Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros membros do fórum,

    Peço o vosso apoio para optar por um esquema de pintura para a minha casa de banho, que tem daqueles azulejos horrorosos :-)
    A marca mais corrente no mercado para pintar azulejos é a Robiallac, que fornece uma solução "caríssima", que não sei se é vantajosa... eles têm uma solução tipo de primário mais 2 demãos com tinta à base de epoxi (o que me parece muito bem tendo em conta que tenho azulejos na zona de chuveiros). Vi o aspecto desta tinta aplicada em azulejos na Leroy Merlin e de facto convence-me... o problema é o custo. Entre tinta e endurecedor, cada litro de tinta ronda quase os 30€ (23€ para 0,75litros de tinta mais 5€ para 0,25l de endurecedor).

    Aplicando rendimentos, gastaria perto de 150€ para pintar 14m2 de azulejo... isso dá mais de 10€/m2 para uma solução de desenrascanço... o que para mim parece um desperdício de dinheiro!

    Então pedi apoio técnico à Barbot, que sempre prezei. Eles propõem-me uma solução mais barata (menos de 80€), a questão é que apesar de o primário (multi-superfícies) ser epoxídico (suponho que equivalente), as duas camadas de acabamento são de ESMALTE AQUOSO brilhante (tinta in & out).

    Pergunto aos membros do fórum: um acabamento em esmalte aquoso apresentará durabilidade em zona de chuveiro? Ou pro ano que vem tenho de pintar outra vez?
    Alguém já viu o aspecto final de azulejos pintados com tinta deste tipo e comparados com os pintados com a solução de azulejos da Robiallac?

    Caso o esmalte aquoso resulte, acham que faz sentido usar o da Barbot (que nem encontro à venda em grandes superfícies e no site deles dizem custar 20€/litro), ou posso substitui-lo por um esmalte aquoso (ou sintético?) de marca mais barata, tipo Maxmat?

    Por último, por experiência vossa pinto as juntas da mesma cor (considerava um tom claro, tipo azul mto claro) ou dou-me ao trabalho de distinguir o azulejo da junta?

    Muito obrigado pela vossa colaboração!!!
  2.  # 2

    Ora boas...antes de pintar,burrifar todos os azulejos com ciril,o dito desincrustante para sair o vidrado. Depois aplica-se primario e pinta-se com esmalte sintetico.
    Fiz isto ha uns anos na casa de banho e ficou potente ;)
    Gastei pouco mais de 40€
    Utilizei uma trincha para pintar primeiro as fendas entre azulezos e pintei os restantes com um rolo pequeno esponjado,o de pelo,larga o pelo todo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_guilherme
  3.  # 3

    malta ponham fotos, estou curioso..hihi, já estou a magicar...
  4.  # 4

    lol...por acaso ja nao la vivo ha mais de um ano(processo de divisao de coisa comum)
  5.  # 5

    Bom, já não lembro as marcas das tintas, mas segui o mesmo projeto( primário e depois a tinta ), só que para a cozinha.
    Gosto do resultado, mas daqui a um ano, penso cobrir tudo com qualquer outro revestimento ceramico, pois, qualquer toque com algo pontiagudo que dê sobre a tinta, ela sai logo no local.
      minhacozinha2.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: alexmbraBom, já não lembro as marcas das tintas, mas segui o mesmo projeto( primário e depois a tinta ), só que para a cozinha.
    Gosto do resultado, mas daqui a um ano, penso cobrir tudo com qualquer outro revestimento ceramico, pois, qualquer toque com algo pontiagudo que dê sobre a tinta, ela sai logo no local.
      minhacozinha2.jpg


    Isso foi devido ao vidrado do azulezo. O ciril vai queimar o vidrado logo o azulejo fica aspero e a tinta agarra.
  7.  # 7

    boa.. bom trabalho.
  8.  # 8



    Isso foi devido ao vidrado do azulezo. O ciril vai queimar o vidrado logo o azulejo fica aspero e a tinta agarra.


    Pois, foi pena um não saber disto antes. ;)

    Colocado por: Flaviano742boa.. bom trabalho.


    Obrigado, achei que ficou bom para quem nunca fez nada disto antes. rsss

    Deixo mais uma foto.
      mcozinha1.jpg
  9.  # 9

    Duas observações,, mudava as janelas e a torneira, de resto ,1000* parabéns.
  10.  # 10

    Peço desculpa, mas que produto é esse o "Ciril"?

    Colocado por: intenseone

    Isso foi devido ao vidrado do azulezo. O ciril vai queimar o vidrado logo o azulejo fica aspero e a tinta agarra.
  11.  # 11

    È este, está a venda em todas as drogarias e bricos e leroy´s.
    Concordam com este comentário: intenseone
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
      siril.jpg
  12.  # 12

    Se pretende uma solução económica:

    Primário multiusos da Dyrup (base água), deixar o primário secar uns 3 dias.
    Esmalte aquoso Hitt ou Classe. (base de água)

    O possível problema do Siril é que obriga a uma posterior boa limpeza da superfície, pois este produto ataca as tintas também.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  13.  # 13

    olá,

    eu pintei casa de banho e cozinha. primeiro limpei com diluente muito bem, principalmente juntas (cheiro insuportável), não sabia disso do siril por isso não pus. lixei algumas imperfeições das juntas, dei 2 demãos de primário para azulejo e depois esmalte semi-brilhante aquoso. uso intensivo por 2 anos e sim, talvez por não ter posto siril, o cheiro cair da mão e bater na parede ou o utensílo de cozinha de metal bater na parede e lá ficam umas marquinhas sem tinta...
    mas sinceramente ficou barato, fui eu que fiz e o aspecto geral é bom, nem que a cada ano se tenham que dar uns retoques com a tinta de sobra!
    boa sorte
  14.  # 14

    ficou um espectáculo essa cozinha. parabéns.
  15.  # 15

    Bom dia,
    Acabei de arrendar uma casa, e a cozinha tem uns azulejos horrorosos com relevo como se fossem pintados à mão. A minha questão é se pintando como sugeriram da forma mais barata (pela Barbot) achariam que o relevo se vai notar de qualquer das formas? Tenho receio que apesar de muitas de mãos possa-se notar à mesma
 
0.0162 seg. NEW