Iniciar sessão ou registar-se
    • wsx
    • 6 janeiro 2009

     # 1

    Boa tarde.

    Estou em vias de comprar uma casa. As visitas correram bem, tudo normal; pedi posteriormente uma planta à imobiliária e aí é que começaram a surgir as dúvidas: as áreas das plantas não correspondem às areas apresentadas pelas imobiliárias (a diferença é muito significativa).

    Isto já aconteceu com duas imobiliárias, e creio que são conhecidas de todos.

    Pergunto:

    devo confiar no quê ? na planta ? nas áreas referidas na folha promocional das imobiliárias, as quais "foram medidas antecipadamente pela imobiliária", segundo disseram, e que eram as correctas. Isto no fundo é uma tremenda confusão, e tirou-me alguma confiança que tinha sido construída.

    Os meus antecipados agradecimentos por qualquer esclarecimento.
  1.  # 2

    Peça para ver uma copia da caderneta predial.Aí virão as áreas.
    • wsx
    • 6 janeiro 2009

     # 3

    Obrigado pela resposta rápida. E as áreas da caderneta são vinculativas não é ?

    Então parto do principio que irão corresponder às áreas apresentadas pela imobiliária.


    Senão é uma trapalhada.
  2.  # 4

    Amigo é uma trapalhada

    Existem imobiliárias que medem as áreas a passo, no entanto existem construções cuja dimensão é diferente da de projecto.
    Existem imobiliárias que não sabem o que é um T4 (já me tentaram vender um T2 como T4 só porque o hall de entrada era grande
    e a sala tinha uma viga ao meio... )

    Eu por experiência própria digo que as áreas medidas pelas imobiliárias são indicativas. O que conta é o existente e normalmente
    o que estiver em planta principalmente se fôr da constituição da propriedade horizontal ou telas finais é que é mais correcto.

    Cumprimentos

    Nuno Nunes
    • wsx
    • 6 janeiro 2009

     # 5

    Eu compreendo que as áreas sejam indicativas, mas 3 ou mais metros quadrados de diferença não será um abuso ?

    É que mesmo gostando da casa, perco a confiança na imobiliária.
    •  
      FD
    • 6 janeiro 2009

     # 6

    Atrevo-me a dizer que a maior parte das imobiliárias, ou dos vendedores, fazem medições, mas inflacionam sempre os valores porque muito poucas pessoas ligam ou sequer se atrevem a medir.
    E como é preciso chamar os clientes a verem as casas, tanto para dar conta de trabalho perante o proprietário como perante o chefe, usa-se e inflaciona-se um factor que as pode diferenciar positivamente no papel, a área.

    Depois, não se esqueça que existe a questão da área útil e da área total, que segundo me foi explicado é assim:
    Área útil: medir cada divisão parede a parede e apresentar o somatório.
    Área total: medir tudo, incluíndo paredes e outras coisas que não interessam nada, de uma ponta à outra.
  3.  # 7

    Colocado por: ParreiraPeça para ver uma copia da caderneta predial.Aí virão as áreas.


    Isso é um absurdo. Melhor, uma utopia.
    Desculpe, mas nem sempre as áreas que constam nas matrizes prediais são as correctas, visto que essas áreas surgem por mera declaração do construtor ou proprietário (mod 1 IMI e anteriormente mod.129).

    O correcto, em caso de dúvida, no que toca às áreas será pedir que o Município (vulgo Câmara Municipal) certifique com base no processo de construção quais as áreas correctas.
  4.  # 8

    Boas,

    já trabalhei numa imobiliária e asseguro que sempre medi com medidor de laser, pois por vezes os clientes vendedores dizem ter mais metros que o que tem na realidade.

    O facto de algumas imobiliárias incrementarem as áreas, como aqui foi dito, pode ser verdade, mas talvez por não usarem ferramentas de medição adequadas.

    O melhor, e eu nunca me opus a isso enquanto vendia, era dar o medidor aos clientes compradores para estes tirarem as suas dúvidas.

    Na caderneta predial nem sempre (vá, quase nunca) vêem as áreas correctas pelos motivos que o Sr O TROLL mencionou.

    Cumprimentos,
  5.  # 9

    Colocado por: O TROLL
    Colocado por: ParreiraPeça para ver uma copia da caderneta predial.Aí virão as áreas.


    Isso é um absurdo. Melhor, uma utopia.
    Desculpe, mas nem sempre as áreas que constam nas matrizes prediais são as correctas, visto que essas áreas surgem por mera declaração do construtor ou proprietário (mod 1 IMI e anteriormente mod.129).

    O correcto, em caso de dúvida, no que toca às áreas será pedir que o Município (vulgo Câmara Municipal) certifique com base no processo de construção quais as áreas correctas.



    Isto das areas é bem mais complicado do que se possa pensar.
    Respeito a opinião do forista anterior em relaçao ao municipio mas a realidade é que eles nao tem noçao das areas reais de uma casa. Tem noção é dos projectos que deram entrada nas camaras.
    Muitas vezes o que está no papel é diferente do que está na construção. Nestas construções actuais é mais dificil fugir, mas nem preciso recuar muito para ver grandes aldrabices às areas.
    O melhor que uma pessoa tem a fazer, é mesmo pegar num medidor e medir mesmo ela as areas da casa, sabendo de antmao que está só a medir a area util...
    Para efeitos de avaliação não é a area util que conta mas sim a area bruta privativa.

    Falo por experiencia profissional que todo os dias vejo imóveis e vejo grandes disparidades entre o que está na net dos mediadores, o que está na camara (plantas) e que está na realidade.

    P.S: volto a frisar que se a mediadora trabalha bem, deve colocar na net o valor da area bruta privativa, que esssa é que conta para as avaliações bancárias.

    Cumprimentos,
  6.  # 10

    Colocado por: O TROLL
    Colocado por: ParreiraPeça para ver uma copia da caderneta predial.Aí virão as áreas.


    Isso é um absurdo. Melhor, uma utopia.
    Desculpe, mas nem sempre as áreas que constam nas matrizes prediais são as correctas, visto que essas áreas surgem por mera declaração do construtor ou proprietário (mod 1 IMI e anteriormente mod.129).

    O correcto, em caso de dúvida, no que toca às áreas será pedir que o Município (vulgo Câmara Municipal) certifique com base no processo de construção quais as áreas correctas.


    Eu não disse que eram sempre as correctas, por isso, se faz o modelo 1 do IMI para corrigir ou comprovar áreas de imoveis construidos sem planta. O que constar nas finanças, será o que foi comunicado ou quando foi construido, ou reconstruido, ou reavaliado,etc. Se vamos ser tão minunciosos, então peça uma certidão de teor, e saberá o que está efectivamente registado.
  7.  # 11

    E o que esta na certidao de teor é o que está correcto?
    É que para fazer o registo na conservatoria ele é feito com base no mod 1 ou entao no 129 (casas antigas)
    Volto a dizer, as areas da casa é mais complicado do que parece. A propria definição vale o que vale. Em várias conversas com eng avaliadores ainda nos fartamos de rir, pois não existe em nenhum sitio uma especificidade de area real, uns contam a util, outros a bruta privativa etc.

    A nivel do mod 1 era costume as pessoas meterem areas mais pequenas de forma a pagarem menos contribuição...
  8.  # 12

    Colocado por: jm1982E o que esta na certidao de teor é o que está correcto?
    É que para fazer o registo na conservatoria ele é feito com base no mod 1 ou entao no 129 (casas antigas)

    A nivel do mod 1 era costume as pessoas meterem areas mais pequenas de forma a pagarem menos contribuição...


    Sim, o que está na certidão de teor, é o que está correcto. Por exemplo se vc tiver um imovel com 100m2 de área coberta, mas na certidão de teor constar 50m2, a avaliação apenas incidirá sobre 50m2, pois o resto "não existe", para todos os efeitos.

    Por outro lado, para alterar o registo, não basta fazer o modelo 1 do IMI. Não é assim tão simples. Isso é-o, para alterar, nas finanças.
 
0.0163 seg. NEW