Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No proximo ano vou sair de casa dos meus pais e a questão fundamental põe-se: Comprar vs Arrendar!
    Estou indeciso entre o que fica mais rentável:
    Comprar a pronto
    -suportar IMI(1000 euros)
    -condomínio(75 euros),seguro vida(200 euros)
    -seguro habitação(200 euros)
    Total mensal só de despesas fixas da cerca de 200 euros arredondando para cima, se não me esqueci de nada

Arrendar
    -1000 euros renda mensal,com actualização anual

A questão de mobilidade do emprego felizmente não se coloca, nem o aumento do agregado familiar uma vez que já está constituido.
    estou tentado a ir para o arrendamento, mas gostava de saber qual a vossa opinião?

Cumps

Paulo
  2.  # 2

Se tem dinheiro para comprar a pronto não hesite. Agora é a altura para fazer bons negócios.
    Agora, nao me parece que esteja a fazer bem as contas: 700 euros para um seguro da habitação? ,pagará muito menos. 75 euros de condomínio também me parce muito e 1000 euros de imi também me parece exagerado, mas tudo depende do que comprar.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo, Garouxz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pgouveia
  3.  # 3

Os 75 de condominio e 1000 IMI são os valores que me foram passados por quem está a arrendar, o seguro de habitação é que estava mal, já corrigi :)
    Concordam com este comentário: Garouxz
  4.  # 4

Eu pessoalmente nao arrendaria se pudesse comprar uma casa a pronto. Nao terei a mesma opinião quanto a recorrer ao crédito para comprar. Mas se pode comprar a pronto nao hesite. Com o mercado imobiliário como está é a melhor altura para compara pois os compradores com dinheiro a pronto escasseiam. Se o imóvel nao for muito caro, pode sempre pedir isenção de imi durante uns anos. E comprando é sempre um bem que se possui, para mim é mais seguro do que ter o dinheiro investido no banco. Se sairmos do euro o imobiliário deverá desvalorizar menos do que os euros.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    • dato
    • 2 novembro 2012

# 5

bem...uma renda de 1000€ por mês...faça bem as contas..

em 10anos q passam a correr só para rendas sem contar com aumentos foram 120mil euros..

compre um apartamento mais barato do q pensa comprar e ponha algum de lado para alguma urgência...

nesta altura consegue tb negociar na compra
  5.  # 6

há sítios onde as casas estão a desvalorizar 1% ao mês. facilmente perde mais dinheiro a comprar do que a alugar.
  6.  # 7

Colocado por: danobregahá sítios onde as casas estão a desvalorizar 1% ao mês. facilmente perde mais dinheiro a comprar do que a alugar.

Se isso se mantiver durante os próximos anos, dentro de 8 anos basta pagar as despesas de mudança de proprietário...
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo, Pgouveia
  7.  # 8

boa tarde,acho que voçe devia emprestar o dinheiro ao Paulo portas e passos coelho esses sim vão na sua tanga,cuidado esse não engana ninguém ,boa sorte-
  8.  # 9

Colocado por: raulschone
    Se isso se mantiver durante os próximos anos, dentro de 8 anos basta pagar as despesas de mudança de proprietário...
    Concordam com este comentário:Vitor Azevedo

Certo, mas se conseguir adivinhar que uma habitação que quer comprar vai desvalorizar 10% para o ano, mais vale esperar.
  9.  # 10

O meu problema com o comprar é que se por qualquer motivo preciso de dinheiro para um qualquer imprevisto, fico com um imóvel para vender e até o conseguir vender facilmente vão 6 meses de espera e ao preço que estiverem dispostos a dar, enquanto que alugando e com o dinheiro no banco,apesar de ficar mais caro no fim, torna-se mais facil fazer face a imprevistos.

A respeito da (des)valorização, esta felizmente é uma zona que desde a construção em 2001 até hoje os preços de venda se mantiveram constantes, o que não deixa de ser menos mau.

Neste momento estou a avaliar uma hipotese intermedia, comprando mais barato e colocando no banco uma parte do dinheiro.

Obrigado a todos

Paulo
    Concordam com este comentário: raulschone, Vitor Azevedo
  10.  # 11

atenção que a opinião que dei foi para a pessoa que empresta o dinheiro a baixos juros,e não para a pessoa que pretende comprar a casa,as minhas desculpas ao Pgouveia penso que me expliquei um pouco mal.boa sorte para o Pgouveia,
    •  
      FD
    • 26 novembro 2012

# 12

Colocado por: Pgouveiavou sair de casa dos meus pais

Primeira casa? Arrende durante um ano e veja como é que as coisas correm.
    O bom do arrendamento é mesmo isto, não é uma decisão definitiva.
    Comprar uma casa é uma decisão quase definitiva...

Iria recorrer ao crédito bancário?

0.0298 seg. NEW