Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Alguém aqui no forum poderá informar acerca do tipo de vigas em H de que é feita esta casa?
    Aparentemente esta casa não estará assente em laje mas em sapatas, correcto?
    Encontrei quando fazia pesquisa acerca de casas em aço num site brasileiro do qual já não tenho o endereço.
  2.  # 2

    Não consigo colocar fotos...
  3.  # 3

    a
      Projecto.jpg
  4.  # 4

    Ainda nada....
  5.  # 5

    Não estou a conseguir perceber a sua dúvida....
    Sim essa casa está feita em perfis H, aparentemente nos pilares e nas vigas, embora nas vigas talvez se pudesse ter ido para perfis tipo I. A laje dessa casa deve ser do tipo colaborante, isto é com chapas a fazer de cofragem, apoiadas entre as vigas, e betonada com betão.

    Agora se pretende saber qual o perfil que lá está colocado, isso vale de pouco, porque os perfis devem ser dimensionados para cada caso....
  6.  # 6

    Colocado por: sergioleite57Alguém aqui no forum poderá informar acerca do tipo de vigas em H de que é feita esta casa?

    São vigas metálicas com secção em H. Mais alguma dúvida?
  7.  # 7

    Obrigado Mookiejam e Picareta.
    Ainda estou na fase de ver, ler e aprender antes de tomar uma decisao quanto ao sistema construtivo para a minha casa.
    Dou muita importancia ás novas alternativas de construção; neste momento tenho lido acerca do LSF e agora também acerca desta construçao tipo "industrial" aplicada à area residencial.
    Esta parece ser mais resistente e estável comparando com o LSF, ou não??
  8.  # 8

    www.interaco.pt
    Concordam com este comentário: ffp123
  9.  # 9

    Colocado por: sergioleite57Esta parece ser mais resistente e estável comparando com o LSF, ou não??

    literalmente NÃO,

    porque ambas obedecem a cálculos estruturais e não é por ter as vigas em H e á vista que é mais resistente, aliás se os cálculos da estrutura forem mal feitos até pode ser o inverso,
  10.  # 10

    Boas,

    Eu no seu caso, ao comparar vários sistemas construtivos, preocupar-me-ia com o conforto térmico+acústico vs custo obra + custo manutenção. O resto é peanuts. Construções em aço muito bonitinhas, como essa da figura, não as queria nem dadas pois devem ter uma térmica e acústica ridículas.

    Cump.
  11.  # 11

    Colocado por: nunoneiva75Eu no seu caso, ao comparar vários sistemas construtivos, preocupar-me-ia com o conforto térmico+acústico vs custo obra + custo manutenção


    Concordo.

    Colocado por: nunoneiva75Construções em aço ... devem ter uma térmica e acústica ridículas.


    E baseia-se em quê para dizer isso?
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealves
    literalmente NÃO,

    porque ambas obedecem a cálculos estruturais e não é por ter as vigas em H e á vista que é mais resistente, aliás se os cálculos da estrutura forem mal feitos até pode ser o inverso,

    Compreendido!

    Nesta casa que apresentei aqui a foto, qual terá sido a vantagem da utilização deste sistema estrutural com vigas H em relação ao sistema LSF? Quais as vantagens de um relativamente ao outro? (Peso, estética, preço...?)
  13.  # 13

    Colocado por: nunoneiva75Boas,

    Eu no seu caso, ao comparar vários sistemas construtivos, preocupar-me-ia com o conforto térmico+acústico vs custo obra + custo manutenção. O resto é peanuts. Construções em aço muito bonitinhas, como essa da figura, não as queria nem dadas pois devem ter uma térmica e acústica ridículas.

    Cump.
    Discordam deste comentário:rui moreira

    Realmente concordo consigo, pois aparentemente a térmica e a acústica não parecem ser as melhores. Contudo para já estou a cingir-me apenas à estrutura, ao esqueleto da casa.
    Já tinha visto várias fotos acerca do sistema LSF mas entretanto também vi algumas construções habitacionais utilizando o sistema de vigas de aço. Aí surgiu-me a questão acerca das vantagens/desvantagens entre os dois sistemas que ainda não consegui esclarecer.
  14.  # 14

    sergio.. por muito que goste de investigar sobre o assunto, nada como escolher uma equipa projectista esclarecida que o possa a judar a definir a solução mais adequada. Todas as soluções construtivas, mesmo respeitando os condicionantes legislativos (termica, acustica, resistência estrutural, resistencia ao fogo) tem sempre prós e contras...

    O maior condicionante, no final, será sempre o preço ;)
  15.  # 15

    Dependendo da zona poderá ser desaconselhado o uso de perfis de aço, pois em zonas marítimas, mesmo bem tratado e protegido, dura poucos anos sem enferrujar.
  16.  # 16

    Olá,

    Eu penso que a questão estrutural é importante. No entanto essa opção deve ser tomada em conjunto com outras questões, como por exemplo já disseram, a localização em zonas maritimas, mas também questões de humidade, e sobretudo o tipo de paredes / revestimentos que quererá utilizar.
    Se optar por uma estrutura LSF não faz sentido nenhum utilizar uma parede de tijolo convencional.
    Da mesma forma que se optar por uma estrutura em vigas de aço, não faz sentido salientes das paredes, pois prejudica a nível térmico.

    Repare que são tudo questões que qualquer técnico qualificado lhe explicará da melhor forma.

    No entanto compreendo o seu entusiasmo e vontade de ver soluções "novas". Até porque para tomar decisões conscientes, é necessários perceber os prós e contras de cada.

    Acho que fazia bem, era recolher várias fotos de moradias que goste, e juntamente com o seu técnico, aprofundarem o assunto.

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: two-rok
  17.  # 17


    E baseia-se em quê para dizer isso?


    Boas ruimoreira,

    Quando fez a citação, omitiu o mais importante: "como essa da figura" onde se vê que as vigas estruturais são autênticas pontes térmicas que envolvem o espaço interior. Essa casa da figura, com Text. baixas, ficará cheia de condensados no interior, o que até pode ser bom, se criar um sistema de recolha de condensados para depois usar a água destilada no ferro de engomar, por exemplo. Assim dispensa o desumificador, consome é mais energia a manter a casa quente. São opções.

    A acústica da casa da figura (à falta de mais dados) também não parece ser a melhor, por falta de massa e de espessura na envolvente exterior. Por outro lado, o aço é excelente para propagar o ruído. Estou a imaginar alguém a bater no exterior com algo e o som a propagar-se pela estrutura da casa, ou o camião do lixo a passar no exterior e a casa a servir de caixa de ressonância... essa casa da figura, ou semelhante, nem dada, por muito que o promotor imobiliário me dissesse maravilhas da casa.

    Cump.
  18.  # 18

    Decerto a escolha daquela casa como exemplo não terá sido a melhor....Parece ser uma casa em que deram mais importância à estética do que a função.
  19.  # 19

    O que levaria a optar por um sistema em detrimento de outro?
  20.  # 20

    Casa em aço
 
0.0233 seg. NEW