Iniciar sessão ou registar-se
    • luisr
    • 1 novembro 2012 editado

     # 1

    bons dias,

    Estou em remodelação das casas de banho da minha moradia em recuperação, substituindo toda a canalização.
    Encontro-me na fase de seleccionar os equipamentos, e agradecia a vossa ajuda / sugestões:

    - para sanita/bidé gosto dos modelos suspensos, pela facilidade de limpeza e porque creio ficarem mais curtos que os demais, no entanto tenho paredes ~15cm e assumo que não posso colocar modelos com depósito embutido (interiores).
    Pesquisei e verifico que existem acessórios de montagem para suporte destes modelos suspensos, que são fixos às paredes existentes, nomeadamente o modelo Duofix da Geberit. A alternativa, como um sistema autoportante da Oli (ex Euro Darling 74), não me é muito favorável, pois a largura dos WC's não é grande (1900mm, 1700mm, 1300mm) e queria evitar reduzir o espaço consumindo a profundidade do depósito ao longo da parede, em tijolo ou semelhante. Acontece é que a solução da Geberit para este caso, o painel Monolith é muito dispendioso (~600€ +IVA, sem sanita/bidé).
    Existe algum outro produto/solução semelhante mas a um preço mais acessível?

    - uma das casas de banho é bastante estreita (~1300mm profundidade), ainda assim é aquela que corresponde à suite e gostaria de ter uma "banheira". Não a posso colocar em perpendicular pois não teria espaço para me movimentar e colocar a sanita e lavatório (~3500mm de largura), pelo que gostaria de saber se existe algum modelo de "banheira quadrada", para aproveitar ao máximo os 1300mm.
    A alternativa óbvia para o duche que será o poliban como estava antes, ou mesmo sem loiça, um piso drenante protegido por um vidro ou algo semelhante..

    Agradeço as vossas dicas :)
    luisR
  1.  # 2

    Pode utilizar a parede de 150mm para embutr os sistemas suspensos. Existem tanques com 8cm de profundidade.
    Não facilite e utilize material da GEBERIT.

    Uns desenhos e/ ou fotos da IS era boa ideia...

    PS: no topico do trolha.. tem lá exemplos..
    https://forumdacasa.com/discussion/26349/16/as-minhas-fotos-trolha/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  2.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas
    Uns desenhos e/ ou fotos da IS era boa ideia...

    bem visto,

    As casas de banho neste momento estão em tosco, com os azulejos e o estuque removidos, e as canalizações de galvanizado substituidas por PPR - no final do dia coloco uma foto, para já deixo a planta : as paredes interiores têm todas 15cm de espessura, incluindo acabamento.
    As dimensões das IS são: IS geral = 1,90m x 3,15m ; IS suite = 3,50m x 1,30m ; IS garagem = 1,70m x 1,70m + 1,00 x 0,80m

    Na IS geral pretendo manter o tipo de equipamentos, na da suite pretendo remover o bidé e reformar os espaços, colocando uma "banheira" "quadrada", ou similar, se possível.
    Para os lavatórios estou a pensar usar bancadas, o mais largas possíveis, e evitar usar móveis até ao chão - que pensa do assunto?

    obrigado pelas dicas,
    luisR
      Arquitectura_IS.PNG
  3.  # 4

    .. acho que tem uma planta de casa, muito má ;)
    Assim por alto :
    Na IS da suite, deve passar a porta para o meio (onde está a sanita)
    Mete uma base de duche no extroemo oposto à janela, e sanita junto da janela. Lavatório ou bancada suspensa, frente à porta ( arranje uma solução que não tenha mais de 50cm de profundidade)
    Concordam com este comentário: marco1, Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  4.  # 5

    luisr
    ´
    realmente é pena não ter encomendado um estudo para alterar essa planta convenientemente. está muito má e pouco racionalizada, até tem uma boa área total mas desperdiça muita e acaba por ter uma deficiente funcionalidade e casas de banho como a da suite muito desfuncional.
    tudo isso podia ter sido feito até de maneira a que a cozinha pudesse ficar mais proxima da sala.

    em relação ao que o pedro disse apenas fazia a porta da wc mesmo junto ao canto do quarto por forma a que pudesse encostar na parede a cama mais desafogadamente.
    na wc da cave, mude o lavatório para a parede em frente da porta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas.. acho que tem uma planta de casa, muito má ;)

    eheh, obrigado pela sinceridade :P
    há 20 anos, quando foi construida, não se tinha o conhecimento que hoje é prática comum..
    vou tentar compensar com os arranjos interiores :)

    Assim por alto :
    Na IS da suite, deve passar a porta para o meio (onde está a sanita)
    Mete uma base de duche no extroemo oposto à janela, e sanita junto da janela. Lavatório ou bancada suspensa, frente à porta ( arranje uma solução que não tenha mais de 50cm de profundidade)

    OK, vou considerar as implicações.. alguma alteração deste género terá de ser feita agora.
    Secalhar a porta até podia ficar uma de correr.. apesar da parede ser fina..?
    luisr
  6.  # 7

    Colocado por: marco1luisr
    realmente é pena não ter encomendado um estudo para alterar essa planta convenientemente. está muito má e pouco racionalizada, até tem uma boa área total mas desperdiça muita e acaba por ter uma deficiente funcionalidade e casas de banho como a da suite muito desfuncional.
    tudo isso podia ter sido feito até de maneira a que a cozinha pudesse ficar mais proxima da sala.

    pois.. agradeço-lhe o comentário, mas como referi, é uma planta já antiga..
    e estes trabalhos iniciaram apenas com o objectivo de dar um jeito na cozinha, que seguiu para uma substituição inteira das canalizações..! :P


    em relação ao que o pedro disse apenas fazia a porta da wc mesmo junto ao canto do quarto por forma a que pudesse encostar na parede a cama mais desafogadamente.

    ok, é outra sugestão.. como é que arrumaria o mobiliário no WC?


    na wc da cave, mude o lavatório para a parede em frente da porta.

    certo, essa já estava pensada, mas obrigado pela sugestão ;)

    luisr
  7.  # 8

    IS geral : vista da entrada, que teve de ser alargada
    da esquerda para a direita - sanita, bidé, banheira, lavatório (penso colocar uma bancada..)
    a extracção de ar ficará na parede por cima da porta
      is-01_h512.jpg
  8.  # 9

    IS suite : o raio da lâmpada teve de falhar hoje.. :S
    vista da porta, que teve de ser alargada, através do quarto
      wc-suite-01.jpg
  9.  # 10

    IS suite : vista para o lado da porta
    na direita (da foto) estava o lavatório, e na esquerda a sanita
      wc-suite-03.jpg
  10.  # 11

    IS suite : vista para o lado da janela
    em frente estava o poliban, e à direita o bidé (que desaparece)
      wc-suite-05.jpg
  11.  # 12

    IS garagem : vista da entrada
    à esquerda estava o lavatório e em frente a sanita > serão os dois colocados na parede da frente
      is-garagem-02.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasPode utilizar a parede de 150mm para embutr os sistemas suspensos. Existem tanques com 8cm de profundidade.
    Não facilite e utilize material da GEBERIT.

    obrigado pela dica Pedro Barradas,

    Duofix ou Kombifix?

    a placa acústica e o sistema DuoFresh, de extracção de odores, são relevantes? alguém usa? são eficazes?

    luisR
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    Na IS da suite, deve passar a porta para o meio (onde está a sanita)
    Mete uma base de duche no extroemo oposto à janela, e sanita junto da janela. Lavatório ou bancada suspensa, frente à porta ( arranje uma solução que não tenha mais de 50cm de profundidade

    viva Pedro Barradas,
    estou a analisar melhor esta sugestão, que implicaria trabalhos mais profundos de alvenaria.
    Qual a vantagem que aponta para esta solução? o duche não deveria ficar junto à janela, para facilitar a extração da humidade..?
    Será montado um extractor junto ao tecto, para o "sótão" (que não tem aproveitamento), para facilitar a eliminação de odores.

    A cama pode ser montada virada a Sul, junto à parede Norte e frente à janela Sul (apanhava o Sol da manhã do lado esquerdo), e nesse caso não haveria interesse em deslocar a porta do WC no sentido Nascente ..

    Outra hipótese é utilizar o espaço do quarto, que o tem suficiente, para montar uma zona de trabalho, e nesse caso aproveitaria a zona das janelas para esse fim, e colocaria a cama junto à parede Poente, orientada no sentido Nascente.. (apanhava o Sol da manhã de frente..) - o que já seria irrelevante para a posição da porta do WC.

    agradeço comentários :)
    luisR
  14.  # 15

    Colocado por: luisr
    obrigado pela dica Pedro Barradas,
    Duofix ou Kombifix?
    luisR

    Foi-me recomendado o sistema de suporte Kombifix, ressalvando no entanto que a pouca espessura da parede restante, que fica em 2 situações a fazer a divisão com quartos, poderia levantar problemas de ruído. Que protecção acústica poderia acrescentar à parede de maneira a minimizar este problema?
    obrigado,
    luisR
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasExistem tanques com 8cm de profundidade.

    bons dias,
    Este tipo de tanques está a atrair-me bastante, mas.. e quanto a manutenção?
    Qual a vossa experiência em substituir algum componente dentro de um destes tanques?
    Coube lá a mão.. e o braço..? ;)
    cumprimentos,
    luisr
 
0.0174 seg. NEW