Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu estive cerca de meio ano à procura até encontrar esta ( a verdade é que também não procurei afincadamente, mas volta e meia dava uma vista de olhos e não encontrava grande coisa)

    Eu moro na cidade do Porto, e com estas características acreditem ou não, é dificílimo arranjar casa. Ou porque não podem ter animais, ou porque a renda é elevadíssima, etc.

    Eu até estava satisfeito com a casa, os meus "meninos" tinham a liberdade que eu sempre lhes quis dar ( e recuso-me a tirar-lhes isso, sou um dono muito consciente!), é uma zona muito calma e as pessoas muito afáveis... Mas para além de estar neste problema, estou fulo por me começar a aperceber que o senhorio se vai safar desta na maior! E como me fez a mim, fará aos próximos!
    •  
      imbs
    • 7 novembro 2012

     # 22

    Arranje um advogado que o ajude, no limite paga você as obras e desconta nas rendas - no limite.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  2.  # 23

    Colocado por: Enganadoestou fulo por me começar a aperceber que o senhorio se vai safar desta na maior!


    Quanto mais se preocupar com isso pior para si. De certa maneira o melhor é pensar o que é melhor fazer para que a sua situação futura seja a melhor possível, independentemente do que está para trás. Não sei se vai compensar o desgaste de "andar em guerra", mesmo que no fim a casa fique direita.
    •  
      FD
    • 8 novembro 2012

     # 24

    Repetição do que já escrevi por aqui:

    Situação - o senhorio é informado por escrito pelo arrendatário de que existe um problema com a casa que exige intervenção especializada (obras). O senhorio não actua.

    Hipóteses por ordem de preferência e eficácia.

    Hipótese 1
    - o arrendatário envia uma nova carta registada com aviso de recepção a dizer: "tem x dias (o tempo razoável para aguentar a situação) para fazer as obras, se não as fizer, faço eu às minhas custas e deduzo o custo às rendas"
    - na mesma carta, diz que espera resposta num prazo máximo de 3 dias após recepção
    - se receber a resposta e as obras se iniciarem, já está
    - se não receber resposta ou as obras não se iniciarem, contacta os especialistas necessários para resolver o problema
    - pede no mínimo 3 orçamentos e escolhe o que tiver melhor relação custo/garantias
    - faz as obras, guarda toda a documentação (facturas!), e a partir desse momento deduz o custo das obras em todas as rendas futuras, exemplo: se a renda é 200€ e as obras custaram 5000€, fica sem pagar renda durante 25 meses (pode cobrar juros e 5% a título de "administração" da obra)
    - no final das obras envia nova notificação ao senhorio a informar isso mesmo

    Hipótese 2
    - o arrendatário envia uma nova carta registada com aviso de recepção a dizer: "tem x dias (o tempo razoável para aguentar a situação) para fazer as obras, se não as fizer, contacto a câmara municipal para fazer as obras coercivamente"
    - na mesma carta, diz que espera resposta num prazo máximo de 3 dias após recepção
    - se receber a resposta e as obras se iniciarem, já está
    - se não receber resposta ou as obras não se iniciarem, contacta a câmara municipal
    - a câmara municipal irá avaliar a situação e, quando se justificar, substituir-se-á ao senhorio, pagando e gerindo as obras (mas notificando-o sempre primeiro a fazer as obras)
    - se isto acontecer, passa a pagar a renda à câmara e não ao senhorio, até completar o montante que a câmara gastou

    Hipótese 3
    - o arrendatário envia uma nova carta registada com aviso de recepção a dizer: "tem x dias (o tempo razoável para aguentar a situação) para fazer as obras, se não as fizer, vou para tribunal"
    - na mesma carta, diz que espera resposta num prazo máximo de 3 dias após recepção
    - se receber a resposta e as obras se iniciarem, já está
    - se não receber resposta ou as obras não se iniciarem, contacta um Julgado de Paz e inicia uma acção que o obrigue a fazer as obras

    Resumo: não há nenhum organismo ou entidade que não os tribunais ou a câmara municipal que possa fazer as obras ou obrigar o senhorio a fazer obras rapidamente.
    Se se quiser aborrecer e puder provar que o defeito existia aquando do arrendamento e tal não lhe foi comunicado, avance para um pedido de indemnização em tribunal, pode usar um Julgado de Paz se houver na sua zona.
    Peça pelo menos o custo da mudança e do incómodo.
  3.  # 25

    As decisões dos Julgados de Paz, não tem competência executiva.

    O senhorio informou o inquilino, que iria proceder a obras em Março de 2013, assumindo assim a sua responsabilidade.

    Se no entendimento do inquilino, as obras são de caráter urgente, reitero o que aqui já escrevi, tente chegar a um acordo com o senhorio.

    Recorrer ao tribunal, qd o senhorio assumiu que pretendia executar obras, e não as realizou antes por falta de liquidez financeira, é processo perdido.

    Em qualquer situação, o ideal é recorrer sempre a um advogado.
    • AnaT
    • 8 novembro 2012

     # 26

    E, se o vizinho de cima também tem o mesmo problema e já está há 2 anos a tentar resolver o problema, porque não se juntam?
    Pedem orçamentos e fazem uma proposta conjunta ao senhorio...
    Concordam com este comentário: afaria, Vitor Azevedo
  4.  # 27

    Esclareça-me, Enganadado.

    Aquilo na parede, de cor azul-cueca é tinta ?

    Se é tinta, que tipo de tinta ? De água, de esmalte, membrana, KARAPAS ?
  5.  # 28

    tanta coisa ainda ninguem foi ao andar de cima ou telhado? olhe que não falta muito para vir outra carrada de chuva
  6.  # 29

    >As decisões dos Julgados de Paz, não tem competência executiva.


    As decisões do Julgado de Paz são títulos executivos.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  7.  # 30

    Um desumidificador atenua o problema até as obras serem feitas. Não acho que gaste muita luz. Quando por algum motivo nao arejo a minha casa durante 2 ou 3 dias no Inverno, aparecem-me umas marcas semelhantes a esses escorridos e nada de errado se passa com o telhado.
  8.  # 31

    Não vale a pena estar com muita animosidade para com o senhorio ou fazer juízos de valor impensados. Fui enganado, o senhorio vai safar-se na maior, senhorio pessoa reles, só alugou na primavera porque já sabia do problema, enfim, isso só vai azedar as relações entre inquilino e senhorio e não levam a lado algum. Pura fulanização. Faça como o FD referiu, carta registada, aviso de recepção, e se não houver resposta avance com as obras e desconte nas rendas a pagar por mês. Mas atenção: pode tratar-se de um pau de dois bicos. Amanhã , entenda-se num futuro próximo, por alguma razão imprevista, ou por dificuldades momentâneas de tesouraria, se pagar com mais de 8 dias de atraso a renda, não se admire que o senhorio lhe exija o pagamento de 50%. 8 atrasos superiores a 8 dias no pagamento da renda durante um ano, e o senhorio tem legitimidade para o mandar embora. Não estou a dizer que é o que se passa, porque, obviamente, não conheço o caso, nem nenhum dos intervenientes. Há que agir sempre com cautela o que não deverá ser impeditivo de uma decisão firme.
  9.  # 32

    Colocado por: EnganadoPeço desculpa, mas para mim isso é completamente irracional!

    1º não sei que tipo de obras fez, antes de eu ir para a casa. Para mim, remediou uma obra que deveria ter sido feita em condições, quando a minha única exigência antes de ir para a casa era que esse problema ficasse resolvido ;
    2º Depois de explicar o problema e ver a reação dele (indiferença total), eu ainda o teria de incentivar, quando tenho um contrato de 5 anos????
    3º com a resposta: "Tem de esperar até Março, senão mude-se!", numa casa que estou à apenas 5 meses, segundo o danobrega, eu ainda tenho de ter o senhorio em consideração, porque é boa pessoa e não tem culpa????
    4º Em conversação com o meu vizinho de cima, soube que o mesmo também tem problemas de infiltrações e que já anda à mais de dois anos na associação de inquilinos para que o mesmo senhorio lhe resolva o problema! Informou-me também que o filho do senhorio é advogado e por isso (neste país), dificulta todas as ações que deveriam ser tomadas pelo senhorio para resolução de problemas nas casas

    Então afinal a culpa é minha!! OK..........

    Sr. Danobrega, não será também você um senhorio???? Todos os custos de mudanças, arranjar tempo para tal, arranjar uma casa com as mesmas características, colocar de novo água,luz,tv cabo, mudar moradas de bancos, etc nada contam para você?????

    Não percebo então!! Isto será um forum de entreajuda?????


    isto é um forum de compartilhamentos ora tu compartilhas , ora outro compartilha ... assim vais vendo o que te fica melhor ... não vale a pena desanimar !!!!!
  10.  # 33

    Boas,

    Peço desculpa a ausência,mas isto em casa está um caos, e nem tenho tido tempo de vir à net....

    Resolvi sair da casa, estou a ver tudo muito mal parado, e o que era apenas no quarto, agora transformou-se em sala também :(

    Alguém me pode ajudar a redigir uma carta de rescisão de contrato por falta de condições de habitabilidade? Please?

    Em princípio ( e digo isto porque espero que corra tudo bem) arranjei outra casa, mas quero sair desta o mais rápido possível porque isto está insustentável!

    Obrigado
    •  
      FD
    • 13 novembro 2012

     # 34

    Ex.mo Senhor Senhorio,

    Venho por este meio comunicar a resolução do contrato de arrendamento do imóvel X que celebrei com V. Ex.a no dia X do mês X do ano X, por este não reunir no presente momento as condições de habitabilidade que seriam de esperar do mesmo.
    Agradeço a sua presença no imóvel no próximo dia X pelas X horas para que possa fazer a entrega das chaves do mesmo. Se este horário não lhe for conveniente, agradeço que entre em contacto telefonicamente comigo para que possamos agendar outra data.

    Com os meus melhores cumprimentos,
    Arrendatário
 
0.0202 seg. NEW