Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho o projecto da casa aprovado na Câmara de Cascais! Tivémos de juntar uns dados ao projecto na semana passada, a pedido da Câmara, por isso aguardamos a aprovação definitiva para poder começar a construir. A minha dúvida tem a ver com o isolamento térmico colocado nas lajes da casa. No projecto térmico está especificado placas de esferovite (agora não tenho aqui o projecto à mão mas lá fala se é XPS ou EPS assim como a espessura). O empreiteiro que vai fazer a casa diz que é melhor usar uma massa que vem preparada da cimenteira a que juntam bolinhas de esferovite, pois é mais facil depois para abrir buracos/roços... O arquitecto, em quem confiamos, diz que essa massa não faz o mesmo efeito e que devemos usar as placas de esferovite. Por mim devemos seguir o que está no projecto térmico e mais nada mas mesmo assim gostaria de ter opiniões àcerca do uso dessa 'massa'.

    Obrigada,
    Ana.
  2.  # 2

    olhe aparentemente nem o empreiteiro nem o arquitecto parecem saber o que estão a fazer.
    se por um lado o empreiteiro lhe propoe uma solução incorrecta, o arquitecto fala em esferovite para uma laje enquanto devia falar de xps. Se puder coloque aqui o que está preconizado em termos de projecto de termica para que lhe possam dizer algo de concreto.
  3.  # 3

    Em principio pode utilizar essa betonilha com bolas de EPS... mas para ser equivalnete em termos térmicos, terá que ter uma espessura superior ao EPS/XPS que está previsto em projecto.

    De qualquer maneira terá que ser o projectista do RCCTE a fazer as contas, e dizer ao seu empreiterio qual a espessura mínima e de acordo com a densidade/ composição dessa betonilha leve.
  4.  # 4

    Colocado por: marco1olhe aparentemente nem o empreiteiro nem o arquitecto parecem saber o que estão a fazer.
    se por um lado o empreiteiro lhe propoe uma solução incorrecta, o arquitecto fala em esferovite para uma laje enquanto devia falar de xps. Se puder coloque aqui o que está preconizado em termos de projecto de termica para que lhe possam dizer algo de concreto.


    O arquitecto não falou em esferovite, falou em XPS ou EPS, eu é que não me lembro de qual foi! Sei que ele disse para fazer de acordo com o projecto.
  5.  # 5

    Eps= esferovite.
    Existe EPS para aplicação em pavimentos.. tem a haver com a densidade do produto.

    PS: A espessura necessária em betonilha leve, poderá não ser compativel com as cotas de limpo das suas lajes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anacristinaxxxx
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasEps= esferovite.
    Existe EPS para aplicação em pavimentos.. tem a haver com a densidade do produto.

    PS: A espessura necessária em betonilha leve, poderá não ser compativel com as cotas de limpo das suas lajes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anacristinaxxxx


    Obrigada pela resposta Pedro. Só por aí já me parece uma desvantável na utilização da betonilha leve. O pé direito dos pisos é de 2,6m, a espessura das lajes é de 20cm. Além do mais teria de refazer o projecto térmico...
  7.  # 7

    ...A espessura de 20cm ( no limpo) é a que está no projecto de arquitectura?.. só tem 20cm?!?.. já tem aí o "caldo entornado"...
    ;)
    veja isso com atenção.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas...A espessura de 20cm ( no limpo) é a que está no projecto de arquitectura?.. só tem 20cm?!?.. já tem aí o "caldo entornado"...
    ;)
    veja isso com atenção.


    Os 20cm é a espessura da laje em betão. A espessura 'total' (com EPS, betonilha, pavimento, etc...) não faço ideia :-( tenho de ir ver...
  9.  # 9

    ...Espero que sim que a arquitectura tenha colocado, pelo menos 30cm... mas já não é a 1ª vez que vejo projectos de arquitectura, com lajes no limpo, meramente com 20cm...
 
0.0137 seg. NEW