Iniciar sessão ou registar-se
    • csa
    • 6 novembro 2012

     # 1

    Boa noite a todos e desde já agradeço a vossa intervenção.

    Tenho uma casa térrea geminada numa zona de várias casas iguais.
    Ora, surgiu a necessidade de construir um segundo andar (a casa já foi preparada para este tipo de situação) e após falar com um vizinho que já fez esta dita construção, este informou-me que a câmara impõe uma distância à casa do vizinho geminado de 3 metros!!!! não podendo desta forma aproveitar toda a área útil da casa.
    Isto é normal? E já agora sabem dizer-me porquê?
    Existe forma de contornar esta situação?

    Tendo em conta que não pretendo ter janelas viradas para o vizinho, não entendo o porquê desta restrição.

    Agradeço os vossos comentários.
  1.  # 2

    esse seu vizinho que já fez essa ampliação tambem deixou os tais 3 metros??
  2.  # 3

    Bom dia,

    Isso pode acontecer, porque está descrito no regulamento no loteamento, ou no pdm para o local etc. O prédio do seu vizinho tem janelas viradas para a sua propriedade? em que municipio se trata?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 4

    Vá à camara e consulte o processo do loteamento.
    Depois se o loteamento não permitir verifique se esse seu vizinho pediu alteração ao loteamento.
    • csa
    • 7 novembro 2012

     # 5

    O processo de loteamento não indica qualquer tipo de restrição.
    O que me dizem é que é o que está escrito na lei....e que quando for à câmara vai ser esta a indicação que me vão dar...


    esse seu vizinho que já fez essa ampliação tambem deixou os tais 3 metros??
    se tem os 3 metros não sei mas teve que deixar algum espaço mas não me parece que tenha sido tanto!!

    O prédio do seu vizinho tem janelas viradas para a sua propriedade?
    Tanto eu como o meu vizinho ainda mantemos só o r/ch. Por isso penso qual a lógica da coisa, pois se eu deixar os ditos 3 metros e o meu vizinho caso queira também construir, deixar tb os 3metros, ficamos com uma abertura de 6 metros no meio da casa....não me parece muito estético.
  4.  # 6

    ... normalmente esses 3 metros, deixa-se ao vizinho não geminado.
    Geminado = gémeos... normalmente pode encostar ao vizinho geminado, e deixa pelo menos 3m ao vizinho não geminado.
    Fiz-me entender?

    PS: está alguma coisa mal contada...
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 7

    Bom dia

    Não me parece que haja um problema de estética como referiu, apenas um problema de perder área, no entanto 3 metros nem é assim tanto espaço.

    boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • csa
    • 7 novembro 2012

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas... normalmente esses 3 metros, deixa-se ao vizinho não geminado.
    Geminado = gémeos... normalmente pode encostar ao vizinho geminado, e deixa pelo menos 3m ao vizinho não geminado.
    Fiz-me entender?

    PS: está alguma coisa mal contada...

    Concordo mas neste caso eu até tenho a casa da "ponta", isto é, a minha casa é a primeira da rua e do lado contrário ao vizinho, passa a rua de trânsito automóvel...




    Colocado por: doisarquitectos Bom dia

    Não me parece que haja um problema de estética como referiu, apenas um problema de perder área, no entanto 3 metros nem é assim tanto espaço.

    Sim, realmente 3 metros não parece muito mas é menos 1 quarto.....
    • csa
    • 7 novembro 2012

     # 9

    Entretanto já pedi ao arquitecto que consultasse o alvará do loteamento pois ele também considera esta situação um pouco estranha.
    • csa
    • 21 novembro 2012

     # 10

    Cá estou novamente a solicitar a opinião de quem sabe pois ainda nada posso adiantar ao assunto anterior.

    Quais os valores possíveis para um projecto de arquitectura e o que está incluído nesse serviço?
    O dito segundo andar terá apenas uma suite, um quarto, uma casa de banho completa e a restante área será open space.
    Já agora quais as regras aplicadas ao wc completo? É necessário cumprir as regras da acessibilidade uma vez que fica no segundo andar sem elevador?
    A casa fica localizada a cerca de 35km a sul do Porto.

    Obrigada pelos vossos comentários.
  6.  # 11

    Epá isso pode variar.. dos 1500€ aos 6000€... tem de pedir orçamentos detalhados a vários gabinetes.
 
0.0128 seg. NEW