Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ah já percebi, obrigado pela explicação loverscout .

:)
  2.  # 2

e não será pequeno 3 quartos , 2 wc's. cozinha e sala p 120m2 ?

:S não tenho muita noção dos metros , desculpe

obrigado
  3.  # 3

Colocado por: flávia po que quer dizer com isto? não compreendo, desculpe...

É como disse o loverscout. Já a aconselharam a ir a lojas de materiais de construção, sendo assim tome notas e escolha os materiais que quiser, quando contratar o empreiteiro já estará tudo incluído. Tem mais trabalho agora mas depois dorme mais descansada, e não tem que preocupar se o empreiteiro lhe rouba os materiais, ou se parte muito azulejo, ou se o mosaico que encomendou depois não chega e já não se fabrica desse lote....

Mesmo escolhendo os materiais antes de iniciar a obra, nada impede que alguns sejam trocados depois de iniciar os trabalhos, basta depois verificar a diferença de preço entre os materiais e acertar contas com o empreiteiro, e é sempre mais fácil se tiver uma lista de preços unitários.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  4.  # 4

Colocado por: flávia pe não será pequeno 3 quartos , 2 wc's. cozinha e sala p 120m2 ?

:S não tenho muita noção dos metros , desculpe

obrigado

pois..... por isso lhe estou a dizer ha varios posts.... que ter uma banheira de hidromassagem, um ar condicionado, uma lareira...etc etc pode nao ser um luxo.....e ter uma casa com 200m2 (exemplo) pode ser um luxo....

é tudo muito relativo..... ja dizia Einstein....
  5.  # 5

não sei muito bem...
    começo a ficar muito baralhada e com vontade de desistir da ideia... estou a ficar desanimada...

:( :S

obrigado a todos
  6.  # 6

Colocado por: loverscoute ter uma casa com 200m2 (exemplo) pode ser um luxo....

Até porque o imi e os custos com a climatização são proporcionais à área.
  7.  # 7

Colocado por: flávia pnão sei muito bem...
    começo a ficar muito baralhada e com vontade de desistir da ideia... estou a ficar desanimada...

É normal que fique frustrada. Se quer que a casa fique direita vai ter muito trabalho, é mesmo assim.
  8.  # 8

só uma coisa quando dizem para fazer a conta de por exemplo: 750€/m2 é a contar com o tamanho digamos da casa ou do terreno todo.

ou seja os 150m2 da casa ou os 300m2 do terreno?

obrigado a todos
  9.  # 9

às vezes penso que se calhar não vou conseguir... gostava de dizer : olhe eu quero isto isto e isto, faça e quando estiver pronto avise! LOOL sei que é impossível, mas era bom não ter tantas chatices e preocupações...

obrigado a todos
  10.  # 10

Colocado por: flávia psó uma coisa quando dizem para fazer a conta de por exemplo: 750€/m2 é a contar com o tamanho digamos da casa ou do terreno todo.

O que gera controvérsia é o preço por m2, mas o problema está na quantificação dos m2. Para ter algum rigor deve separar-se a area da casa da área de garagens, varandas e anexos. O preço de construir 1m2 de garagem é diferente de construir 1 m2 de cozinha.

No seu caso deve considerar apenas a área da casa.
  11.  # 11

então nesse caso serão os 750€ (exemplo) x 150 m certo?

obrigado
  12.  # 12

Colocado por: flávia pentão nesse caso serão os 750€ (exemplo) x 150 m certo?

Certo, mas é uma estimativa, tem pouco rigor. Depende dos arranjos exteriores que pretende fazer, pode não necessitar de muros, ou pode gastar 20 ou 30 mil em muros exteriores. Se for rocha a escavação é muito mais cara do que se for terra, .....etc. E depende também do projecto, quantos mais cantos e recantos mais caro fica.
  13.  # 13

então o que me aconselha em relação a isso é : pedir vários orçamentos a construtores e ver qual faz o preço mais baixo e melhor do projecto em questão não é?

claro que primeiro tenho de consultar um arquitecto para fazer o projecto... isso não se questiona, e depois pedir vários orçamentos a construtores que façam tudo de uma vez, ou recorro a empresas diferentes para fazer os trabalhos? excluindo electricidade e pintura...

obrigado
  14.  # 14

Colocado por: flávia pclaro que primeiro tenho de consultar um arquitecto para fazer o projecto... isso não se questiona, e depois pedir vários orçamentos a construtores que façam tudo de uma vez, ou recorro a empresas diferentes para fazer os trabalhos? excluindo electricidade e pintura...

Deve recorrer a uma empresa que faça tudo, menos a electricidade e pintura. Assim quando começar a obra já sabe quanto vai gastar. Deve pedir vários orçamentos.
  15.  # 15

e quando eu aceitar trabalhar com um construtor, o orçamento será mesmo aquele ou depois no fim ele pode exigir mais dinheiro por alguma coisa que não estivesse planeada. ou seja por algo que estava incluído no orçamento e depois ele gaste mais eu tenho de pagar ou é o que nós acordámos independentemente do resto?

obrigado
    • tiagot
    • 13 novembro 2012 editado

# 16

O construtor deverá ficar vinculado ao orçamento que propôe.
    No fim de ter o projecto de execução concluído (com todas as peças desenhadas e escritas, mapas de acabamentos, caderno de encargos, mapas de quantidades etc...) deverá levar todos esses elementos a vários empreiteiros/construtoras.
    E no final será adequado que o contrato vincule o empreiteiro selecionado a executar o que está previsto no projecto de execução ao preço que ele propõe.

Depois convém fazer o mínimo possível de alterações em obra ou deixar elementos ou aspectos indefinidos. No final esses são dois campos onde podem surgir conflitos porque não estão previstos pelo projecto e são uma oportunidade para o "descontrolo".

Por isso é que por vezes vale mais investir na fase do projecto, para se evitar ao máximo estas alterações/indefinições. Tente não deixar nada indefinido.
    O empreiteiro antes de dar o orçamento terá que se certificar que consegue cumprir os preços que dá, confirmando com os seus fornecedores, deixando uma pequena margem de erro (há sempre flutuações nos preços).

Mas no final, quanto mais rigor desde o início melhor para todos, incluindo para os empreiteiros, que de momento trabalham com margens muito reduzidas e não têm capacidade para absorver qualquer prejuízo.

Cpts.
  16.  # 17

Colocado por: flávia pe não será pequeno 3 quartos , 2 wc's. cozinha e sala p 120m2 ?
    +Hall + Corredor.
    Seria muito à justa.
    Considere, no mínimo,140m2.

Colocado por: flávia pentão nesse caso serão os 750€ (exemplo) x 150 m certo?
    Certo. Mais IVA.

Colocado por: flávia pentão o que me aconselha em relação a isso é : pedir vários orçamentos a construtores e ver qual faz o preço mais baixo e melhor do projecto em questão não é?
    claro que primeiro tenho de consultar um arquitecto para fazer o projecto... isso não se questiona, e depois pedir vários orçamentos a construtores que façam tudo de uma vez, ou recorro a empresas diferentes para fazer os trabalhos? excluindo electricidade e pintura...
    Primeiro: pedir ORÇAMENTOS a arquitectos (1mês).

Segundo: escolher arquitecto (2meses)

Terceiro: executar o projecto (6meses), com mapas de medições e caderno de encargos (para entregar às empresas de construção que irá consultar). Durante este período terá de colaborar com o arquitecto na escolha de TODOS os materiais, armários de cozinha, louças e torneiras, caixilhos para janelas, azulejos e mosaicos, puxadores e interruptores, etc.

Quarto: dar entrada de projecto na Câmara para obter licença de construção (1 ano)
    (entretanto)
    Quarto': Consultar empresas de construção para darem preços.

Quinto: escolher empresas de construção (com alvará, seguros, etc., em dia).

Sexto: Iniciar a obra quando tiver a Licença Camarária paga.

Por esta altura, terão passados uns 2 anos, já terá gasto 8 a 10 mil euros em tempo e dinheiro e ainda não construiu nada.

(este exercício foi para interiorizar no que consiste a aventura que é construir a «nossa casinha»)
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  17.  # 18

a minha intenção é mesmo essa, por tudo no projecto para depois não ter surpresas finais e deixar algum dinheiro para manobra, caso haja alguma alteração. por exemplo dar o valor de 95.000 e ter 100.000 disponível. assim se acontecer algo já tenho por onde me mexer... apesar de não ser muito, mas como tenho intençãode deixar tudo muito bem definido de principio espero que não haja alterações.

1º passo arquitecto
    2º passo construtor

e andar para a frente, certo?

obrigado
    • Oinq
    • 13 novembro 2012

# 19

Eu tenho um apartamento t3 de 90m2 agora o quarto maior tem12... Tudo é relativo...
  18.  # 20

pois, eu compreendo, tudo depende das áreas das divisões... mas tendo então um quarto a menos já não há necessidade de uma área tão grande, penso que 120m2 chegam... porque também não quero áreas exorbitantes...

obrigado

0.0298 seg. NEW