Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      bcool
    • 31 outubro 2012

     # 1

    Pedi um orçamento para um projecto e foi-me dado um valor. Dado nada constar sobre o iva, perguntei: "mais o iva, certo?" A resposta foi:
    Estou isento de iva por ter um baixo volume de negócios. Passo o recibo mas sem incluir o iva!!

    Achei estranho. Então por ter escolhido este profissional vou ter um desconto de 23%?? ou há algo que não bate certo nesta história?

    Se for mesmo assim, acho que vou começar a procurar profissionais isentos!! :D
    Bc
  1.  # 2

    Acho que um trabalhador independente que facture menos de 10.000€/ano, está isento de IVA. Aproveite e aceite a esmola.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP), Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  2.  # 3

    Colocado por: bcoolSe for mesmo assim, acho que vou começar a procurar profissionais isentos!! :D

    Atenção que um profissional que facture menos de 10.000€/ano pode ser mau sinal.
    Concordam com este comentário: bcool
  3.  # 4

    Estou um bocado desactualizado, mas aconteceu com a minha empresa.
    Só que, para as empresas, o IVA não é um custo.

    Se bem me lembro, os trabalhadores independentes estão isentos de cobrar IVA se não previrem vir a obter durante o primeiro ano rendimentos brutos superiores a 10 mil euros.
    Há profissões (médicos, parteiras, enfermeiros etc.) que também não têm de cobrar IVA.

    De qualquer maneira, se o trabalho era de CONSTRUÇÃO (conservação, remodelação, reparação) numa HABITAÇÃO, a taxa de IVA a cobrar sobre a mão de obra é de 6%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  4.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Só que, para as empresas, o IVA não é um custo.

    Não é um custo se for uma empreitada, se construir para vender é custo.
    •  
      bcool
    • 31 outubro 2012

     # 6

    Um projecto térmico por exemplo. O Profissional trabalha numa empresa, e só passa recibo de trabalhos ocasionais... daí não chegar provavelmente ao limite referido.

    Boa surpresa então, e legal :)
    Obrigado.
  5.  # 7

    Colocado por: PicaretaNão é um custo se for uma empreitada, se construir para vender é custo.
    Pois...
    Já não faço disso (construir novo para venda) desde o século passado. :-)
  6.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Já não faço disso (construir novo para venda) desde o século passado. :-)

    Um visionário :-))
  7.  # 9

    o bcool de repente fez-me lembrar o anuncio publicitário daqueles que vão á festa e são olhados de lado porque o "jeep" era barato.
    •  
      bcool
    • 1 novembro 2012

     # 10

    Colocado por: marco1o bcool de repente fez-me lembrar o anuncio publicitário daqueles que vão á festa e são olhados de lado porque o "jeep" era barato.

    Nunca imaginei ser possível nesta festa de impostos, contratar um projecto e a nossa querida dgci abdicar da parte dela! :)
    cool
  8.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Atenção que um profissional que facture menos de 10.000€/ano pode ser mau sinal.
    Concordam com este comentário:bcool


    Não necessáriamente!
    Conheço uma situação de uma até com alguma qualidade em que ela e o marido estão os dois colectados, ela trabalha a tempo inteiro como prof. liberal, ele trabalha numa empresa como trabalhador por conta de outrem. Ela passa recibos até chegar perto dos 10.000 depois passa ele.
    Estão os dois isentos de iva e ele isento de SS. O facto de ela conseguir praticar preços pelo menos 23% mais barato é uma forma de ir tendo trabalho.
    Esta é uma situação perfeitamente legal e não creio que haja aqui qualquer fuga ao fisco pois no final do ano esses rendimentos vão ser tributados em sede de IRS
  9.  # 12

    Colocado por: zedasilvaNão necessáriamente!

    Tem razão, e o bcool também apresentou outra situação bastante comum, e poderão ainda existir outras.

    E nos tempos que correm, 10.000€ já é dinheiro.
  10.  # 13

    Colocado por: zedasilvae não creio que haja aqui qualquer fuga ao fisco pois no final do ano esses rendimentos vão ser tributados em sede de IRS


    De todo, porque depois levam uma ripada de todo o tamanho no IRS...
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  11.  # 14

    Colocado por: Erga Omnes

    De todo, porque depois levam uma ripada de todo o tamanho no IRS...

    Pois confesso que sistemas contributivos não é o meu forte.
    Haverá vantagem em ser empresa para facturar apenas 20.000 por ano?
  12.  # 15

    Há quem faça também no nome dos filhos , corre a família toda e se o negocio é bom rende bem ... lembrando que muitos serviços nem recibos passarão lol
  13.  # 16

    por exemplo 750 euros média mensal vezes 12 = 9000

    não sei onde está o grande espanto.
  14.  # 17

    Colocado por: PicaretaAtenção que um profissional que facture menos de 10.000€/ano pode ser mau sinal.

    Principalmente para o próprio.
  15.  # 18

    Colocado por: TROLHA...
    já vi que são mesmo médicos de segunda!


    Caro Trolha, já vi que da área da saúde não pesca nada!!! Todos os profissionais de saúde estão isentos de Iva ao abrigo do artigo 9 nº2 do código do Iva.
    Falo porque sou profissional de saúde.....
 
0.0201 seg. NEW