Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Ando à procura de um recuperador de calor para a minha casa que está em construção.
    O que aconselham?
    Dizeram-me que o ferro fundido é melhor. e não me aconselharam o eléctrico pelo gasto de energia e despesa mensal.
    A sala tem 60m2 e a cozinha que fica oa lado tem 35m2 ambas, estas divisões tem uma porta a dividir. qual o tamanho indicado do recuperador?

    Ivo Faleiro
  2.  # 2

    Bom dia.

    Existem no mercado várias opções à nossa disposição. Eu pessoalmente acho que o ferro fundido passou um pouco à história. No ferro fundido existe a possibilidade de que com o calor o ferro fique mais frágil e nós ao colocarmos lá a madeira com um pouco mais de força e bater no ferro ele poderá rachar e depois tem de levar uma peça de substituição se for possível.

    Também prefiro com ventilação uma vez que aquece mais rapidamente a casa do que sem ventilação. Além de que podemos controlar o ventilador à nossa medida.
    Um recuperador de calor de 70 ou 80 é suficiente para essas dimensões. Mas claro está depende também da marca e respectiva potência do aparelho. Existe muita coisa por aí que não vale o dinheiro que gastamos. É que depois em vez de termos um recuperador de calor temos uma peça decorativa que emite um calorzito.

    Mais vale escolher logo algo que valha apena pois é uma coisa que vamos comprar e que vai durar muitos anos.

    Em termos de marcas nacionais aconselho a Fogo Montanha http://www.fogo-montanha.com. É uma marca com uma boa relação preço/qualidade além de os aparelhos serem fiáveis.

    Pode dar uma vista de olhos em http://www.centrodelareiras.com.Bom site com vários catálogos de várias marcas disponíveis para visualizar e fazer download. Sempre dá para tirar algumas ideias daquilo que poderá querer fazer. São bons profissionais uma vez que já tive experiência com eles.
    • jma
    • 19 agosto 2009

     # 3

    Caro DeLorean, uma vez que recuperou quase todos os temas relacionados com recuperadores de calor aqui do forum, aproveito para lhe colocar uma questão: tenho um recuperador de calor na sala, com entrada de ar exterior nas suas traseiras. Este recuperador aquece apenas a sala e não possui ventiladores integrados.
    A minha dúvida é se faz sentido colocar um ventilador no exterior da entrada de ar, de modo a aumentar a admissão de ar fresco.
    Por outro lado, e se a colocação deste ventilador não trouxer nenhuma mais valia, a entrada de ar exterior não deveria ter registo? é que assim, quando o recuperador está "apagado", no inverno continua a entrar o frio todo... a única vantagem é que a ventilação da casa está permanentemente assegurada!!
  3.  # 4

    Boa tarde.

    Para começar, consegue identificar o recuperador para ser mais fácil responder.
    A entrada de ar faz a admissão de ar directamente para a caixa de ar do recuperador ou a entrada é para a sala?

    A adição de um ventilador à entrada de ar fará sentido se o ar entrar directamente na caixa de ar do recuperador, se assim não for, não faz sentido.

    Quanto ao registo, seria benéfico uma vez que quando necessário poderia fechar e abrir à sua vontade.
    • jma
    • 19 agosto 2009

     # 5

    Boa tarde,
    a entrada de ar exterior faz-se para a "courette" que capta o calor do recuperador, ao nível do chão, ficando assim ainda a uns 20cms da traseira do recuperador.
    Quanto ao registo, será de facto o que farei, caso não seja interessante colocar um ventilador. Obrigado pela sua opinião.
 
0.0060 seg. NEW