Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! Procurei aqui algumas discussões sobre o tema das mais-valias sobre a venda de imóveis, mas não fiquei esclarecido. Não sei se é ansiedade ou não. Vou expôr o meu problema.

    1. Comprei uma casa antiga por 40 000€ em 2004. Fiz uma hipoteca de 60000€ para aquisição e obras;
    2. Em 2006 fiz uma segunda hipoteca, anulando a primeira, acrescentando um valor para mais obras.
    3. Em 2007 vendo a casa por 85.000€, mas paguei a hipoteca de 82000€

    Na minha perspectiva, não ganhei quase nada com o negócio. Aliás, foi um mau negócio a que fui obrigado a recorrer. Como posso provar junto do IRS que não ganhei, ou seja, que não houve mais-valia?

    Até porque depois tive que recorrer ao crédito outra vez para fazer uma nova casa...

    Abraço, Daniel.
  2.  # 2

    Comprou por 40.000, vendeu por 85.000,tirando uma ligeira correcção monetária, tem uma mais valia de 45.000 euros.

    Tem as facturas todas das obras que fez?
    Se sim, pode tentar usa-las para considerar como despesas. Se não tem as facturas então não tem como evitar estas mais valias. O emprestimo não conta para nada na classificação de mais valias.

    Dependendo de ser habitação permanente, a casa que construiu também ser e ter investido lá os 85.000 euros pode conseguir que seja considerado como um renivestimento.

    Veja mais detalhes em:
    http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_igf/irs/CIRS_ARTIGO_010.htm
 
0.0076 seg. NEW