Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde! Adquiri recentemente uma casa antiga rústica semi-restaurada e estou a pensar adquirir um fogão a lenha para cozinhar e aquecer o ambiente. Tenho pesquisado um pouco pelas ofertas disponíveis e surgiu-me uma dúvida para a qual ainda não obtive resposta. Sabendo que há fogões a lenha de ferro fundido e outros de inox, gostaria de saber qual o melhor para cozinhar e simultaneamente aquecer a casa. Quais as vantagens/desvantagens do inox e do ferro fundido?
    Atenciosamente,
    Emanuel Baptista
  2.  # 2

    Um fogão de inox bom é para a vida,fica sempre bonito, já os de ferro fundido vão ficando feios com o tempo. No entanto os de ferro fundido aquecem muito melhor e são bem mais baratos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emanuelcb
  3.  # 3

    Os de inox apesar de ser chapa mais fina são soldados e aguentam-se mais tempo inteiros. Os de ferro fundido quase sempre são colados e apertados com parafusos, é que o fogão é de ferro fundido mas os parafusos não sao e mais tarde é só fugas. Esta é a experiencia que tenho tido de alguem que já teve os dois tipos. Mas atenção, á muita marca e fabricante por ai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emanuelcb
  4.  # 4

    criei-me com um fogão de lenha de ferro lol velho na altura ... aquilo durou uma vida era de ferro ... branco com umas riscas vermelhas claro que se foi indo ... mas que durou bastante lá isso durou... lembro-me como se fosse hoje , o milho e favas torradas nele faziam o serão de sábado aquela agua quente na lateral servia para por numa paninha para aquecer os pés nas noites geladas de inverno enquanto brincava-mos ás marcas de automóveis e nomes de flores ... belos tempos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emanuelcb
    • MDA
    • 5 novembro 2012

     # 5

    Eu tenho um em inox, e com serpentina em cobre que esteve instalado durante 20anos. Aquecia a casa e dava para AQS.
    Renovei a casa, retirei-o do sitio onde estava, mandei modificar, e por painéis laterais assim como uma caldeira, polir e ficou como novo. Agora esta instalado na nova cozinha, e alem de servir para cozinhar e assar, ainda me aquece toda a casa e AQS. Conto com ele sem me dar problemas pelo menos mais 30 anos.
    Resumindo, em inox, e com caldeira são sem duvida um bom investimento.
    Atenção que aquece bem mas também gasta lenha, por isso convém ter a noção que vai ter que ter um bom abastecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emanuelcb
  5.  # 6

    Com base nas opiniões aqui recolhidas acabei por comprar um fogão a lenha em inox. Ainda não o instalei mas logo que o faça e teste o fogão, depois venho aqui dizer como correu. Obrigado a todos!
  6.  # 7

    espero que tenha comprado um fogão INOX de boa qualidade..... o meu pai tem um com 20 anos... mas nessa altura já custou 280 contos.... por isso agora não sei o preço de um bom fogão com serpentina deve passar dos 4000.00€...

    há uns de inox a 500 euros que ao fim de 2 anos já estão todos lixados...

    cumpps
 
0.0074 seg. NEW