Iniciar sessão ou registar-se
    • NunoMN
    • 12 novembro 2012 editado

# 1

Boa tarde,
    Tenho uma loja com cerca de 180m2 cuja planta envio em anexo. A loja é bastante fria no inverno e pondero instalar um sistema de aquecimento. Estava bastante receptivo à ideia dos emissores térmicos de inércia, até começar a ler algumas opiniões aqui neste fórum. Agora estou mais inclinado para o ar condicionado, uma vez que me parece que são mesmo mais poupados (não tinha nada essa ideia!) mas o meu problema é que a instalação fica bastante mais cara (foi-me dado um orçamento de 2.500€ para instalar ar condicionado nesta loja - 3 unidades interiores (espaço 1, 3 e 9 da planta)+ 1 unidade exterior com instalação incluída). Gostava de obter mais opiniões e sugestões. Obrigado.
  1.  # 2

Colocado por: NunoMN(foi-me dado um orçamento de 2.500€ para instalar ar condicionado nesta loja - 3 unidades interiores (espaço 1, 3 e 9 da planta)+ 1 unidade exterior com instalação incluída)

com que maquinas (marca, modelo)?
  2.  # 3

Colocado por: jorgealvescom que maquinas (marca, modelo)?

Já não me recordo do modelo exacto, mas penso que eram Mitsubishi e sei que eram Multi-Split, ou seja, precisaria apenas de uma unidade exterior para as 3 interiores.
  3.  # 4

já tem IVA incluido?
  4.  # 5

Se bem me recordo era cerca de 2460€ + IVA
  5.  # 6

Colocado por: NunoMNSe bem me recordo era cerca de 2460€ + IVA

muito bom preço,
  6.  # 7

E valerá a diferença de quase 2000€ para um sistema de 3 Emissores de Inércia? É verdade que estes pouco mais poupam que um vulgar aquecedor a óleo?
  7.  # 8

Colocado por: NunoMNE valerá a diferença de quase 2000€ para um sistema de 3 Emissores de Inércia?
    pensando em watt´s debitados, sim qualquer AC inverter desse tipo debita 8000W a 10000W enquanto consome 2000W a 2500W, os aquecedores debitam 8000W e consomem 8000W, é só fazer as contas.
    • eu
    • 13 novembro 2012 editado

# 9

Colocado por: NunoMNÉ verdade que estes pouco mais poupam que um vulgar aquecedor a óleo?

Duvido que poupem o que quer que seja relativamente aos radiadores a óleo. Se não quer investir muito, compre e use os radiadores a óleo: pelo menos são baratos.

Mas a médio/longo prazo, ficam mais caros que o AC, pois o consumo é brutal...

Também pode optar por instalar AC split não inverter, fica-lhe mais barato: por uns 1500 euros já com IVA e instalação incluída consegue instalar 3 máquinas classe A de 12000 BtUs. São mais barulhentas, mas a diferença de preço compensa...

Olhe aqui uma boa opção: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04710337&oid=9|146&c=1278207
  8.  # 10

Agradeço as opiniões aqui deixadas. Confesso que os dados que referi aqui continham alguns erros, uma vez que já não me recordava exactamente do que me tinha sido orçamentado. Pedi novos orçamentos e o melhor que tenho neste momento é o seguinte:
    Instalação e montagem (incluindo todos os trabalhos de obra necessários) de:
    2 unidades Troia BEE 12000 (ver anexo) nas zonas 1 e 9 da planta;
    1 unidade Troia Cassete Interior 18000 na zona 3;
    3 unidades exteriores;
    Preço: 2.577,41€ + IVA
    É este um bom preço e são estas máquinas razoáveis? Obrigado!
    • eu
    • 4 dezembro 2012

# 11

Troia ? Ainda por cima caros?
    •  
      FD
    • 4 dezembro 2012

# 12

Troia é uma remarca portuguesa, certo?
    Destes chineses: http://www.gree.com.cn
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 13

Colocado por: NunoMN2 unidades Troia BEE 12000 (ver anexo) nas zonas 1 e 9 da planta;
    1 unidade Troia Cassete Interior 18000 na zona 3;
    3 unidades exteriores;
    Preço: 2.577,41€ + IVA
    É este um bom preço e são estas máquinas razoáveis?

o preço é levado para as maquinas em questão, consegue arranjar de qualidade idêntica por perto dos 2300€ já com IVA,

as maquinas são razoáveis atendendo ao seu preço base.

nas marcas de topo para a mesma solução iria gastar mais 1600€ em média
  10.  # 14

Os preços discriminados são os seguintes:
    Equipamentos - 1892,90€ + IVA
    Montagem (const. civil) - 517,50€ + IVA
    Montagem (rede eléctrica) - 167,02€ + IVA
    Desta forma os preços continuam a parecer altos ou já farão mais sentido? A mim interessa-me uma solução razoável e o mais económica possível, por isso fugi às marcas de topo. A verdade é que para já este é o melhor orçamento que tenho, mas vou ainda contactar mais umas empresas a ver se consigo melhor preço.
  11.  # 15

Colocado por: NunoMNMontagem (const. civil)

não será antes rede de tubagens em cobre isolado termicamente?
  12.  # 16

Colocado por: jorgealves
    não será antes rede de tubagens em cobre isolado termicamente?

Sim, deve ser isso, apelidei de "const civil" só para distinguir da parte eléctrica. ;)
  13.  # 17

Obtidos todos os orçamentos, o melhor que consegui foi isto:
    1) 2 murais Gree modelo Cozy 12.000btu (inverter) + 1 mural Gree modelo Cozy 18.000 (inverter) = 2027€+IVA
    2) Montagem e acessórios = 465€+IVA
    3) Rede eléctrica = 167€+IVA
    Contactei vários fornecedores e não consegui melhor. Que tal parece? Desde já agradeço toda a ajuda prestada até ao momento!
    • eu
    • 6 dezembro 2012 editado

# 18

Colocado por: NunoMNContactei vários fornecedores e não consegui melhor. Que tal parece?

Para o material que é, é caro, muito caro.

Já lho disse uma vez mas parece que ignorou: vá à Worten e compre AC Samsumg não inverter.

Com instalação fica-lhe TUDO por uns 1500 + IVA

Se aproveitar um fim de semana com descontos de 20% ainda fica mais barato.
  14.  # 19

Colocado por: euJá lho disse uma vez mas parece que ignorou: vá à Worten e compre AC Samsumg não inverter.

Não o ignorei, mas fui aconselhado por várias pessoas, (algumas sem interesse directo no caso) a optar por sistemas inverter, uma vez que a intenção será manter a loja com uma temperatura estável durante todo o dia e, nalguns casos, durante a noite também. Atendendo a esta necessidade, as opiniões têm sido bastante homogéneas quanto às vantagens dos sistemas inverter. A minha intenção inicial seria fazer um baixo investimento, mas, atendendo ao facto que instalar AC é sempre "caro", prefiro fazer um investimento um pouco mais alto do que o previsto por um sistema que me garanta melhores consumos e maior retorno a longo prazo. Na página da Worten não consigo perceber quais os sistemas inverter e os ON/OFF, não vem na descrição dos equipamentos. Alguém me sabe indicar bons equipamentos inverter 12.000/18.000btu's de grandes superfícies (worten, leroy, aki...)? Obrigado.
    • eu
    • 6 dezembro 2012

# 20

Colocado por: NunoMNum sistema que me garanta melhores consumos e maior retorno a longo prazo

Já existem sistemas "não inverter" que são tão eficientes como sistemas inverter. Não são é tão confortáveis, claro, pois estão sempre a ligar e a desligar.

0.0207 seg. NEW