Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, encontro-me na fase de optar pela escolha do revestimento das paredes da minha casa.
    Tenho algumas dúvidas sobre o que é melhor para rebocar as paredes de interior:

Rebocar as paredes com massas projectadas?
    Colar o gesso cartonado nas paredes?
    Rebocar com gesso cartonado?

As paredes são em bloco térmico de 25 cm e vão levar capoto de 5cm

Quais são os prós e contras destas soluções?
  2.  # 2

Vai-me desculpar mas agora já não é altura de andar a optar...
    Não discutiu isso com o sua equipa projectista?! Essa gente é que tem o dever e a obrigação ( para isso lhes pagou) de o aconselhar da melhor maneira e explicar os prós e contras para o seu caso especifico.

PS: Não se reboca paredes com gesso cartonado.
    PS2: Ontem e hoje ando um pouco "ácido"...
  3.  # 3

O que entende por rebocar com gesso acartonado?~
    O revestimento com placas de gesso acartonado tem algumas vantagens.
    Evita o aparecimento das habituais fissuras nas interiores.
    Permite a instalação das redes elétricas e águas sem ter que abrir roços
    Permite a aplicação de isolamento térmico e acústico
    Permite um melhor controlo da humidade interior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: el Diablo
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas PS2: Ontem e hoje ando um pouco "ácido"...

Tenha calma olhe que isso ainda lhe vai dar cabo do fígado
    :)))
  5.  # 5

Enganei-me: Era gesso projectado.

O que esta no projecto é reboco projectado, mas como em cada português a um treinador, político e construtor, e todos querem dar a sua opinião, gostava que alguem sem ser da família me ajudasse nesta questão. Obrigado
  6.  # 6

Mas o que me falaram era colar o "pladur" directamente as paredes, por isso teria de abrir roços para as instalações de água e luz.
  7.  # 7

Colocado por: el DiabloMas o que me falaram era colar o "pladur" directamente as paredes, por isso teria de abrir roços para as instalações de água e luz.

Esqueça esta hipótese.
    Esta técnica não traz qualquer vantagem para além de que nos locais dos mametes de pasta de agarre com o passar do tempo, como existem diferentes teores de humidade nesses pontos e no resto da placa, começa a aparecer uma aurélea que forma uma mancha de côr diferente.
    Concordam com este comentário: alv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: el Diablo
  8.  # 8

zedasilva

já agora na solução de etics+tijolo termico+ estrutura/caixa de ar+ "pladur", como evitar possiveis condensações nessa "caixa de ar" ??
  9.  # 9

Pelo método de drenagem e/ou ventilação.
    Pessoalmente acho que havendo (caixa de ar) esta deve ser preenchida com isolamento, ganha-se em conforto térmico e acústico e evita-se a condensação
    Concordam com este comentário: alv
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaPessoalmente acho que havendo (caixa de ar) esta deve ser preenchida com isolamento, ganha-se em conforto térmico e acústico e evita-se a condensação

perde-se é uma das vantagens do Isolamento Térmico pelo exterior: a Inércia Forte, que com a colocação de gesso cartonado e caixa de ar/isolamento passará a média ou fraca, dependendo do que levar nos pisos e tectos...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 11

Sim é verdade é por isso que um projecto é um conjunto de soluções globais e não um misto de soluções avulsas.
    Apesar do Pedro hoje estar um pouco ácido não deixa de ter razão. A solução deve ser discutida com os técnicos e não nos fóruns ou no diz que disse.
  12.  # 12

Colocado por: zedasilvaApesar do Pedro hoje estar um pouco ácido não deixa de ter razão. A solução deve ser discutida com os técnicos e não nos fóruns ou no diz que disse.

:) ... concordo, mas olhe que também se aprende muito por aqui.... e técnicos há os bons e os que ainda estão a começar... pode ser o caso deste tópico.
    mau é quando se toma decisões e não se passa cavaco aos técnicos responsáveis, ou nem se lembram de lhes colocar a questões...
    mas acho que é sempre positivo ouvir outras opiniões.
  13.  # 13

A vantagem deste forum é essa mesma a discussão de soluções entre técnicos dos mais variados ramos.
    Mas como cada caso é um caso não podem os DO selecionar uma técnica aqui para isto e outra alí para aquilo e no fim fazer uma molhada de grelos.
    Eu defendo que a melhor técnica é aquela que me der mais garantias de cumprir os pressupostos do DO e de no final ficar melhor executada, sendo que para isto é muito importante saber quem vai e como vai executar e quem vai e como vai controlar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  14.  # 14

Colocado por: zedasilvaMas como cada caso é um caso não podem os DO selecionar uma técnica aqui para isto e outra alí para aquilo e no fim fazer uma molhada de grelos

e alguns empreiteiros também são peritos neste tipo de situações... dão a volta ao cliente, alteram o que estava previsto, e quando o técnico/fiscal chega a saber, já foi feito...
    Concordam com este comentário: AXN
  15.  # 15

Colocado por: el DiabloBom dia, encontro-me na fase de optar pela escolha do revestimento das paredes da minha casa.
    Tenho algumas dúvidas sobre o que é melhor para rebocar as paredes de interior:

As paredes divisórias já estão feitas?
  16.  # 16

A casa já está pronta a levar os acabamentos.
  17.  # 17

Qual é o tipo de isolamento que tem e como são sa paredes exteriores?
    As paredes divisórias são em tijolo de quanto?
    Qual vai ser o tipo de aquecimento que vai implantar?
    Em que zona se situa a casa?
  18.  # 18

Colocado por: fernandoFerreira
    e alguns empreiteiros também são peritos neste tipo de situações... dão a volta ao cliente, alteram o que estava previsto, e quando o técnico/fiscal chega a saber, já foi feito...
    Concordam com este comentário:AXN

Das duas três
    Ou estamos perante um DO que contratou um fiscal apenas porque a isso era obrigado
    Ou estamos perante um fiscal daqueles que vai às obras 1 vez por mês apenas para assinar o livro de obra e não passa da barraca com medo de sujar os sapatitos de vela ou de alguém descobrir que afinal não percebe um **** de obras.
    Concordam com este comentário: Acustica_Eng
  19.  # 19

As paredes são em bloco térmico de 25 cm e vão levar capoto de 5cm

Algumas paredes tem tijolo 11, outras de 15
    O aquecimento ser piso radiante de água
    A obra, é na zona da Figueira da foz
  20.  # 20

Colocado por: fernandoFerreira
    perde-se é uma das vantagens do Isolamento Térmico pelo exterior: a Inércia Forte, que com a colocação de gesso cartonado e caixa de ar/isolamento passará a média ou fraca, dependendo do que levar nos pisos e tectos...
    Concordam com este comentário:zedasilva

Meu caro, Fernando Ferreira:

O facto de colocar material absorsor na caixa de ar entre paredes duplas (do tipo lã de rocha) não retira isolamento térmico ao conjunto, bem pelo contrário e melhora significativamente o isolomento sonoro.
    Parte da energia acústica é transformada em energia térmica (logo o ambiente mantém-se estável), bem como irá reduzir as perdas na transmissão sonora aérea directa entre cada uma das partições. E ao criar uma descontinuidade (colocação do material) diminuirá também transmissão sonora aérea indirecta propagada por exemplo através das tubagens, condutas de ar condicionado, sistema elétrico, etc...
    Se optar por não revestir a caixa de ar, terá uma forte ressonância a uma determinada frequência, e neste ponto irá contornar os elementos separadores (paredes),
    Aconselho a revestir pelo menos metade da caixa de ar, e o resto deixar em aberto para a própria drenagem/ventilação das paredes.
    Exemplo: caixa de ar de 80mm, é aconselhável o uso de 40/50mm de material de preenchimento.
    Espero ter sido útil.

Por fim como acabamento aconselhava o gesso cartonado (duas camadas) de diferentes espessuras envolvida num material relativamento fino (3/4mm) mas de alta densidade. Solução tipo sandwiche.
    Cumprimentos!

0.0216 seg. NEW