ? :(((
    Alguém ouviu falar do óleo de linhaça? com o que será que se mistura?
    Em ultimo caso, poderão indicar um produto actual bom para isto (relação qualidade/preço). Estes produtos da soladrilho sao faceis de encontrar?

    Por ultimo, têm algumas dicas sobre a disposição da tijoleira? género em frente a uma porta ficar centrado na porta? Zona onde começar?
    :::: Qual é a disposição da área(divisão) onde quer assentar,portas janelas corredor ...;)

    Obrigado a todos
    • J.C
    • 21 outubro 2012

     # 11

    Colocado por: Tenazes

    Realmente essa ideia das juntas ficarem com a cor da tijoleira deixou-me a pensar... é capaz de não ficar mal, mas cinza também não...


    Juntas na tijoleira?
    Quanto a mim, só tem 2 cores mas isto sou eu ou cor da tijoleira ou preto.
  7.  # 12

    eu gosto em cinza, especialmente se tivermos juntas >6mm com tijoleiras naturais.
      209_20081122_ 007_1.jpg
    • J.C
    • 21 outubro 2012

     # 13

    Pedro, essas juntas a preto...Ficavam altamente!
  8.  # 14

    ...em preto suja-se e mancha "altamente" ;)
  9.  # 15

    Epá, gosto muito das juntas em cinza... acho que vai ser mesmo essa cor. O preto também deve ficar bem porque contrasta, mas é mais "seguro" ir pelo cinza... :)

    Anexo planta-rascunho da cozinha, WC e casa das máquinas. Se alguem puder dar palpites sobre onde começar, como centrar a tijoleira, etc... eu agradeço até porque o WC e casa das máquinas são tortos....

    Obrigado
      wc_coz_casa maq-planta.jpg
    • ze79
    • 22 outubro 2012

     # 16

    como esta a imagem a parede onde será a banca esta paralela com a da frente , se estiver eu centrava (dividia )a divisão em 4 para ter cortes(fechos ) idênticos .
    Ou se ao entrar da porta onde será a banca e a parede da wc estiver de esquadria arrancava comas peças inteiras nas 2 paredes tendo em conta que nas extremidades
    chegar com fechos grandes ,pois a wc de toda maneira não há nada de esquadria seguia o alinhamento da cozinha .

    ::: Outra solução seria de assentar em espinhado (diagonal) ,que em formato de 30/30 é o que mais gosto pessoalmente. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
 
0.0195 seg. NEW