Iniciar sessão ou registar-se
    • Rei74
    • 12 novembro 2012 editado

# 1

Boa noite,
    Antes de mais parabéns pelo fórum. Está sem dúvida muito bem conseguido e ajuda imenso a quem se vai iniciar nesta aventura.
    O meu caso é o seguinte: pretendo construir uma moradia de 2 pisos entre 120 e 140 m2, no concelho de Cascais.
    Tenho dois terrenos em vista, um com loteamento já feito e para o qual não é possível fugir muito da construção existente e outro em que o vendedor diz que é possível construir uma casa com cave, r/c e 1andar. No entanto pretendia ter uma opinião externa, para realmente ter a certeza no que me vou meter, pois o terreno loteado encontra-se numa zona com algum declive e o outro perto (50mt +-) do que me pareceu ser uma ribeira, riacho, mas que não tenho a certeza.
    Assim sendo, gostaria que me indicassem que papelada devo pedir aos vendedores para poder apresentar os casos a um arquitecto, que também precisarei, como é obvio. Por isso, se alguém me puder recomendar um/uns agradecia. Se tiverem website também dava jeito, pois já poderia ver os diferentes tipos de trabalhos e possivelmente tirar já conclusões. Já agora, têm ideia de quanto fica pedir esse tal "estudo" prévio de viabilidade de construção?
    Muito obrigado desde já
  1.  # 2

Boa noite,

Peça o levantamento topográfico, o atelier deverá conseguir reunir o resto de elementos que necessitar, quanto aos orçamentos de serviços de Arquitetura e Engenharia, vão lhe aparecer preços muitos dispares, peça 2 ou 3 orçamentos e compare o que lhe oferecem com o que lhe pedem.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  2.  # 3

Boa Noite,

No caso dos dois terrenos deverá ser fornecido o levantamento topográfico. Ainda no terreno loteado, deverá ser fornecido também os elementos relativos ao alvará de loteamento para perceber o que pode ou não executar no terreno.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 4

Olá Rei74,

Para além do que já foi dito anteriormente, solicitar um levantamento topográfico, na minha opinião deverá solicitar uma planta topográfica devidamente emitida pela câmara municipal a fim de atestar as condicionantes do local, sobretudo se diz que um dos terreno fica perto de uma linha de água. Esta planta, é composta por diversas folhas que fazem referencias ao local onde se insere o respectivo terreno bem como os equipamentos que estão nas suas proximidades, tais como, linhas de águas, linhas eléctricas, gás, antenas de telemóveis, etc. Claro está que esta informação varia de câmara para câmara, sobretudo com o grau de detalhe que cada uma tem! Mas pela minha experiência, a de Cascais é bastante actualizada e completa.
    Já agora, se me permite, e já que está com algumas dúvidas, não deixe de avaliar bem as 2 escolhas nomeadamente quanto aos acessos, vizinhança, equipamentos públicos e orientação e exposição solar, sobretudo estas últimas porque só aqui poderá ganhar/poupar muito dinheiro se tiver o projecto ideal.
    Quanto à escolha da equipa projectista, solicite pelo menos 3 orçamentos e fale sempre com as mesmas a fim de esclarecer todas as suas dúvidas e nunca compare só o preço, mas sim tudo o que lhe oferecerem. Não deixe nada por perguntar.Se quiser contacte-nos pois terei todo o gosto em poder ajudá-lo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Silva
    www.espacoalmada.pt
  4.  # 5

Boa noite a todos,
    Obrigado pelo feedback, vou tratar de arranjar esses documentos e depois entro em contacto.
    Cumprimentos
    Reinaldo
  5.  # 6

.. Vão-me desculpar, mas numa fase destas, exigir um Levantamento topográfico?!? Não faz sentido. (quando o projecto for avante, faz-se o levantamento topográfico)
    É importante é ter a caracterização dos indíces urbanisiticos para esse terreno, as plantas de localização, ordenamento e condicionantes. No caso do Lote inserido em Loteamento, bastará ter acesso à planta sintese e respectivo quadro, bem como o regulamento do mesmo.

Além disso Cascais, Oeiras, etc.. têm SIGS bastante completos disponiveis, pelo que se consegue muita informação... suficiente para caracterizar os terrenos e verificar realmente o que se consegue ou não fazer.

Anexo um estudo volumétrico, que apresentei em tempos a um cliente (Concelho de Oeiras), sem recurso a Lev. top, apenas com dados SIG..do terreno rústico dentro de um aglomerado urbano. Dá algum trabalho, claro ;) podem ver resumidamente as diversas fases de execução do DTM e de implantação da proposta.
      SB134_EP_2010_vista sobrepostas.jpg
  6.  # 7

Pedro

concordo em parte, mas quantos já foram os casos em que o levantamento topografico é que levantou o tapete a uma série de irregularidades que o terreno tinha e que condicionou depois a abordagem á intervenção.
    assim não digo que todos os casos sejam iguais, mas já evitei trabalho desnecessário apenas pelo simples facto de pedir ao cliente que rapidamente se trate de um levantamento e tambem de uma certidão actualizada na conservatória.
  7.  # 8

Marco, compreendo isso, quando não existe cadastro e/ ou marcos de limite de propriedade, de resto, em fase inicial, considero desnecessário.
    A CRP, actualizada, é imprescidível (no caso de terrenos não inseridos em operações de loteamento)
    .. Lá está cada caso é um caso ;)
    Mas neste caso em que o promitente cliente anda a escolher entre terrenos, mandar elaborar à partida um (dois) Lev. top.. parece-me exagerado.
  8.  # 9

claro, se ainda nem é dele acho mesmo desnecessário.
    •  
      FD
    • 14 novembro 2012

# 10

Colocado por: Pedro Barradasmandar elaborar à partida um (dois) Lev. top.. parece-me exagerado.

Isso não deveria ser um custo de quem vende? Parece-me fazer mais sentido... se o presente cliente não comprar, essa documentação é reutilizável pelo próximo interessado, certo?
    Aliás, pelo valor a que se vendem os terrenos, esse custo são trocos.
  9.  # 11

...eu prefiro mandar elaborar os Lev. tops com a Minhas directrizes... (num caso o cliente mandou elaborar sem me perguntar qual a informação que necessitaria... depois andei eu a perder tempo a sobrepor com REN e afins... o topografo tinha já ido... para outro continente) além de que muitas vezes, agora ainda mais, as vendas demoram demasiado tempo até serem efectuadas, pelo que depois poderá haver problemas de fiabilidade desse levantamento topográfico... quer seja por erosão, por alterações da envolvente ou porque já ninguém sabe onde pára o topógrafo...

EDIT: é importante ter a certeza da proveniência dos levantamentos topográficos, sua fiabilidade, se realmente estão bem informados e devidamente actualizados.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  10.  # 12

Colocado por: FD
    Isso não deveria ser um custo de quem vende? Parece-me fazer mais sentido... se o presente cliente não comprar, essa documentação é reutilizável pelo próximo interessado, certo?
    Aliás, pelo valor a que se vendem os terrenos, esse custo são trocos.

O levantamento topográfico deverá ser actual. Existem câmaras que exigem uma declaração do topógrafo a mencionar que o levantamento topográfico está actualizado e que representa toda a informação existente durante a execução do projecto.
    Ou seja, se fizer agora o levantamento topográfico e entretanto houver alterações à topografia do mesmo ( que as há e muitas vezes sem conhecimento prévio do dono do terreno ) ele deixará de estar válido.

www.gabineteop.com
  11.  # 13

Boa noite,

devem ter-se expressado mal, mandar fazer 2 levantamentos? isso não tem lógica, provavvelmente queriam dizer 2 orçamentos para o levantamento.

Em parte concordo com o Pedro, pode-se fazer um estudo preliminar com um levantamento (google), mas se tiver já cerrteza que do terreno, mandar fazer um levantamento nunca é trabalho perdido.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • Rei74
    • 14 novembro 2012 editado

# 14

Boa noite,
    Em relação ao segundo terreno, pequena precisão que não sei se muda algo ou não. É um lote de terreno urbanizado com projecto aprovado. Isto dispensa o tal estudo prévio? Pedro, o CRP de que fala é o certificado de registo predial?Poderia-me também passar o seu contacto ou website para ver um pouco os seus trabalhos? obrigado
  12.  # 15

CRP - Certidão de Registo Predial.

Se clicar no meu nome consegue aceder ao meu perfil. Tem lá os meus contactos e o web site. Também pode, se quiser ver o facebook da empresa:
    https://www.facebook.com/pages/AGUA-MESTRA-Lda/226453530699333
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rei74
  13.  # 16

Colocado por: Rei74Tenho dois terrenos em vista,

olhe um aspecto que pode já avaliar, é qual dos dois terrenos lhe dará uma melhor exposição solar. tipo que permita que a fachada com mais envidraçados fique orientada a sul.
  14.  # 17

Bom dia,

Se se tratar de um loteamento escusa de mandar fazer levantamento topográfico, é só pedi-lo na Câmara, peça também as condicionantes do mesmo.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • Rei74
    • 25 fevereiro 2013

# 18

Boa noite,
    Simples curiosidade e porque as senhoras as vezes nos moem a cabeça com perguntas do demo...não sei se me faço entender :) porque é que nas escrituras efetuadas em nome do casal, o do homem vem sempre primeiro lugar ?
    Obrigado desde já
  15.  # 19

Colocado por: Rei74o do homem vem sempre primeiro lugar ?

Não é sempre..... é na maior parte da vezes.
    •  
      FD
    • 26 fevereiro 2013

# 20

Eu já fiz uma escritura em que a minha mulher vinha em primeiro lugar.
    Aliás, na minha vida, a minha mulher vem sempre em primeiro lugar (esta deve dar pontos...). :)

0.0225 seg. NEW