Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Desde antes de ontem que sempre que ligo o meu aspirador central, o quadro dispara. Aconteceu o mesmo o ano passado por esta altura, e resolvi o problema substituindo o motor, pois estava a entrar em curto-circuito. Pelos sintomas, parece ser o mesmo problema. Não estou para trocar de motor todos os anos, senão mais vale comprar um aspirador normal.
    Alguém já teve um problema semelhante ou sabe como resolver este?
    Agradeço desde já qualquer comentário que me ajude a ultrapassar este problema.
    • eu
    • 2 novembro 2012

     # 2

    O que é que dispara? O disjuntor do circuito ou o diferencial?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  2.  # 3

    Caro eu,

    Obrigado pela sua resposta.
    Infelizmente não percebo nada de electricidade. Sei que quando ponho a aspiração central a trabalhar, oiço o disparo no quadro, havendo imediatamente corte geral na electricidade cá em casa e tenho que voltar a ligar o botão geral no próprio quadro.
    Com esta explicação dá para se perceber se é o disjuntor ou o diferencial?
    • eu
    • 2 novembro 2012

     # 4

    Colocado por: vmontalvaoObrigado pela sua resposta.
    Infelizmente não percebo nada de electricidade. Sei que quando ponho a aspiração central a trabalhar, oiço o disparo no quadro, havendo imediatamente corte geral na electricidade cá em casa e tenho que voltar a ligar o botão geral no próprio quadro.
    Com esta explicação dá para se perceber se é o disjuntor ou o diferencial?

    Aparentemente será o diferencial...

    É difícil de dar palpites à distância, mas isso pode ser humidade no motor. Você costuma aspirar líquidos? A zona onde está o motor é húmida?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  3.  # 5

    Mais uma vez obrigado "eu"
    Não costumo aspirar liquidos e o motor está na garagem (cave), que me parece livre de humidades.
  4.  # 6

    pode ser causado por condensação, as caves geralmente são muito húmidas e a sua não deve fugir á regra,

    no ano passado quando o motor avariou foi também em altura de chuva?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  5.  # 7

    e mesmo que seja o motor, o mesmo tem reparação, não obrigando a comprar um novo, a menos que seja daqueles tão fracos que não compense a reparação,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  6.  # 8

    O filtro está bem colocado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao
  7.  # 9

    Jorge, a sua observação é boa, mas francamente não me lembro se foi numa época de chuvas ou não. Vou tentar verificar se pode ser reparado, pois pode valer a pena. Conhece algum profissional da área?

    Caro ric80, o filtro está bem colocado. Não é mexido há algum tempo.

    Obrigado a todos pelos vossos comentários.
 
0.0121 seg. NEW