Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ai minha nossa senhora!
    O que é que você anda a tomar?
    Colocado por: Acustica_EngDe facto o isolamento térmico actua na eliminação de humidade ...
    Ponha umas panelas com água ao lume e o pessoal lá de casa a tomar duche de água quente e explique-me como é que «o isolamento térmico actua na eliminação da humidade»?!?
    O que elimina a humidade é VENTILAR a casa ou utilizar DESUMIDIFICADOR.

    Colocado por: Acustica_EngDe facto o isolamento térmico actua na eliminação de ...problemas (provenientes de infiltrações)
    Vejamos... Suponha que tem uma cobertura toda rachada em que há entradas de água às cataratas dentro do apartamento. Em que é que o isolamento térmico elimina os problemas causados por estas entradas de água?!

    Colocado por: Acustica_EngDe facto o isolamento térmico ... também contribuí para manter a temperatura equilibrada (interior/exterior e vice-versa) e neste sentido ajuda no combate à condensação.
    Suponha que estamos no pico do Inverno, na Torre.
    Se lá fora estão -10ºC e você quer ter +20ºC dentro de casa, que interesse tem em manter a temperatura (interior / exterior e vice-versa) "equilibrada"?!?
    Nesta situação, o isolamento térmico dentro de casa só poderá aumentar a probabilidade de haver condensação no interior das paredes!!
    (O que poderá evitar a condensação para o interior da casa será um pára-vapor).
  2.  # 22

    Entende-se como impermeabilidade a resistência que um determinado revestimento oferece à penetração de água liquida no interior do edifício.

    Voltando um pouco ao assunto anterior: a utilização de telas betuminosas (em asfalto) envoltas numa rede fibra de vidro ou polietileno (estes dois últimos materiais utilizados para isolamento térmico), permite não só beneficiar das propriedades térmicas (já referidas) do conjunto como também propiciar a impermeabilização de um sistema construtivo.
    E foi neste ponto que eu disse que ao aplicar isolamento térmico se matava dois coelhos de um cajadada só.
  3.  # 23

    Colocado por: Acustica_EngEntende-se como impermeabilidade a resistência que um determinado revestimento oferece à penetração de água liquida no interior do edifício..
    Estamos portanto de acordo que os mais típicos isolamentos TÉRMICOS - lã de rocha, roofmate, wallmate - não têm MINIMAMENTE essas características de impermeabilidade, não estamos?
    Aliás, a água DESTRÒI as características de isolante térmico daqueles materiais.

    Colocado por: Acustica_EngVoltando um pouco ao assunto anterior: a utilização de telas betuminosas (em asfalto) envoltas numa rede fibra de vidro ou polietileno (estes dois últimos materiais utilizados para isolamento térmico), permite não só beneficiar das propriedades térmicas (já referidas) do conjunto como também propiciar a impermeabilização de um sistema construtivo..
    O isolamento térmico depende da ESPESSURA do isolante.
    Uma «rede» de fibra de vidro isola tanto como uma corrente de ar.

    Colocado por: Acustica_EngE foi neste ponto que eu disse que ao aplicar isolamento térmico se matava dois coelhos de um cajadada só.
    Estou a ver.... estou a ver...
    Mas é falso.
    E, como eu já tentei explicar, ou é rigoroso/a com os termos que utiliza ou o que diz está tudo completamente errado.
  4.  # 24

    "Vejamos... Suponha que tem uma cobertura toda rachada em que há entradas de água às cataratas dentro do apartamento. Em que é que o isolamento térmico elimina os problemas causados por estas entradas de água?!"

    Não ajuda em nada! Eu estou a supor que a cobertura está condições.
    Compare uma habitação com isolamento térmico, e outra sem isolamento térmico e veja se não existem mais problemas de impermeabilização na situação sem isolamento (considerando que as paredes e o telhado e o pavimento estão em bom estado).

    "O que elimina a humidade é VENTILAR a casa ou utilizar DESUMIDIFICADOR."
    Também!
    Mas caso não saiba, sabe onde reside o problema das habitações com muita humidade, naquelas onde não existe isolamento térmico e e/ou acústico (porque algumas das propriedades acústicas nomeadamente de lã de rocha aplicam-se também à componente térmica).

    "Se lá fora estão -10ºC e você quer ter +20ºC dentro de casa, que interesse tem em manter a temperatura (interior / exterior e vice-versa) "equilibrada"?!?
    Nesta situação, o isolamento térmico dentro de casa só poderá aumentar a probabilidade de haver condensação no interior das paredes!!"
    Uma das vantagens da aplicação do is. térmico é manter o clima estável. Se estiverem -10º no exterior e o projecto térmico tiver levado em conta as necessidades nominais de energia útil para aquecimento do seu edifício: com base na zona climática e nos Graus-Dias assente na duração da estação de aquecimento, a temperatura no interior será a equilibrada.
    A condensação resulta de fortes diferenças de temperatura, o que se possui is.térmico não acontecerá.
  5.  # 25

    "O isolamento térmico depende da ESPESSURA do isolante.
    Uma «rede» de fibra de vidro isola tanto como uma corrente de ar."

    Sim..Até aqui tudo bem. Posso não ter expressado da melhor maneira. A rede obviamente seria preenchida com uma manta de lã vidro.
    E já se sabe quando maior a espessura, maior a resistência térmica.
  6.  # 26

    Compare uma habitação com isolamento térmico, e outra sem isolamento térmico e veja se não existem mais problemas de impermeabilização na situação sem isolamento (considerando que as paredes e o telhado e o pavimento estão em bom estado).

    Vai aí alguma confusão no seu conceito de impermeabilização e de impermebilizantes.
  7.  # 27

    j cardoso veja definição de impermebilidade no post 26.
  8.  # 28

    Já vi, acho-a incompleta:

    Entende-se como impermeabilidade a resistência que um determinado revestimento oferece à penetração de água liquida no interior do edifício.


    ... sem perder as características para as quais foi concebido; ou seja, o XPS perde capacidade como isolante nessa situação. Convenhamos que só com muyito boa vontade é que se pode considerar este material como impermeabilizante, e mesmo assim.

    E já se sabe quando maior a espessura, maior a resistência térmica.


    Para sermos precisos, é verdade até certo ponto a partir do qual o ganho se torna insignificante com o aumento da espessura do isolante
  9.  # 29

    Mas há uma forma do xps ser impermeabilizante, chama-se kerdi-board! (lembrei-me agora).
  10.  # 30

    "Para sermos precisos, é verdade até certo ponto a partir do qual o ganho se torna insignificante com o aumento da espessura do isolante".

    Sim, claro há um valor limite.
  11.  # 31

    Boa noite,

    Por acaso estou com o mesmo problema e a minha dúvida é saber se é uma questão de ventilação, isolamento ou impermeabilização.

    Estou a reconstruir uma casa no Alentejo em que aproveitei as paredes já existentes de taipa.

    Tenho receio por ser uma zona de água que a humidade esteja a subir pelas paredes.

    As paredes foram rebocadas tradicionalmente e posteriormente apareceram umas manchas de salitre.

    O telhado é inclinado fiz uma placa com vigotas e abobadilhas de esferovite.

    Depois de colocar as janelas comecei a reparar que do lado norte da casa apareceram manchas nas paredes e no tecto gotas de água.

    Não tenho ainda aberto o buraco para a lareira nem para o exasutor da cozinha.

    O interior e exterior da casa ainda não foi pintada.

    Quais os passo que devo seguir para perceber se os problemas que tenho são de ventilação, isolamento ou impermeabilização?

    Posso aplicar algum produto nas paredes antes de aplicar estuque, ou aplico o produto depois de aplicar estuque?

    É aconselhável revestir o tecto com pladur?

    Obrigado.
  12.  # 32

    Oi pessoal achei esse site por acaso, espero que possam me ajudar, tenho uma casa com telhado colonial e por dentro tem forro PVC, o problema é que quando venta e chove, chovendo cai aqueles indesejáveis coteiras, o forro já caiu duas vezes pois o vento continua entrando, sei la acho que pelas telhas, não sei mais o que fazer, muitos me dizem farias coisas, mais não tenho confiança neles. Se tiver algum profissional que possa me ajudar nesse problema por favor me de a solução. Aguardo a ajuda de vcs, um forte abraço. ([email protected])
 
0.0187 seg. NEW