Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Os tubos do meus ar condicionado são curtos, segundo o técnico deviam dar para fazer “ pescoço de cavalo”.
    A solução é acrescentar mais tudo, a já me disserem que soldar a cobre é muito complicado e que nunca fica a 100%
    Qual a vossa opinião/experiência?
  2.  # 2

Colocado por: jorgesantosOs tubos do meus ar condicionado são curtos, segundo o técnico deviam dar para fazer “ pescoço de cavalo”.
    A solução é acrescentar mais tudo, a já me disserem que soldar a cobre é muito complicado e que nunca fica a 100%
    Qual a vossa opinião/experiência?

sinceramente nao percebo qual e a sua duvida,

mas a brasagem em tubo de cobre e das coisas mais faceis de fazer, isto para quem sabe,

executo nalgumas instalacoes milhares de brasagens e teem que ficar a 100%, senao nos testes de estanquidade a 40bar durante 24 horas nao passam no controle de qualidade.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvessenao nos testes de estanquidade a 40bar durante 24 horas nao passam no controle de qualidade.

ensaio em obra?
  4.  # 4

Colocado por: electraoensaio em obra?

sim com azoto, e sem o qual o fabricante não dá garantia sobre o equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  5.  # 5

Colocado por: jorgealves
    sim com azoto, e sem o qual o fabricante não dá garantia sobre o equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

eu deixei a pré-instalação para AC. mesmo assim, penso que será agora que deverei pedir (o ensaio) e não quando optar por os instalar.

obrigado
  6.  # 6

Colocado por: electraoeu deixei a pré-instalação para AC. mesmo assim, penso que será agora que deverei pedir (o ensaio) e não quando optar por os instalar.

numa pré-instalação pequena (habitualmente, as desta dimensão) e desde que NÃO tenha existido qualquer emenda\acrescento nas tubagens, eu acho que é um preciosismo,

se houve emendas, já seria obrigatório (existe por aí cada artista que só visto)

atenção que as pontas têm que estar devidamente seladas e não somente tamponadas com qualquer coisa, o ideal era mesmo soldadas.

PS: em doméstico não vai nenhum técnico da marca arrancar com a maquina e ninguém faz testes de estanquidade com azoto como acontece na gama comercial dos VRV´S.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  7.  # 7

Como o Sr jorgealves disse as soldaduras sao o nosso prato do dia secalhar quem lhe fez a passagem dos cobres nao foi nenhum tecnico de ac.
  8.  # 8

Colocado por: carvalho91Como o Sr jorgealves disse as soldaduras sao o nosso prato do dia secalhar quem lhe fez a passagem dos cobres nao foi nenhum tecnico de ac.

Por acaso foi... e se calhar também fez o teste.... eu é que nunca perguntei...

cumps
  9.  # 9

e já agora, esse ensaio é só mesmo para AC ou vale também para todas as instalações em cobre (ex. aquecimento central)? provavelmente as tolerâncias do ensaio são diferentes...

cumps
    • eu
    • 17 novembro 2012

# 10

Colocado por: jorgesantosjá me disserem que soldar a cobre é muito complicado e que nunca fica a 100%

Esta é para rir... até eu, que não trabalho na área, já soldei facilmente tubos de cobre, que estão a serviço há dois anos, sem fugas...
    Concordam com este comentário: jorgealves, carvalho91
    • dato
    • 17 novembro 2012

# 11

Colocado por: electraoe já agora, esse ensaio é só mesmo para AC ou vale também para todas as instalações em cobre (ex. aquecimento central)? provavelmente as tolerâncias do ensaio são diferentes...

cumps

para o aquecimento central o teste deve ser a olho..se n pingar é pq está bom..lol
    Concordam com este comentário: carvalho91
  10.  # 12

teoricamente todas as tubagens teem que ser ensaiadas a 1,5vezes a pressao maxima de trabalho,

em ac com fluidos classe 400 usa-se o teste com azoto a 40bars, usando-se outras pressoes com tubagens para outros fluidos,

0.0153 seg. NEW