Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgealves
    uma bomba de calor que dura 10 anos?
    a duração de qualquer equipamento depende da qualidade do mesmo e do ambiente onde está inserido,

tem BOAS bombas de calor a funcionar há 15 anos e ainda estão novas e capazes de outro tanto, por outro lado tem maquinas com 5 anos e estão prontas para o caixote do lixo, obviamente que essas não são boas maquinas,

se por acaso for junto á orla costeira (por influencia do salitre) em que os permutadores sofrem uma degradação acentuada, a duração de um equipamento sem tratamento adequado não deve ir muito além dos 15 anos, mesmo os bons.

A casa é em ourem,perto de Fátima.
  2.  # 22

Qual demora mais tempo a meter a água a 60 graus no termo acumulador, a bomba de calor ou os pellets?
  3.  # 23

Colocado por: chuck norrisA casa é em ourem

se tiver acesso a lenha barata ou mesmo gratuita e se não se chateia do trabalho de cortar, armazenar, carregar a caldeira e limpar, tem a opção de uma caldeira a lenha que das energias disponiveis é uma excelente opção,

a bomba de calor é só dar ao botão e para essa zona deve durar uma eternidade,

como tudo na vida opções não faltam, mas a escolha terá que ser sua e em função da sua carteira e disponibilidade para ter algum trabalho ou não, sabendo que não existem soluções perfeitas e todas teem vantagens e desvanatagens,

em relação aos custos futuros da energia, acho que nem o Zandinga e similares conseguem prever nada para amanha quanto mais daqui a uns anos.
  4.  # 24

Colocado por: chuck norrisQual demora mais tempo a meter a água a 60 graus no termo acumulador, a bomba de calor ou os pellets?

depende somente da potencia de ambos, a caldeira a pelets é mais rápida porque habitualmente tem mais potencia bruta disponível,

mas a agua a 60º é só para AQS, o piso radiante deve ter agua a uma temperatura inferior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  5.  # 25

Contínuo com a mesma dúvida se a bomba se a caldeira, pelo que tenho lido a caldeira é mais econômica tanto na compra como na factura mensal! mas depois existe quem diga que a bomba tem consumos espetaculares,Que dúvida terrível para se ter aiii ...
    P S - o preço de aquisição não é o problema e sim a fatura mensal...
    ambas as soluções São para estar em funcionamento permanente 24 horas por dia?
  6.  # 26

Colocado por: chuck norrisSão para estar em funcionamento permanente 24 horas por dia?

eu aconselhava a uma utilização moderada e com set point´s de temperatura diferenciados em função da hora do dia,

equacione a utilização de uma solução a tubos de vácuo com apoio da caldeira a pellets para o Aquecimento central e AQS, por enquanto o sol é de borla, e para a maioria dos dias do ano é suficiente.
  7.  # 27

Mas os tubos de vacuo no verão São complicados..
  8.  # 28

Mas os tubos de vacuo no verão São complicados

não se os tapar, existem "persianas" eléctricas para essa função.
    Concordam com este comentário: chuck norris
  9.  # 29

Em Ourem...
    Estou neste momento nesta terra a arrancar uma caldeira de biomassa, estilha e pellets...
    Mas é uma caldeira industrial de vapor de cerca 1000 Kw térmicos :) . E de caldeiras domesticas não percebo muito...
    A unica coisa que sei é que a bomba de calor é mais cómoda, a caldeira a pellets deve ficar mais em conta, mas tem o incoveniente das limpezas regulares e recarregamentos dos silos, outro facto que é importante salientar é que a electricidade está sempre a aumentar, mas os pellets também vão pelo mesmo caminho... por isso é uma escolha complicada..
    Na minha opinião vá para a caldeira, depois já tem onde gastar energias em limpezas e a carregar sacos de pellets... sai mais do corpo mas vai poupar uns cobres...
    Cumprimentos
  10.  # 30

Colocado por: TROLHA...
    mesmo em Ourém?

2 klm. Vilar dos prazeres
  11.  # 31

Colocado por: JancidoEm Ourem...
    Estou neste momento nesta terra a arrancar uma caldeira de biomassa, estilha e pellets...
    Mas é uma caldeira industrial de vapor de cerca 1000 Kw térmicos :) . E de caldeiras domesticas não percebo muito...
    A unica coisa que sei é que a bomba de calor é mais cómoda, a caldeira a pellets deve ficar mais em conta, mas tem o incoveniente das limpezas regulares e recarregamentos dos silos, outro facto que é importante salientar é que a electricidade está sempre a aumentar, mas os pellets também vão pelo mesmo caminho... por isso é uma escolha complicada..
    Na minha opinião vá para a caldeira, depois já tem onde gastar energias em limpezas e a carregar sacos de pellets... sai mais do corpo mas vai poupar uns cobres...
    Cumprimentos

Boas jancido, a questao da bomba versus caldeira pellets é para aplicar com chão radiante não sei se sabia... Mas diga me, onde acha que irei poupar uns cobres?
  12.  # 32

13.  # 33

onde acha que irei poupar uns cobres?

No ginásio, lol.
    Concordam com este comentário: Jancido
  14.  # 34

Pode dar exemplos?

não é a minha guerra, mas tem por aqui alguns utilizadores que compraram por este preço e outros até por menos.
  15.  # 35

Colocado por: jorgealves
    No ginásio, lol.

Lollol ok.mas questão de poupar uns cobres ao fim do mês qual acha a mais economica?
  16.  # 36

mas questão de poupar uns cobres ao fim do mês qual acha a mais economica?

AGORA a mais económica em consumo é a pellets com uma ligeira diferença em relação á bomba de calor, mas basta ver que os custos de energia no futuro serão completamente diferentes, a caldeira obriga a um trabalho que a bomba não tem,

se fosse par mim era solar que "o sol é gratuito" e francamente acho muito melhor e mais rentável investimento nessa via, mesmo que tenha que ter um deposito de grande capacidade e um sistema de ocultação de painéis, mas é uma opinião pessoal e vale o que vale,

amadureça estas questões e vá acompanhando as discussões, até ter a certeza daquilo que se enquadra melhor no seu objectivo,
  17.  # 37

Colocado por: chuck norris
    Lollol ok.mas questão de poupar uns cobres ao fim do mês qual acha a mais economica?
    Não é assim tão fácil, tem de ter em conta investimento inicial, preço da energia primária (electricidade VS pellets) o rendimento dos equipamentos, o facto de ter manutenções periódicas ou peças de desgaste, se vai ter elecricidade em bi-horario ou não, se arranja bons pellets que tenham um baixo teor de cinzas, etc, etc...
    Por estas razões não é fácil á partida dizer qual é a melhor opção, cada caso é um caso.
    Veja as suas alternativas e pondere as variaveis todas.
    Cumprimentos
  18.  # 38

Colocado por: chuck norrisobrigado Zeto, estive a ler o topico que indicou, ele disse que gastou 3 sacos de pellets, penso que 15 kilos cada saco , em 25 horas! nao sei se é muito ou pouco...

A minha caldeira gastou 3 sacos de pellets (15 kg cada) em 25 horas de trabalho, não foi num dia, foi em 3 dias e pico.

Desde quinta feira que não queimo lenha no recuperador, andei 3 dias a queimar lenha para nada, pois não conseguia estabilizar a temperatura, só estava a deitar dinheiro á rua.
  19.  # 39

Vai acontecer o seguinte:

Se optar pela bomba de calor, vai-se arrepender e ficar pensar que uma caldeira a pellets teria sido uma opção melhor.

Se optar pela caldeira de pellets, vai-se arrepender e ficar pensar que uma bomba de calor teria sido uma opção melhor.

:-)
    Concordam com este comentário: ultrahipermega, rabino
  20.  # 40

lol tambem acho que é isso mesmo que vai acontecer!!!

0.0306 seg. NEW