Colocado por: Noalin
A saída do aquecimento está a cerca de 50ºC (se calhar bastante elevada) mas mesmo assim a casa não aquece :(
Colocado por: R.OliveiraEsses valores (€) são extremamente exagerados :S
Em minha casa (apartamento T2, com 2 pessoas) pagamos em média 30€ de 2 em 2 meses (primavera - verão) com 2/3 banhos por dia e cozinhar todos os dias, já nos meses mais frios (dezembro e janeiro) a fatura passa para 65€ com os banhos a manterem-se, a cozinhar e o aquecimento ligado (2/3 horas por dia).
A minha caldeira é a Euroline da Junkers (vulgar), no entanto, não a tenho ao máximo, pois no 1º ano em que lá estive as contas eram altas (na minha óptica) cerca de 45€ (primavera - verão) e 100€ em dezembro e janeiro, então decidi fazer algumas experiências para baixar o consumo sem perder a qualidade de conforto.
Em anexo pode ver as 3 ultimas faturas e respectivos consumos...
Colocado por: hangasTambém acho esse consumo bastante exagerado mesmo.
De inverno o aquecimento (termostáto central) está SEMPRE ligado a manter a casa nos 21ºC entre as 18h e as 08h.
Também é um facto que no primeiro inverno, tal como o R.Oliveira passei algum tempo com experiencias e a afinar a caldeira e radiadores.
Colocado por: Ricardo SousaSe já lá foi o técnico da roca, em principio com a caldeira está tudo bem. Mas o problema com o consumo mantém-se.
No arranque do aquecimento as temperaturas rondam 50º a 70º, até a casa aquecer com os radiadores em posição alta, e depois por em posição de conforto (3). Deve arranjar uma chave para regular a válvula de fecho que é a do fundo do radiador, que se afina com diferencial térmico, mas como não sabe exactamente faz da seguinte maneira: com a chave de um buraco para a direita fecha tudo e logo de seguida abre uma volta e um quarto em todos os radiadores. É uma afinação a "olhometro" mas resulta bem nos consumos. Todas as caldeira deviam ter há saída do circuito (aquecimento) um caudalimetro ou uma válvula entre-aberta e pré-regulada pelo técnico. Se os radiadores estiverem todos abertos (válvula de fecho) o consumo não tem limites. Como o cliente costuma fazer liga um bocado e de seguida desliga porque a quem pesa é o cliente.
Colocado por: datobem, deitava a caldeira ao lixo e comprava um ac para quarto e sala, num ano pagava o investimento
Colocado por: Noalinou tenho uma fuga de gás
Colocado por: NoalinEu não consigo manter sempre ligado, pois se assim fosse nem sei para quanto iam as minhas facturas. Há quem diga que manter sempre ligado é a melhor solução pois a caldeira não liga tantas vezes, por o ambiente já estar quente, mas dado o que vejo no contador (sempre a rodar :s) não tenho condiçoes para fazer esse teste.
Tenho a temperatura de circulação na caldeira nos 60º. A caldeira "Ferroli" tem algumas programações que permitem optimizar melhor o consumo de gás.
Nomeadamente:
-Modulação do Gás no arranque de cada ciclo:(baixei de 100% para 75%)
-Modulação max do Gás durante o ciclo:(baixei de 75% para 50%)
-Diferença de temperatura máxima entre a T Programada (60º) e a temperatura de retorno): Regulei para 10ºC (ou seja quando a agua de retorno está abaixo dos 50º a caldeira dispara o gás, quando atinge os 60º corta o gás e fica só o circulador.
Intervalo de medição do retorno:(de quanto em quanto tempo a caldeira testa a condição anterior) Aqui passei do default (900seg ou 15 min) para (300seg ou 5minutos). Isto quer dizer que agora a caldeira testa com mais frequência e potencialmente faz mais acertos durante menos tempo.
Acho que desta forma consegui a) reduzir o tempo de utilização de caldeira b) reduzir o tempo em que esta consome gás.
Quando ao b) o que noto é que realmente a ouço (literalmente) gastar menos gás, julgo que por ter reduzido o caudal de gás p/50% no Máx. E que o ciclo de queima passou de 2min para certa de 15-20seg de cada vez.
Colocado por: NoalinMas isso conseguiu regular o sr mesmo?Ou foi algum técnico? Porque talvez se conseguisse fazer isso na minha acho que seria uma preciosa ajuda.