Iniciar sessão ou registar-se
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 1

    Boa noite pretendo tirar umas dúvidas relativas a algumas alineas de um caderno de encargos referente a uma moradia que vou contruir.
    A moradia tem 230 m2 com 175 m2 de área util, vai ser uma moradia chave na mão.

    As dúvidas referem-se à estrutura no qual o caderno de encargos diz:
    "Fornecimento e execução de piso/ pavimento térreo com : nivelamento e compactação da base, aplicação de enrocamento com 0.20 m de brita compactada, massame com 0.10 m de espessura, incluindo malhasol AQ50 e camada de regularização com 0.03 m de argamassa e acabamento final com betão aafagado de 0.08 m ou material equivalente ( com preço base de 15 euros/m2)."

    Sou um leigo não conheço estas referências daí as minhas dúvidas?

    Depois uma dúvida relativa às paredes exteriores com capoto

    "Assentamento de alvenaria em blocos de cimento com espessura 0.20 cm de espessura com posterior aplicação de sistema ETICs com 0.04 m de espessura produto marca MAXIT sistema hotskin com colagem dos painéis de isolamento: 3 a 5 Kg/m2 com camada base 4 a 8 Kg /m2 de 3 a 5 mm ou produto barbot sistema Barbotherm com massas de barramento final com junção de um regulador de fungos ."


    Será que o capoto tem a espessura adequada e relativamente aos blocos de 20?
  1.  # 2

    penso que nesse pavimento terreo está a faltar falar de impermeabilização e isolamento termico perimetral ( ou seja segundo os manuais neste caso de pavimento terreo não é necessário isolar termicamente toda a base mas apenas uma faixa a todo o perimetro junto ás paredes exteriores.
    deve ser exigente com as pessoas que lhe fizeram os projectos e recolher ai mais informações.
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 3

    penso que nesse pavimento terreo está a faltar falar de impermeabilização e isolamento termico perimetral ( ou seja segundo os manuais neste caso de pavimento terreo não é necessário isolar termicamente toda a base mas apenas uma faixa a todo o perimetro junto ás paredes exteriores.
    deve ser exigente com as pessoas que lhe fizeram os projectos e recolher ai mais informações.

    O empreiteiro falou-me que normalmente colocam uma tela exterior de isolamento nas zonas enterradas no solo, penso que será disso que fala? mas fez bem em me lembrar pois não está escrito e relativamente ao resto é o normal?
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 4

    mais duvidas relativas à estrutura
    " Aplicação de betão armado incluindo corte, dobragem e montagem amarrações e reforços de armaduras colocação de cofragem e colocação de B20 em:
    -Execução de pilares isolados e ou locais para receber alvenaria de bloco com betão C16/20 e aço a400NR incluindo cofragem e armadura betonagem e descofragem.
    -Betão de limpeza ou brita de 0.10 m em sapatas e lintéis;
    -Execução de sapatas contínuas, vigas de fundação e de equilibrio com betão c16/20 e aço A400NR incluindo cofragem e armaduras.
    -Execução de vigas de estrutura com betão C16/20 e aço A400NR.
    -Execução de vigas de cinta c/betão c16/20 e aço a400NR.

    Fornecimento e colocação de lajes aligeiradas pré esforçadas (lajes de piso/teto) tipo "PAVINEIVA"


    Alguém experiente no assunto que verifique algum problema ou alguma coisa que deva falar com o empreiteiro?
  2.  # 5

    Essas alíneas são do caderno de encargos ou da proposta de orçamento que o empreiteiro fez?
    A tela que o empreiteiro fala é certamente a famosa tela pitonada cuja a função é proteger a impermeabilização das zonas enterradas. Sem haver impermeabilização ter tela ou não ter nada é exactamente a mesma coisa.
    O que é que está definido no projecto para a impermeabilização?
    No que respeita à estrutura tem que confirmar se aquilo que lhe estão a propor é o mesmo que está nos projectos.

    Este é um trabalho para o seu fiscal. Esta é a sua primeira responsabilidade para consigo
  3.  # 6

    0.04 m senhor Dias
    Não venha já assustar o homem :))
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 7

    ETICS com 0.04 mm de espessura ?


    O capoto terá 0.04 m de espessura ou se quiserem 4 cm.

    Todas as alineas que mencionei fazem parte do caderno de encargos do projecto chave na mão.
    Este projecto caso seja assinado por mim será feito por um empresa com gabinete de arquitectura, engenheiros, empreiteiro etc.

    De que fiscal fala?
  4.  # 8

    Pelo menos na minha terra 0.04 m é 4 cm :)))
    Já o bloco de 20 me faz mais confusão.
    Qual a espessura dos pilares?
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 9

    Será que devo reforçar a espessura do capoto?
    Alguém tem o esquema ideal de uma parede com capoto?
    Qual as dimensões recomendadas para o suporte em alvenaria que constituirá a parede?
  5.  # 10

    Ou seja o gabinete que está a fazer o projecto é o mesmo que vai contratar o empreiteiro para construir?
    Hummmm : ((((
    O fiscal de que falo será um técnico contratado por si que tem a responsabilidade de 1º verificar todos os projectos no sentido de serem detectadas anomalias que devem ser corrigidas antes de se iniciar a construção.
    Depois de todo o projecto compatibilizado deve verificar as proposta do empreiteiro de forma a que esta sejam iguais ou identicas às que estão no projecto
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 11

    Relativammente aos pilares a única informação descrita é a que postei em cima
    " Aplicação de betão armado incluindo corte, dobragem e montagem amarrações e reforços de armaduras colocação de cofragem e colocação de B20 em:
    -Execução de pilares isolados e ou locais para receber alvenaria de bloco com betão C16/20 e aço a400NR incluindo cofragem e armadura betonagem e descofragem.
    -Betão de limpeza ou brita de 0.10 m em sapatas e lintéis;
    -Execução de sapatas contínuas, vigas de fundação e de equilibrio com betão c16/20 e aço A400NR incluindo cofragem e armaduras.
    -Execução de vigas de estrutura com betão C16/20 e aço A400NR.
    -Execução de vigas de cinta c/betão c16/20 e aço a400NR.
  6.  # 12

    A forma como está a iniciar este processo não me parece a melhor.
    Quem lhe deve apresentar e explicar todas as soluções construtivas é o gabinete de projectos
  7.  # 13

    Antes de assinar qualquer contrato peça os projectos todos para analisar. Analisar situações avulso vai dar problemas.
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 14

    A questão é que me indicaram que não teria que me preocupar com nada.
    Primeiro é feito o projecto e apresentado na câmara, segue-se o projecto de especialidades tendo a licença de construção tudo será tratado pelo empreiteiro e arquitecto.
    As minhas questões estão relaccionadas com o preço pois penso que é bom pra um projecto deste genero. (540 m2)
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 15

    A forma como está a iniciar este processo não me parece a melhor.
    Quem lhe deve apresentar e explicar todas as soluções construtivas é o gabinete de projectos


    Se calhar não me estou a saber exprimir, o projecto começou com desenho de toda a habitação e escolha dos respectivos materiais por parte do arquitecto posteriormente este cadeerno de encargos foi apresentado para todo o conjunto da obra.
  8.  # 16

    Você é que sabe mas acha que se não preocupar mais alguém se vai preocupar consigo?
    Quando amanhã tiver um problema de humidades ascendentes ou gastar uma fortuna para não morrer gelado dentro de casa como é que vai pedir responsabilidades a alguém se neste momento nem sequer imagina aquilo que está a comprar?
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 17

    Caso pretenda avançar com o processo terei de pagar a percentagem que diz respeito ao projecto e após a emissão da licença da câmara terei de pagar as próximas percentagens parece-me que neste campo não terei problemas
  9.  # 18

    As partes desse caderno de encargos que aqui apresenta parecem pouco mais que uma memoria descritiva do projecto de arquitectura. Ou seja são tão genéricas que não lhe dão garantia de nada. Ao nível de impermeabilização por exemplo se for feito como o descrito vai ter um cancro (humidades) do qual não se vai ver livre para o resto da vida
    • amac
    • 10 novembro 2012

     # 19

    Você é que sabe mas acha que se não preocupar mais alguém se vai preocupar consigo?
    Quando amanhã tiver um problema de humidades ascendentes ou gastar uma fortuna para não morrer gelado dentro de casa como é que vai pedir responsabilidades a alguém se neste momento nem sequer imagina aquilo que está a comprar?


    Acredito nas entidades competentes para fazer essas avaliações penso que as câmaras não vão emitir liecença nem a obra avançará caso infrinja algum dos certificados exigidos na actualidade. Depois tenho ainda 5 anos de garantia de construção.

    A minha vinda a este forum será para contar a minha experiencia esperando que seja positiva e esclarecer algumas duvidas de forma a melhorar aspectos que ainda poderão ser negociados.
  10.  # 20

    Já agora qual o valor que tem que pagar e o que é que esse valor inclui?
 
0.0225 seg. NEW