Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fernando Ferreira, mas de certeza que antes de comprar o carro viu como ele era certo? Não fez um test drive por exemplo? Não o conduziu? Não viu o comportamento dele?... Se não fez nada então pronto não digo mais nada...

    Isto quando se está a construir não há hipotese para fazer um "test drive"... Agora se fosse comprar já feito aí sim poderia ver várias casas... E caso quissesse saber mais iria pesquisar sobre isso.

    O que o marco1 quis dizer foi que ás vezes as pessoas quando se trata de um telemovel ou um carro, sabem tudo, sabem que é android com um processador todo xpto, no carro tem um sistema de admissão todo xpto e etc etc, e se formos a ver o tipo de investimento que é um carro ou um telemovel em relação a uma casa é por assim dizer 50% mais baixo (no caso do carro) e 500% mais baixo (no caso do telemovel)...

    Agora se você aprova o que está feito, e é aí que quer passar os seus dias, então nada a dizer, a escolha é sempre sua, e como você disse e bem está aqui para expor tudo o bem e o mal.

    Por isso é que isto se designa de Fórum onde as pessoas expõe e poderão levar em conta aquilo que outras pessoas dizem ou então seguir com o pensamento que tinham.
    Só acho que as pessoas não devem estar aqui para o enganar, é quase como o amigo que o avisa que a policia está ali, mas você não liga e vai por ali na mesma depois de ter bebido umas frescas :).

    Abraço
    Luís Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
    •  
      lmart
    • 30 janeiro 2013

     # 2

    Boa noite caro francisco,
    permita-me que lhe diga que já que colocou o seu projeto para apreciação no fdc pondere bem as opiniões dos foristas que garanto-lhe são extremamente pertinentes.
    Posso dizer-lhe que no que me concerne já revi o meu projeto variadíssimas vezes e foi graças aos membros do fdc que reformulei o meu projeto. Posso também dizer-lhe que mesmo assim continuo com muitas dúvidas e ainda não tomei uma decisão final.
    Aconselho-o a "perder" muito tempo com o projeto e a pesquisar exemplos/ comentários sobre outros projetos aqui no fdc que permitiram que os DO melhorassem significativamente os seus projetos.
    Bem haja.
    lmart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
  2.  # 3

    Caro Fernando Ferreira,

    é possivel ter um casa interessante, adequada ao terreno e envolvente, dentro das suas capacidades financeiras e estar adequada ao seu modo de vida, por isso existe o adjectivo competente.

    Espanta-me a capacidade de alguns profissionais, conseguirem dormir à noite.

    Não leve a mal os comentários acima, mas faz-me uma confusão ver alguém a cometer um grande erro e não dizer nada.


    Cumprimentos,

    Rodrigo



    PS -Acho que vou fazer uma petição para acabarem com as "janelinhas" de casa de banho.

    PS1 - porque é que é o empreiteiro a sugerir/definir os vidros da sua casa?!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

    Sei que é duro como DO ouvir certas criticas... principalmente quando estamos apaixonados pelo projeto (é como quando estamos apaixonados pela nossa cara metade :-) e temos amigos/família a apontar os defeitos do outro ).
    Seja como for, permita-me a ousadia com alguns reparos:

    - já reparou na área do closet? é tanto ou mais que o quarto da suite e.... se formos ver bem, não é por isso que tem muita arrumação. Alternativa, colocar a IS logo à entrada do quarto e com acesso pelo corredor dentro da suite. Mudava a disposição da sanita para uma parede interior. Ganha área e penso ser mais funcional. Colcoava tb uma janela no closet...
    - não optava por dois lavatórios nas IS... mas sim por um móvel de WC bem largo...
    - colocava os acessos aos outros quartos pelo corredor, e assim já podia colocar a IS destes quartos mais para dentro... e quiçá, colocar um vidro nos quartos para um pequeno jardim?
    - apesar de ter banheiras nas IS, ponderava um poliban feito em obra (ou de compra) com um vidro como divisória
    - alterava o lugar do recuperador/lareira para um canto, alargava o acesso à cozinha e mechia na porta de entrada para mais perto da cozinha
    - continuo a não achar piada a lavatórios de cozinha frente a uma janela, e aqui até está virada a norte... tem uma vista gira? colocava esta bancada do lado oposto....
    - onde vai colocar o quadro elétrico/ATI e afins? Em que parede? Vai disfarçar? Como? Que tal um pequeno roupeiro que alem de esconder estes caixotes tb serve para colocar casacos/sapatos/chapéu de chuva....?
    - a garagem, apesar de lá estar dois carros, quase de certeza que vai colocar um só...
    - etc... etc

    Atenção, que alguns reparos são de gosto pessoal, ok?

    A respeito dos vidros.... não se preocupe apenas pelas espessuras.... está longe da estrada? Pouco ou muito movimentada? Que tipo de vidro são? vai usar estores/pala? Zona ventosa ou não? PVC ou alumínio térmico?
    A respeito da certificação.... vai ter esquentador a gás para apoio térmico? Na volta não... Se reduzir a área dos vidros também é capaz de aumentar... e que tipo de aquecimento?.... AC? Que COP?
    Concordam com este comentário: francisco_ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
      29.jpg
  4.  # 5

    Colocado por: j cardosoAcho o vidro fraco em termos térmicos e a classificação energética medíocre. Na minha opinião estão ao nível do projecto de arquitectura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:francisco_ferreira
    Obrigado pela resposta, vou questionar o que se pode fazer para melhorar a classificação energética

    lmart. ...Posso também dizer-lhe que mesmo assim continuo com muitas dúvidas e ainda não tomei uma decisão final.
    e se continuar a escutar todas as opiniões de todos nunca vai fazer. pois nunca vai estar a gosto de todos....
  5.  # 6

    Colocado por: mafgodSei que é duro como DO ouvir certas criticas... principalmente quando estamos apaixonados pelo projeto (é como quando estamos apaixonados pela nossa cara metade :-) e temos amigos/família a apontar os defeitos do outro ).
    Seja como for, permita-me a ousadia com alguns reparos:

    - já reparou na área do closet? é tanto ou mais que o quarto da suite e.... se formos ver bem, não é por isso que tem muita arrumação. Alternativa, colocar a IS logo à entrada do quarto e com acesso pelo corredor dentro da suite. Mudava a disposição da sanita para uma parede interior. Ganha área e penso ser mais funcional. Colcoava tb uma janela no closet...
    Sanita mudada, Janela/vidro a colocar, posição da IS mantem-se para dar espaço ao escritório, ainda não está totalmente planeado, estou á espera da opinião do carpinteiro de modo a articular a secretária com os armários

    - não optava por dois lavatórios nas IS... mas sim por um móvel de WC bem largo...
    - colocava os acessos aos outros quartos pelo corredor, e assim já podia colocar a IS destes quartos mais para dentro... e quiçá, colocar um vidro nos quartos para um pequeno jardim?
    a ideia é fixe, fiquei a pensar, vou sugerir á "MARIA"

    - apesar de ter banheiras nas IS, ponderava um poliban feito em obra (ou de compra) com um vidro como divisória
    já está alterado, banheira na suite, adoro estar na banheira mais a "Maria"... hum.. hum... na comum vai levar poliban

    - alterava o lugar do recuperador/lareira para um canto, alargava o acesso à cozinha e mechia na porta de entrada para mais perto da cozinha
    ...hum.... fiquei a pensar.... é que gosto emsmo daquele cantinho para estar no sofá a ver tv com a lareira á frente.... isso e ter acesso á lareira pela cozinha para não fazer porcaria na sala

    - continuo a não achar piada a lavatórios de cozinha frente a uma janela, e aqui até está virada a norte... tem uma vista gira? colocava esta bancada do lado oposto....
    ainda em fase de estudo, apesar de como está a sugerir, a zona de passagem será junto á bancada/armários e gostaria que ficasse na outra parede para ficar mais resguardado..

    - onde vai colocar o quadro elétrico/ATI e afins? Em que parede? Vai disfarçar? Como? Que tal um pequeno roupeiro que alem de esconder estes caixotes tb serve para colocar casacos/sapatos/chapéu de chuva....?
    sim, na parede do corredor de acesso á garagem: fica escondido e de fácil acesso em caso de emergencia. casacos e sapatos, tudo para a lavandaria/dispensa.

    - a garagem, apesar de lá estar dois carros, quase de certeza que vai colocar um só...
    dois carros, uma moto, e quatro bicicletas.... para já fica assim pois não posso construir mais, já gastei os 250mts autorizados. Mas ainda tenho espaço ao lado da garagem para criar um telheiro. Não me preocupa muito, o carro não se constipa...

    - etc... etc

    Atenção, que alguns reparos são de gosto pessoal, ok?
    Sem Stress.....

    A respeito dos vidros.... não se preocupe apenas pelas espessuras.... está longe da estrada? Pouco ou muito movimentada? Que tipo de vidro são? vai usar estores/pala? Zona ventosa ou não? PVC ou alumínio térmico?
    A respeito da certificação.... vai ter esquentador a gás para apoio térmico? Na volta não... Se reduzir a área dos vidros também é capaz de aumentar... e que tipo de aquecimento?.... AC? Que COP?
    Perto da estrada, mas a 3 metros de altura e na estrada passam 20 carros por dia se tanto, é um acesso secundário para as escolas que ficam a 100 mts. Tem uma pala e vão todos levar estores em pvc e caixilho em aluminio. para aquecimento, tenhos os painéis solares, caldeira a lenha e Cilindro electrico, pois penso ser a melhor solução.


    Concordam com este comentário:francisco_ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:francisco_ferreira
      29.jpg
      xx.JPG
  6.  # 7

    francisco_ferreira, bem sabemos que não podemos agradar a gregos e a troianos, mas acho que todos os que deram opinião sobre a planta tem a ver com razões mais técnicas e não com gostos... Poderia ser de gostos de você dissesse que queria colocar uma parede de xisto e se um utilizador dissesse que era mais bonito uma parede de pedra...

    Quem comentou a planta não a iria comentar da mesma forma caso ela estivesse bem feita, isto é, se você entregar o projecto a dois arquitectos diferentes eles vão aparecer com duas plantas diferentes, (vamos por de lado o facto de estarem más ou boas, vamos supor que estão boas e bem conseguidas), mas apesar de serem duas plantas diferentes, são ambas boas, só que uma é assim e outra é assado. Se você aparecesse aqui com uma boa planta o que poderiam comentar já poderia ter a ver com o uso que você iria dar à casa, do genero, porque é que esta porta esta assim e não assim? e você explicaria por causa disto e isto.

    Eu não fiz aqui publicamente nenhum critica a planta, mas se tanta gente já fez porque alguma coisa é...

    Abraço
    Luís Magalhães
    Concordam com este comentário: francisco_ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
  7.  # 8

    lfvmagalhaes

    Agradeço a sua afirmação, mas discordo quando diz mas acho que todos os que deram opinião sobre a planta tem a ver com razões mais técnicas e não com gostos.... De todos os comentários e discussões deste fórum, noto sempre os gostos de cada um são sempre vincados, expressos viemente, não apenas razões técnicas. Se a minha Planta tem erros, TEM!
    Se outro arquiteto viesse ver a área de implantação e zona envolvente mudava o projeto, MUDAVA!
    Mas secalhar compreendia um pouco mais o que está feito e porquê que assim está feito! Como eu sei que todos estão a agir de boa fé, no espirito de entreajuda do FORUM, e que apenas querem ajudar, ouço/leio e selecçiono o que quero, o restante... bem.... fica para quem quiser ler. Lá porque eu não vou ligar, não significa que outros leiam e adequem aos projeto deles. Eu já o fiz, a ler criticas construtivas a outros projetos.
    E de todo incentivo mais foristas a colocar plantas, projetos e ideias a serem debatidos, MESMO QUE ISSO IMPLIQUE LEVAR NA TOLA!.... (digo isto com a melhos das intenções)
  8.  # 9

    Caro Francisco Ferreira, não se esqueça que algumas das alterações que agora pretende fazer requerem a elaboração de um projecto de alterações, nomeadamente a alteração do vão sacada por janela mais pequena. Antes de as fazer em obra comunique à sua equipa projectista o que pretende fazer. Relativamente à mudança de loiças sanitárias, há câmaras/smas que obrigam a projecto de alterações, outras a telas finais de águas e esgotos e outras que nem olham para isso aquando das telas finais de arquitectura.
    Relativamente ao desempenho energético, veja na sua DCR que acompanha o projecto térmico quais as medidas de melhoria propostas. Muitas vezes coloca-se o que vem no regulamento por defeito ( e mais penalizador ) por à partida ainda não se saber o que o dono de obra vai colocar, depois no CE, com a obra concluída faz-se novamente as contas e tem-se em conta os equipamentos e materiais aplicados.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: francisco_ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
  9.  # 10

    A questão aqui Francisco, é que uma série de questões que aqui estão a ser levantadas, deveriam ter sido discutidas e provocadas pelo arquitecto que lhe desenhou isso.
    As opções tomadas são para serem criticadas, até se chegar a um consenso. Para isso acontecer um projecto de arquitectura leva tempo a amadurecer.
    Quantas versões e variantes de versões eu faço antes da proposta final!!!? bastantes tudo é devidamente mastigado, tanto por minha iniciativa como por iniciativa do cliente. É claro que todo este trabalho prévio até à versão final, não pode custar 1500€...
    Éclaro que nem todos os projectos têm n versões, depende da complexidade do requerido e das especificidades do lote que podem obrigar a ginásticas extra e acabar numa solução de compromisso entre o que o cliente quer e o que realmente pode ter.

    Como nota, não posso deixar de dizer qaue não deveria ter seguido para a fase de especialidades, sem ter a arquitectura bem assente. Mas o gabinete deve querer "despachá-lo" para receber, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
  10.  # 11

    Colocado por: Gabinete OPCaro Francisco Ferreira, não se esqueça que algumas das alterações que agora pretende fazer requerem a elaboração de um projecto de alterações, nomeadamente a alteração do vão sacada por janela mais pequena. Antes de as fazer em obra comunique à sua equipa projectista o que pretende fazer. Relativamente à mudança de loiças sanitárias, há câmaras/smas que obrigam a projecto de alterações, outras a telas finais de águas e esgotos e outras que nem olham para isso aquando das telas finais de arquitectura.
    Relativamente ao desempenho energético, veja na sua DCR que acompanha o projecto térmico quais as medidas de melhoria propostas. Muitas vezes coloca-se o que vem no regulamento por defeito ( e mais penalizador ) por à partida ainda não se saber o que o dono de obra vai colocar, depois no CE, com a obra concluída faz-se novamente as contas e tem-se em conta os equipamentos e materiais aplicados.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário:francisco_ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:francisco_ferreira


    Obrigado pelo comentário e pelo alerta

    Como nota, não posso deixar de dizer qaue não deveria ter seguido para a fase de especialidades, sem ter a arquitectura bem assente. Mas o gabinete deve querer "despachá-lo" para receber, certo?

    Não fiquei com essa ideia, mas e daí, é a primeira vez portanto caso isso esteja a acontecer não me aperceberia...
  11.  # 12

    francisco_ferreira, se quiser mesmo alterar o projecto da casa nesta fase e se o seu arquitecto já tiver esgotado o orçamento em horas de trabalho (ou seja se mostrar relutância a alterar o projecto), a solução é bastante simples. Basta renegociar com o seu arquitecto e pagar mais qualquer coisa. Mais vale dar um bocadito mais para ficar com a casa como quer.

    Mas também não se deixe "enganar". A versão final de um projecto é sempre um ponto de saturação e compromisso. Se está contente com o a versão actual, siga em frente.
    Concordam com este comentário: francisco_ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
    • DM
    • 31 janeiro 2013

     # 13

    Sem me pronunciar sobre a disposição do interior da habitação, e com base em #20 propunha uma implantação diferente. Mantendo o portão de acesso no mesmo local, acho que a garagem deveria ficar logo ali, perto do portão evitando o atrevessamento do lote. Pegando ai e mantendo o formato em L a casa desenvolver-se-ia "paralela" ao muro de pedra, que deveria ser mantindo, onde nessa perna do L estaria a garagem, cozinha e sala (sala que faria a ligação à outra perna do L). A outra perna do L comportava os quartos e seria paralela ao muro poente. Ou seja voltava o interior do L para sudeste favorecendo a exposição solar e salubridade das partes mais intimas e ficaria com espaço de lazer mais amplo e aumentava aí os vãos. A entrada pedonal do lote seria no extremo nordeste por escadas e a entrada da casa pela sala mas adequirindo um pequeno hall e separação fisica da sala.

    Entenda isto apenas como mais um opinião mas do meu ponto de vista estaria a usufruir melhor do espaço do lote.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
  12.  # 14

    Colocado por: Gabinete OPCaro Francisco Ferreira, não se esqueça que algumas das alterações que agora pretende fazer requerem a elaboração de um projecto de alterações, nomeadamente a alteração do vão sacada por janela mais pequena. Antes de as fazer em obra comunique à sua equipa projectista o que pretende fazer. Relativamente à mudança de loiças sanitárias, há câmaras/smas que obrigam a projecto de alterações, outras a telas finais de águas e esgotos e outras que nem olham para isso aquando das telas finais de arquitectura.
    Relativamente ao desempenho energético, veja na sua DCR que acompanha o projecto térmico quais as medidas de melhoria propostas. Muitas vezes coloca-se o que vem no regulamento por defeito ( e mais penalizador ) por à partida ainda não se saber o que o dono de obra vai colocar, depois no CE, com a obra concluída faz-se novamente as contas e tem-se em conta os equipamentos e materiais aplicados.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário:francisco_ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:francisco_ferreira


    este é o DCR, e admito, não percebo boi do que se fala lá.....

    http://www.2shared.com/document/cEZSBiEg/C_online.html? clicar no DOWNLOAD azul mais a baixo.
  13.  # 15

    Já começou a festa, mas não muito bem... a pedido da CM retirei o muro e alarguei a estrada... e eu que até gostava mesmo daquele muro....

    Depois foi cortar arame e mandar os postes velhos abaixo, esta foi a ferramenta de eleição!!
      P1050621.JPG
      P1050633.JPG
  14.  # 16

    Assim fica um pouco mais larga
      P1050628.JPG
  15.  # 17

    Para não abusar das fotos, deixo apenas estas duas de verdadeiros tesouros da arquitectura tradicional portuguesa..
      P1050631.JPG
      P1050630.JPG
  16.  # 18

    Vantagem de morar no interior: não há muitas obras portanto despacham as licenças num rápido. 2 meses e já está.
    Já vai a bom ritmo!
    Concordam com este comentário: home_ls, nokitas
  17.  # 19

    Boa sorte :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco_ferreira
  18.  # 20

    Ontem já meteram a 1ª Placa.
    Pensava que ia ficar assente no cão, mas afinal fica no ar suspenso. A placa é feita com vigas de cimento e blocos e ficam assentes nas paredes de lado... O construtor diz que é melhor assim pois não vem a humidade do chão.
 
0.0389 seg. NEW