Iniciar sessão ou registar-se
    • 9121
    • 3 novembro 2012 editado

     # 1

    Caros,

    Tenho um amigo que tem uma dúvida acerca de colocação de ar condicionado inverter e quais as potências corretas a aplicar.

    Ele vive num apartamento.
    A área a climatizar é somente a cozinha - sala estar/jantar. No futuro talvez seja a casa toda.
    A cozinha é separada da sala por uma parede com uma abertura em arco largo, o que faz com que seja "uma só divisão".
    As dimensões desta área é aproximadamente 35m² - 7mts x 5mts.

    Foram lá 3 instaladores de ar condicionado e dois deles disseram que um aparelho de 18 btu's chegava para climatizar a área e um disse que um aparelho de 12 btu's chegaria. Quem diz a verdade? :) Será que alguém me pode ajudar nesta dúvida. É que com a diferença de preços existente serviria para aplicar em outras coisas.

    Antecipadamente grato.

    EDIT: Casa com fraco isolamento.
  1.  # 2

    so com isto posso dizer que podem estar todos certos ou todos errados, depnde so das maquinas,

    fazendo a coisa como deve ser!

    qual e a localizacao do apartamento?

    e principalmentepara aquecimento ou para arrefecimento, ou ainda para ambos com predominante necesssidade em aquecimento?

    e ultimo piso do predio? se sim, existe algum isolamento termico no sotao/cobertura?
    • 9121
    • 3 novembro 2012 editado

     # 3

    Colocado por: jorgealvesso com isto posso dizer que podem estar todos certos ou todos errados, depnde so das maquinas,

    fazendo a coisa como deve ser!

    qual e a localizacao do apartamento?

    e principalmentepara aquecimento ou para arrefecimento, ou ainda para ambos com predominante necesssidade em aquecimento?

    e ultimo piso do predio? se sim, existe algum isolamento termico no sotao/cobertura?


    Obrigado pela ajuda.

    Quanto a máquina aconselharam uma mitsubishi inverter.

    Norte litoral. Zona de Lourosa (distrito de Aveiro). A área a climatizar está no "enquadramento" norte-oeste. O ar condicionado é principalmente para aquecimento.

    O apartamento é no último piso do prédio. É placa de cobertura com telhado.

    PS: Já começou a isolar as portas/portadas e janelas com espuma e borracha.
  2.  # 4

    entao nao creio ser muito errado usar a bitola de 100w/m2, dando 3,5Kw de potencia nominal em ARREFECIMENTO, em aquecimento qualquer maquina inverter de 3,5Kw debita 5,2Kw, pelo que a unidade de 3,5Kw(12.000btu's) e suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 9121
    • 9121
    • 3 novembro 2012

     # 5

    Colocado por: jorgealvesentao nao creio ser muito errado usar a bitola de 100w/m2, dando 3,5Kw de potencia nominal em ARREFECIMENTO, em aquecimento qualquer maquina inverter de 3,5Kw debita 5,2Kw, pelo que a unidade de 3,5Kw(12.000btu's) e suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:9121


    Muito obrigado pela ajuda.

    No entanto aguardo mais opiniões. :)
 
0.0107 seg. NEW