Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Sei que já se falou aqui no fórum imenso do consumo do gás, das contas e etc, mas na verdade, ninguém refere exactamente qual é o consumo. Ainda andei por aqui a ler e li um tópico em q uma senhora comenta que a factura do gás tinha sido bastante elevada e que o consumo de cerca de 2,8m3 de gás/dia era muito exagerado. A minha pergunta prende-se exactamente com isso. Ainda sou muito novata, no que se refere a consumos de gás, mas no ano passado recebi umas contas exorbitantes no período de inverno (uma acima dos 500€ e as restantes sempre entre 100-150€). Este ano resolvi começar a controlar o contador e a verdade é que só hoje em cerca de 3 horas que tive a caldeira ligada para aquecimento gastei mais de 3m3. Já cá esteve o senhor da Roca e, segundo ele, está tudo bem com os radiadores e com a caldeira (porque cheguei a pensar que fosse alguma fuga).
    Falei também com um vizinho que tem um apartamento exactamente com as mesmas caracteristicas e segundo ele, a maior conta que recebeu no ano passado foi de 44€, na altura do Natal em que teve o aquecimento mais tempo ligado, dado que estavam mais por casa.

Alguém me ajuda? Gostava de saber qual é o consumo mais ou menos "normal" diário. Se é normal este gasto tão alto, ou se realmente tenho algum problema com o contador/caldeira/radiadores/etc.

Desde já muito obrigada.
  2.  # 2

um apartamento 500€ num mes? tem o aquecimento sempre ligado? tem cabeças termostacticas nos radiadores? tem termostacto ambiente? a que temperatura tem a saida do aquecimento na caldeira?
  3.  # 3

Pior...500€ num apartamento T1 :(

Não ta sempre ligado, so mesmo umas 2/3h quando chego a casa depois do trabalho para aquecer um bocado a casa. Nos radiadores tem as cabeças normais, numeradas de 1 a 5. Sei que há umas "electronicas" com o visor para a temperatura e etc, mas as que tenho são mesmo as básicas. Quando adquiri o apartamento era o instalado pelo construtor. Termostato ambiente não tenho mesmo.

A saída do aquecimento está a cerca de 50ºC (se calhar bastante elevada) mas mesmo assim a casa não aquece :(
  4.  # 4

Colocado por: Noalin
    1. A saída do aquecimento está a cerca de 50ºC (se calhar bastante elevada) mas mesmo assim a casa não aquece :(

pelo contrario esta é baixa! deveria estar pelo menos nos 65º! acho isso um exagero os 500€ para 3horas por dia num t1 ai há gato! tem mais aparelhos de gas em casa que faça uso?
  5.  # 5

Só o fogão, mas para ser sincera é algo de uso muito raro, visto que normalmente nunca estou em casa para as refeições devido ao trabalho. De resto só quando se liga a água quente. Mas só hoje reparei que gastei os 3m3 de gás so com a caldeira e isso assustou-me um pouco, porque a ser assim se calhar mais vale comprar uns aquecedores eléctricos.
  6.  # 6

Esses valores (€) são extremamente exagerados :S

Em minha casa (apartamento T2, com 2 pessoas) pagamos em média 30€ de 2 em 2 meses (primavera - verão) com 2/3 banhos por dia e cozinhar todos os dias, já nos meses mais frios (dezembro e janeiro) a fatura passa para 65€ com os banhos a manterem-se, a cozinhar e o aquecimento ligado (2/3 horas por dia).

A minha caldeira é a Euroline da Junkers (vulgar), no entanto, não a tenho ao máximo, pois no 1º ano em que lá estive as contas eram altas (na minha óptica) cerca de 45€ (primavera - verão) e 100€ em dezembro e janeiro, então decidi fazer algumas experiências para baixar o consumo sem perder a qualidade de conforto.

Em anexo pode ver as 3 ultimas faturas e respectivos consumos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Noalin
    • hangas
    • 7 novembro 2012 editado

# 7

Também acho esse consumo bastante exagerado mesmo.

É um T2, 2 pessoas com aquecimento central a gás usado nos meses de Inverno. 2 a 3 banhos por dia durante todo o ano, e fogão à gás usado 2 vezes por dia.
    Não sei quantificar o valor exacto nos vários meses, pois tenho conta certa e pago 29 Eur/mês.

De inverno o aquecimento (termostáto central) está SEMPRE ligado a manter a casa nos 21ºC entre as 18h e as 08h.

Também é um facto que no primeiro inverno, tal como o R.Oliveira passei algum tempo com experiencias e a afinar a caldeira e radiadores.

Partilho o meu consumo com o gráfico do fornecedor (abaixo). A linha a amarelo diz respeito aos últimos 12 meses, e a linha a vermelho ao ano anterior a esse. Os valores na realidade dizem respeito ao 2 meses anteriores aos do gráfico, pois é o tempo entre leitura. Assim o valor de Março é o consumo de Janeiro.

O facto de o consumo ter baixado no inverno passado foi porque passei a usar mais o recuperador a lenha.
      Screen Shot 2012-11-07 at 9.46.29 AM.png
  7.  # 8

Olá!
    Espero, também, puder ajudar apresentando-lhes os meus valores de consumo:

Ago e Set 2011: 8m3/14.12EUR (neste período o IVA do GN subiu de 6% para 23%)
    Out e Nov 2011: 17m3/23.99EUR
    Dez e Jan 2012: 55m3/58.50EUR
    Fev e Março 2012: 22m3/27.92EUR
    Abr e Maio 2012: 19m3/25.67EUR
    Junho e Julho 2012: 11m3/19.53EUR
    Total (12Meses): 132 m3

Apartamento T3,zona de Viseu,habitado por 2 adultos um bébe e um gato ;-)
    Caldeira mural Roca NR 15/20 e fogão a gás (GN) usado diariamente para preparar o jantar.
    Radiadores Roca Dubai
    Temp. de aquecimento de águas sanitárias: 40º (em Dez a Fevereiro subo para 41/42)
    Temperatura programada de aquecimento central: 70º
    Vidros duplos (que devido a já possuirem alguns anos não apresentam as eficiências dos actuais)

Opções tomadas para atingir estes valores:
    Temperatura de conforto 17,5 º Celcius. Tento que a temperarura não suba acima dos 18,5/19º nem que desça abaixo dos 16/16,5ºC.
    Só aqueço as divisões que efectivamente são usadas.
    À excepção do fim de semana, o aquecimento,quando necessário, só é ligado à noite.
    O aquecimento é desligado uma hora, aproximadamente, antes da pessoa última pessoa se deitar.
    Abrir e fechar os estores de forma a optimizar a recepção da energia solar e impedir o contacto directo dos vidros com o ar exterior (à noite).
    Coloquei umas telas reflectoras apropriadas por detrás dos radiadores.
    Não ando só de T-shirt em casa durante o Inverno.
    Quando o gato tem frio, ele tem sempre a hipótese de escolher por entre dois pares de pernas para se aninhar :-)
    Cumps.
    • dato
    • 7 novembro 2012

# 9

bem, deitava a caldeira ao lixo e comprava um ac para quarto e sala, num ano pagava o investimento
  8.  # 10

Se já lá foi o técnico da roca, em principio com a caldeira está tudo bem. Mas o problema com o consumo mantém-se.
    No arranque do aquecimento as temperaturas rondam 50º a 70º, até a casa aquecer com os radiadores em posição alta, e depois por em posição de conforto (3). Deve arranjar uma chave para regular a válvula de fecho que é a do fundo do radiador, que se afina com diferencial térmico, mas como não sabe exactamente faz da seguinte maneira: com a chave de um buraco para a direita fecha tudo e logo de seguida abre uma volta e um quarto em todos os radiadores. É uma afinação a "olhometro" mas resulta bem nos consumos. Todas as caldeira deviam ter há saída do circuito (aquecimento) um caudalimetro ou uma válvula entre-aberta e pré-regulada pelo técnico. Se os radiadores estiverem todos abertos (válvula de fecho) o consumo não tem limites. Como o cliente costuma fazer liga um bocado e de seguida desliga porque a quem pesa é o cliente.
    • Noalin

# 11

Colocado por: R.OliveiraEsses valores (€) são extremamente exagerados :S

Em minha casa (apartamento T2, com 2 pessoas) pagamos em média 30€ de 2 em 2 meses (primavera - verão) com 2/3 banhos por dia e cozinhar todos os dias, já nos meses mais frios (dezembro e janeiro) a fatura passa para 65€ com os banhos a manterem-se, a cozinhar e o aquecimento ligado (2/3 horas por dia).

A minha caldeira é a Euroline da Junkers (vulgar), no entanto, não a tenho ao máximo, pois no 1º ano em que lá estive as contas eram altas (na minha óptica) cerca de 45€ (primavera - verão) e 100€ em dezembro e janeiro, então decidi fazer algumas experiências para baixar o consumo sem perder a qualidade de conforto.

Em anexo pode ver as 3 ultimas faturas e respectivos consumos...

Bom dia,

Estive a comparar as minhas facturas com as suas, e só consigo pensar que há duas razões: ou tenho uma fuga de gás, ou a minha caldeira (mural Roca Victoria 24/24) não é eficiente dado que os meus consumos são cerca de o dobro.

Também verifiquei uma diferença, que é o meu Escalão. A EDP passou-me o Escalão para 3 pois os meus consumos ultrapassaram os 500m3/ano em 3/4 meses do ano passado. Só não consigo perceber como consegui consumir tanto :(

Como já referi em cima, já cá esteve um técnico da Roca e segundo ele, não ha qualquer problema com a caldeira e nem com os radiadores. Ou seja, tenho de pensar seriamente na outra opção e chamar cá a EDP para verificar a existencia de fugas :(

Colocado por: hangasTambém acho esse consumo bastante exagerado mesmo.

De inverno o aquecimento (termostáto central) está SEMPRE ligado a manter a casa nos 21ºC entre as 18h e as 08h.

Também é um facto que no primeiro inverno, tal como o R.Oliveira passei algum tempo com experiencias e a afinar a caldeira e radiadores.

Eu não consigo manter sempre ligado, pois se assim fosse nem sei para quanto iam as minhas facturas. Há quem diga que manter sempre ligado é a melhor solução pois a caldeira não liga tantas vezes, por o ambiente já estar quente, mas dado o que vejo no contador (sempre a rodar :s) não tenho condiçoes para fazer esse teste.

Não sei como resolver esta situação, mas tenho mesmo de ligar o aquecimento pois, por incrivel que pareça a minha casa as vezes consegue estar mais fria do que lá fora, pois infelizmente só apanha sol às primeiras horas da manhã mesmo.

Alguém tem uma ideia do qual poderá ser o problema deste consumo (para além de uma possível fuga)?
  9.  # 12

Colocado por: Ricardo SousaSe já lá foi o técnico da roca, em principio com a caldeira está tudo bem. Mas o problema com o consumo mantém-se.
    No arranque do aquecimento as temperaturas rondam 50º a 70º, até a casa aquecer com os radiadores em posição alta, e depois por em posição de conforto (3). Deve arranjar uma chave para regular a válvula de fecho que é a do fundo do radiador, que se afina com diferencial térmico, mas como não sabe exactamente faz da seguinte maneira: com a chave de um buraco para a direita fecha tudo e logo de seguida abre uma volta e um quarto em todos os radiadores. É uma afinação a "olhometro" mas resulta bem nos consumos. Todas as caldeira deviam ter há saída do circuito (aquecimento) um caudalimetro ou uma válvula entre-aberta e pré-regulada pelo técnico. Se os radiadores estiverem todos abertos (válvula de fecho) o consumo não tem limites. Como o cliente costuma fazer liga um bocado e de seguida desliga porque a quem pesa é o cliente.

O técnico que cá esteve fez isso exactamente. Segundo ele a água estava a circular muito rapidamente no circuito e por isso nem aquecia o ambiente, porque eu falei que consumia balurdios e a minha casa ficava fria na mesma. Essa foi a solução dele.
  10.  # 13

Colocado por: datobem, deitava a caldeira ao lixo e comprava um ac para quarto e sala, num ano pagava o investimento

Dado o que já desesperei por causa disto, isso já me passou pela cabeça, sim. Mas o investimento inicial para o AC é extremamente elevado e digamos que seria um desperdício de dinheiro mesmo, pois no Verão nunca ia ligar pois o apartamento já é suficientemente fresco, se é que me percebe.
  11.  # 14

Colocado por: Noalinou tenho uma fuga de gás

Diria que se tivesse uma fuga de gás dessa natureza já tinha ido pelos ares...
  12.  # 15

É verdade danobrega, mas não consigo arranjar outra explicação plausível para a contagem do meu contador. Especialmente em comparação com outras pessoas que têm até um uso superior de gás, seja porque moram em zonas mais frias do país, ou porque utilizam mais equipamentos a gás.

Creio que acreditar que o contador não está a funcionar devidamente será algo muito extremo já, pois não quero acreditar que uma empresa como a EDP coloque contadores defeituosos nas casas dos consumidores, propositadamente ou não.
  13.  # 16

Uma fuga é possível, mas julgo que notaria o cheiro do gás, a não ser que seja logo a seguir ao contador. Pegue num borrifador e borrife as tubagens à saída do contador e da caldeira, logo aí pode ou não verificar alguma anomalia se houver borbulhas já sabe...

Senão, tente regular a caldeira dando-lhe menos "gas" (temperatura) e veja a diferença de consumo
  14.  # 17

Colocado por: NoalinEu não consigo manter sempre ligado, pois se assim fosse nem sei para quanto iam as minhas facturas. Há quem diga que manter sempre ligado é a melhor solução pois a caldeira não liga tantas vezes, por o ambiente já estar quente, mas dado o que vejo no contador (sempre a rodar :s) não tenho condiçoes para fazer esse teste.

Não fui muito claro quando disse sempre ligado :) E passo a explicar em mais detalhe. Na realidade a caldeira não está sempre ligada, o termostato central (electrónico e programável) é que está sempre ligado com potencial para ligar a caldeira a qualquer instante.

Tenho um programa semanal, que procura manter um minimo de 18c sempre, e uma temperatura de conforto entre as 18h e as 08h.
    Só isto já impede a caldeira de estar sempre com o circulador ligado.

Tenho a temperatura de circulação na caldeira nos 60º. A caldeira "Ferroli" tem algumas programações que permitem optimizar melhor o consumo de gás.
    Nomeadamente:

-Modulação do Gás no arranque de cada ciclo: (baixei de 100% para 75%)
    -Modulação max do Gás durante o ciclo: (baixei de 75% para 50%)

-Diferença de temperatura máxima entre a T Programada (60º) e a temperatura de retorno): Regulei para 10ºC (ou seja quando a agua de retorno está abaixo dos 50º a caldeira dispara o gás, quando atinge os 60º corta o gás e fica só o circulador.
    Intervalo de medição do retorno: (de quanto em quanto tempo a caldeira testa a condição anterior) Aqui passei do default (900seg ou 15 min) para (300seg ou 5minutos). Isto quer dizer que agora a caldeira testa com mais frequência e potencialmente faz mais acertos durante menos tempo.

Acho que desta forma consegui a) reduzir o tempo de utilização de caldeira b) reduzir o tempo em que esta consome gás.

Quando ao b) o que noto é que realmente a ouço (literalmente) gastar menos gás, julgo que por ter reduzido o caudal de gás p/50% no Máx. E que o ciclo de queima passou de 2min para certa de 15-20seg de cada vez.

Mas a principal melhoria é o termostato central, uma vez que antes ficava ligada o tempo todo até irmos dormir, ou então estava-me sempre a levantar do sofa para a ligar ou desligar. Agora quanto a zona atinge a temperatura marcada, ele desliga e o consumo é 0.
  15.  # 18

Tenho a temperatura de circulação na caldeira nos 60º. A caldeira "Ferroli" tem algumas programações que permitem optimizar melhor o consumo de gás.
    Nomeadamente:

-Modulação do Gás no arranque de cada ciclo:(baixei de 100% para 75%)
    -Modulação max do Gás durante o ciclo:(baixei de 75% para 50%)

-Diferença de temperatura máxima entre a T Programada (60º) e a temperatura de retorno): Regulei para 10ºC (ou seja quando a agua de retorno está abaixo dos 50º a caldeira dispara o gás, quando atinge os 60º corta o gás e fica só o circulador.
    Intervalo de medição do retorno:(de quanto em quanto tempo a caldeira testa a condição anterior) Aqui passei do default (900seg ou 15 min) para (300seg ou 5minutos). Isto quer dizer que agora a caldeira testa com mais frequência e potencialmente faz mais acertos durante menos tempo.

Acho que desta forma consegui a) reduzir o tempo de utilização de caldeira b) reduzir o tempo em que esta consome gás.

Quando ao b) o que noto é que realmente a ouço (literalmente) gastar menos gás, julgo que por ter reduzido o caudal de gás p/50% no Máx. E que o ciclo de queima passou de 2min para certa de 15-20seg de cada vez.

Mas isso conseguiu regular o sr mesmo?Ou foi algum técnico? Porque talvez se conseguisse fazer isso na minha acho que seria uma preciosa ajuda.

Peço desculpa pela ignorância mesmo, mas não percebo mesmo o funcionamento daquilo. A minha caldeira externamente (pelo menos) só tem os reguladores de temperatura para águas sanitárias e outro para aquecimento. Mais um regulador para colocar a caldeira a funcionar só para aquecimento de águas ou para os dois (águas e aquecimento) e um ecrã onde posso visualizar as temperaturas de saída. Na parte de baixo que é aberta posso ver um manómetro de pressão que tenho sempre que manter em determinados valores.

Se realmente conseguir regular a percentagem de gás a ser utilizada, posso assim também controlar mais os custos no fim do mês.
    • hangas

# 19

Colocado por: NoalinMas isso conseguiu regular o sr mesmo?Ou foi algum técnico? Porque talvez se conseguisse fazer isso na minha acho que seria uma preciosa ajuda.

Fui eu mesmo que fiz, mas admito que tenho uma natureza curiosa e uma pre-disposição para tecnologia em geral e procurei perceber exactamente o funcionamento da caldeira antes de me meter a mexer nisto. A informação não vinha no manual do utilizador mas está num manual técnico desta caldeira em particular e que encontrei na Net.

Neste caso não envolve nada de especial nem ferramentas próprias, e apenas uma questão de usar umas combinações de teclas e botões e interpretar o piscar de luzes.
    Mas aprendi que há caldeiras com display em que o processo é mais fácil.

Quanto aos valores escolhidos, foi um resultado de várias experiencias ao longo do tempo e de interpretação de resultados. Por exemplo, nem sempre cortar o fluxo de gás tem uma tradução directa no consumo, como resultado disso a caldeira pode optar por ficar ligada mais tempo para conseguir atingir outro valor. No meu caso tinha certa de 10 parametros ajustáveis.

Se é daquelas pessoas que não conseguia programar o video gravador mesmo com manual, não recomendo que se ponha a mexer nisso:) por outro lado se tem avontade com este tipo de coisas e consegue programar o referido video intuitivamente sem sequer olhar para o manual, não custa tentar.

NOTA: Reparei agora que no post anterior indiquei mal o valor do intervalo de medição. Não estava em 900seg porque o máximo são 255. Tinha ideia que os valores eram nessa ordem mas afinal são mais abaixo. (parametro 7) Se alguém tiver uma Ferrolli Compact (ou modelo equivalente) posso partilhar o link deste manual (em italiano)
      Screen Shot 2012-11-07 at 2.14.47 PM.png
  16.  # 20

A caldeira Roca-Victoria, é analógica, não dá para alterar "parametros".

0.0262 seg. NEW