Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tarde,

Esta manha levantou-se uma discussão no meu trabalho sobre as garantias, isto porque temos uma reclamação de umas molas da Dorma que estão a fazer barulho e não funcionam bem.
    Nós damos garantia de 5 anos da obra, o problema é que a nós, o fabricante das molas apenas me dá 2 anos. A obra foi concluída à 4 anos.
    Alguém me pode ajudar indicando também qual a legislação.

Obrigado

Santos
    •  
      FD
    • 8 novembro 2012

# 2

Colocado por: Eng.º SantosAlguém me pode ajudar indicando também qual a legislação.

Decreto-Lei n.º 84/2008 , DR 98 Série I de 21 de Maio de 2008
    Ministério da Economia e da Inovação
    Sumário: Procede à alteração ao Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, que transpôs para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio, sobre certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas. Este Decreto-Lei altera e republica o Decreto-Lei 67/2003 de 8 de Abril.
    http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09800/0288802894.PDF

Decreto-Lei n.º 67/2003, DR 83 Série I-A de 08 de Abril de 2003
    Presidência do Conselho de Ministros
    Sumário: Transpõe para a ordem jurídica nacional a Directiva n.º 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio, sobre certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, e altera a Lei n.º 24/96, de 31 de Julho. Alterado pelo Decreto-Lei 84/2008 de 21 de Maio.
    http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09800/0288802894.PDF

Independentemente do fornecedor dar 2 anos ou 1 dia de garantia, a partir do momento em que vendem um imóvel, têm que dar 5 anos de garantia em tudo o que seja fixo e inamovível.
    É chato para o construtor? É mas, é assim a vida, feita de coisas chatas. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eng.º Santos
  2.  # 3

Colocado por: FDtudo o que seja fixo e inamovível.

Basta desmontar a mola que ela deixa de estar fixa e passa a ser amovível.
    Concordam com este comentário: eu, Luis K. W.
  3.  # 4

Colocado por: Picareta
    Basta desmontar a mola que ela deixa de estar fixa e passa a ser amovível.

A solução para o problema é.. negociar garantia maior com os fornecedores dos equipamentos.
  4.  # 5

Colocado por: Eng.º SantosBoas tarde,

Esta manha levantou-se uma discussão no meu trabalho sobre as garantias, isto porque temos uma reclamação de umas molas da Dorma que estão a fazer barulho e não funcionam bem.
    Nós damos garantia de 5 anos da obra, o problema é que a nós, o fabricante das molas apenas me dá 2 anos. A obra foi concluída à 4 anos.

Obrigado

Santos

Boa tarde,

E qual será o problema das molas? Não será falta de lubrificação e com massa consistente, isso fica bom? Ou é avaria da mola, obrigando a mesma a ir à Garantia??

Num condomínio onde faço assistência, a mola de porta também fazia barulho e tinha pouca força, afinei e lubrifiquei e ficou a funcionar corretamente.

Cumps
  5.  # 6

Colocado por: FDa partir do momento em que vendem um imóvel, têm que dar 5 anos de garantia em tudo o que seja fixo e inamovível.

Não foi uma venda, foi uma remodelação, isso faz alguma diferença?
    Obrigado

Santos
  6.  # 7

Colocado por: luisvvA solução para o problema é.. negociar garantia maior com os fornecedores dos equipamentos.

A solução é utilizar o mesmo critério usado actualmente nas obras publicas: 2 anos para equipamentos.

Se a lei obriga aos fabricantes de equipamentos a dar garantia de 2 anos, porque é que depois há-de obrigar os empreiteiros a dar 5 anos.

O luisvv acredita mesmo que um empreiteiro consegue comprar tudo com 5 anos de garantia? (não precisa de responder que eu já sei a sua resposta)
    •  
      FD
    • 8 novembro 2012

# 8

Colocado por: Eng.º SantosNão foi uma venda, foi uma remodelação, isso faz alguma diferença?

Faz. Estamos a falar da venda de um imóvel, uma casa, ou da garantia de uma obra/empreitada?
    O cliente é particular ou uma pessoa colectiva?
  7.  # 9

A solução é utilizar o mesmo critério usado actualmente nas obras publicas: 2 anos para equipamentos.
    Se a lei obriga aos fabricantes de equipamentos a dar garantia de 2 anos, porque é que depois há-de obrigar os empreiteiros a dar 5 anos.
    O luisvv acredita mesmo que um empreiteiro consegue comprar tudo com 5 anos de garantia? (não precisa de responder que eu já sei a sua resposta)

As obras públicas são, enfim, outra área. Se o Estado aplicasse a si mesmo as leis que cospe diariamente, não poderia existir. Mas isso são outros quinhentos.

Compreendo o que diz. Mas repare:

"Artigo 204.º Coisas imóveis
    1 - São coisas imóveis:
    a) Os prédios rústicos e urbanos;
    (..)
    d) Os direitos inerentes aos imóveis mencionados nas alíneas anteriores;
    e) As partes integrantes dos prédios rústicos e urbanos.
    (..)
    3 - É parte integrante toda a coisa móvel ligada materialmente ao prédio com carácter de permanência."

O que se passa aqui é que ao integrar algo num imóvel, o construtor está a dar a esse algo a qualidade de bem imóvel. (exagerando: da mesma forma que o faz com um tijolo, por exemplo ... ).

Por desconhecimento ou qualquer outra razão, os construtores não dão relevância ao assunto, mas há várias formas de lidar com o problema:
    a) negociar garantias; sim, é possível !
    b) limitar ao essencial os equipamentos;
    c) incluir no preço de venda os custos potenciais do período de garantia que vai suportar;
    d) confiar na sorte e na qualidade do material;
    • J.C
    • 8 novembro 2012

# 10

Colocado por: Eng.º SantosBoas tarde,

Como Engº está um pouco a leste. Looooooooooll
    O que diz a dorma é...Necessário lubrificar mensalmente o veio da mola.
    (logo não é responsabilidade sua mas de quem a utiliza)
    só se no orçamento está...Manutenção dos trabalhos efectuados.

Errado...Só erros!
    1º-5 anos de garantia da obra; Correcto.

2º-O Fabricante dá não 2, mas sim 3 anos de garantia. Logo deveria estar descrito no orçamento.

3º-Nos orçamentos (normalmente) tem sublinhados as garantias de cada coisa em separado.
    No caso de ter dado/escrito a garantia total do orçamento/trabalhos então...Vá lá arranjar a mola ao Cliente.

Obrigado

Santos
  8.  # 11

Colocado por: luisvvPor desconhecimento ou qualquer outra razão, os construtores não dão relevância ao assunto, mas há várias formas de lidar com o problema:
    a) negociar garantias; sim, é possível !
    b) limitar ao essencial os equipamentos;
    c) incluir no preço de venda os custos potenciais do período de garantia que vai suportar;
    d) confiar na sorte e na qualidade do material;
    Conheci, há uns 30 anos, um dos grandes pato-bravos de Lisboa.
    Ele tirou da carteira o que parecia ser um baralho de cartas. Eram cartões de contribuinte das empresas dele. Uma para cada prédio.
    Portanto:
    e) Criar uma empresa para cada prédio que construir. E fechá-la logo que acabe de vender tudo.
  9.  # 12

Colocado por: luisvva) negociar garantias; sim, é possível !

Parece fácil mas não é, porque a maior parte dos equipamentos são comprados por subempreiteiros, por exemplo: electricista, canalizador, motores estores, serralheiro (automatismos de portões). Regra geral o construtor não compra equipamentos, e os subempreiteiros não estão preparados para o problema das garantias. Como é que a empresa que fornece os estores (normalmente micro empresas), vai negociar com o fabricante de motores garantias de 5 anos? Ninguém lhe dá essa garantia. Sendo assim porque é que se um fabricante dá apenas 2 anos de garantia, o estado obriga as empresas que comercializam esses equipamentos a dar 5 anos de garantia!!!
  10.  # 13

boas
    não percebo
    deveria saber disto se constroi ou entra de alguma forma no ramo.
    as garantias são dadas pelos produtores/fabricantes das coisas.
    ou seja você só tem de dar garantia da colocação da mola e não da mola em si, a garantia da mola vem do produtor e foisse á 2 anos.
    abraço
  11.  # 14

boas
    a parte que interessa aquem anda por cá
    2 — O produtor pode opor -se ao exercício dos direitos
    pelo consumidor verificando -se qualquer dos seguintes
    factos:
    a) Resultar o defeito exclusivamente de declarações
    do vendedor sobre a coisa e sua utilização, ou de má utilização;
    b) Não ter colocado a coisa em circulação;
    c) Poder considerar -se, tendo em conta as circunstâncias,
    que o defeito não existia no momento em que colocou a
    coisa em circulação;
    d) Não ter fabricado a coisa nem para venda nem para
    qualquer outra forma de distribuição com fins lucrativos,

ou não a ter fabricado ou distribuído no quadro da sua
    actividade profissional;
    e) Terem decorrido mais de 10 anos sobre a colocação
    da coisa em circulação.
    para todos os efeitos voçê não retirou lucro pela colocação da mola ao dispor do cliente mas sim da sua colocação.
    abraço
    • dato
    • 9 novembro 2012

# 15

uma pergunta pertinente...

obra feita à 5anos mas faltam dois ou três apartamentos para vender, se o construtor vender um desses apartamentos tem que dar 5 anos de garantia?
  12.  # 16

Colocado por: datotem que dar 5 anos de garantia?

Sim.
    • dato
    • 9 novembro 2012

# 17

Colocado por: Picareta
    Sim.

Picareta, e em relação aos donos de obra q por aqui andam a construir a sua casinha, quem lhes dá a garantia?
    a garantia passa para o próximo dono caso haja uma venda antes dos 5 anos terminarem?

obrigado por me esclarecer estas duvidas
  13.  # 18

Parece fácil mas não é, porque a maior parte dos equipamentos são comprados por subempreiteiros, por exemplo: electricista, canalizador, motores estores, serralheiro (automatismos de portões).

Regra geral o construtor não compra equipamentos, e os subempreiteiros não estão preparados para o problema das garantias. Como é que a empresa que fornece os estores (normalmente micro empresas), vai negociar com o fabricante de motores garantias de 5 anos? Ninguém lhe dá essa garantia. Sendo assim porque é que se um fabricante dá apenas 2 anos de garantia, o estado obriga as empresas que comercializam esses equipamentos a dar 5 anos de garantia!!!

Isso é uma questão de fazer passar a pressão através da cadeia: o promotor compra ao subempreiteiro e negoceia garantia. O subempreiteiro tenderá a procurar material mais fiável ou fornecedor que dê garantia mais adequada.

Por mim, até levo a sua pergunta mais longe: porque é que o Estado há-de obrigar a que haja garantia..
  14.  # 19

Mera curiosidade. Como se processa as garantias de construção em espaço Urbano (Requalificação Urbana)? Qual é os períodos de Garantia?
  15.  # 20

Colocado por: rjmouraMera curiosidade. Como se processa as garantias de construção em espaço Urbano (Requalificação Urbana)? Qual é os períodos de Garantia?

Ninguém me consegue esclarecer? Pergunto porque na cidade dos meus pais, estão a desenvolver uma grande obra de requalificação urbana, mas a qualidade de construção (neste caso pavimentos) deixa muito a desejar!

0.0210 seg. NEW