Colocado por: Eng.º SantosAlguém me pode ajudar indicando também qual a legislação.
Colocado por: FDtudo o que seja fixo e inamovível.
Colocado por: Picareta
Basta desmontar a mola que ela deixa de estar fixa e passa a ser amovível.
Colocado por: Eng.º SantosBoas tarde,
Esta manha levantou-se uma discussão no meu trabalho sobre as garantias, isto porque temos uma reclamação de umas molas da Dorma que estão a fazer barulho e não funcionam bem.
Nós damos garantia de 5 anos da obra, o problema é que a nós, o fabricante das molas apenas me dá 2 anos. A obra foi concluída à 4 anos.
Alguém me pode ajudar indicando também qual a legislação.
Obrigado
Santos
Colocado por: FDa partir do momento em que vendem um imóvel, têm que dar 5 anos de garantia em tudo o que seja fixo e inamovível.
Colocado por: luisvvA solução para o problema é.. negociar garantia maior com os fornecedores dos equipamentos.
Colocado por: Eng.º SantosNão foi uma venda, foi uma remodelação, isso faz alguma diferença?
A solução é utilizar o mesmo critério usado actualmente nas obras publicas: 2 anos para equipamentos.
Se a lei obriga aos fabricantes de equipamentos a dar garantia de 2 anos, porque é que depois há-de obrigar os empreiteiros a dar 5 anos.
O luisvv acredita mesmo que um empreiteiro consegue comprar tudo com 5 anos de garantia? (não precisa de responder que eu já sei a sua resposta)
"Artigo 204.º Coisas imóveis
1 - São coisas imóveis:
a) Os prédios rústicos e urbanos;
(..)
d) Os direitos inerentes aos imóveis mencionados nas alíneas anteriores;
e) As partes integrantes dos prédios rústicos e urbanos.
(..)
3 - É parte integrante toda a coisa móvel ligada materialmente ao prédio com carácter de permanência."
Colocado por: Eng.º SantosBoas tarde,
Esta manha levantou-se uma discussão no meu trabalho sobre as garantias, isto porque temos uma reclamação de umas molas da Dorma que estão a fazer barulho e não funcionam bem.
Como Engº está um pouco a leste. Looooooooooll
O que diz a dorma é...Necessário lubrificar mensalmente o veio da mola.(logo não é responsabilidade sua mas de quem a utiliza)
só se no orçamento está...Manutenção dos trabalhos efectuados.
Nós damos garantia de 5 anos da obra, o problema é que a nós, o fabricante das molas apenas me dá 2 anos. A obra foi concluída à 4 anos.
Errado...Só erros!
1º-5 anos de garantia da obra; Correcto.
2º-O Fabricante dá não 2, mas sim 3 anos de garantia. Logo deveria estar descrito no orçamento.
3º-Nos orçamentos (normalmente) tem sublinhados as garantias de cada coisa em separado.
No caso de ter dado/escrito a garantia total do orçamento/trabalhos então...Vá lá arranjar a mola ao Cliente.
Alguém me pode ajudar indicando também qual a legislação.
Obrigado
Santos
Colocado por: luisvvPor desconhecimento ou qualquer outra razão, os construtores não dão relevância ao assunto, mas há várias formas de lidar com o problema:Conheci, há uns 30 anos, um dos grandes pato-bravos de Lisboa.
a) negociar garantias; sim, é possível !
b) limitar ao essencial os equipamentos;
c) incluir no preço de venda os custos potenciais do período de garantia que vai suportar;
d) confiar na sorte e na qualidade do material;
Colocado por: luisvva) negociar garantias; sim, é possível !
Colocado por: datotem que dar 5 anos de garantia?
Colocado por: Picareta
Sim.
Parece fácil mas não é, porque a maior parte dos equipamentos são comprados por subempreiteiros, por exemplo: electricista, canalizador, motores estores, serralheiro (automatismos de portões).
Regra geral o construtor não compra equipamentos, e os subempreiteiros não estão preparados para o problema das garantias. Como é que a empresa que fornece os estores (normalmente micro empresas), vai negociar com o fabricante de motores garantias de 5 anos? Ninguém lhe dá essa garantia. Sendo assim porque é que se um fabricante dá apenas 2 anos de garantia, o estado obriga as empresas que comercializam esses equipamentos a dar 5 anos de garantia!!!
Colocado por: rjmouraMera curiosidade. Como se processa as garantias de construção em espaço Urbano (Requalificação Urbana)? Qual é os períodos de Garantia?