Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

também não seria possivel com acertos. e em relação a contagem são obrigados por lei a fazerem de dois em dois meses penso ou 3 no máximo. de outubro de 2011 a agosto de 2012 já vão uns meses. poderá a levar a cometer erros? nao sei! eles deviam fazer um esforço para tentar descobrir. de qualquer maneira não é possível estes valores. nem com acertos e estão limitados em relação a acertos. no maximo só poderiam fazer 6 meses de acertos se não me engano. fico a espera de noticias da galp e deco a ver como se resolve isto. vou dando noticias.

cumprimentos e obrigado a todos
    •  
      FD
    • 13 novembro 2012 editado

# 22

Tem muito por onde pegar aqui:

Artigo 10.º
    Prescrição e caducidade

1 - O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação.

2 - Se, por qualquer motivo, incluindo o erro do prestador do serviço, tiver sido paga importância inferior à que corresponde ao consumo efectuado, o direito do prestador ao recebimento da diferença caduca dentro de seis meses após aquele pagamento.

(...)

Artigo 11.º
    Ónus da prova

1 - Cabe ao prestador do serviço a prova de todos os factos relativos ao cumprimento das suas obrigações e ao desenvolvimento de diligências decorrentes da prestação dos serviços a que se refere a presente lei.

2 - Incide sobre o prestador do serviço o ónus da prova da realização das comunicações a que se refere o artigo 10.º, relativas à exigência do pagamento e do momento em que as mesmas foram efectuadas.

http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=939794

A mim aconteceu-me algo parecido. Deixei acumular contagens e depois quando a EDP me tentou cobrar 300€ ou 400€ de leituras em atraso, recusei.
    Paguei o valor como sinal de boa vontade mas, reclamei. Fizeram-me uma média de consumo mensal desde a última leitura real da empresa e cobraram-me só o referente aos últimos 6 meses.
    Foi-me devolvido por crédito na conta bancária quase metade do valor pedido.
    Insisti com a DECO e ainda me deram mais alguns trocos...
  2.  # 23

eu ainda não sei se paguei a mais ou não mas nos meses anteriores paguei duas facturas grandes também, uma de quase 200 e outra de 200 e qualquer coisa. não reclamei ai e se calhar fui lesado ai e também não sei. vou rescindir contrato e a galp está a analisar outra vez a situação depois de insistir mais uma vez para encontrarem o problema. é preciso ter atenção com estas empresas, alem de acontecer erros como este, aproveitam o desconhecimento das pessoas.

cumprimentos e até breve

obrigado a todos
  3.  # 24

e espero noticias também da deco.
    • AnaT
    • 14 novembro 2012 editado

# 25

200 € de gás para banhos de duas pessoas?
    E acham isso normal?
    Eu realmente devo estar a ganhar muito pouco...
    Para uma pessoa, pago cerca de 40€ de dois em dois meses e cozinho todos os dias (forno incluído), duche todos os dias...
    Concordam com este comentário: eu, Tiago F, sisu
  4.  # 26

As vezes estas empresas abusam porque por causas de uns não quererem pagar, enviam o prejuízo para outras pessoas e inventam uma desculpa qualquer! Cá para mim é isso!

Eu tenho um colega meu que também aconteceu o mesmo e ele disse que raramente utilizava o gás, pois comia no hotel dia e noite, e no tempo de descanso tomava banho porque perdia o tempo todo só a ir a casa!
  5.  # 27

Não sei de onde é mas eu com a Lisboagás tive um problema com a faturação de uma casa arrendada que deixei e passados 3 meses da rescisão ainda me mandavam faturas, liguei para lá e disseram-me que iam mandar nota de crédito mas só mandaram de 1 das 3 faturas. Nada vou fazer que tenho o comprovativo de rescisão de contrato e se eles se voltarem a queixar ainda os processo mas é. Estes tipos não valem nada, Galp, Edp, sapo, meo's etc são tudo uma cambada de incompetentes, um país de atrasados.
  6.  # 28

estarão relacionadas estas duas facturas de 200 relacionadas com a a de 2340? terão feito estimativas através dai visto que a galp não fez contagem real em mais de 6 meses, que deveria ter feito. fizeram a ultima contagem em outubro de 2011 e a ultima quando vieram trocar o contador e depois ainda fizeram uma contas malucas que o cliente não percebe nada. depois a contagem volta ao normal, pago 18 euros, a seguir enviam-me outra factura de 189 euros em relação ao exame do contador antigo. juntamente com essa factura estavam incluídos 27.15 euros de consumo, peço para pagar só o consumo e vão analisar porque a referência é para o consumo e o exame do contador. pouco depois telefona-me a galp a dar me o nib de transferencia para pagar 43.64 euros. faço logo a transferencia. depois ligo outra vez a galp para avisar e quem me atende não sabe de nada e ainda está em analise esse problema. para que me telefonou a galp? esta gente brinca com as pessoas. na próxima factura la vem este consumo já pago e la vou estar eu outra vez a explicar e mostrar que paguei mais uma vez. 20 pessoas a fazer o mesmo trabalho. todos começam mas ninguém acaba. péssima organização entre outras coisas.

esta foi a ultima factura recente que me trouxe mais esse problema. e ainda estarei a espera de mais problemas destes quando tirar o contador e rescindir contrato etc. são uns incompetentes. nao quero ofender ninguém mas é a palavra certa.

cumprimentos e obrigado a todos

até breve
  7.  # 29

Esqueci-me dum pormenor! 23 por cento de 27.15 euros e cobram-me 43.64 euros. vou descansar a cabeça que tenho de ir trabalhar.

obrigado a todos
  8.  # 30

Parece-me que teremos novidades quando regressar do trabalho ...
  9.  # 31

bom dia. a galp insiste que tenho de pagar. não encontram problema nenhum. como a galp não cumpriu a lei, não fazendo as contagens obrigatórias alguém me sabe dizer se só por isto tenho direito a não pagar esta quantia? fizeram a contagem em Outubro de 2011 e depois fizeram em Julho, Agosto de 2012 e enviam a factura com esta quantia! Cumprimentos
  10.  # 32

o artigo 10 e 11 acima descrito serve para esta situação? de a galp não ter cumprido com as suas obrigações da contagem obrigatória? Levou desde Outubro de 2011 a Julho de 2012 sem fazerem contagens obrigatórias.

Cumprimentos e obrigado
    •  
      GF
    • 3 janeiro 2013

# 33

Colocado por: Antonio.da.Cruzo artigo 10 e 11 acima descrito serve para esta situação? de a galp não ter cumprido com as suas obrigações da contagem obrigatória? Levou desde Outubro de 2011 a Julho de 2012 sem fazerem contagens obrigatórias.

Cumprimentos e obrigado

Parece-me que sim, diz logo no nº1, no ambito de aplicação:

c) Serviço de fornecimento de gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados;
    • musci
    • 3 janeiro 2013 editado

# 34

António,

Antes de mais a operadora tem o dever de efectuar leituras de 2 em 2 meses caso os consumos sejam iguais ou inferiores a 10.000m3, suponho que seja o caso sendo uma habitação familiar. Portanto não podem ficar sem contagens desde Outubro de 2011 a Julho de 2012.

No Regulamento de Relações Comerciais (RRC) da ERSE, indica no artigo Artigo 159.º, referente à Leitura dos equipamentos de medição o seguinte;

"5 - A leitura dos equipamentos de medição da responsabilidade dos operadores das redes deve respeitar as seguintes regras:
    a) Para os clientes em baixa pressão com consumo anual inferior ou igual a 10 000 m3 (n), o intervalo entre duas leituras não deve exceder os dois meses.
    b) Para os restantes clientes, quando não disponham de equipamento de telecontagem, a periodicidade de leitura deve ser mensal."

A facturação deve ser mensal, salvo outro acordo entre as partes.
    Caso seja efectuada estimativa é necessário seguir o procedimento estabelecido no Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados , capitulo 15 "PROCEDIMENTOS A SEGUIR PARA EFEITOS DE APURAMENTO DE CONSUMOS"
    Caso detecte que o problema esteja no contador pode solicitar sua aferição metrolócgica e ao verificar-se essa anomalia os custos são imputados à distribuidora, caso contrário será imputado ao cliente. Portanto é necessário ter cautela.

Aconselho a dar uma leitura pelo RRC e utilize, preferencialmente, o email nas diversas trocas de comunicações com a distribuidora.
    Qualquer coisa estou ao dispôr.
  11.  # 35

boa tarde. hoje mandaram mensagem de voz a dizer para pagar ou vai para contencioso. pedi também ajuda a deco e até hoje nada. vou esperar.

obrigado a todos
  12.  # 36

é socio da deco?
  13.  # 37

informe-se junto de um advogado ou solicitador sobre este assunto mas no seu caso eu deixaria eles avançarem par acontencioso pois o prazo de 6 meses passou sobre os consumos supostamente efetuados!
    A galp têm de provar que consumiu o gás e explicar como após a mudança de contador os consumos voltam ao normal!?

estando bem informado nem precisa de um advogado para se defender portanto deixe-os avançar , mas informe-se sobre as suas probabilidades !

0.0216 seg. NEW