Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    estou a construir uma moradia e gostaria que alguém me explicasse algumas duvidas que tenho.
    tenho piso radiante, as duvidas serão: com a bomba de calor terei a factura mensal de eletricidade ou será mais económico uma caldeira a pellets?
    tenho quase tudo preparado para instalar a bomba de calor mas com as subidas dos preços de energia estou preocupado!!! alguém tem bomba de calor que possa dizer que esta completamente satisfeito com a escolha que fez? faço esta pergunta porque ainda não comprei e ainda estou a tempo de fazer as melhores escolhas, visto que ainda só tenho mesmo o piso radiante!
    portanto tenho piso radiante, e penso ter 2 painéis solares, falta escolher tipo de termo acumulador e bomba ou caldeira? alguém que já tenha passado por esta experiência que me possa ajudar?desde já agradeço qualquer ajuda, obrigado.David.
  2.  # 2

    Piso para aquecer são mais ou menos 280 metros quadrados.
    • eu
    • 22 outubro 2012 editado

     # 3

    Não sabia que o chuck norris tinha frio...

    A minha opinião pessoal: a caldeira a pellets em princípio será mais barata na aquisição. Na utilização, não ficará muito mais caro, por isso se fosse eu, avançava para a caldeira a pellets.

    Outra opção a considerar: caldeira a lenha de chama invertida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  3.  # 4

    Mais do que as experiências dos outros, deve procurar fazer as suas contas e decidir de acordo com a utilização que pensa dar ao seu sistema.

    A bomba de calor tem a vantagem de ser um sistema com menos manutenção e exige menos cuidados do utilizador. Também não necessita de muito espaço para instalação e não é necessário armazenamento. Por outro lado, o COP anunciado é o valor máximo que só se verifica para uma determinada temperatura do ar, normalmente muito diferente das condições reais de utilização.

    Lembre-se também que vai terminar o tarifário regulado em BT e que, até ao momento, não conheço nenhum operador que disponibilize tarifa bi-horária. Isto pode fazer a diferença nas contas da factura eléctrica. Além disso, se considerarmos os últimos 10 anos, o preço da electricidade ao consumidor doméstico aumentou mais do que a inflação e mesmo assim ainda há um défice tarifário. O que vai acontecer nos próximos 10 anos não sei.

    Uma caldeira a biomassa (seja lenha, pellets ou multi-combustíveis) exige mais cuidados do utilizador e precisa de espaço para armazenamento do combustível. Tem a facilidade de permitir trocar com facilidade de fornecedor, ou até de ter combustível a custo zero, ou perto disso. No caso da caldeira a lenha, perde na comodidade de utilização, porque tem que se levantar do sofá para ir carregar a caldeira. Isto pode não ser importante para alguns mas é importante para outros.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Filipe1983
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
    • zeto
    • 22 outubro 2012

     # 5

    veja este tópico "Diário de construção com € incluidos"
    o ultrahipermega está a testar a caldeira a pellets dele, e parece estar satisfeito
    eu tb optava por este tipo de caldeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  4.  # 6

    obrigado desde ja pela ajuda, espaço nao é problema, tenho uma garagem com 160 metros quadrados onde será instalada a maquinaria. posto isto a melhor soluçao será a caldeira a pellets?quer na compra da caldeira quer nos consumos?
    tenho ouvido dizer que a melhor soluçao será 2 paineis solares para as aqs e um termoacumulador combo, será a melhor opçao?
    2 paineis porque nao pretendo comprar mais paineis para aquecer o piso radiante.
  5.  # 7

    Colocado por: fiat_unoLembre-se também que vai terminar o tarifário regulado em BT e que, até ao momento, não conheço nenhum operador que disponibilize tarifa bi-horária


    Saiu hoje esta noticia: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/dinheiro/luz-eletricidade-tarifas-bi-horario-mercado-liberalizado-energia/1385688-3851.html
    As empresas que fornecem eletricidade no mercado livre vão poder oferecer a partir de hoje tarifas bi-horárias, depois de o Governo ter publicado uma portaria que permite ter preços no horário de vazio e de ponta, escreve a Lusa.

    A portaria, da responsabilidade do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e publicada hoje em Diário República, pretende «incentivar um consumo mais eficiente de energia por parte dos clientes finais, com menor utilização nas horas de ponta, encorajando, por outro lado, a oferta de modalidades de faturação com diferenciação horária da energia consumida por parte dos comercializadores de mercado».

    A forma que o Executivo avançou para conseguir que as empresas do mercado liberalizado oferecessem tarifas diferenciadas está ligada à parte da tarifa que corresponde aos custos económicos e políticos, os chamados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG).

    Ou seja, o Governo, ao assumir para si as tarifas reguladas dos CIEG, define a partir de agora os preços de vazio e de ponta daquilo que é regulado, atualmente cerca de 50% do que um consumidor comum paga por mês ao operador, seja à EDP, Endesa, Galp ou Iberdrola.

    A portaria vem estabelecer para determinados custos gerais, com incidência na tarifa de uso global do sistema, que os critérios para a respetiva repercussão nas tarifas reguladas «será realizada de forma diferenciada, em primeiro lugar entre os diferentes níveis de tensão e tipos de fornecimento, e, seguidamente, em cada nível de tensão e tipo de fornecimento, de acordo com determinados critérios, com especial destaque para as variáveis de consumos de eletricidade verificadas nos períodos horários de ponta, cheias e vazio».

    A introdução de tarifas bi-horárias no mercado liberalizado tem sido defendida pelos consumidores, principalmente pela Deco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  6.  # 8

    caro home_Is é uma boa noticia sim senhor!
    Concordam com este comentário: home_ls
  7.  # 9

    obrigado Zeto, estive a ler o topico que indicou, ele disse que gastou 3 sacos de pellets, penso que 15 kilos cada saco , em 25 horas! nao sei se é muito ou pouco...
  8.  # 10

    Colocado por: euNão sabia que o chuck norris tinha frio...

    A minha opinião pessoal: a caldeira a pellets em princípio será mais barata na aquisição. Na utilização, não ficará muito mais caro, por isso se fosse eu, avançava para a caldeira a pellets.

    Outra opção a considerar: caldeira a lenha de chama invertida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:chuck norris


    Na utilizaçao nao ficará muito mais cara?quer dizer que a bomba de calor tem valores mais baixos?
    • eu
    • 22 outubro 2012

     # 11

    Colocado por: chuck norrisNa utilizaçao nao ficará muito mais cara?quer dizer que a bomba de calor tem valores mais baixos?

    Não há uma resposta genérica, depende dos modelos (tanto da bomba de calor como da caldeira).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  9.  # 12

    eu acho que se unicamente precisa de aquecer,
    a opção de bomba de calor não se coloca porque tem custos de exploração idênticos ás caldeiras a biocombustíveis e com um muito maior custo de aquisição(uma boa caldeira a pellets custa cerca de 3000€ enquanto uma boa bomba de calor custa uns 7000€), a manutenção que as caldeiras precisam também não é nada do outro mundo.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  10.  # 13

    onde é a casa?
  11.  # 14

    a analisar os vossos comentarios vejo que a preferencia pela caldeira a pellets é unanime... se calhar opto por isso mesmo
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  12.  # 15

    Colocado por: chuck norrisse calhar opto por isso mesmo


    Então para destabilizar eu preferiria uma bomba de calor, pelo simples facto que ter de andar a colocar pellets de X em X tempo, limpar cinza, ter que comprar mais pellets, ter que os guardar... santa paciência.
    Concordam com este comentário: electrao, youngjoey77, jorgealves
  13.  # 16

    Colocado por: danobrega

    Então para destabilizar eu preferiria uma bomba de calor, pelo simples facto que ter de andar a colocar pellets de X em X tempo, limpar cinza, ter que comprar mais pellets, ter que os guardar... santa paciência.


    hehehe danobrega estava a ver que nao aparecia ninguem para destabilizar!! mas nao é o trabalho que está em questao, e sim o preço da fatura mensal, sabe o preço da eletricidade assusta-me e tenho receio de que se optar pela bpmba de calor me arrependa e que venha a receber contas de luz absurdas... se me disserem que os consumos sao os mesmos entao eu prefiro a bomba porque nao tem manutençao, mas tambem ja ouvi dizer que esta so dura 10 anos com sorte, apos isso tenho que comprar outra ou apenas uma revisão?
  14.  # 17

    Colocado por: chuck norrismas tambem ja ouvi dizer que esta so dura 10 anos com sorte

    uma bomba de calor que dura 10 anos?
    a duração de qualquer equipamento depende da qualidade do mesmo e do ambiente onde está inserido,

    tem BOAS bombas de calor a funcionar há 15 anos e ainda estão novas e capazes de outro tanto, por outro lado tem maquinas com 5 anos e estão prontas para o caixote do lixo, obviamente que essas não são boas maquinas,

    se por acaso for junto á orla costeira (por influencia do salitre) em que os permutadores sofrem uma degradação acentuada, a duração de um equipamento sem tratamento adequado não deve ir muito além dos 15 anos, mesmo os bons.
    • eu
    • 22 outubro 2012

     # 18

    Colocado por: jorgealvesa duração de qualquer equipamento depende da qualidade do mesmo e do ambiente onde está inserido,

    E de alguma sorte ;)
  15.  # 19

    E de alguma sorte ;)

    sim também, porque não deixam de ser maquinas.
  16.  # 20

    Colocado por: chuck norrissabe o preço da eletricidade assusta-me e tenho receio de que se optar pela bpmba de calor me arrependa e que venha a receber contas de luz absurdas...


    É um risco e uma certeza. Falta saber a que ritmo vai aumentar a energia. No entanto suspeito que as outras fontes de energia também subam, é apenas natural. Se está a pensar nisso a solução mais segura é conseguir ter algo que lhe dê biomassa e ter uma caldeira que consiga ser alimentado a restos de madeira e outras tretas. Não faço puto ideia se é possível ou não. Já procurei por caldeiras de biomassa mas parecem ser equipamentos industriais...

    No entanto, dependendo de onde for a sua habitação com melhor ou pior eficácia, a melhor solução era apostar em elementos bioclimáticos que lhe climatizassem a casa naturalmente. Mas para isso deveria ter equacionado esta problemática na parte do projecto. O futuro certamente passará por aqui.

    TECNOLOGIAS SOLARES PASSIVAS
    Concordam com este comentário: fiat_uno, jorgealves, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
 
0.0290 seg. NEW