Iniciar sessão ou registar-se
    • dekk0
    • 3 novembro 2012 editado

# 1

Estou a reconstruir uma casa no Alentejo em que aproveitei as paredes já existentes de taipa.

Tenho receio por ser uma zona de água que a humidade esteja a subir pelas paredes.

As paredes foram rebocadas tradicionalmente e posteriormente apareceram umas manchas de salitre.

O telhado é inclinado fiz uma placa com vigotas e abobadilhas de esferovite.

Depois de colocar as janelas comecei a reparar que do lado norte da casa apareceram manchas nas paredes e no tecto gotas de água.

Não tenho ainda aberto o buraco para a lareira nem para o exasutor da cozinha.

O interior e exterior da casa ainda não foi pintada.

Quais os passo que devo seguir para perceber se os problemas que tenho são de ventilação, isolamento ou impermeabilização?

Posso aplicar algum produto nas paredes antes de aplicar estuque, ou aplico o produto depois de aplicar estuque?

É aconselhável revestir o tecto com pladur?

Obrigado.
  1.  # 2

Caro dekko,

ínformou-se com alguém sobre o tipo de materiais e trabalhos a utilizar na reconstrução da sua casa? Quem o está a ajudar a reconstruir?

Cumprimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

... antes de se meter em obras deveria ter contactado um Técnico (com conhecimentos)... para preparar um plano de intervenção para essa casa ( e habitualmente é sempre contra o que os empreiteiros/pedreiros querem / estão habituados a fazer)
    Do meu ponto de vista está logo mal quando mete uma placa em vigotas e esferovite..a minha "receita" hbitual nesses caso é executar um lintel em BA e uma cobertura inclinada em madeira, devidamente isolada e com complemento de estanquidade...
    Os rebocos.. Sempre bastardos... e é muito importante o esquema de pintura ( de modo a que o salitre possa migrar para a superfície e ser limpo facilmente sem pulverizar os revestimentos/ pinturas), normalmente aconselho tintas de silicatos ou hidrosilicónicas.

Se for possível ,deve executar uma vala exterior de drenagem perimetral...

A condensação existe porque a casa ainda está cheia de água, está fechada, as caixilharias são muito estanques, a humidade relativa e temperatura tem estado algo altas ( pelo menos aqui)... pelos vistos não tem qq tipo de abertura permanente na casa ( chaminés, por exemplo)
    As lajes com aboboadilhas em EPS, são muito resistentes à passagem do vapor de água... ( já tinha verificado isso noutra casa)

TEM que arejar a casa...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dekk0
  3.  # 4

Obrigado pela informação.

Optei pelas vigotes e aboboadilhas em EPS porque pensei que seria a melhor opção em termos de peso e no futuro manutenção.

Hoje não teria feito placa teria poupado bastante em betão, ferro e mão de obra.

Para já deixei duas janelas abertas e vou esperar 15 dias para ver se as gotas desaparecem.

Irei abrir a ventilação nos WCs e Cozinha bem como abertura da chaminé e aguardar que o problema fique resolvido.

Fiquei curioso com o que disse relativamente à pintura. Quando diz ao esquema refere-se ao metodo de pintar ou aos materiais aplicar?

Obrigado
    • dato
    • 4 novembro 2012

# 5

Colocado por: Pedro Barradas... antes de se meter em obras deveria ter contactado um Técnico (com conhecimentos)... para preparar um plano de intervenção para essa casa ( e habitualmente é sempre contra o que os empreiteiros/pedreiros querem / estão habituados a fazer)
    Do meu ponto de vista está logo mal quando mete uma placa em vigotas e esferovite..a minha "receita" hbitual nesses caso é executar um lintel em BA e uma cobertura inclinada em madeira, devidamente isolada e com complemento de estanquidade...
    Os rebocos.. Sempre bastardos... e é muito importante o esquema de pintura ( de modo a que o salitre possa migrar para a superfície e ser limpo facilmente sem pulverizar os revestimentos/ pinturas), normalmente aconselho tintas de silicatos ou hidrosilicónicas.

Se for possível ,deve executar uma vala exterior de drenagem perimetral...

A condensação existe porque a casa ainda está cheia de água, está fechada, as caixilharias são muito estanques, a humidade relativa e temperatura tem estado algo altas ( pelo menos aqui)... pelos vistos não tem qq tipo de abertura permanente na casa ( chaminés, por exemplo)
    As lajes com aboboadilhas em EPS, são muito resistentes à passagem do vapor de água... ( já tinha verificado isso noutra casa)

TEM que arejar a casa...
    Concordam com este comentário:Luis K. W.

pedro acabei de dar uma vista de olhos ao site da plastimar...só vejo vantagens no esferovite..lol nas abobadilhas e no aligeiramento de lages...q acha disto?
    Concordam com este comentário: dekk0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dekk0
  4.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasAs lajes com aboboadilhas em EPS, são muito resistentes à passagem do vapor de água... ( já tinha verificado isso noutra casa)

E isso é um problema? A lage, se fo isolada, não irá levar também uma barreira pára-vapor antes do isolamento (na parte quente do isolamento portanto)?

Colocado por: Pedro BarradasDo meu ponto de vista está logo mal quando mete uma placa em vigotas e esferovite

Porquê? (pelo referido no ponto interior?)

Colocado por: Pedro BarradasSe for possível ,deve executar uma vala exterior de drenagem perimetral...

Com que profundidade (em relação à lage)?

0.0133 seg. NEW