Iniciar sessão ou registar-se
    • RMMA
    • 9 novembro 2012

# 1

Sei que já são inúmeras as publicações sobre qual o melhor sistema de aquecimento em apartamentos já construídos, mas ainda não encontrei nenhuma que se adaptasse exactamente ao meu caso. O nosso apartamento tem cerca de 15 anos e, como tal, tem uma classe de certificação energética C (vidros duplos, caixilharia em alumínio, janelas e portas de abrir). Temos pré-instalação de aquecimento central e lareira aberta. Tenho ideia que o aquecimento central (gás canalizado) seria o melhor tipo de aquecimento tendo em conta as nossas necessidades/requisitos, e queria apenas confirmar isso com os foristas com mais conhecimentos/experiência com aquecimentos. Em termos de necessidades, o apartamento é no Porto, pelo que apenas estamos interessados em aquecimento e não em arrefecimento no Verão. Pensámos também em colocar recuperador na lareira, mas ligar a lareira todos os dias é algo que não consideramos muito prático, principalmente se for apenas para aquecer a sala (escusado será dizer que não há tubagens para nenhuma outra divisão do apartamento pelo que imagino que um simples recuperador na lareira não aqueça um apartamento de 120 m2 ou talvez esteja enganada?). Imagino que ar condicionado seja eficiente, mas eu tenho alergias e só temos como espaço exterior uma varanda que gostamos de utilizar (ou seja, não convinha que ficasse cheia de caixas por causa de ar condicionado, a hipótese de colocação em fachada exterior também está, obviamente, fora de questão). Queríamos também um sistema que não envolvesse muitas obras. Tendo em conta estas considerações, será que o aquecimento central a gás canalizado é a melhor opção ou haverá algum sistema, nomeadamente eléctrico, que possa compensar financeiramente, quer em termos de consumo, quer em termos de manutenção? Queria acrescentar ainda que trabalho em casa, pelo que pelo menos o escritório teria de ter uma temperatura aceitável durante o dia.

Em conclusão, temos noção que é preciso gastar € para ter uma temperatura de conforto em casa no Inverno, e estamos dispostos a investir nisso. No entanto, não queremos estar a investir, por exemplo, numa caldeira e radiadores se é para depois os termos desligados por gastarmos uma fortuna por mês. Pela vossa experiência, com aquecimento central a gás e os isolamentos de um apartamento de 15 anos, acham possível não gastar mais de 100 euros/mês em gás? (Refiro ainda que usamos gás para aquecimento das águas e fogão).

Desde já obrigada por qualquer ajuda que possam dar.
  1.  # 2

Bom dia! Ainda não tem radiadores? Pode-se fazer um estudo mas no local. Pelo que me parece a melhor opção é uma caldeira a gás natural e se quer mesmo poupar poderá instalar uma de condensação. É tudo uma questão de estudo.

0.0095 seg. NEW