Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, encontro-me neste momento em fase projecto de uma Moradia.
    Antes de mais quero realçar o excelente trabalho realizado pelo Arquitecto e pelo Eng. Civil, estou muito satisfeito.

    É sempre bom receber diferentes opiniões/ideias, daí o meu post neste forum.
    A questão está como conseguir um efeito homogeneo na frente da casa sendo esta revestida possivelmente em fenolico (penso ser o material melhor em termos de "aspecto V.S idade") e como utilizar as portadas : - Portadas de Correr? ; Portadas de Abrir? ; Será que consigo umas portadas em fenolico? ; Umas portadas laminadas com lamelas moveis?

    Bem, vou deixar aqui umas imagens da casa em questão para melhor me explicar.

    Obrigado a todos desde já.
      855.jpg
  2.  # 2

    Mais uma imagem, mas com as "ditas portadas" abertas :)
      Portadas Abertas.jpg
    •  
      FD
    • 29 outubro 2012 editado

     # 3

    Colocado por: MikaelLopespenso ser o material melhor em termos de "aspecto V.S idade"

    É?! (a impressão com que fico dos que tenho visto é que NÃO É!)

    A minha sugestão quanto às portadas: não as use.
    Detesto portadas, coisa tão pouco prática.

    Desvantagens:
    - regra geral, ter que abrir a janela para as abrir/fechar apanhando frio, chuva, calor, etc.
    - em comparação com estores, a regulação da luminosidade é fraca
    - ocupam espaço que pode ser precioso
    - são pouco práticas de abrir e fechar
    - ter acidentes é fácil (dedos entalados, etc.)
    - limpeza difícil
    Concordam com este comentário: Isis, raulschone, PT
  3.  # 4

    Que as mecanize que esse problema deixa de existir.
    •  
      FD
    • 29 outubro 2012

     # 5

    Colocado por: Jorge RochaQue as mecanize que esse problema deixa de existir.

    E custos?
  4.  # 6

    Nesse caso, para o tipo de arquitectura, escolheria um sistema de estores exteriores orientáveis.
    Ou solução mista, com paineis de correr. quanto à longevidade dos fenolicos depende da marca, revestimento escolhido e da orientação/ exposição dos mesmos aos elementos (Água, sol)

    Outra solução, mas deve ser dificil de executar, devido às dimensões desses vãos, será utilizar "cassetes" para portadas de correr ( as portadas ficam dentro da parede)

    PS: essas portadas,parecem-me mal integradas e com sistemas de manobra mal escolhidos para esse objecto.(estou a falar no volume mais perto do observador)
  5.  # 7

    Essa fachada é virada a sul? Não vai ter problemas de sobreaquecimento?
  6.  # 8

    Mikael...

    acho que deve junto com os seus projectistas reflectir 1º muito bem para que servirão no seu caso, as portadas, depois mediante isso reflectir melhor na opção, se de abrir se de correr, ou outras soluções, ou mesmo de as eliminar.
    é que pelo teor da duvida que aqui expos tudo leva a querer que tem ai uma opção estéstica lançada um pouco por ...opção estética.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 9

    O facto dos 3D não corresponderem á realidade da obra pode em muito condicionar a sua escolha.
    Faltam alí obrigatoriamente umas guardas naquelas varandas que podem fazer toda a diferença.
  8.  # 10

    Colocado por: FD
    É?! (a impressão com que fico dos que tenho visto é que NÃO É!)

    A minha sugestão quanto às portadas: não as use.
    Detesto portadas, coisa tão pouco prática.

    Desvantagens:
    - regra geral, ter que abrir a janela para as abrir/fechar apanhando frio, chuva, calor, etc.
    - em comparação com estores, a regulação da luminosidade é fraca
    - ocupam espaço que pode ser precioso
    - são pouco práticas de abrir e fechar
    - ter acidentes é fácil (dedos entalados, etc.)
    - limpeza difícil
    Concordam com este comentário:raulschone


    Colocado por: FDDetesto portadas, coisa tão pouco prática.


    Em relação á questão de as portadas serem menos ou mais praticas que o tradicional "estore" para nós não é problema até porque como ja foi referido posso mecanizar as portadas sendo elas de abrir ou de correr, e mesmo que não sejam mecanizadas esse tipo de trabalho "abrir" e "fechar" as portadas não é nada que me alarme ou me assuste, não gosto muito de comodismo.
  9.  # 11

    As varandas são para levar guardas.


    Colocado por: zedasilvaFaltam alí obrigatoriamente umas guardas naquelas varandas que podem fazer toda a diferença.
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasPS: essas portadas,parecem-me mal integradas e com sistemas de manobra mal escolhidos para esse objecto.(estou a falar no volume mais perto do observador)


    Essas portadas que referiu realmente são as unicas que ainda não pensamos muito bem na melhor solução para as abrir ou fechar.

    Embora as outras tudo indica que irão ficar num sistema de correr em que a portada recolhe para trás da fachada fixa na parede. Ou seja o objectivo é conseguir ficar com uma fachada toda igual no caso de estarem as portadas todas fechadas, e quando abrimos as portadas essas correm para tras das outras que se encontram fixas na parede.
    Não sei se fui claro ... :/
  11.  # 13

    Colocado por: danobregaEssa fachada é virada a sul? Não vai ter problemas de sobreaquecimento?


    Penso que esta fachada esta virada a Norte, mas não estou 100‰ certo.
  12.  # 14

    Colocado por: marco1Mikael...

    acho que deve junto com os seus projectistas reflectir 1º muito bem para que servirão no seu caso, as portadas, depois mediante isso reflectir melhor na opção, se de abrir se de correr, ou outras soluções, ou mesmo de as eliminar.
    é que pelo teor da duvida que aqui expos tudo leva a querer que tem ai uma opção estéstica lançada um pouco por ...opção estética.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    De facto é mesmo por uma questão de estética, até porque gostamos da casa assim e queríamos obter o resultado mais próximo destes 3D.
    Daí a opção de elimina-las por enquanto não se encontra em cima da mesa, ando so a procura de mais informação para conseguir este efeito.
  13.  # 15

    Colocado por: MikaelLopesPenso que esta fachada esta virada a Norte, mas não estou 100‰ certo.


    A norte? Vai "morrer" congelado nessa casa. :\
  14.  # 16

    Nas da frente só vejo a possibilidade de serem de fole, pois de correr parte da superficie de vidro iria sempre ficar tapada.
    na lateral pode ser de correr.
    mas repare que isso é uma opção que limita um pouco em termos de funcionalidade, ou seja para que a portada funcione para alem da segurança, tambem como controle solar tem de estar fechada e ai não usufrui de qualquer luminosidade e visibilidade. ou seja só permite duas opções, ou aberta ou fechada com as vantagens e desvantagens inerentes a cada situação.
    por exemplo num clima nordico esta opção é boa pois maior parte do ano está aberta durante o dia para vistas e ganhos solares, num clima como o nosso, convem que as portadas estejam "fechadas" em dias de maior calor mas que sendo em ripado ou orientáveis, permitam a entrada de luz tambem.
    não sei se me fiz entender.
  15.  # 17

    Colocado por: marco1Nas da frente só vejo a possibilidade de serem de fole, pois de correr parte da superficie de vidro iria sempre ficar tapada.
    na lateral pode ser de correr.
    mas repare que isso é uma opção que limita um pouco em termos de funcionalidade, ou seja para que a portada funcione para alem da segurança, tambem como controle solar tem de estar fechada e ai não usufrui de qualquer luminosidade e visibilidade. ou seja só permite duas opções, ou aberta ou fechada com as vantagens e desvantagens inerentes a cada situação.
    por exemplo num clima nordico esta opção é boa pois maior parte do ano está aberta durante o dia para vistas e ganhos solares, num clima como o nosso, convem que as portadas estejam "fechadas" em dias de maior calor mas que sendo em ripado ou orientáveis, permitam a entrada de luz tambem.
    não sei se me fiz entender.


    Pois, dai estar à procura de uma solução desse género: ripado ou lamelas por forma a poder deixar as portadas fechadas mas com entrada de luz. E visto deste prisma ainda não encontrei assim nenhuma solução que me agrade.

    Tem alguma ideia?

    obrigado.
  16.  # 18

    Colocado por: MikaelLopesmas com entrada de luz.


    Como raio está a pensar na entrada de luz se não sabe para onde fica orientada a fachada? Se for para sul tem o sol vertical, se for este ou oeste tem o sol horizontal, se for norte nem sol tem.
  17.  # 19

    Colocado por: danobrega

    A norte? Vai "morrer" congelado nessa casa. :\


    A casa situa-se num monte, sendo que o sol irá incidir na casa o dia todo, claro que em dias de sol.
    Os meus pais tem a casa nesse mesmo terreno por detrás de onde esta irá ser construída e o clima é bastante agradável, sendo que as temperaturas baixam muito menos do que a Localidade ao nosso lado que já tem uma altitude bastante inferior à nossa.
  18.  # 20

    Não percebo como pode estar tão satisfeito com o trabalho do arquitecto... se nem sequer a questão da exposição solar foi abordada convenientemente...
 
0.0214 seg. NEW