Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, ja nao venho aqui a um tempo e tenho umas questoes para vos por

Hoje o meu senhorio veio cá a casa com uma proposta.
    Tenho um contrato de arrendamento por 5 anos( validado nas finanças ) a pagar 450 euros com recibos que são folhas A4 a dizer que paguei e assinadas por eles, que pouco devem servir para IRS. Como deram casa a filha a proposta delas é baixar a a renda para 400 e não passar recibos.
    Pergunto que impacto tem isso no actual contrato e contas no IRS? ( isto por que dizem eles que perdem muito dinheiro para as finanças)
    E já agora se acham que devo aceitar.

Cump e a agradecia uma ajuda.
  2.  # 2

.. depois admiramo-nos que vamos pagar mais em IRS...
    Concordam com este comentário: eu, de jesus mendes, AlexMontenegro, joaopires 97
  3.  # 3

Espantoso como há ainda senhorios com esse tipo de propostas que só lhes poderá acarretar sarilhos atrás de sarilhos(aos senhorios , evidentemente: evasão fiscal - potencial alvo de denúncia anónima numa repartição de finanças; impossibilidade de recorrer ao balcão nacional de Arrendamento para despejar o inquilino em caso de não pagamento - a partir de 12 de Novembro e outras situações obscuras capazes de lhes retirar umas boas noites de sono). Ao aceitar está a ser cúmplice de uma situação e evasão fiscal e não poderá deduzir as rendas pagas no IRS. Não é que o dinheiro da renda paga e que vai parar aos cofres do Estado será bem utilizado. Todos sabemos como o dinheiro dos nossos impostos se transforma em bosta mas há ainda quem valorize o cumprimento do seu dever fiscal e dessa forma fique bem com a sua consciência.
    Concordam com este comentário: eu, A. Madeira, Isis, de jesus mendes, hangas, bel99, joaopires 97
    • fpc
    • 21 outubro 2012

# 4

Colocado por: Pedro Barradas.. depois admiramo-nos que vamos pagar mais em IRS...

Curva de Laffer a funcionar...
    Concordam com este comentário: eu, hfviegas, danobrega
  4.  # 5

Espantoso como há ainda senhorios com esse tipo de propostas que só lhes poderá acarretar sarilhos atrás de sarilhos

potencial alvo de denúncia anónima numa repartição de finanças; impossibilidade de recorrer ao balcão nacional de Arrendamento para despejar o inquilino em caso de não pagamento

Absolutamente de acordo. Nem parece real.
  5.  # 6

Eu já deixei de acreditar que o pagamento de impostos é um dever ético e de cidadania. Tendo em conta a falta de respeito que o fisco mostra pelos contribuintes, o aumento para lá de qualquer razoabilidade e o esbanjamento sem critério da receita fiscal, acho que só uma atitude decente e responsável neste momento: fugir ao fisco, mas fugir a toda a velocidade.
    Concordam com este comentário: COliveira
    • bel99
    • 22 outubro 2012 editado

# 7

Colocado por: Hero_del_xacoTenho um contrato de arrendamento por 5 anos( validado nas finanças ) a pagar 450 euros com recibos que são folhas A4 a dizer que paguei e assinadas por eles, que pouco devem servir para IRS. Como deram casa a filha a proposta delas é baixar a a renda para 400 e não passar recibos.

Se essas folhas A4 possuirem a mesma informação que vem nos modelos que existem à venda em qualquer papelaria devem ser aceites, mas nada como perguntar numa repartição de finanças.
    Pergunto que impacto tem isso no actual contrato e contas no IRS? ( isto por que dizem eles que perdem muito dinheiro para as finanças)
    E já agora se acham que devo aceitar.

O contrato atual é válido mesmo que o imóvel mude de proprietários. Contudo, o que a filha deles (se é que já é a nova proprietária) pretende é ilegal. O seu contrato teria de "deixar de existir" passando o arrendamento a não ser declarado nas finanças, e portanto, tanto a senhoria como o inquilino poderiam ter problemas.
    "Eles" perdem muito dinheiro para as finanças, mas já tinham conhecimento disso quando lhe arrendaram o apartamento.
    Vamos a contas (para irs de 2012):
    1. Com a redução de 50€ de renda pagaria menos 600€
    2. Para incluir a despesa das rendas no seu irs, pagará menos 502€ (salvo erro) de irs.
    2. A senhoria receberia 400€ sem declarar qualquer valor, ou seja, 4800€ limpos.
    3. Se a renda se mantiver nos 450€ devidamente declarada, a senhoria receberia 5400€ dos quais 28% pagaria ao fisco. Valor líquido: 3888€

Ou seja, o Hero_del_xaco pagaria menos ~100€ e a sua senhoria "ganharia" ~900€. Por tão pouco que o sr. deixaria de pagar não aconselho minimamente...
    •  
      FD

# 8

Colocado por: bel992. Para incluir a despesa das rendas no seu irs, pagará menos 502€ (salvo erro) de irs.

Depende. É que agora há uma coisa que se chamam os limites à dedução. Basta ganhar mais de 7410€ para o máximo a deduzir ser 1250€. Ora, só em despesas de saúde há muita gente a gastar isto.
    Por outro lado, se lhe foram retidos 1000€ durante o ano para o IRS e tiver despesas de educação ou saúde nesse mesmo valor ou mais, a dedução da renda não serve para nada...
  6.  # 9

Colocado por: FDPor outro lado, se lhe foram retidos 1000€ durante o ano para o IRS e tiver despesas de educação ou saúde nesse mesmo valor ou mais, a dedução da renda não serve para nada...

?? A retenção na fonte não entra nas deduções à coleta que têm como máx os 1250€.
    As deduções à coleta não são assim tão lineares como as pinta.
    Se só houver despesas de saúde e educação os máximos previstos para 2012 para deduções são (assumindo que não há dependentes):
    - 10% em saúde com máx 838,44€ (sem filhos) - teria que ter despesas de 8384,4€
    - 30% formação/educação com máx 760€ - teria que ter despesas de 2533€

Claro que vai depender das despesas que o Hero_del_xaco tem para o abatimento da renda "compensar"
    •  
      FD
    • 22 outubro 2012

# 10

Colocado por: bel99??

Tem toda a razão, escrevi à pressa e troquei-me todo.

Colocado por: FDe tiver despesas de educação ou saúde nesse mesmo valor ou mais

Aqui deveria ler-se:

Colocado por: FDe tiver despesas deduções de educação ou saúde nesse mesmo valor ou mais

Quanto às despesas de saúde, estava desactualizado e pensava que ainda estava nos 30%...

Bem, o que queria dizer é que se pagar pouco IRS e tiver algumas deduções de saúde/educação (ou outras), a dedução da renda pode não ter qualquer impacto.
    Da mesma forma, se pagar algum IRS e tiver algumas despesas de saúde ou de educação, exactamente a mesma coisa.
  7.  # 11

Fiquei totalmente baralhado! por um lado dizem para aceitar por outro fico com a cena legal
    • eu

# 12

Colocado por: J.FernandesEu já deixei de acreditar que o pagamento de impostos é um dever ético e de cidadania. Tendo em conta a falta de respeito que o fisco mostra pelos contribuintes, o aumento para lá de qualquer razoabilidade e o esbanjamento sem critério da receita fiscal, acho que só uma atitude decente e responsável neste momento: fugir ao fisco, mas fugir a toda a velocidade.

Neste regime de tirania fiscal, quase que começa a ser moralmente aceitável fugir ao fisco...

PS: eu tenho um apartamento arrendado e continuo a passar recibos e a deixar um terço das rendas ao Estado, para o estado comprar Audis e BMWs aos Senhores deputados. Serei um contribuinte honesto? Ou um totó?
    Concordam com este comentário: Erdnaxela, COliveira
  8.  # 13

Colocado por: euSerei um contribuinte honesto? Ou um totó?

Uma mistura dos dois. :-)
  9.  # 14

Colocado por: Hero_del_xacoFiquei totalmente baralhado! por um lado dizem para aceitar por outro fico com a cena legal

Eu não disse para aceitar. Pelo contrário. Acho que não vale minimamente a pena porque o que lhe baixam de renda não compensa o risco!

0.0170 seg. NEW